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quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

[GABARITO] D6 - Identificar o tema de um texto - 9 ano

 


D6 - RESPOSTAS

Questão 1. O tema do texto é

A) a consciência súbita sobre o envelhecimento.

B) a decepção por encontrar-se já fragilizada.

C) a falta de alternativa face ao envelhecimento.

D) a recordação de uma época de juventude.

E) a revolta diante do espelho.

Gabarito comentado
A resposta correta é a letra A, que aponta para a "consciência súbita sobre o envelhecimento". No poema, a autora descreve um momento de reflexão profunda em que se percebe transformada, com um rosto diferente, mãos sem força, um coração que não se mostra. A fala revela uma tomada de consciência repentina sobre as mudanças físicas e emocionais trazidas pelo tempo, sem que ela tenha notado exatamente quando ou como ocorreram. A pergunta final — “Em que espelho ficou perdida a minha face?” — reforça essa percepção abrupta e nostálgica, evidenciando a surpresa ao se deparar com a passagem do tempo e o envelhecimento.

As outras alternativas abordam aspectos que não refletem completamente o tema central do poema. A letra B, que menciona decepção por fragilidade, e a letra C, que fala sobre a falta de alternativa, são parciais, pois o poema é mais sobre a percepção e o estranhamento diante das mudanças do que sobre descontentamento ou resignação. A letra D foca na juventude, que não é o tema, e a letra E, que fala em revolta, também não reflete o tom introspectivo e sereno da autora.

Portanto, a resposta A é a mais adequada, pois capta com precisão a reflexão introspectiva da autora sobre o envelhecimento e a percepção súbita dessas mudanças.

(Prova Brasil).Leia o texto abaixo:

O ouro da biotecnologia

Até os bebês sabem que o patrimônio natural do Brasil é imenso. Regiões como a Amazônia, o Pantanal e a Mata Atlântica - ou o que restou dela - são invejadas no mundo todo por sua biodiversidade. Até mesmo ecossistemas como o do cerrado e o da caatinga têm mais riqueza de fauna e flora do que se costuma pensar. A quantidade de água doce, madeira, minérios e outros bens naturais é amplamente citada nas escolas, nos jornais e nas conversas. O problema é que tal exaltação ufanista (“Abençoado por Deus e bonito por natureza”) é diretamente proporcional à desatenção e ao desconhecimento que ainda vigoram sobre essas riquezas.

Estamos entrando numa era em que, muito mais do que nos tempos coloniais (quando pau-brasil, ouro, borracha etc. eram levados em estado bruto para a Europa), a exploração comercial da natureza deu um salto de intensidade e refinamento. Essa revolução tem um nome: biotecnologia. Com ela, a Amazônia, por exemplo, deixará em breve de ser uma enorme fonte “potencial” de alimentos, cosméticos, remédios e outros subprodutos: ela o será de fato - e de forma sustentável. Outro exemplo: os créditos de carbono, que terão de ser comprados do Brasil por países que poluem mais do que podem, poderão significar forte entrada de divisas.

Com sua pesquisa científica carente, idefinição quanto à legislação e dificuldades nas questões de patenteamento, o Brasil não consegue transformar essa riqueza natural em riqueza financeira. Diversos produtos autóctones, como o cupuaçu, já foram registrados por estrangeiros - que nos obrigarão a pagar pelo uso de um bem original daqui, caso queiramos (e saibamos) produzir algo em escala com ele. Além disso, a biopirataria segue crescente. Até mesmo os índios deixam que plantas e animais sejam levados ilegalmente para o exterior, onde provavelmente serão vendidos a peso de ouro. Resumo da questão: ou o Brasil acorda para a nova realidade econômica global, ou continuará perdendo dinheiro como fruta no chão.

Questão 2. Uma frase que resume a idéia principal do texto é:

A) A amazônia deixará de ser fonte potencial de alimentos.

B) O Brasil não transforma riqueza natural em financeira.

C) Os Índios deixam animais e plantas serem levados.

D) Os estrangeiros registraram diversos produtos.

Gabarito comentado
  • Tema: Exploração da biotecnologia e a necessidade de o Brasil transformar sua riqueza natural em financeira.
  • Gabarito: Letra B - O Brasil não transforma riqueza natural em financeira.
  • Comentário: A resposta correta resume a principal problemática apresentada no texto: a dificuldade do Brasil em aproveitar seu potencial biotecnológico para gerar riqueza, seja por falta de investimento em pesquisa, legislação inadequada ou pela ação da biopirataria. As demais alternativas apresentam informações parciais ou secundárias do texto.
  • (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

    Vínculos, As Equações da Matemática da Vida.

    Quando você forma um vínculo com alguém, forma uma aliança. Não é à toa que o uso de alianças é um dos  símbolos mais antigos e universais do casamento. O  círculo dá a noção de ligação, de fluxo, de continuidade. Quando se forma um vínculo, a energia flui. E o vínculo só se mantém vivo se essa energia continuar fluindo. Essa é a idéia de mutualidade, de troca. Nessa caminhada da vida, ora andamos de mãos  dadas, em sintonia, deixando a energia fluir, ora nos distanciamos. 

    Desvios sempre existem. Podemos nos perder em um deles e nos reencontrar logo  adiante. A busca é permanente. O que não se pode é ficar constantemente fora  de sintonia. 

    Antigamente, dizia-se que as pessoas procuravam se completar através do outro,  buscando sua metade no mundo. A equação era: 1/2 + 1/2 = 1. 

    "Para eu ser feliz para sempre na vida, tenho que ser a metade do outro." Naquela loteria do casamento, tirar a sorte grande era achar a sua cara-metade. 

    Com o passar do tempo, as pessoas foram desenvolvendo um sentido de individualização maior e a equação mudou. Ficou: 1 + 1 = 1. "Eu tenho que ser eu, uma pessoa inteira, com todas as minhas qualidades, meus  defeitos, minhas limitações. Vou formar uma unidade com meu companheiro, que  também é um ser inteiro." Mas depois que esses dois seres inteiros  se encontravam, era comum fundirem-se, ficarem grudados num casamento fechado, tradicional. Anulavam-se mutuamente. 

    Com a revolução sexual e os movimentos de libertação feminina, o processo de individuação que vinha acontecendo se radicalizou. E a equação mudou de novo: 1 + 1 = 1 + 1. 

    Era o "cada um na sua". "Eu tenho que resolver os meus problemas, cuidar da minha própria vida. Você deve fazer o mesmo. Na minha independência total e autossuficiência absoluta, caso com você, que também é assim." Em  nome dessa independência, no entanto, faltou sintonia, cumplicidade e compromisso afetivo. É a segunda crise do casamento que acompanhamos nas décadas de 70 e 80.

    Atualmente, após todas essas experiências, eu sinto as pessoas procurando outro tipo de equação: 1 + 1 = 3. Para a aritmética ela pode não ter lógica, mas faz sentido do ponto de vista emocional e existencial. Existem você, eu e a nossa relação. O vínculo entre nós é algo diferente de uma simples somatória de nós dois. Nessa proposta de casamento, o que é meu é meu, o que é seu é seu e o que é nosso é nosso. Talvez aí esteja a grande mágica que hoje buscamos, a de preservar a individualidade sem destruir o vínculo afetivo. Tenho que preservar o meu eu, meu processo de  descoberta, realização e crescimento, sem destruir a relação.  Por outro lado, tenho que preservar o vínculo sem destruir a individualidade, sem me anular. Acho que assim talvez possamos chegar ao ano 2000 um pouco menos divididos  entre a sede de expressão individual e a fome de amor e de partilhar a vida. Um pouco mais inteiros e felizes. Para isso, temos que compartilhar com nossos companheiros de uma verdadeira intimidade. Ser íntimo é ser próximo, é estar estreitamente ligado por laços de afeição e confiança.

    MATARAZZO, Maria Helena. Amar É Preciso. 22. ed. São Paulo: Editora Gente, 1992, p. 19-21

    Questão 3. O texto trata PRINCIPALMENTE,

    A) da exatidão da matemática da vida. 

    B) dos movimentos de libertação feminina. 

    C) da loteria do sucesso no casamento. 

    D) do casamento no passado e no presente

    Gabarito comentado
  • Tema: Evolução dos vínculos amorosos ao longo do tempo e a busca por um equilíbrio entre individualidade e compromisso.
  • Gabarito: Letra D - O casamento no passado e no presente.
  • Comentário: O texto de Maria Helena Matarazzo traça um panorama da evolução dos relacionamentos amorosos, desde a ideia de "metades da laranja" até a busca por um vínculo que respeite a individualidade de cada um, sem anular o compromisso e a troca entre o casal. As demais alternativas são abordadas no texto, mas não representam o tema central.
  • (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

    As Amazônias

    Esse tapete de florestas com rios azuis que os astronautas viram é a Amazônia. Ela cobre mais da metade do território brasileiro. Quem viaja pela região não cansa de admirar as belezas da maior floresta tropical do mundo. No início era assim: água e céu.

    É mata que não tem mais fim. Mata contínua, com árvores muito altas,cortada pelo amazonas, o maior rio do planeta. São mais de mil rios desaguando no Amazonas. É água que não acaba mais.

    SALDANHA, P. As Amazônias. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

    Questão 4. O texto trata:

    A) da importância econômica do rio Amazonas. 

    B) das características da região Amazônica.

    C) de um roteiro turístico da região do Amazonas. 

    D) do levantamento da vegetação amazônica.

    Gabarito comentado

  • Tema: Descrição da região amazônica, com foco em suas características geográficas e naturais.
  • Gabarito: Letra B - Das características da região Amazônica.
  • Comentário: O texto de Paulo Saldanha apresenta uma descrição concisa e poética da Amazônia, destacando a vastidão da floresta, a importância do rio Amazonas e a abundância de água. As demais alternativas não correspondem ao tema central do texto, que é apresentar as características da região.
  • (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

    Como se produzem frutas fora de época?

    Você se lembra do tempo em que era preciso esperar o outono para comer morango e o inverno para chupar laranjas? Se não, é porque faz muito tempo mesmo: hoje em dia, essas frutas estão no supermercado o ano inteiro. Poda e irrigação se juntaram à genética e à química e  permitem que os agricultores acelerem ou retardem o ciclo natural das plantas. Hoje, as frutas são de todas as épocas.

    A manga, por exemplo, graças a substâncias químicas como paiobutazol e ethefon, tem uma produção uniforme ao longo do ano. O produtor pode até adequar a colheita ao período mais propício para o mercado interno ou externo. Além do calendário, a agricultura moderna também ignora a geografia: a maçã, fã do frio, já dá na Bahia. Fruto de cruzamentos genéticos, a variedade Eva suporta trocadilhos e o calor nordestino desde 2004.

    “Os produtores aprenderam a explorar nossos climas e solos e passaram a produzir a mesma fruta em várias regiões”, explica Anita Gutierrez, engenheira agrônoma da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a CEAGESP. O que não significa que não exista sazonalidade: ainda há variação no volume de algumas frutas e verduras por culpa de estiagem  excesso de chuvas ou frio fora do comum. Ainda falta podar o clima.

    SILVA, Michele. Revista Superinteressante.Ed. 264. Abril: abr. 2009. p. 46.

    Questão 5. Esse texto trata

    A) da agricultura moderna, que produz frutas o ano inteiro.

    B) dos morangos, que devem ser cultivados no outono.

    C) do calendário agrícola, que determina a produção.

    D) das ações do clima, que interferem na produção.

    Gabarito comentado
  • Gabarito: A
  • Comentário: O texto aborda como a agricultura moderna, através de técnicas como poda, irrigação, genética e química, consegue produzir frutas fora de época, possibilitando o consumo de frutas durante todo o ano.
  • Leia o texto para responder a questão abaixo:

    ASA BRANCA

    Quando olhei a terra ardendo

    Qual fogueira de São João

    Eu perguntei a Deus do céu

    Por que tamanha judiação.

    Que brasileiro, que fornalha

    Nem um pé de plantação

    Por falta d’água, perdi meu gado

    Morreu de sede meu alazão.

    Inté mesmo a asa branca

    Bateu asas do sertão

    Entonce eu disse: adeus, Rosinha

    Guarda contigo meu coração.

    Hoje longe, muitas léguas

    Numa triste solidão

    Espero a chuva cair de novo

    Pra mim voltar, ah! Pro meu sertão.

    Quando o verde dos teus olhos

    Se espalhar na plantação

    Eu te asseguro, não chove não, viu

    Que eu voltarei, viu, meu coração.

    Luis Gonzaga e Humberto Teixeira. Luiz Gonzaga.  Vinil/CD, BMG. Brasil, 2001

    Questão 6. Qual é o tema do texto?

    A) A solidão dos sertanejos

    B) a fauna sertaneja

    C) A seca do sertão.

    D) A vegetação do sertão.

    Gabarito comentado
  • Gabarito: C
  • Comentário: A música "Asa Branca" retrata a seca no sertão nordestino, a dificuldade de plantar e a perda do gado, além da necessidade de migrar por falta de água.
  • Leia o texto abaixo e responda à questão.

    CACHORROS

    Os zoólogos acreditam que o cachorro se originou de uma espécie de lobo que vivia na Ásia. Depois os cães se juntaram aos seres humanos e se espalharam por quase todo o mundo. Essa amizade começou há uns 12 mil anos, no tempo em que as pessoas precisavam caçar para se alimentar. Os cachorros perceberam que, se não atacassem os humanos, podiam ficar perto deles e comer a comida que sobrava. Já os homens descobriram que os cachorros podiam ajudar a caçar, a cuidar de rebanhos e a tomar conta da casa, além de serem ótimos companheiros. Um colaborava com o outro e a parceria deu certo.

    www.recreionline.com.br

    Questão 7. O assunto tratado nesse texto é a

    A) relação entre homens e cães.

    B) profissão de zoológico

    C) amizade entre os animais.

    D) alimentação dos cães.

    Gabarito comentado
  • Gabarito: A
  • Comentário: O texto descreve a relação de parceria entre cães e humanos, desde a origem dos cachorros como descendentes de lobos até a colaboração na caça, cuidado com rebanhos e companhia.
  • Leia o texto para responder a questão abaixo:

    O planeta está de olho em Nossa Biodiversidade

    Existem dezessete países no mundo considerados "megadiversos" pela comunidade ambiental. São nações que reúnem em seu território imensas variedades de espécies animais e vegetais. Sozinhas, detêm 70% de toda a biodiversidade global. Normalmente, a "megadiversidade" aparece em regiões de florestas tro A variedade da flora também é impressionante. De cada cinco espécies vegetais do mundo, uma está por aqui. A explicação para tamanha abundância é simples. Os 8,5 milhões de quilômetros quadrados do território brasileiro englobam várias zonas climáticas, entre elas a equatorial do Norte, a semi-árida do Nordeste e a subtropical do Sul. A variação de climas é a principal mola para as diferenças ecológicas. O Brasil é dono de sete biomas (zonas biogeográficas distintas), entre eles a maior planície inundável (o Pantanal) e a maior floresta tropical úmida do mundo (a Amazônia). http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMAIS/Biodiversidade.htm

    Questão 8. Pode-se afirmar que o tema do texto é A) a biodiversidade das florestas tropicais. B) a megadiversidade da Colômbia e do Peru. C) a imensa biodiversidade do Brasil. D) a variedade de climas do território brasileiro. Gabarito comentado

  • Gabarito: C
  • Comentário: O texto destaca a megadiversidade do Brasil, com sua imensa variedade de espécies animais e vegetais, atribuindo essa riqueza à diversidade de climas e biomas presentes no território brasileiro.
  • Leia o texto para responder a questão abaixo:

    O tema da notícia de jornal é o

    (A) risco de disseminação da dengue.

    (B) retorno de um tipo de dengue.

    (C) sucesso no combate à dengue.

    (D) alerta para a gravidade da dengue.

    Gabarito comentado

    A) Risco de disseminação da dengue: Esta opção é mencionada na notícia como um risco existente, embora o ministro da Saúde afirme que seja reduzido. No entanto, o foco principal da notícia não é o risco em si, mas sim o reaparecimento do tipo 1 da dengue.

    B) Retorno de um tipo de dengue: Esta é a resposta correta, pois o título da notícia ("Dengue: Rio em alerta") e o primeiro parágrafo confirmam o reaparecimento do tipo 1 da dengue no estado do Rio de Janeiro.

    C) Sucesso no combate à dengue: A notícia não menciona sucesso no combate à dengue, mas sim o reaparecimento de um tipo da doença, o que indica um retrocesso.

    D) Alerta para a gravidade da dengue: Embora a notícia gere um alerta sobre a dengue, o tema central é o retorno de um tipo específico da doença, e não a gravidade da dengue em si.

    Portanto, a resposta correta é a alternativa (B): retorno de um tipo de dengue.

    É importante ressaltar que a notícia foi publicada em 2010 e, desde então, a situação da dengue no Brasil pode ter evoluído significativamente. Para informações atualizadas sobre a dengue, consulte fontes oficiais de saúde.

    Leia o texto para responder a questão a seguir:

    Epitáfio, de Sérgio Britto

    Devia ter amado mais

    Ter chorado mais

    Ter visto o sol nascer

    Devia ter arriscado mais

    E até errado mais

    Ter feito o que eu queria fazer...

    Queria ter aceitado

    As pessoas como elas são

    Cada um sabe a alegria

    E a dor que traz no coração...

    [...]

    Devia ter complicado menos

    Trabalhado menos

    Ter visto o sol se pôr

    Devia ter me importado menos

    Com problemas pequenos

    Ter morrido de amor...

    [...]

    http://letras.terra.com.br/titas/48968/

    Questão 9. O tema central da letra da música é

    A) a eternização do amor como solução para os problemas da vida.

    B) o arrependimento por não ter podido aproveitar mais as coisas da vida.

    C) a preocupação por não saber o que fazer nas diversas situações de vida.

    D) o sentimento de morte que perpassa todas as simples situações da vida.

    Gabarito comentado

    A resposta correta é a (B) o arrependimento por não ter podido aproveitar mais as coisas da vida.

    A letra da música "Epitáfio" de Sérgio Britto, vocalista da banda Titãs, é uma reflexão sobre a vida e as oportunidades perdidas. O eu lírico expressa o desejo de ter vivido mais intensamente, aproveitando cada momento e se permitindo mais.

    Comentários sobre as outras alternativas

    • (A) a eternização do amor como solução para os problemas da vida: Embora o amor seja mencionado na música ("Ter morrido de amor..."), o tema central não é a sua eternização, mas sim o arrependimento por não ter vivido plenamente.
    • (C) a preocupação por não saber o que fazer nas diversas situações de vida: A música não expressa preocupação com o futuro, mas sim arrependimento pelo que não foi feito no passado.
    • (D) o sentimento de morte que perpassa todas as simples situações da vida: A morte é mencionada na música ("Ter morrido de amor..."), mas não é o tema central. O foco principal é a vida e as oportunidades perdidas.


    Leia o texto abaixo e respondas.

    O problema ecológico

    Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência.

    O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito

    tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.

    Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).Disponível em http:www.syntonia.com/textos/textoseecologia/problemaecológico.htm – (Censo 2006)

    Questão 10. Da maneira como o assunto é tratado no Texto, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:

    (A) a destruição é inevitável.

    (B) a civilização o está destruindo.

    (C) a humanidade preserva sua existência.

    (D) as guerras são o principal agente da destruição.

    Gabarito comentado

    A resposta correta é a (B) a civilização o está destruindo.

    O texto "O problema ecológico" critica a forma como a humanidade tem tratado o meio ambiente. O autor afirma que a civilização, com seu desenvolvimento e progresso, tem causado a destruição dos recursos naturais, a poluição e a degradação do planeta.

    Comentários sobre as outras alternativas

    • (A) a destruição é inevitável: O texto não afirma que a destruição é inevitável, mas sim que é resultado das ações da civilização.
    • (C) a humanidade preserva sua existência: O texto critica a forma como a humanidade tem explorado os recursos naturais, colocando em risco a sua própria existência.
    • (D) as guerras são o principal agente da destruição: Embora as guerras causem danos ao meio ambiente, o texto destaca que a civilização como um todo é a principal responsável pela destruição.

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