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quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

[GABARITO] D4 - Inferir uma informação implícita em um texto - 9 ano

 


D4 - RESPOSTAS

Questão 1. O conto cria uma expectativa no leitor pela situação incomum criada pelo enredo. O resultado não foi o esperado porque:

A) a menina agiu como se fosse um fato normal.

B) o homem demonstrou pouco interesse em sair do cano.

C) as engrenagens da tubulação não funcionaram.

D) a mãe não manifestou nenhum interesse pelo fato.

Gabarito comentado:
A resposta correta é a letra D porque, ao longo do texto, o homem que entra pelo cano passa por uma experiência bastante inusitada, mas o que surpreende é a falta de reação da mãe da menina. Quando a menina vê o homem na pia e grita para sua mãe, não há resposta, o que indica uma indiferença ou desinteresse por parte da mãe em relação à situação. Essa ausência de reação é o que quebra a expectativa do leitor, que poderia imaginar que a mãe teria uma reação de espanto ou preocupação. A menina age como se a presença de um homem dentro da pia fosse uma ocorrência normal, mas a falta de qualquer manifestação da mãe ressalta a bizarrice da situação, tornando-a ainda mais surreal.
As demais opções não capturam a essência do que faz a situação tão peculiar. A letra A menciona a normalidade da ação da menina, mas não aborda a ausência de resposta da mãe, que é o ponto crucial. A letra B fala sobre o interesse do homem em sair, que não é o foco central. E a letra C sobre as engrenagens da tubulação não é relevante, pois não há menção de falha nesse aspecto que justifique a quebra da expectativa.
Assim, a resposta D é a mais acertada, pois ressalta a indiferença da mãe, criando um contraste que amplifica a estranheza do enredo e provoca uma reflexão sobre a normalização de situações absurdas na vida cotidiana.

(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

O Drama das Paixões Platônicas na Adolescência

Bruno foi aprovado por três dos sentidos de Camila: visão, olfato e audição. Por isso, ela precisa conquistá-lo de qualquer maneira. Matriculada na 8ª série, a garota está determinada a ganhar o gato do 3º ano do Ensino Médio e, para isso, conta com os conselhos de Tati, uma especialista na arte da azaração. A tarefa não é simples, pois o moço só tem olhos para Lúcia - justo a maior "crânio" da escola. 

E agora, o que fazer? Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.

Revista Escola, março 2004, p. 63 

Questão 2. Pode-se deduzir do texto que Bruno:

A) chama a atenção das meninas. 

B) é mestre na arte de conquistar. 

C) pode ser conquistado facilmente. 

D) tem muitos dotes intelectuais. 

Gabarito comentado:

A questão pede para deduzir algo sobre Bruno a partir do texto. Vamos analisar cada alternativa:

  • A) chama a atenção das meninas: O texto diz que Camila precisa conquistar Bruno porque ele a atraiu por meio da visão, olfato e audição. Além disso, menciona que Bruno só tem olhos para Lúcia, o que indica que ele é popular entre as meninas. Essa alternativa está correta.
  • B) é mestre na arte de conquistar: O texto não fornece nenhuma informação sobre Bruno ter habilidades em conquistar alguém. Pelo contrário, ele parece estar interessado em Lúcia e não demonstra interesse em Camila. Essa alternativa está incorreta.
  • C) pode ser conquistado facilmente: O texto não sugere que Bruno seja fácil de conquistar. Camila precisa elaborar um plano com a ajuda de sua amiga para tentar conquistá-lo, o que indica que não é uma tarefa simples. Essa alternativa está incorreta.
  • D) tem muitos dotes intelectuais: O texto menciona que Lúcia é a "maior crânio" da escola, mas não faz nenhuma menção sobre os dotes intelectuais de Bruno. Essa alternativa está incorreta.

Portanto, a alternativa correta é a A) chama a atenção das meninas, pois é a única que pode ser deduzida do texto com base nas informações apresentadas.

Leia o texto para responder a questão abaixo:

O FIM DE SAPOS, RÃS E PERERECAS

“Para muita gente, sapos, rãs e pererecas podem lá não ter graça. Mas os anfíbios são essenciais à vida de florestas, restingas e lagoas, só para citar alguns ambientes. E o problema é que estão desaparecendo sem que cientistas saibam explicar o por quê. O fenômeno é conhecido há anos, mas tem se agravado muito. Sobram explicações — vírus, redução de habitat e mudanças climáticas, por exemplo — mas ainda não há resposta para o mistério, cuja consequência é o aumento do desequilíbrio ambiental. Para tentar encontrar uma solução, cientistas começaram a se reunir no Rio.”

O Globo. Rio de Janeiro, 23/06/2003.

Questão 3. Ao se referir ao desaparecimento de sapos, rãs e pererecas, o texto alerta para

A) o perigo de alguns ambientes ameaçados.

B) a falta de explicação dos cientistas.

C) as explicações do mistério da natureza.

D) o perigo do desequilíbrio do meio ambiente.

Gabarito comentado:
  • Gabarito: D
  • Comentário: O texto enfatiza o desaparecimento dos anfíbios como um problema ambiental sério, com consequências negativas para o equilíbrio dos ecossistemas. As outras alternativas não capturam a essência da mensagem principal do texto.
  • Leia o texto para responder a questão abaixo:

    Viva o povo brasileiro

    O país tem fama de não cuidar da ecologia. Vide as queimadas na Amazônia. Além disso, em reciclagem de vidros o Brasil foi reprovado num ranking do Instituto Worldwatch. Assim, parece soar estranho o país bater o recorde mundial em reciclagem de latas. De cada 100 latinhas de bebida, 65 voltam para a indústria. É que há 125.000 brasileiros suando na coleta de latas usadas. Esse exército de subempregados embolsou 80 milhões de dólares em 1998.

     VEJA. São Paulo: Ed. Abril. Ano 32, nº 17, 28 abr. 1999.

     Questão 4. O sucesso na reciclagem de latas tem como causa

    A)  o problema das queimadas na Amazônia.

    B)  a reciclagem nacional de vidros.

    C) o trabalho das pessoas subempregadas.

    D) o investimento em moeda estrangeira.

    Gabarito comentado:
  • Gabarito: C
  • Comentário: O texto destaca o grande número de brasileiros que trabalham na coleta de latas como o principal motivo para o sucesso na reciclagem desse material. As outras alternativas não estão diretamente relacionadas com a causa do sucesso na reciclagem de latas, conforme apresentado no texto.
  • Leia o texto para responder a questão abaixo:

    Os Asteróides

     Entre Marte e Júpiter encontramos uma faixa de pequenos corpos, provavelmente originados em explosões planetárias, que gravitam em torno do Sol. O maior destes asteróides pode ser visto a olho nu e recebe o nome de Vesta.

    Calcula-se em mais de 1.600 o número de asteróides existentes.

    NOVO ATLAS GEOGRÁFICO MUNDIAL.
    São Paulo: Editora MichelanyLtda, 1993.

    Questão 5. De acordo com o texto, a definição de asteróide é

    A) Corpos formados por restos de planetas.

    B) Planetas situados entre Marte e Júpiter.

    C) Atividade de gravitar em torno do Sol.

    D) Explosões de gases existentes na Terra.

    Gabarito comentado:
  • Gabarito: A
  • Comentário: O texto descreve os asteróides como "pequenos corpos, provavelmente originados em explosões planetárias", o que corresponde à alternativa A. As outras alternativas não refletem a definição de asteróide apresentada no texto.
  •  Questão 6. Ao ler o primeiro quadrinho do texto, o leitor é levado a pensar que, na sequência, o texto:

    A) defenderia as mulheres.

    B) criticaria as mulheres.

    C) reclamaria da qualidade do trabalho das mulheres.

    D) daria mais tarefas para a mulher.

    Gabarito comentado:
    • Gabarito: A
    • Comentário: A fala de Hagar no primeiro quadrinho ("Não é justo que uma mulher trabalhe tanto com um sol desses!") expressa uma opinião que, à primeira vista, parece se importar com o bem-estar da mulher. Isso sugere que a sequência do texto poderia apresentar uma defesa das mulheres, talvez com o próprio Hagar se oferecendo para realizar o trabalho no lugar dela ou questionando a exploração do trabalho feminino.

    Questão 7. No segundo quadrinho do texto, a fala do homem revela:

    A) Bons tratos à mulher.

    B) Carinho com a mulher.

    C) Falta de sensibilidade com o cansaço da mulher.

    D) Muita preocupação com o cansaço da mulher.

    Gabarito comentado:
      • Gabarito: C
      • Comentário: A fala do homem no segundo quadrinho ("Por que não faz isso à noite?") revela uma grande falta de sensibilidade com o cansaço da mulher. Ele demonstra não se importar com o fato de que ela está trabalhando arduamente sob um sol forte, e sugere que ela continue o trabalho durante a noite, ignorando a necessidade de descanso.

      As outras alternativas não correspondem à atitude do homem no segundo quadrinho:

      • A) Bons tratos à mulher: A fala do homem demonstra falta de consideração e cuidado com a mulher, não configurando bons tratos.
      • B) Carinho com a mulher: O homem não demonstra nenhum carinho ou preocupação com o bem-estar da mulher.
      • D) Muita preocupação com o cansaço da mulher: Se o homem estivesse preocupado com o cansaço da mulher, ele não sugeriria que ela continuasse o trabalho durante a noite.


      Questão 8. Sobre o “eu” do texto 2, podemos dizer:

      a) que é uma mulher apaixonada.

      b) que é uma mulher abandonada.

      c) que é um homem apaixonado.

      d) que é um homem muito feliz.

        Gabarito comentado:
        • Gabarito: c) que é um homem apaixonado.
        • Comentário: O texto 2, "Homem não chora", descreve um homem que, apesar de estar sofrendo por amor ("Ajoelhado no chão / Com o coração na mão"), tenta negar seus sentimentos e se apega à ideia de que "homem não chora". A letra da música revela que o "eu" lírico é masculino e está passando por um momento de vulnerabilidade emocional.
        • Questão 9. A ideia principal que fundamenta o texto 2 é:

          a) O amor é lindo.

          b) As mulheres ocuparam um novo lugar no mundo.

          c) Homem não chora.

          d) Mulheres são sensíveis demais.

            Gabarito comentado:
          • Gabarito: c) Homem não chora.
          • Comentário: A ideia central do texto 2 gira em torno da afirmação de que "homem não chora". O "eu" lírico tenta justificar suas lágrimas e seu sofrimento, buscando validação na norma social de que homens não devem expressar suas emoções, principalmente em relação ao amor. As outras alternativas não representam a ideia principal do texto:
            • a) O amor é lindo: Embora o texto fale de amor, a ideia principal não é sobre a beleza do sentimento em si, mas sim sobre a dificuldade de um homem em expressá-lo.
            • b) As mulheres ocuparam um novo lugar no mundo: Essa questão não é abordada no texto.
            • d) Mulheres são sensíveis demais: O texto foca na repressão emocional masculina, não na sensibilidade feminina.

            Leia o texto para responder a questão abaixo:

            Vaguidão Específica

            — Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.

            — Junto com as outras?

            — Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer coisa com elas. Ponha no lugar do outro dia.

            — Sim senhora. Olha, o homem está aí.

            — Aquele de quando choveu?

            — Não, o que a senhora foi lá e falou com ele no domingo.

            — Que é que você disse a ele?

            — Eu disse pra ele continuar.

            — Ele já começou?

            — Acho que já. Eu disse que podia principiar por onde quisesse.

            — É bom?

            — Mais ou menos. O outro parece mais capaz.

            — Você trouxe tudo pra cima?

            — Não senhora, só trouxe as coisas. O resto não trouxe porque a senhora recomendou para deixar até a véspera.

            — Mas traga, traga. Na ocasião nós descemos tudo de novo. É melhor, senão atravanca a entrada e ele reclama como na outra noite.

            — Está bem, vou ver como.

            FERNANDES, Millôr .La Insignia. Brasil, fevereiro de 2005.

            Questão 10. O texto é um diálogo

            a) entre dois homens.

            b) entre duas crianças.

            c) entre um homem e uma mulher.

            d) entre duas mulheres.

            Gabarito comentado:
          • Gabarito: d) entre duas mulheres.
          • Comentário: O diálogo apresentado no texto "Vaguidão Específica" ocorre entre duas mulheres. Isso fica evidente pelos pronomes e formas verbais femininas utilizadas ao longo da conversa, como "senhora", "ela" e "outras". Além disso, o contexto da conversa, que envolve tarefas domésticas e organização de objetos, sugere um ambiente tipicamente feminino. As outras alternativas não correspondem ao que é apresentado no texto:
            • a) entre dois homens: Não há indícios de que haja dois homens conversando no texto.
            • b) entre duas crianças: A linguagem e o conteúdo da conversa são típicos de adultos, não de crianças.
            • c) entre um homem e uma mulher: Embora haja referência a homens ("o homem", "ele"), o diálogo em si ocorre apenas entre duas mulheres.
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            [GABARITO] Articuladores textuais

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