Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de maio de 2025

[GABARITO] Estruturas sintáticas


 

 

Exercícios de Fixação Contextualizados

Agora é a sua vez! Vamos aplicar essas transformações em frases e pequenos textos. Escolha a alternativa que apresenta a transformação sintática mais adequada para cada situação.

I. Transformação de Substantivos em Verbos

Contexto: Um artigo de jornal sobre meio ambiente.

  1. Leia a seguinte frase do artigo: "A constante poluição dos rios tem causado sérios problemas para a fauna aquática." Assinale a alternativa que transforma corretamente o substantivo em verbo, mantendo o sentido original e tornando a frase mais dinâmica: 

    a) "A constante poluição dos rios tem causado sérios problemas para a fauna aquática."

     b) "Os rios que estão poluídos constantemente causam sérios problemas para a fauna aquática." 

    c) "O ato de poluir constantemente os rios tem causado sérios problemas para a fauna aquática." 

    d) "A poluição constante dos rios tem poluído e causado sérios problemas para a fauna aquática."

Contexto: Trecho de um e-mail formal.

  1. No e-mail, a gerente escreve: "Solicito a aprovação do projeto até o final da semana." A frase pode ser reescrita, transformando o substantivo em verbo, como:

     a) "Solicito a aprovação do projeto até o final da semana."

     b) "Solicito que o projeto seja aprovado até o final da semana." 

    c) "Solicito aprovar o projeto até o final da semana." 

    d) "Solicito a permissão para aprovar o projeto até o final da semana."

II. Transformação de Oração Subordinada Adjetiva em Adjunto Adnominal (ou Complemento Nominal)

Contexto: Uma descrição de um filme.

  1. Na crítica de cinema, lê-se: "A trilha sonora que foi composta pelo maestro é um dos pontos altos do filme." Qual das alternativas apresenta a oração subordinada adjetiva transformada corretamente em um termo mais conciso? 

    a) "A trilha sonora que foi composta pelo maestro é um dos pontos altos do filme." 

    b) "A trilha sonora composta pelo maestro é um dos pontos altos do filme." 

    c) "A trilha sonora do maestro é um dos pontos altos do filme que foi composta." 

    d) "A trilha sonora, que o maestro compôs, é um dos pontos altos do filme."

Contexto: Um texto sobre a história da ciência.

  1. Em um livro didático, está escrito: "As teorias que Galileu propôs revolucionaram a astronomia da época." Transforme a oração em uma frase com um termo mais conciso, mantendo o sentido: 

    a) "As teorias que Galileu propôs revolucionaram a astronomia da época."

    b) "As teorias que foram propostas por Galileu revolucionaram a astronomia da época." 

    c) "As teorias propostas por Galileu revolucionaram a astronomia da época."

     d) "Galileu propôs teorias que revolucionaram a astronomia da época."

Contexto: Uma reportagem sobre um evento cultural.

  1. Leia o trecho: "Os artesanatos que foram expostos na feira atraíram muitos visitantes." A frase pode ser reescrita de forma mais concisa, sem alterar o sentido, como:

     a) "Os artesanatos que foram expostos na feira atraíram muitos visitantes."

     b) "Os artesanatos expostos na feira atraíram muitos visitantes."

     c) "Os artesanatos que expuseram na feira atraíram muitos visitantes." 

    d) "Na feira, os artesanatos que foram expostos atraíram muitos visitantes."

III. Transformação de Locuções Verbais em Verbos Simples

Contexto: Um trecho de uma receita culinária.

  1. Na receita, há a instrução: "Você deve fazer a mistura dos ingredientes secos em uma tigela separada." Assinale a alternativa que transforma corretamente a locução verbal em verbo simples, tornando a instrução mais direta: 

    a) "Você deve fazer a mistura dos ingredientes secos em uma tigela separada." 

    b) "Você deve misturar os ingredientes secos em uma tigela separada." 

    c) "Você deve estar fazendo a mistura dos ingredientes secos em uma tigela separada."

     d) "Você deve ter a mistura dos ingredientes secos em uma tigela separada."

Contexto: Um e-mail de agendamento.

  1. No e-mail, a secretária informa: "O doutor irá realizar a consulta amanhã pela manhã." A frase pode ser reescrita, substituindo a locução verbal por um verbo simples, como: 

    a) "O doutor irá realizar a consulta amanhã pela manhã." 

    b) "O doutor realizará a consulta amanhã pela manhã." 

    c) "O doutor estará realizando a consulta amanhã pela manhã."

     d) "O doutor fará a realização da consulta amanhã pela manhã."

Contexto: Um comunicado de serviço.

  1. Considere o trecho: "O setor de atendimento ao cliente dará suporte aos usuários com dúvidas sobre o novo sistema." Qual das opções apresenta a transformação correta da locução verbal em verbo simples? 

    a) "O setor de atendimento ao cliente dará suporte aos usuários com dúvidas sobre o novo sistema." 

    b) "O setor de atendimento ao cliente apoiará os usuários com dúvidas sobre o novo sistema." 

    c) "O setor de atendimento ao cliente suportará os usuários com dúvidas sobre o novo sistema."

    d) "O setor de atendimento ao cliente fará o suporte aos usuários com dúvidas sobre o novo sistema."

Contexto: Um trecho de uma crônica.

  1. Na crônica, o autor reflete: "Com o passar dos anos, fomos perdendo a esperança de reencontrar velhos amigos." Transformando a locução verbal, a frase ficaria:

     a) "Com o passar dos anos, fomos perdendo a esperança de reencontrar velhos amigos."

     b) "Com o passar dos anos, perdemos a esperança de reencontrar velhos amigos." 

    c) "Com o passar dos anos, estávamos perdendo a esperança de reencontrar velhos amigos."

     d) "Com o passar dos anos, a perda da esperança de reencontrar velhos amigos aconteceu."

Contexto: Um regulamento escolar.

  1. O regulamento afirma: "Os alunos devem ter conhecimento das regras de convivência para evitar conflitos." A frase pode ser reescrita, usando um verbo simples, como: 

    a) "Os alunos devem ter conhecimento das regras de convivência para evitar conflitos." 

    b) "Os alunos devem conhecer as regras de convivência para evitar conflitos." 

    c) "Os alunos devem estar com conhecimento das regras de convivência para evitar conflitos." 

    d) "Os alunos devem ter o conhecimento das regras de convivência para evitar conflitos."

Gabarito

Confira suas respostas!

  1. c) "O ato de poluir constantemente os rios tem causado sérios problemas para a fauna aquática."

  2. c) "Solicito aprovar o projeto até o final da semana."

  3. b) "A trilha sonora composta pelo maestro é um dos pontos altos do filme."

  4. c) "As teorias propostas por Galileu revolucionaram a astronomia da época."

  5. b) "Os artesanatos expostos na feira atraíram muitos visitantes."

  6. b) "Você deve misturar os ingredientes secos em uma tigela separada."

  7. b) "O doutor realizará a consulta amanhã pela manhã."

  8. b) "O setor de atendimento ao cliente apoiará os usuários com dúvidas sobre o novo sistema."

  9. b) "Com o passar dos anos, perdemos a esperança de reencontrar velhos amigos."

  10. b) "Os alunos devem conhecer as regras de convivência para evitar conflitos."

 

VOLTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[GABARITO] Texto Dissertativo-Argumentativo

  ✅ GABARITO COMENTADO – Parte 1: Compreensão e Interpretação 1. Qual é a tese central defendida pelo autor? ✅ Alternativa correta: c) A e...