Pesquisar este blog

domingo, 12 de janeiro de 2025

[GABARITO] D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros - 3º EM



Questão 1. Qual a principal finalidade do texto acima?

a) Narrar a história da criação das redes sociais.

b) Descrever os benefícios das redes sociais para a comunicação.

c) Informar e alertar sobre os impactos do uso excessivo de redes sociais na saúde mental dos jovens.

d) Persuadir os jovens a abandonarem o uso das redes sociais.

e) Comparar as diferentes plataformas de redes sociais.


Questão 2. O texto utiliza principalmente qual tipo de linguagem?

a) Conotativa, com muitas metáforas e figuras de linguagem.

b) Injuntiva, com verbos no imperativo e instruções claras.

c) Objetiva e denotativa, buscando apresentar informações e dados.

d) Humorística, com o objetivo de entreter o leitor. e) Emotiva, expressando sentimentos e opiniões pessoais do autor.


Questão 3. Qual recurso é utilizado no texto para sustentar a argumentação sobre os impactos negativos das redes sociais?

a) Apresentação de uma história ficcional.

b) Citação de estudos recentes.

c) Uso de rimas e versos.

d) Descrição detalhada de um produto.

e) Transcrição de uma conversa informal.


Questão 4. O público-alvo principal do texto provavelmente é:

a) Crianças em fase de alfabetização. b) Idosos com dificuldades de acesso à tecnologia.

c) Jovens, pais e educadores.

d) Cientistas e pesquisadores da área de tecnologia.

e) Empresários do ramo de redes sociais.


Questão 5. Qual a finalidade do último parágrafo do texto?

a) Criticar o uso das redes sociais.

b) Apresentar uma solução para o problema abordado.

c) Contar uma história sobre o cyberbullying.

d) Descrever as características das redes sociais.

e) Convencer o leitor a investir em tecnologia.

Gabarito Comentado:

1. C) A finalidade principal do texto é informar e alertar sobre os impactos do uso excessivo de redes sociais na saúde mental dos jovens. O texto apresenta dados e argumentos que comprovam essa relação, buscando conscientizar o leitor sobre o tema. As outras alternativas não correspondem ao objetivo central do texto.

2. C) O texto utiliza uma linguagem objetiva e denotativa, buscando apresentar informações e dados de forma clara e precisa. Há poucas figuras de linguagem ou expressões emotivas. A linguagem é predominantemente informativa.

3. B) O texto menciona "estudos recentes" como forma de embasar a argumentação sobre os impactos negativos das redes sociais. Essa referência a pesquisas científicas confere credibilidade e reforça os argumentos apresentados.

4. C) O texto aborda um tema relevante para jovens, pais e educadores, que estão diretamente envolvidos com o uso das redes sociais e seus impactos. As outras alternativas não representam o público principal a quem o texto se dirige.

5. B) O último parágrafo tem a finalidade de apresentar uma solução para o problema abordado, sugerindo a promoção da educação digital e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como forma de mitigar os efeitos negativos das redes sociais.

VOLTAR

[GABARITO] D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto - 3º EM

  O Impacto das Redes Sociais na Saúde Mental dos Jovens (Texto adaptado de um artigo publicado na revista "Mente Saudável") Nos ú...