Questão 1. Texto:
"João se preparou para o exame durante semanas, portanto, conseguiu uma excelente pontuação."
a) Oposição
b) Causa
c) Consequência
d) Explicação
Gabarito comentado:
A alternativa correta é a letra c) Consequência, pois o conectivo portanto estabelece uma relação de causa e efeito. No contexto do texto, a preparação de João para o exame (causa) resultou em uma excelente pontuação (consequência). Esse conectivo é frequentemente usado para indicar resultados ou efeitos decorrentes de uma ação ou evento anterior.
As outras alternativas estão incorretas porque:
- a) Oposição: seria marcada por conectivos como mas, porém, todavia etc., que indicam ideias contrárias.
- b) Causa: seria marcada por conectivos como porque, já que, visto que, que explicam o motivo de algo.
- d) Explicação: é marcada por conectivos como pois, isto é, ou seja, que detalham ou justificam uma afirmação.
Assim, o conectivo portanto é corretamente identificado como indicador de consequência.
Questão 2. (PAEBES).
Leia o texto abaixo.
Cientistas revelam como os recém-nascidos veem seus pais
– e isso é fascinante. É muito comum ver pais conversando com seus recém-nascidos,
fazendo gracinhas e caras e bocas.
Mas, o que muitos deles não sabem é que seus pequenos não
conseguem entender suas emoções na maioria das vezes.
Um estudo feito no Instituto de Psicologia na Universidade
de Oslo e na Universidade de Uppsala, envolvendo crianças de dois a três dias
de vida, mostrou que a capacidade dos bebês de distinguir
emoções varia de acordo com a distância a que eles estão
do rosto da outra pessoa.
Esse estudo mostra que a distância máxima para um bebê
distinguir se a pessoa está feliz ou triste é de 30 cm. Se a distância vai para
60 cm ou mais, a imagem se torna extremamente turva e ele não consegue
distinguir as emoções do rosto.
Primeiro, os cientistas fizeram testes com adultos,
usando vídeos de faces que mudavam de expressão constantemente, para mostrar a
facilidade que temos de distinguir umas das outras. Depois, os mesmos vídeos
foram mostrados para recém-nascidos: suas reações para as expressões mostradas no
vídeo indicaram se eles podiam ver as imagens ou não. No geral, os bebês
respondiam aos estímulos recebidos a uma distância de 30 cm ou menos.
De acordo com o professor Svein Magnussen, recém-nascidos
são capazes de imitar as expressões faciais dos adultos desde os primeiros dias
de vida.
Mas, isso não significa que eles são capazes de entender
o que cada expressão em particular significa.
RAGAZZI, Jéssica. Disponível em:
<http://migre.me/sXaKu>.
Nesse texto, o
trecho que traz uma ideia de condição é:
A) “Mas, o que
muitos deles não sabem...”. (1° parágrafo)
B) “Se a
distância vai para 60 cm ou mais,...”. (3° parágrafo)
C) “Primeiro, os
cientistas fizeram testes com adultos,...”. (4° parágrafo)
D) “Depois, os mesmos vídeos foram mostrados...”. (4° parágrafo)
Gabarito comentado:
Questão 3. (SAERS). Leia o texto abaixo e responda.
Disponível: < http://www.colegiosantosanjos.com.br/blog/tirinha_blog_0001.jpg.>
Na frase “Já estão valendo as novas regras [...]”, a palavra destacada estabelece uma relação de
A) causalidade.
B) finalidade.
C) modalidade.
D) temporalidade.
Gabarito comentado:
Análise: A palavra "Já" indica um momento no tempo em que a ação de "estar valendo" começou.
Questão 4. (SPAECE).
Leia o texto abaixo.
Mercado do tempo
Natal já tá aí. O ano passou voando. É a vida, cada vez
mais corrida. Vinte e quatro horas é pouco – precisava um dia maior para pôr
tudo em dia.
Contra esses lugares-comuns, boa parte dos manuais
prescreve doses regulares de priorização, planejamento, marketing, lembretes,
listas e agendas, analógicos e digitais. Mas a ciência tem uma receita diferente:
você não vai aprender a controlar seu tempo encarando um calendário. Antes, é
necessário olhar para outros lugares. [...] É no dia a dia que se revela nossa
habilidade de cumprir planos.
Não é algo que você nasce sabendo. A forma como você
gasta e às vezes ganha tempo é influenciada por fatores culturais, geográficos
e econômicos. Tudo isso resulta na sua orientação temporal, uma fórmula pessoal
de encarar passado, presente e futuro. Mas uma coisa vale para todos nós: o
tempo passa. Melhor aprender seu ritmo, antes que ele acabe ultrapassando você.
URBIM, Emiliano. Superinteressante.
Dez. 2010. p. 64-65. Fragmento.
Nesse texto, no
trecho “Mas a ciência tem uma receita diferente: ...” (2°
parágrafo), a palavra destacada estabelece relação de
A) oposição.
B) conclusão.
C) explicação.
D) adição.
Gabarito comentado:
Questão 5. (AVALIA-BH).
Leia o texto abaixo.
Como os golfinhos dormem?
Os pesquisadores não têm certeza de como funciona o sono
dos golfinhos. Uma das hipóteses é que eles nunca dormem totalmente e uma parte
de seu cérebro permanece ativa, enquanto outra repousa, pois precisam subir à
superfície para respirar.
É possível também que eles tirem apenas cochilos para descansar.
Há ainda a possibilidade de revezarem o descanso com os companheiros de grupo
para evitar o ataque de predadores.
Recreio.
n. 517. 4 fev. 2010. p. 5.
No trecho “... pois
precisam subir à superfície para respirar.”, o termo destacado indica
A) alternância.
B) causa.
C) condição.
D) explicação.
Gabarito comentado:
Questão 6. (SAEMS).
Leia o texto abaixo.
O que significa Uhuru
[...] Filho, esta história inteira, desde o início até o
fim, é sobre o seu nome, o meu nome, e o nome de nossos antepassados desde a
época de Muzamba. O povo de Muzamba falava uma língua chamada swahili.
[...]
No exato dia em que meu pai me contou porque eu me
chamava Uhuru, decidi que meu filho teria o
mesmo nome, mesmo que ele pareça tão estranho para quem
não conhece esta história.
− Mas, pai, o que significa Uhuru, afinal?
− Você ainda não sabe? Tente adivinhar...
Uhuru parou e pensou. Olhou para cima e viu a lua cheia,
brilhando e deixando a noite clara como nunca. Ouviu os grilos cantando no
jardim, e os sapos coaxando na lagoa próxima. [...] De longe, ele julgou ouvir
um grito de um falcão, quando a resposta lhe veio à mente, escapando de sua
boca quase como um grito.
− Liberdade!
− Muito bem, meu filho! Uhuru significa liberdade na
língua swahili. [...] LIBERDADE!
LOBÃO. Alexandre Santos. O que
significa Uhuru. In: Uhuru – uma história de liberdade.Brasília:LGE Editora,
2009. p. 97-8. Fragmento.
No trecho “Ouviu
os grilos cantando no jardim, ...” (5°parágrafo), a expressão
destacada exprime circunstância de
A) causa.
B) lugar.
C) modo.
D) tempo.
Gabarito comentado:
Questão 7. (AREAL).
Leia o texto abaixo.
Toy
Story
O aniversário de
Andy está chegando e os brinquedos estão nervosos. Afinal de contas, eles temem
que um novo brinquedo possa substituí-los.
Liderados por
Woody, um caubói que é também o brinquedo predileto de Andy, eles montam uma escuta
que lhes permite saber dos presentes ganhos.
Entre eles está
Buzz Lightyear, o boneco de um patrulheiro espacial, que logo passa a receber
mais atenção do garoto. Isto aos poucos gera ciúmes em Woody, que tenta fazer
com que ele caia atrás da cama. Só que o plano dá errado e Buzz cai pela
janela.
É o início da
aventura de Woody, que precisa resgatar Buzz também para limpar sua barra com
os outros brinquedos.
Disponível em:
<http://migre.me/fW6AZ>.
Nesse texto, no
trecho “Só que o plano dá errado...”, o termo destacado
estabelece ideia de
A) consequência.
B) explicação.
C) oposição.
D) tempo.
Gabarito comentado:
Questão 8. (Prova
Brasil). Leia o texto abaixo:
Acho uma boa ideia abrir as escolas no fim de semana, mas
os alunos devem ser supervisionados por alguém responsável pelos jogos ou
qualquer opção de lazer que se ofereça no dia. A comunidade poderia interagir e
participar de atividades interessantes. Poderiam ser feitas gincanas, festas e
até churrascos dentro da escola.
(Juliana Araújo e Souza)
(Correio Braziliense, 10/02/2003,
Gabarito. p. 2.)
Em “A comunidade
poderia interagir e participar de atividades interessantes.”, a
palavra destacada indica:
A) alternância.
B) oposição.
C) adição.
D) explicação.
Gabarito comentado:
Questão 9. Leia
o texto e responda.
Goiabada, Carlos
Heitor Cony
Goiabada tinha cara de goiabada mesmo. Fica difícil
explicar o que seja uma cara de goiabada, mas qualquer pessoa que se defrontava
com ele, mesmo que nada dissesse, constataria em foro íntimo que Goiabada tinha
cara de goiabada.
Eu o conheci há tempos, quando jogava pelada nas ruas da
Ilha do Governador. Ele se oferecia para a escalação, mas quase sempre era
rejeitado. Ruim de bola, era bom de gênio.
[...]
Perdi-o de vista, o que foi recíproco. Outro dia, parei
num posto para abastecer o carro e um senhor idoso me ofereceu umas flanelas,
dessas de limpar para-brisa. Ia recusar, mas alguma coisa me chamou a atenção:
dando o desconto do tempo, o cara tinha cara de goiabada. Fiquei indeciso. Não
podia perguntar se ele era o Goiabada, podia se ofender, não havia motivo para
tanta e tamanha intimidade.
[...]
O tanque do carro já estava cheio, e o novo Goiabada,
desanimado de me vender uma flanela, ia se retirando em busca de freguês mais
necessitado.
Perguntei quantas flanelas ele tinha. Não sabia, devia ter
umas 40, não vendera nenhuma naquele dia.
Comprei-lhe todas, ele fez um abatimento razoável. E ficou
de mãos vazias, olhando o estranho que sumia com suas 40 flanelas e nem fizera
questão do troco.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1111200803.htm
No trecho “Outro
dia, parei num posto para abastecer o carro e um senhor idoso me
ofereceu umas flanelas [...]”, o termo sublinhado
A) acrescenta
uma informação à anterior.
B) explica a
ideia anteriormente citada.
C) se opõe ao
que foi dito anteriormente.
D) oferece uma alternativa ao fato citado.
Gabarito comentado:
Questão 10. Leia
o texto para responder a questão abaixo:
Os pancararés
Conhecedores de cada canto da região em que viveram os
cangaceiros, os pancararés, quando a volante passava, ajudavam a esconder
Lampião e seu bando. Hoje, uma comunidade remanescente dos pancararés vive na
Baixa do Chico, um pequeno povoado situado no interior do Raso da Catarina.
Embora as condições de vida sejam bastante simples, os
moradores parecem saudáveis. Vivem em casas rústicas de pau-a-pique e recebem
água de um poço artesiano porque a região é árida e agreste. Dedicam-se a
pequenas lavouras de milho e feijão e à criação degado.
www.almg.gov.br/revistalegis/saofrancisco/população.
No trecho “... quando
a volante passava, ajudavam a esconder Lampião e seu bando.”, a
expressão destacada demonstra uma circunstância de
A) dúvida.
B) condição.
C) tempo.
D) comparação.
Gabarito comentado:
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