Pesquisar este blog

domingo, 2 de novembro de 2025

[GABARITO] D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros - 3º EM

 


Questão 1. (SAEPE). Leia o texto abaixo e responda.



Esse texto é direcionado ao leitor para

A) chamar sua atenção quanto a um perigo iminente.

B) criticar um comportamento socialmente inadequado.

C) informar a respeito de uma norma do código de trânsito.

D) persuadir a adotar um determinado comportamento.

E) sugerir que se visite o médico com regularidade.


Questão 2. (SAEPE). Leia o texto abaixo e responda.

Canções com Mamonas Assassinas e Maria Rita retratam tipos urbanos femininos

As canções têm a particularidade de fazer, na conjunção letra e música, um retrato do cotidiano, expondo jeitos de ser, maneiras de falar, personagens, tipos característicos de determinados momentos, lugares, classes, comunidades.

Seja qual for o estilo, a canção motiva uma escuta que possibilita um contato quase que de primeiro grau com vozes que tocam o ouvinte e estabelecem com ele um diálogo que tematiza, de maneira explícita ou não, valores sociais, culturais, morais.

Nesse sentido, a mulher, tanto quanto na poesia e nas artes em geral, tem povoado as canções, aparecendo como “divina e graciosa/estrela majestosa”, “mulher de verdade”, “mulher indigesta”, “mulher de trinta”, “dessas mulheres que só dizem sim”, “Marina morena” etc. Se a lista nunca se acaba, as mulheres encarnadas pelas canções dizem muito sobre os costumes e os valores de uma época, revelando concepções de feminino. Maria do Socorro, recente composição de Edu Krieger, cantada por Maria Rita, e a “mina” de Pelados em Santos, composição de Dinho, do saudoso grupo Mamonas Assassinas, dimensionam a maneira como dois tipos urbanos entram para a galeria das mulheres brasileiras retratadas pela música popular. Essas canções mostram, cada uma a seu modo, o lugar assumido pelo observador para estabelecer um enquadramento, delineando, sobretudo pelas escolhas linguísticas, as vozes que as materializam.

BRAIT, Beth. Disponível em: <http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12096.>. Acesso em: 14 jan. 2011. Fragmento.


O texto apresentado tem a finalidade de

A) apontar dados sobre intérpretes brasileiros.

B) discutir sobre o panorama da música popular brasileira.

C) divulgar canções de importantes grupos musicais.

D) fazer propaganda de álbuns musicais recentes.

E) refletir sobre a presença da mulher nas letras de músicas.


Questão 3. (SAEPE). Leia o texto abaixo e responda.

Descoberta novas espécies de hominídeos que conviveram com ‘Homo erectus’ há 1,7 milhão de anos

Três fósseis encontrados na África desvendam um mistério de quarenta anos e permite aos especialistas conhecer melhor a base da evolução humana Três novos fósseis descobertos na fronteira entre o Quênia e a Etiópia, na África, confirmam que duas espécies de hominídeos viveram ao lado do Homo erectus há dois milhões de anos. Até então se sabia com certeza apenas da existência de uma segunda espécie que habitou a Terra na época – o terceiro Homo era uma incógnita. O estudo foi publicado na revista Nature. Os fósseis – um rosto e alguns dentes de um menino com cerca de oito anos, uma mandíbula inferior completa com dentes e raízes e parte de outra mandíbula inferior de um adulto, incompleta, também com dentes e raízes – foram encontrados entre 2007 e 2009 no leste do lago Turkana e pertenceram a hominídeos que viveram entre 1,78 milhões e 1,95 milhões de anos atrás. 

A descoberta permitiu aos paleontólogos “juntar” as peças de um quebra-cabeça que, há quarenta anos, os intrigava: o fóssil, chamado de KNM-ER 1470 (ou só 1470), descoberto em 1972, seria ou não uma nova espécie de Homo? Ele tinha um rosto muito maior que outros fósseis encontrados na região, o que tornava difícil compará-lo com outras espécies.

Por não se ter a arcada dentária desses fósseis, as análises não eram conclusivas. Parte dos especialistas defendia que se tratava de uma dismorfia de uma única espécie, outra parte que se tratava de algo completamente novo. É aqui que os novos fósseis entram e se encaixam na história do 1470: as novas evidências comprovam que não se tratava de uma alteração pontual na forma, mas de um tipo diferente de Homo.

O fóssil do rosto recentemente encontrado é semelhante ao do 1470. Ele tem uma morfologia desconhecida até então, incluindo o tamanho da face e dos dentes pós-caninos.

Foi chamado de KNM-ER 62 000. A mandíbula completa, chamada de KNM-ER 60 000, e o fragmento de mandíbula, KNM-ER 62 003, têm uma arcada dentária mais curta e incisivos pequenos, o que encaixa na morfologia do 1470 e do rosto 62 000.

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/descoberta-novas-especies-de-hominideos-que-conviveram-com-homo-erectus-ha-1-7-milhao-de-anos>.

Acesso em: 14 ago. 2012. 


Esse texto tem o objetivo de

A) apresentar uma opinião.

B) dar uma informação.

C) fazer um alerta.

D) instruir o leitor.

E) relatar uma experiência.


Questão 4. (SAEPE). Leia o texto abaixo e responda.

Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/coletaneas/calvin-seus-amigos-428892.shtml>. Acesso em: 3 jan. 2012. 


Nesse texto, a intenção do menino era

A) criar um idioma próprio.

B) dificultar a comunicação com o pai.

C) fazer com que o pai fale gírias.

D) impressionar o pai com sua descoberta.

E) inventar novas palavras.


Questão 5. (SAEPE). Leia o texto abaixo e responda.

Pensamento positivo pode ajudar a combater doenças

[...] Já é bem aceito pela medicina que os pensamentos negativos e a ansiedade podem nos deixar mais susceptíveis a doenças. O estresse – que é útil em pequenas doses para preparar o corpo para a ação ou fuga – quando constante, aumenta os riscos de diabetes e até demência.

O que os pesquisadores estão descobrindo agora é que o pensamento positivo não só ajuda a combater o estresse, mas também têm efeitos positivos na saúde. Sentir-se seguro e acreditar que as coisas vão melhorar pode ajudar o corpo a se curar. Uma compilação de estudos publicada na revista de Medicina Psicossomática sugere que os benefícios do pensamento positivo acontecem independente do dano causado pelo estresse ou pessimismo. [...]

Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI263281-17770,00 PENSAMENTO+POSITIVO+PODE+AJUDAR+A

+COMBATER+DOENCAS.html>. Acesso em: 8 set. 2011. Fragmento.


Esse texto tem o objetivo de

A) alertar o leitor sobre doenças.

B) descrever um procedimento médico.

C) explicar um termo científico.

D) incentivar a realização de experiências.

E) informar sobre uma pesquisa científica.


Questão 6. (SAEPE). Leia o texto abaixo e responda.

Disponível em: <http://home.alie.br/sites/iscafaculdades/noticia.php?id=5195>. Acesso em: 8 jan. 2012. 


O objetivo comunicativo desse texto é

A) apresentar um procedimento.

B) criticar um comportamento.

C) dar uma orientação.

D) divertir o leitor.

E) vender um produto.


Questão 7. (SAEPE). Leia o texto abaixo e responda.

Carta de Leitor

Enaltecer a habilidade literária de Lya Luft seria “chover no molhado”. Eu a acompanho sempre, pois creio que ela é detentora da qualidade de que almejo um dia chegar próximo, e de hoje coloco em crônicas num blog cujo foco são o otimismo e a esperança. Por esse motivo, o artigo de Lya tocou-me mais do que nunca, especialmente porque sempre se percebe nela a preocupação em desfazer a opinião de alguns que a qualificam como mal-humorada, ranzinza e saudosista. Lya, no meu modo de ver, é realista, perspicaz, observadora e analista da realidade. No presente artigo, nesse momento em que passamos a ver uma tênue luz no fim do túnel mundial, ela aponta e vislumbra a luminosidade sobre todos os entraves que impedem o brasileiro e o ser humano universal de viver com um mínimo de dignidade. Ainda é possível mudar.

Teodoro Uberreich

Veja, Ilha Bela, SP, 2 nov. 2011.


A finalidade do Texto 2 é

A) apresentar um posicionamento.

B) contar uma história de vida.

C) divulgar uma obra literária.

D) relatar um acontecimento.

E) transmitir um ensinamento.


Questão 8. (SAEPE). Leia o texto abaixo.

A genética da esquizofrenia


O maior estudo já feito sobre a esquizofrenia comprova o forte componente genético da doença: um terço de suas causas seriam resultado do efeito acumulativo de 30 mil mutações. O trabalho revelou também que erros numa misteriosa região do DNA humano aumentam de 15% a 25% os riscos de uma pessoa ter esquizofrenia. Tais revelações fazem parte da pesquisa feita por um grupo internacional, que gerou três estudos dependentes, publicados na revista “Nature”. A complexidade do problema, dizem os cientistas, torna muito difícil o desenvolvimento de testes de diagnóstico, mas as descobertas abrem caminho para novos tratamentos.

O Globo. 2 jun. 2009. 


A finalidade desse texto é

A) classificar.

B) conceituar.

C) convencer.

D) informar.

E) sugerir.


Questão 9. (SAEPE). Leia o texto abaixo.

DICAS DE CINEMA

Rosely Morena Porto

Mentes Perigosas.

Direção: John N. Smith. Buena Vista International

Pictures / Jerry Bruckheimer Films, 1995.

O filme baseia-se nas memórias de Louanne Johnson, ex-fuzileira naval que abandona a carreira militar para lecionar em uma escola de periferia. Apesar de sua experiência e treinamento, ela precisa recorrer a métodos de ensino pouco convencionais para conquistar seus estudantes rebeldes. Assim, ela os ajuda a perceber a importância do conhecimento e da educação para cada indivíduo em sociedade.

GV Executivo. V. 6, N.5, P. 97, SET.OUT. 2007.


 Esse texto é uma

A) crônica.

B) propaganda.

C) reportagem.

D) resenha.

E) sinopse.


------------------------------------------------------------

Questão 10. (PAEBES). Leia os textos abaixo e responda.

Dicas

Veja como agir para fazer uma compra segura pela internet.

• Além do e-mail, verifique se a loja oferece número de telefone e endereço.

• Imprima todos os procedimentos realizados durante a compra: número da transação e confirmação do pedido. Se possível, solicite à loja online um fax ou uma confirmação por escrito de que a aquisição foi feita.

• Cuidado com promoções. Lembre-se de que, na maioria das vezes, ao preço do produto, ainda será somado o valor do frete.

• Antes de finalizar a compra num site estrangeiro, não deixe de verificar as taxas de importação e o valor do frete. Procure saber também se a empresa tem representantes no Brasil.

• Existem produtos, como músicas e programas, que podem ser comprados e recebidos pela própria internet. Assim, não há custo de frete nem prazo para entrega.

• Nunca envie suas informações de pagamento via e-mail. As informações que viajam pela internet não são protegidas contra leitura de estranhos.

E-bit - Empresa de pesquisas na área do comércio eletrônico. In: Correio Braziliense. 12 abr. 2010.


A finalidade do Texto é

A) convencer.

B) ordenar.

C) orientar.

D) sugerir.

E) vender


VOLTAR

[GABARITO] D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso - 3º EM

 

Questão 1. (SPAECE). Leia o texto abaixo.

Considerando a situação, a intenção de Helga (4º quadrinho) ao dizer “Estou grávida” para seu marido Hagar foi de

A) aborrecer cada vez mais o marido.

B) demonstrar sua alegria por estar grávida.

C) provocar emoção no marido e brincar com ele.

D) tirar a concentração do marido.

E) zombar da cara do marido.

[GABARITO] AULA 2 - Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto - 3º EM

 

Questão 1. (SAEPE). Leia o texto abaixo e responda.

A leitura do último quadro permite afirmar que o rapaz

A) está sem planos de casar.

B) está bastante apaixonado.

C) quer mudar o toque do celular.

D) queria ficar mais um pouco.

E) quer um compromisso sério.


[GABARITO] D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto - 3º EM

 


Questão 1. (Prova Brasil). Leia o texto abaixo: 

O homem que entrou pelo cano 

Abriu a torneira e entrou pelo cano. A princípio incomodava-o a estreiteza do tubo. Depois se acostumou. E, com a água, foi seguindo. Andou quilômetros. Aqui e ali ouvia barulhos familiares. Vez ou outra um desvio, era uma seção que terminava em torneira.

Vários dias foi rodando, até que tudo se tornou monótono. O cano por dentro não era interessante. 

No primeiro desvio, entrou. Vozes de mulher. Uma criança brincava. 

Então percebeu que as engrenagens giravam e caiu numa pia. À sua volta era um branco imenso, uma água límpida. E a cara da menina aparecia redonda e grande, a olhá-lo interessada. Ela gritou: “Mamãe, tem um homem dentro da pia”. 

Não obteve resposta. Esperou, tudo quieto. A menina se cansou, abriu o tampão e ele desceu pelo esgoto. BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Cadeiras Proibidas. São Paulo: Global, 1988, p. 89. 

Na frase “Mamãe, tem um homem dentro da pia.” (ℓ. 9), o verbo empregado representa, no contexto, uma marca de: 

A) registro oral formal. 

B) registro oral informal. 

C) falar regional. 

D) falar caipira.

Gabarito B

[GABARITO] AULA 6 - Variação Linguística - 3º EM

 

Questão 1. Leia e responda:

Texto 1:

“Mainha disse que eu vá comprar um quilo de feijão ali na venda de seu Zé.
Mas, visse, o sol tá de rachar! Num dá pra ir agora não. Depois eu vou, quando o tempo esfriar um cadim.”

Esse texto apresenta expressões características de uma região brasileira. As marcas linguísticas evidenciam:

A) A presença de linguagem técnica e formal.
B) O uso da norma culta padrão.
C) A influência do contexto profissional.
D) O modo de falar típico de determinada região.
E) A escrita de acordo com regras históricas da língua.

✅ Gabarito: D
Comentário: Expressões como “mainha”, “visse” e “cadim” são marcas regionais do Nordeste, indicando variação regional/geográfica.


Questão 2. Leia e responda:

Texto 2:

Mensagem 1 (WhatsApp):
“Oi, prof! Dá pra eu entregar o trabalho só amanhã? Tive um imprevisto 😅.”

Mensagem 2 (E-mail):
“Prezada professora, venho por meio desta solicitar, se possível, o envio do trabalho com um dia de atraso.”

Essas duas mensagens têm o mesmo propósito comunicativo, mas diferem:

A) Apenas pelo tamanho do texto.
B) Pela presença de erro de concordância.
C) Pelo grau de formalidade e contexto comunicativo.
D) Pela diferença de gênero textual.
E) Pela influência de regionalismo.

✅ Gabarito: C
Comentário: Ambas comunicam o mesmo pedido, mas variam conforme o nível de formalidade — a primeira é informal (situacional) e a segunda, formal (escrita padrão).


Questão 3. Leia e responda:

Texto 3:

“O rolê de ontem foi insano! Todo mundo colou, a vibe tava incrível.
Depois a gente deu um pulo na praça pra tomar um refri e trocar ideia.”

As expressões destacadas indicam que o texto pertence a um tipo de linguagem:

A) Regional, restrita ao interior do país.
B) Culto, usado em situações formais.
C) Técnico, usado em profissões específicas.
D) Jovem, marcada por gírias e pertencimento social.
E) Religioso, característico de grupos específicos.

✅ Gabarito: D
Comentário: O uso de “rolê”, “colou” e “vibe” mostra uma variação etária e social, típica da fala jovem urbana.

Questão 4. Leia e responda:

Texto 4:

No século XVI, um português escreveria assim:

“Vossa mercê há de saber que partiremos ao amanhecer, caso o tempo não nos impeça.”

Séculos depois, a mesma frase seria dita de modo mais simples:

“Você vai saber que a gente vai sair de manhã, se não chover.”

A comparação evidencia:

A) Mudança na concordância verbal.
B) Permanência das estruturas linguísticas.
C) Evolução da língua ao longo do tempo.
D) Adaptação regional das expressões.
E) Influência estrangeira na fala.

✅ Gabarito: C
Comentário: As formas “vossa mercê” → “você” → “cê” mostram variação histórica, resultado da evolução natural do idioma.


Questão 5. Leia e responda:

Texto 5:

“O senhorio chamou a moça e disse que ela falava errado, porque dizia ‘as criança’.
Ela, envergonhada, respondeu: ‘Mas é assim que minha mãe e minha vó sempre falaram comigo...’.”

O trecho ilustra:

A) Um caso de erro grave de concordância verbal.
B) Um exemplo de variação linguística social e preconceito.
C) Um uso incorreto da norma culta que precisa ser corrigido.
D) Um regionalismo típico do Nordeste.
E) Uma variação histórica da língua.

✅ Gabarito: B
Comentário: “As criança” é marca da fala popular, relacionada à variação social, e o texto denuncia o preconceito linguístico.

Questão 6. Leia e responda:

Texto 6:

Conversa em aplicativo:
— “Vc tá on?”
— “Tô sim. Blz?”
— “Td ok. Bora dps?”

O diálogo mostra que a língua se adapta:

A) À escrita literária formal.
B) À fala regional de um grupo específico.
C) Ao contexto digital e informal de interação.
D) Ao padrão culto exigido pela escola.
E) À linguagem técnica dos profissionais da área.

✅ Gabarito: C
Comentário: As abreviações (“vc”, “blz”, “td”) são marcas de variação situacional, típicas da linguagem digital e informal.


Questão 7. Leia e responda:

Texto 7:

“Tchê, me empresta o casaco que o minuano tá forte hoje! Depois a gente vai comer um xis lá no centro.”

A fala acima é típica de uma variação:

A) Etária, usada apenas por jovens.
B) Regional, identificada pelo uso de expressões locais.
C) Social, de pessoas com pouca escolaridade.
D) Formal, usada em textos acadêmicos.
E) Técnica, de profissionais do Sul.

✅ Gabarito: B
Comentário: Expressões como “tchê”, “minuano” e “xis” são marcas da fala gaúcha, configurando variação regional.


Questão 8. Leia e responda:

Texto 8:

“Encaminho em anexo o relatório referente ao desempenho do setor no último trimestre.
Solicito o agendamento de uma reunião para análise dos resultados.”

Esse trecho se caracteriza por:

A) Uso de linguagem coloquial.
B) Variação regional.
C) Registro formal, adequado ao contexto profissional.
D) Erro de coerência textual.
E) Linguagem informal de rede social.

✅ Gabarito: C
Comentário: O texto usa vocabulário técnico e formal, típico da variação situacional formal (contexto de trabalho).


Questão 9. Leia e responda:

Texto 9:

“O cara trampou o dia inteiro, chegou em casa morto, mas ainda foi dar um rolê com os parça.”

O texto apresenta marcas de:

A) Variação técnica.
B) Variação regional.
C) Variação social e coloquial.
D) Variação formal e culta.
E) Variação histórica.

✅ Gabarito: C
Comentário: Palavras como “trampou”, “rolê” e “parça” indicam fala urbana popular, representando variação social e situacional.


Questão 10. Leia e responda:

Texto 10:

“Não existe um português errado. O que existe é o português usado em contextos diferentes.
Na escola, aprendemos a norma culta, mas fora dela usamos outras formas, igualmente legítimas, que refletem nossa história e identidade.”

De acordo com o texto, podemos concluir que:

A) Apenas a norma culta deve ser valorizada.
B) A fala popular deve ser corrigida na escola.
C) A língua varia conforme o contexto e todos os usos são válidos.
D) A variação linguística atrapalha a comunicação.
E) O português brasileiro é menos correto que o de Portugal.

✅ Gabarito: C
Comentário: O texto defende a adequação linguística, ou seja, o uso da forma apropriada ao contexto sem hierarquizar variações.

[GABARITO] D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros - 3º EM

  Questão 1. (SAEPE). Leia o texto abaixo e responda. Esse texto é direcionado ao leitor para A) chamar sua atenção quanto a um perigo imine...