"A cidadania plena não se limita ao voto; ela exige participação ativa, respeito às leis e compromisso com o bem comum. Exercitar a cidadania é como pontuar bem um texto: cada ação, assim como cada sinal gráfico, contribui para que a mensagem seja clara, justa e construtiva."
Questão 1. No trecho "A cidadania plena não se limita ao voto; ela exige participação ativa, respeito às leis e compromisso com o bem comum.", o uso do ponto e vírgula tem como função:
A) Indicar uma pausa breve entre elementos de uma lista simples.
B) Separar orações coordenadas independentes, mas relacionadas em sentido.
C) Marcar uma interrupção de pensamento do autor.
D) Introduzir uma explicação ou enumeração.
Resposta correta: B) Separar orações coordenadas independentes, mas relacionadas em sentido.
Comentário:
O ponto e vírgula está separando duas orações coordenadas que são independentes (podem existir separadas), porém estão semanticamente conectadas, reforçando a ideia da cidadania em dois aspectos. Não é uma simples pausa nem introdução de explicação ou enumeração.
Questão 2. Leia as duas frases:
"Respeitar as leis, garante a harmonia."
"Respeitar as leis garante a harmonia."
A diferença de sentido entre elas se deve principalmente:
A) Ao uso de um ponto de exclamação no final da frase.
B) À presença ou ausência de vírgula, que altera a fluidez e a interpretação da mensagem.
C) À substituição de palavras no início da frase.
D) Ao emprego de reticências, que trazem tom de dúvida.
Resposta correta: B) À presença ou ausência de vírgula, que altera a fluidez e a interpretação da mensagem.
Comentário:
A vírgula antes do verbo em "Respeitar as leis, garante a harmonia." é inadequada e gera uma pausa que pode causar confusão, alterando o ritmo da frase e tornando a leitura truncada. Já a frase sem vírgula é correta e mantém a ideia clara.
Questão 3. No fragmento "O cidadão consciente defende seus direitos! Mas também cumpre seus deveres.", o uso do ponto de exclamação seguido de uma nova frase com conjunção "Mas" tem como efeito:
A) Criar um tom neutro e informativo.
B) Enfatizar a primeira ideia e apresentar, na sequência, uma oposição.
C) Indicar uma enumeração de direitos e deveres.
D) Introduzir uma citação direta.
Resposta correta: B) Enfatizar a primeira ideia e apresentar, na sequência, uma oposição.
Comentário:
O ponto de exclamação dá força e ênfase à afirmação sobre defender direitos, enquanto a conjunção adversativa "Mas" introduz a contraposição necessária, mostrando que também é fundamental cumprir deveres.
Questão 4. Observe o uso de destaque tipográfico no trecho:
"O respeito é a base da convivência cidadã."
O uso do negrito cumpre a função de:
A) Destacar uma palavra-chave para reforçar a mensagem central.
B) Indicar ironia em relação à palavra.
C) Apresentar uma tradução de língua estrangeira.
D) Introduzir fala de um personagem.
Resposta correta: A) Destacar uma palavra-chave para reforçar a mensagem central.
Comentário:
O negrito chama atenção para "respeito", palavra fundamental para a ideia do texto, ajudando o leitor a identificar rapidamente o ponto essencial da mensagem.
Questão 5. No trecho "Cidadania é agir com empatia... e também com responsabilidade.", o uso das reticências indica:
A) Uma dúvida sobre o que foi dito.
B) Uma pausa reflexiva antes de acrescentar outra ideia.
C) A conclusão definitiva do pensamento.
D) Um erro gramatical do autor.
Resposta correta: B) Uma pausa reflexiva antes de acrescentar outra ideia.
Comentário:
As reticências provocam uma pausa que estimula a reflexão, preparando o leitor para a ideia complementar que segue, reforçando o caráter progressivo e inclusivo do conceito de cidadania.
(SPAECE). Leia a tirinha abaixo.
Questão 7. O uso do ponto de exclamação
no 3° quadrinho significa
A) indignação.
B) decepção.
C) impaciência.
D) Inquietação.
Resposta Correta: A) Indignação
Contexto da Frase:
A expressão "VAMOS VER ESTE NOVO LIVRO DE HISTÓRIAS!", escrita em letras maiúsculas e com ponto de exclamação, sugere um tom elevado, que vai além de simples curiosidade ou entusiasmo.
O uso de "VAMOS VER" pode carregar um sentido de desafio ou crítica implícita, especialmente se associado a um contexto em que o livro é questionável ou provoca reação negativa.
Função do Ponto de Exclamação:
Neste caso, o ponto de exclamação não indica animação, mas sim intensidade emocional, podendo expressar:
Reprovação (ex.: "Vamos ver o que você fez agora!");
Ironia ou indignação (ex.: "Vamos ver essa 'obra-prima'!").
A combinação de maiúsculas e exclamação é frequentemente usada em quadrinhos para transmitir reações fortes, como frustração ou protesto.
Eliminação das Alternativas Incorretas:
B) Decepção: Não há elementos no texto que sugiram tristeza ou desilusão.
C) Impaciência: Seria possível se houvesse indicação de pressa (ex.: "Vamos logo!"), mas o foco está no conteúdo do livro, não na demora.
D) Inquietação: Falta contexto para associar a agitação ou nervosismo.
Justificativa para a Indignação (A):
A frase, isoladamente, permite interpretar que o personagem está questionando ou rejeitando o livro (como em situações em que alguém examina algo com desconfiança).
Sem elementos visuais, a entonação crítica prevalece sobre outras leituras.
Conclusão:
O gabarito prioriza a interpretação de que o ponto de exclamação reforça um tom de reprovação ou indignação, alinhado a contextos onde o objeto (o livro) é alvo de crítica.
(BPW). Leia o texto, abaixo e responda.
É bom dormir depois do
almoço?
Depende. Pessoas que têm
problemas de estômago ou sofrem de insônia e apneia do sono (interrupção da
respiração por mais de 10 segundos enquanto dormem) não devem cochilar depois
do almoço, pois esse descanso pode, respectivamente, prejudicar a digestão e
comprometer o sono da noite. Fora isso, a sesta, comum em países como Espanha e
Itália, não tem qualquer contraindicação e pode ser uma forma eficiente de
recarregar as baterias. “Sem ela, o organismo de muita gente não funciona bem”,
afirma a neurologista Dalva Poyares, coordenadora do Instituto do Sono da
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo os especialistas, além de
tornar a pessoa mais ativa e produtiva, a sesta pode melhorar a digestão, pois
deixa o organismo livre para concentrar suas energias no funcionamento do
sistema digestor. Pesquisa realizada pela Nasa, a agência espacial
norte-americana, revelou que 40 minutos de sono depois de uma refeição, no meio
de uma jornada de trabalho, aumentam em 34% a capacidade produtiva. A única ressalva
é quanto ao tempo de duração e ao horário do cochilo. “Para não perturbar o
sono noturno, ele não pode ser superior a uma hora e deve ocorrer
preferencialmente entre 13 e 17 horas, conforme o relógio biológico de cada
um”, explica Dalva.
Disponível
em: http://vidasimples.abril.com.br/100respostas/ conteudo_258554.shtml>.
No trecho “... (interrupção da
respiração por mais de 10 segundos enquanto dormem) ...”, os parênteses foram
usados com a finalidade de
A) comentar um acontecimento.
B) detalhar uma informação.
C) esclarecer um vocábulo.
D) introduzir nova informação.
No trecho "(interrupção da respiração por mais de 10 segundos enquanto dormem)", os parênteses foram usados para comentar um acontecimento (alternativa A), conforme o gabarito oficial.
Justificativa:
O texto menciona a "apneia do sono" e, entre parênteses, faz uma observação adicional sobre o que caracteriza essa condição.
A função principal não é apenas detalhar (B) ou definir um vocábulo (C), mas contextualizar o termo com uma explicação breve, enquadrando-se como um comentário explicativo.
A banca interpretou que os parênteses servem para acrescentar uma informação relevante de modo secundário, típico de um comentário.
Conclusão:
Embora outras alternativas possam parecer válidas, o gabarito prioriza a ideia de que os parênteses introduzem um comentário sobre o termo "apneia do sono". Em questões oficiais, essa interpretação deve ser seguida.
(SAEPE). Leia o texto abaixo.
O dente mágico
Um dia, nas profundezas do oceano, Pirata, o terrível tubarão, perdeu o dente em uma batalha com outros tubarões. Era um dente especial, um dente mágico e, sem ele, perdeu também toda a sua força. Então, Pirata ficou medroso e inofensivo, apenas a sua reputação de predador feroz e cruel permanecia, mas, por quanto tempo? Ele tinha que encontrar seu dente mágico rapidamente, porque, se a notícia se espalhasse, alguns moradores do oceano não hesitariam em desafiá-lo. Mas, como?
Durante a luta, Pirata tinha visto os dentes desaparecerem em um buraco no fundo do mar. Ele hesitou um pouco, mas não havia outra alternativa: aventurou-se pela fenda, que parecia iluminada de dentro para fora. Lá embaixo, a luz era deslumbrante! Chegando ao fundo, ele viu um mundo belo, cheio de animais marinhos desconhecidos. Em um canto, um animal estranho sorriu. A fera tinha o dente mágico do tubarão em suas garras.
Pirata foi lá para tentar recuperar o seu bem precioso, mas o estranho animal se recusou a lhe dar. “Esse dente é meu” — disse Thor, em tom não muito amigável — “Mas posso fazer um acordo com você. Eu vou devolver o seu dente, tubarão, mas com uma condição: no futuro, quero que você use a sua força para uma boa causa.” “Mas como vou comer?” — perguntou o tubarão. A fera insistiu: “Prometa-me, e devolvo o seu dente, senão você vai ficar pior do que uma sardinha!”. O tubarão, é claro, aceitou a oferta para recuperar o seu dente. Depois desse susto, o tubarão nunca mais foi cruel. Ele cumpriu a promessa que fez ao estranho ser das profundezas do mar.
MURAT. D’Annie. 365 histórias – uma para cada dia do ano! Martim G. Wollstein (Trad.). Blumenau: Blu editora, 2010. p.105. Fragmento.
Questão 9. No trecho “... a luz era deslumbrante!” (2° parágrafo), o ponto de exclamação indica
A) admiração.
B) alívio.
C) curiosidade.
D) susto.
Resposta Correta: A) Admiração.
A frase "a luz era deslumbrante!" descreve o momento em que Pirata, o tubarão, adentra um mundo subaquático desconhecido e se depara com uma cena visualmente impressionante ("cheio de animais marinhos desconhecidos").
O uso do adjetivo "deslumbrante" (que significa "brilhante", "maravilhoso") já sugere uma reação positiva de espanto ou encantamento.
Função do Ponto de Exclamação:
O ponto de exclamação, nesse caso, intensifica a emoção associada à descoberta, reforçando a ideia de que a luz era tão bela ou surpreendente que causou admiração no personagem.
Comparação com outras emoções:
Alívio (B): Não se aplica, pois Pirata não estava em perigo imediato antes de ver a luz.
Curiosidade (C): Seria mais adequado para perguntas ou hesitações (ex.: "O que é isso?").
Susto (D): Associado a reações negativas (medo), mas o texto enfatiza a beleza ("mundo belo").
Justificativa para a Admiração (A):
O texto destaca a surpresa positiva de Pirata ao encontrar um ambiente luminoso e belo, contrastando com o fundo do mar escuro onde ele perdeu o dente.
A exclamação é comum em descrições de cenários impressionantes (ex.: "Que vista incrível!").
Conclusão:
O ponto de exclamação no trecho reforça a admiração do tubarão diante da cena deslumbrante, alinhando-se ao tom de encantamento presente na narrativa.
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