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quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

[GABARITO] D14 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações - 5 ano


 Questão 1. Leia o trecho do texto:

“— Eu sou a mais essencial! — disse Vírgula, com uma pausa dramática. — Sem mim, as frases seriam um caos total.” Qual é o efeito de sentido produzido pelo uso da vírgula e do travessão nesse trecho?

A) A vírgula e o travessão destacam o papel de Vírgula no diálogo, organizando as falas e expressando surpresa.

B) A vírgula cria uma pausa breve, enquanto o travessão indica as falas dos personagens, contribuindo para a fluidez do diálogo.

C) A vírgula e o travessão são usados aleatoriamente, sem impacto direto no sentido do texto.

D) A vírgula é usada para separar ideias independentes, e o travessão serve apenas para decorar o texto.

Gabarito comentado:

Resposta correta: B

Comentário: A vírgula no trecho cria uma pausa breve, refletindo a pausa dramática mencionada na fala de Vírgula. O travessão, por sua vez, organiza as falas dos personagens no diálogo, permitindo que o leitor identifique facilmente quem está falando. Assim, o uso desses sinais contribui para a clareza e a fluidez do texto, além de realçar a interação entre os personagens.

 

Questão 2. Leia e resolva a questão

Milagre na aula de Matemática

Joãozinho foi o único aluno da classe a acertar o problema matemático que a professora havia dado de lição. Desconfiada, ela pergunta:

– Joãozinho, você fez a lição junto com seu pai?

– Claro que não, professora!

– Que ótima notícia, Joãozinho!

– Meu pai fez sozinho mesmo.

Disponível em: https://www.maioresemelhores.com/piadas-de-joaozinho

 Em: “- Claro que não, professora!”, o ponto de travessão serve para

A) realizar uma afirmação.

B) marcar a fala do narrador.

C) indicar o pensamento do leitor. 

D) delimitar a fala do personagem.

 Gabarito comentado:

 A resposta correta é a d) delimitar a fala do personagem. O travessão (—) é um sinal de pontuação utilizado com frequência em textos narrativos, como a piada apresentada. Sua principal função é indicar o início da fala de um personagem em um diálogo, separando-a da fala do narrador ou de outras partes do texto. No trecho "- Claro que não, professora!", o travessão mostra que Joãozinho está falando, distinguindo a sua resposta da pergunta feita pela professora.

 

Questão 3. Leia a tirinha e responda à questão.

Diagrama

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Disponível em: https://uploads.tudosaladeaula.com/2024/09/GhzgfMzl-1-2416-jpg.webp

 

O uso do ponto de exclamação no terceiro quadrinho sugere

A) dúvida.

B) êxtase.

C) indignação.

D) gratificação.

 Gabarito comentado

A resposta correta é b) êxtase. Explicação: O ponto de exclamação no terceiro quadrinho sugere uma forte emoção, como o êxtase, causada pela realização de algo positivo e inesperado

 

 Questão 4. Leia e depois resolva.

 

Brincadeiras

Cães adoram brinquedos de morder: ossos de borracha, plástico ou náilon. Não dê a ele objetos que soltem lascas ou pedaços que possam ser engolidos. Os filhotes precisam ainda mais desses brinquedos, porque o crescimento dos dentes os incomoda. Por isso mesmo, não deixe ao alcance do filhote sapatos, chinelos e afins.

Fonte: nutricolalimentos.com.br

 

Os dois pontos no trecho “… adoram brinquedos de morder:” foram colocados para

A) exemplificar sobre algo já falado.

B) indicar citação da fala de alguém.

C) introduzir um esclarecimento.

D) esclarecer uma dúvida do leitor. 

 Gabarito comentado

O trecho "...adoram brinquedos de morder: ossos de borracha, plástico ou náilon." utiliza os dois pontos para listar exemplos específicos dos "brinquedos de morder" que foram mencionados anteriormente. Portanto, a função é de exemplificar sobre algo já falado.

Resposta: A) exemplificar sobre algo já falado.

 

Questão 5. Leia o texto abaixo.

O lobo e a cegonha

Um lobo devorou sua caça tão depressa, com tanto apetite, que acabou ficando com um osso entalado na garganta.

Cheio de dor, o lobo começou a correr de um lado para outro na floresta soltando uivos, e ofereceu uma bela recompensa para quem tirasse o osso de sua garganta. Com pena do lobo e com vontade de ganhar o dinheiro, uma cegonha resolveu enfrentar o perigo.

Depois de tirar o osso, quis saber onde estava a recompensa que o lobo tinha prometido.

 – Recompensa? – berrou o lobo. – Mas que cegonha pechinchona! Que recompensa, que nada! Você enfiou a cabeça na minha boca e em vez de arrancar sua cabeça com uma dentada deixei que você a tirasse lá de dentro sem um arranhãozinho. Você não acha que tem muita sorte, seu bicho insolente! Dê o fora e se cuide para nunca mais chegar perto de minhas garras!

Moral: Não espere gratidão ao mostrar caridade para um inimigo.

Fonte: https://www.lapismagico.com/

 

Em: “Que recompensa, que nada!”, o ponto de exclamação intensifica uma

A) afirmação.

B) dúvida.

C) negação.

D) ordem.

  Gabarito comentado

A frase "Que recompensa, que nada!" é uma expressão clara da negação do lobo em dar qualquer recompensa à cegonha. O ponto de exclamação intensifica essa recusa, essa negativa veemente.

Resposta: C) negação.

 

Questão 6. Leia o texto e responda à questão.

O céu ameaça a terra

Meninos e meninas do povo ikolen-gavião, de Rondônia, sentam-se à noite ao redor da fogueira e olham o céu estrelado. Estão maravilhados, mas têm medo: um velho pajé acaba de contar como, antigamente, o céu quase esmagou a Terra.

Era muito antes dos avós dos avós dos meninos, era no começo dos tempos. A humanidade esteve por um fio: podia ser o fim do mundo. Nessa época, o céu ficava muito longe da Terra, mal dava para ver seu azul.

Um dia, ouviu-se trovejar, com estrondo ensurdecedor. O céu começou a tremer e, bem devagarinho, foi caindo, caindo. Homens, mulheres e crianças mal conseguiam ficar em pé e fugiam apavorados para debaixo das árvores ou para dentro de tocas. Só coqueiros e mamoeiros seguravam o céu, servindo de esteios, impedindo-o de colar-se à Terra. Talvez as pessoas, apesar do medo, estivessem experimentando tocar o céu com as mãos…

Nisso, um menino de 5 anos pegou algumas penas de nambu, “mawir” na língua tupi-mondé dos índios ikolens, e fez flechas. Crianças dos ikolens não podem comer essa espécie de nambu, senão ficam aleijadas. Era um nambu redondinho, como a abóbada celeste.

O céu era duríssimo, mas o menino esperto atirou suas flechas adornadas com plumas de mawir. Espanto e alívio! A cada flechada do garotinho, o céu subia um bom pedaço. Foram três, até o céu ficar como é hoje.

Antes de o céu subir para bem longe, os ikolens podiam deixar a Terra e ir morar no alto. Iam sempre que ficavam aborrecidos com alguém, ou brigavam entre si, e subiam por uma escada de cipó. Gorá, o criador da humanidade, cansou de ver tanta gente indo embora e cortou o cipó, para a Terra não se esvaziar demais.

Fonte: https://www.revistaprosaversoearte.com/

 

Em: “Espanto e alívio!”, o uso do ponto de exclamação serve para indicar

A) uma surpresa.

B) um pedido.

C) um medo.

D) uma satisfação.

 Gabarito comentado

No contexto da narrativa, "Espanto e alívio!" é a reação aos eventos que acabaram de acontecer: o menino de 5 anos atirou flechas e o céu começou a subir. Essa pontuação expressa uma emoção súbita e intensa diante de algo inesperado e positivo.

Resposta: A) uma surpresa.

 

 

Questão 7. Leia o poema e responda à questão:

 

Pontinho de vista

Eu sou pequeno, me dizem,

e eu fico muito zangado.

Tenho de olhar todo mundo

com o queixo levantado.

Mas, se formiga falasse

e me visse lá do chão,

ia dizer, com certeza:

– Minha nossa, que grandão!

Pedro Bandeira

 

No verso: “Minha nossa, que grandão!”, o ponto de exclamação revela:

A) espanto.

B) curiosidade.

C) tristeza.

D) alegria.

 Gabarito comentado

No poema "Pontinho de vista", a formiga, ao ver o narrador do chão, exclama "Minha nossa, que grandão!". Essa fala revela a surpresa e admiração da formiga pela dimensão do narrador, algo que, para ela, é extraordinário.

Resposta: A) espanto.

 

Questão 8. Leia o texto abaixo.

 

O Dia do Estudante

Comemorado no Brasil em 11 de agosto, o Dia do Estudante tem como objetivo incentivar o ensino e a alfabetização no país, além de destacar a importância e a necessidade dos estudos na vida dos cidadãos. A data especial é uma homenagem a todos os estudantes, da educação básica ao doutorado, que dedicam parte de seu tempo aos estudos.

A data em comemoração ao Dia do Estudante foi instituída em 1927, na época do Brasil Império, 100 anos após a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por essa razão, no dia 11 de agosto também é comemorado o Dia do Advogado.

O acesso à Educação é um direito assegurado a todos, como previsto no Art. 205 da Constituição Federal de 1.988: “A educação, direito de todos, e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/

 

O emprego dos dois pontos em “Constituição Federal de 1.988:” serve para

A) mostrar um resultado.

B) indicar a fala do personagem.

C) realizar um esclarecimento.

D) destacar uma citação.

 Gabarito comentado

O uso dos dois pontos após "Constituição Federal de 1.988:" introduz diretamente a citação do Art. 205 da Constituição, que é apresentada na íntegra logo em seguida. A pontuação serve para destacar uma citação.

Resposta: D) destacar uma citação

 

Questão 9. Leia o texto.

Gelatina de Abacaxi

Ingredientes:

1 abacaxi grande;

1 xícara de açúcar;

2 gelatinas sabor abacaxi;

1 lata de leite condensado;

1 lata de creme de leite;

1 colher de leite em pó (Opcional).

 

Modo de fazer:

Pique o abacaxi em quadradinhos pequenos, depois, cozinhe-o com o açúcar e dois terços de copo de água, acrescente uma gelatina no abacaxi cozido e mexa bem. Coloque em uma travessa e leve à geladeira para endurecer. Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a outra gelatina sabor abacaxi até obter um creme e jogue por cima do abacaxi que está endurecido. Leve de novo à geladeira até esse creme endurecer e sirva.

 

Atenção: Esta receita deve ser realizada sob a supervisão de um adulto.

Tudo Sala de Aula

 

O “ponto e vírgula” (;), nos ingredientes da receita, serve para

A) finalizar uma ideia.

B) marcar acontecimentos.

C) separar enumerações.

D) mostrar explicações.

 Gabarito comentado

Na lista de ingredientes, o ponto e vírgula é utilizado para separar os diferentes itens da enumeração: "1 abacaxi grande; 1 xícara de açúcar; 2 gelatinas sabor abacaxi;". Cada item é uma unidade independente dentro da lista, e o ponto e vírgula organiza essa separação de enumerações.

Resposta: C) separar enumerações.

 

Questão 10. Leia.

 

Japonês se transforma em collie com fantasia ultrarrealista de r$ 75 mil

Fantasia demorou 40 dias para ficar pronta, segundo a fabricante da roupa. Em publicação, Toko-san agradeceu a empresa: ‘Graças a vocês, consegui realizar meu sonho de me tornar um animal’.

Por g1

Um japonês se transformou em um cão da raça Collie, investindo R$ 75 mil em uma fantasia ultrarrealista. Toko-san se apresentou como o Collie em abril, quando estreou seu canal no YouTube. Lá, ele já publicou diversos vídeos. Nas imagens, ele reproduz ações do animal e aparece brincando com sua pelúcia ou uma bolinha e, também, dá a patinha.

Segundo o jornal Daily Mail, Toko encomendou a fantasia de uma agência chamada Zeppet. A peça demorou 40 dias para ficar pronta. A empresa costuma produzir fantasias para filmes e propagandas comerciais na TV.

Em um dos vídeos publicados no Twitter, Toko-san agradeceu a empresa: “Graças a vocês, consegui realizar meu sonho de me tornar um animal.”

Em uma de suas postagens recentes no Twitter, ele se mostrou surpreso com a repercussão de seus vídeos em outros países. “Estou surpreso. Nunca pensei que seria assim.”

https://g1.globo.com/

 

No trecho “Toko-san agradeceu a empresa:”, o uso dos dois pontos no final serve para indicar

A) uma opinião.

B) um discurso.

C) uma enumeração.

D) uma explicação.

 Gabarito comentado

No trecho "Toko-san agradeceu a empresa: 'Graças a vocês, consegui realizar meu sonho de me tornar um animal.'", os dois pontos introduzem a fala direta de Toko-san, ou seja, o seu discurso ou citação.

Resposta: B) um discurso.

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