Questão 1. Leia o trecho do texto:
“— Eu sou a mais essencial! — disse Vírgula, com uma pausa dramática. — Sem mim, as frases seriam um caos total.” Qual é o efeito de sentido produzido pelo uso da vírgula e do travessão nesse trecho?
A) A vírgula e o travessão destacam o papel de Vírgula no diálogo, organizando as falas e expressando surpresa.
B) A vírgula cria uma pausa breve, enquanto o travessão indica as falas dos personagens, contribuindo para a fluidez do diálogo.
C) A vírgula e o travessão são usados aleatoriamente, sem impacto direto no sentido do texto.
D) A vírgula é usada para separar ideias independentes, e o travessão serve apenas para decorar o texto.
Gabarito comentado:
Resposta correta: B
Comentário: A vírgula no trecho cria uma pausa breve, refletindo a pausa dramática mencionada na fala de Vírgula. O travessão, por sua vez, organiza as falas dos personagens no diálogo, permitindo que o leitor identifique facilmente quem está falando. Assim, o uso desses sinais contribui para a clareza e a fluidez do texto, além de realçar a interação entre os personagens.
Questão 2. Leia e resolva a questão
Milagre na aula de Matemática
Joãozinho foi o único aluno da classe a acertar o problema matemático que a professora havia dado de lição. Desconfiada, ela pergunta:
– Joãozinho, você fez a lição junto com seu pai?
– Claro que não, professora!
– Que ótima notícia, Joãozinho!
– Meu pai fez sozinho mesmo.
Disponível em: https://www.maioresemelhores.com/piadas-de-joaozinho
Em: “- Claro que não, professora!”, o ponto de travessão serve para
A) realizar uma afirmação.
B) marcar a fala do narrador.
C) indicar o pensamento do leitor.
D) delimitar a fala do personagem.
Gabarito comentado:
A resposta correta é a d) delimitar a fala do personagem. O travessão (—) é um sinal de pontuação utilizado com frequência em textos narrativos, como a piada apresentada. Sua principal função é indicar o início da fala de um personagem em um diálogo, separando-a da fala do narrador ou de outras partes do texto. No trecho "- Claro que não, professora!", o travessão mostra que Joãozinho está falando, distinguindo a sua resposta da pergunta feita pela professora.
Questão 3. Leia a tirinha e responda à questão.
Disponível em: https://uploads.tudosaladeaula.com/2024/09/GhzgfMzl-1-2416-jpg.webp
O uso do ponto de exclamação no terceiro quadrinho sugere
A) dúvida.
B) êxtase.
C) indignação.
D) gratificação.
Gabarito comentado
Questão 4. Leia e depois resolva.
Brincadeiras
Cães adoram brinquedos de morder: ossos de borracha, plástico ou náilon. Não dê a ele objetos que soltem lascas ou pedaços que possam ser engolidos. Os filhotes precisam ainda mais desses brinquedos, porque o crescimento dos dentes os incomoda. Por isso mesmo, não deixe ao alcance do filhote sapatos, chinelos e afins.
Fonte: nutricolalimentos.com.br
Os dois pontos no trecho “… adoram brinquedos de morder:” foram colocados para
A) exemplificar sobre algo já falado.
B) indicar citação da fala de alguém.
C) introduzir um esclarecimento.
D) esclarecer uma dúvida do leitor.
Gabarito comentado
O trecho "...adoram brinquedos de morder: ossos de borracha, plástico ou náilon." utiliza os dois pontos para listar exemplos específicos dos "brinquedos de morder" que foram mencionados anteriormente. Portanto, a função é de exemplificar sobre algo já falado.
Resposta: A) exemplificar sobre algo já falado.
Questão 5. Leia o texto abaixo.
O lobo e a cegonha
Um lobo devorou sua caça tão depressa, com tanto apetite, que acabou ficando com um osso entalado na garganta.
Cheio de dor, o lobo começou a correr de um lado para outro na floresta soltando uivos, e ofereceu uma bela recompensa para quem tirasse o osso de sua garganta. Com pena do lobo e com vontade de ganhar o dinheiro, uma cegonha resolveu enfrentar o perigo.
Depois de tirar o osso, quis saber onde estava a recompensa que o lobo tinha prometido.
– Recompensa? – berrou o lobo. – Mas que cegonha pechinchona! Que recompensa, que nada! Você enfiou a cabeça na minha boca e em vez de arrancar sua cabeça com uma dentada deixei que você a tirasse lá de dentro sem um arranhãozinho. Você não acha que tem muita sorte, seu bicho insolente! Dê o fora e se cuide para nunca mais chegar perto de minhas garras!
Moral: Não espere gratidão ao mostrar caridade para um inimigo.
Fonte: https://www.lapismagico.com/
Em: “Que recompensa, que nada!”, o ponto de exclamação intensifica uma
A) afirmação.
B) dúvida.
C) negação.
D) ordem.
Gabarito comentado
A frase "Que recompensa, que nada!" é uma expressão clara da negação do lobo em dar qualquer recompensa à cegonha. O ponto de exclamação intensifica essa recusa, essa negativa veemente.
Resposta: C) negação.
Questão 6. Leia o texto e responda à questão.
O céu ameaça a terra
Meninos e meninas do povo ikolen-gavião, de Rondônia, sentam-se à noite ao redor da fogueira e olham o céu estrelado. Estão maravilhados, mas têm medo: um velho pajé acaba de contar como, antigamente, o céu quase esmagou a Terra.
Era muito antes dos avós dos avós dos meninos, era no começo dos tempos. A humanidade esteve por um fio: podia ser o fim do mundo. Nessa época, o céu ficava muito longe da Terra, mal dava para ver seu azul.
Um dia, ouviu-se trovejar, com estrondo ensurdecedor. O céu começou a tremer e, bem devagarinho, foi caindo, caindo. Homens, mulheres e crianças mal conseguiam ficar em pé e fugiam apavorados para debaixo das árvores ou para dentro de tocas. Só coqueiros e mamoeiros seguravam o céu, servindo de esteios, impedindo-o de colar-se à Terra. Talvez as pessoas, apesar do medo, estivessem experimentando tocar o céu com as mãos…
Nisso, um menino de 5 anos pegou algumas penas de nambu, “mawir” na língua tupi-mondé dos índios ikolens, e fez flechas. Crianças dos ikolens não podem comer essa espécie de nambu, senão ficam aleijadas. Era um nambu redondinho, como a abóbada celeste.
O céu era duríssimo, mas o menino esperto atirou suas flechas adornadas com plumas de mawir. Espanto e alívio! A cada flechada do garotinho, o céu subia um bom pedaço. Foram três, até o céu ficar como é hoje.
Antes de o céu subir para bem longe, os ikolens podiam deixar a Terra e ir morar no alto. Iam sempre que ficavam aborrecidos com alguém, ou brigavam entre si, e subiam por uma escada de cipó. Gorá, o criador da humanidade, cansou de ver tanta gente indo embora e cortou o cipó, para a Terra não se esvaziar demais.
Fonte: https://www.revistaprosaversoearte.com/
Em: “Espanto e alívio!”, o uso do ponto de exclamação serve para indicar
A) uma surpresa.
B) um pedido.
C) um medo.
D) uma satisfação.
Gabarito comentado
No contexto da narrativa, "Espanto e alívio!" é a reação aos eventos que acabaram de acontecer: o menino de 5 anos atirou flechas e o céu começou a subir. Essa pontuação expressa uma emoção súbita e intensa diante de algo inesperado e positivo.
Resposta: A) uma surpresa.
Questão 7. Leia o poema e responda à questão:
Pontinho de vista
Eu sou pequeno, me dizem,
e eu fico muito zangado.
Tenho de olhar todo mundo
com o queixo levantado.
Mas, se formiga falasse
e me visse lá do chão,
ia dizer, com certeza:
– Minha nossa, que grandão!
Pedro Bandeira
No verso: “Minha nossa, que grandão!”, o ponto de exclamação revela:
A) espanto.
B) curiosidade.
C) tristeza.
D) alegria.
Gabarito comentado
No poema "Pontinho de vista", a formiga, ao ver o narrador do chão, exclama "Minha nossa, que grandão!". Essa fala revela a surpresa e admiração da formiga pela dimensão do narrador, algo que, para ela, é extraordinário.
Resposta: A) espanto.
Questão 8. Leia o texto abaixo.
O Dia do Estudante
Comemorado no Brasil em 11 de agosto, o Dia do Estudante tem como objetivo incentivar o ensino e a alfabetização no país, além de destacar a importância e a necessidade dos estudos na vida dos cidadãos. A data especial é uma homenagem a todos os estudantes, da educação básica ao doutorado, que dedicam parte de seu tempo aos estudos.
A data em comemoração ao Dia do Estudante foi instituída em 1927, na época do Brasil Império, 100 anos após a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por essa razão, no dia 11 de agosto também é comemorado o Dia do Advogado.
O acesso à Educação é um direito assegurado a todos, como previsto no Art. 205 da Constituição Federal de 1.988: “A educação, direito de todos, e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/
O emprego dos dois pontos em “Constituição Federal de 1.988:” serve para
A) mostrar um resultado.
B) indicar a fala do personagem.
C) realizar um esclarecimento.
D) destacar uma citação.
Gabarito comentado
O uso dos dois pontos após "Constituição Federal de 1.988:" introduz diretamente a citação do Art. 205 da Constituição, que é apresentada na íntegra logo em seguida. A pontuação serve para destacar uma citação.
Resposta: D) destacar uma citação
Questão 9. Leia o texto.
Gelatina de Abacaxi
Ingredientes:
1 abacaxi grande;
1 xícara de açúcar;
2 gelatinas sabor abacaxi;
1 lata de leite condensado;
1 lata de creme de leite;
1 colher de leite em pó (Opcional).
Modo de fazer:
Pique o abacaxi em quadradinhos pequenos, depois, cozinhe-o com o açúcar e dois terços de copo de água, acrescente uma gelatina no abacaxi cozido e mexa bem. Coloque em uma travessa e leve à geladeira para endurecer. Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a outra gelatina sabor abacaxi até obter um creme e jogue por cima do abacaxi que está endurecido. Leve de novo à geladeira até esse creme endurecer e sirva.
Atenção: Esta receita deve ser realizada sob a supervisão de um adulto.
Tudo Sala de Aula
O “ponto e vírgula” (;), nos ingredientes da receita, serve para
A) finalizar uma ideia.
B) marcar acontecimentos.
C) separar enumerações.
D) mostrar explicações.
Gabarito comentado
Na lista de ingredientes, o ponto e vírgula é utilizado para separar os diferentes itens da enumeração: "1 abacaxi grande; 1 xícara de açúcar; 2 gelatinas sabor abacaxi;". Cada item é uma unidade independente dentro da lista, e o ponto e vírgula organiza essa separação de enumerações.
Resposta: C) separar enumerações.
Questão 10. Leia.
Japonês se transforma em collie com fantasia ultrarrealista de r$ 75 mil
Fantasia demorou 40 dias para ficar pronta, segundo a fabricante da roupa. Em publicação, Toko-san agradeceu a empresa: ‘Graças a vocês, consegui realizar meu sonho de me tornar um animal’.
Por g1
Um japonês se transformou em um cão da raça Collie, investindo R$ 75 mil em uma fantasia ultrarrealista. Toko-san se apresentou como o Collie em abril, quando estreou seu canal no YouTube. Lá, ele já publicou diversos vídeos. Nas imagens, ele reproduz ações do animal e aparece brincando com sua pelúcia ou uma bolinha e, também, dá a patinha.
Segundo o jornal Daily Mail, Toko encomendou a fantasia de uma agência chamada Zeppet. A peça demorou 40 dias para ficar pronta. A empresa costuma produzir fantasias para filmes e propagandas comerciais na TV.
Em um dos vídeos publicados no Twitter, Toko-san agradeceu a empresa: “Graças a vocês, consegui realizar meu sonho de me tornar um animal.”
Em uma de suas postagens recentes no Twitter, ele se mostrou surpreso com a repercussão de seus vídeos em outros países. “Estou surpreso. Nunca pensei que seria assim.”
https://g1.globo.com/
No trecho “Toko-san agradeceu a empresa:”, o uso dos dois pontos no final serve para indicar
A) uma opinião.
B) um discurso.
C) uma enumeração.
D) uma explicação.
Gabarito comentado
No trecho "Toko-san agradeceu a empresa: 'Graças a vocês, consegui realizar meu sonho de me tornar um animal.'", os dois pontos introduzem a fala direta de Toko-san, ou seja, o seu discurso ou citação.
Resposta: B) um discurso.
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