Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

[GABARITO] D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios - 3º EM

 


Questão 1. No trecho “Inicialmente, esses influenciadores eram apenas usuários comuns compartilhando suas experiências e opiniões. Contudo, à medida que suas audiências cresciam, as marcas perceberam o potencial de utilizar essa influência para promover seus produtos e serviços.”, a relação lógico-discursiva estabelecida pela conjunção “Contudo” é de:

a) Adição.

b) Conclusão.

c) Oposição.

d) Explicação.

e) Causa e consequência.


Questão 2. A expressão “Assim” no trecho “Assim, o marketing de influência se consolidou, tornando-se uma estratégia fundamental para diversas empresas.” estabelece uma relação de:

a) Condição.

b) Comparação.

c) Conclusão/Consequência.

d) Tempo.

e) Oposição.


Questão 3. No trecho “Embora o sucesso de alguns influenciadores seja inegável, gerando milhões em receita, é importante ressaltar que nem todos alcançam esse patamar.”, a conjunção “Embora” introduz uma ideia de:

a) Adição.

b) Conclusão.

c) Explicação.

d) Oposição/Concessão.

e) Causa e consequência.


Questão 4. A conjunção “afinal” no trecho “Os seguidores, afinal, são capazes de identificar quando uma publicidade é puramente comercial, sem conexão com os valores do influenciador.” expressa uma relação de:

a) Tempo.

b) Finalidade.

c) Explicação/Justificativa.

d) Condição.

e) Comparação.


Questão 5. No trecho “Visto que a influência digital se tornou uma força poderosa na sociedade contemporânea, compreender seus mecanismos e impactos é essencial para navegar nesse novo cenário.”, a expressão “Visto que” estabelece uma relação de:

a) Oposição.

b) Conclusão.

c) Causa/Justificativa.

d) Comparação.

e) Condição.


VOLTAR

[GABARITO] D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto - 3º EM

  O Impacto das Redes Sociais na Saúde Mental dos Jovens (Texto adaptado de um artigo publicado na revista "Mente Saudável") Nos ú...