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segunda-feira, 5 de maio de 2025

[GABARITO] D15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc... - 9 ano

 

Questão 1. Texto:

"João se preparou para o exame durante semanas, portanto, conseguiu uma excelente pontuação."

a) Oposição
b) Causa
c) Consequência
d) Explicação

Gabarito comentado:

A alternativa correta é a letra c) Consequência, pois o conectivo portanto estabelece uma relação de causa e efeito. No contexto do texto, a preparação de João para o exame (causa) resultou em uma excelente pontuação (consequência). Esse conectivo é frequentemente usado para indicar resultados ou efeitos decorrentes de uma ação ou evento anterior.

As outras alternativas estão incorretas porque:

  • a) Oposição: seria marcada por conectivos como mas, porém, todavia etc., que indicam ideias contrárias.
  • b) Causa: seria marcada por conectivos como porque, já que, visto que, que explicam o motivo de algo.
  • d) Explicação: é marcada por conectivos como pois, isto é, ou seja, que detalham ou justificam uma afirmação.

Assim, o conectivo portanto é corretamente identificado como indicador de consequência.

Questão 2. (PAEBES). Leia o texto abaixo.

 

Cientistas revelam como os recém-nascidos veem seus pais – e isso é fascinante. É muito comum ver pais conversando com seus recém-nascidos, fazendo gracinhas e caras e bocas.

Mas, o que muitos deles não sabem é que seus pequenos não conseguem entender suas emoções na maioria das vezes.

Um estudo feito no Instituto de Psicologia na Universidade de Oslo e na Universidade de Uppsala, envolvendo crianças de dois a três dias de vida, mostrou que a capacidade dos bebês de distinguir

emoções varia de acordo com a distância a que eles estão do rosto da outra pessoa.

Esse estudo mostra que a distância máxima para um bebê distinguir se a pessoa está feliz ou triste é de 30 cm. Se a distância vai para 60 cm ou mais, a imagem se torna extremamente turva e ele não consegue distinguir as emoções do rosto.

Primeiro, os cientistas fizeram testes com adultos, usando vídeos de faces que mudavam de expressão constantemente, para mostrar a facilidade que temos de distinguir umas das outras. Depois, os mesmos vídeos foram mostrados para recém-nascidos: suas reações para as expressões mostradas no vídeo indicaram se eles podiam ver as imagens ou não. No geral, os bebês respondiam aos estímulos recebidos a uma distância de 30 cm ou menos.

De acordo com o professor Svein Magnussen, recém-nascidos são capazes de imitar as expressões faciais dos adultos desde os primeiros dias de vida.

Mas, isso não significa que eles são capazes de entender o que cada expressão em particular significa.

RAGAZZI, Jéssica. Disponível em: <http://migre.me/sXaKu>.

 

Nesse texto, o trecho que traz uma ideia de condição é:

A) “Mas, o que muitos deles não sabem...”. (1° parágrafo)

B) “Se a distância vai para 60 cm ou mais,...”. (3° parágrafo)

C) “Primeiro, os cientistas fizeram testes com adultos,...”. (4° parágrafo)

D) “Depois, os mesmos vídeos foram mostrados...”. (4° parágrafo)

Gabarito comentado:

 Análise: A palavra "Se" introduz uma condição para que a consequência (a imagem se tornar turva e o bebê não conseguir distinguir as emoções) ocorra.

  • Gabarito: B) condição.
  • Questão 3. (SAERS). Leia o texto abaixo e responda.

    Uma imagem contendo Texto

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.Texto

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

    Disponível: < http://www.colegiosantosanjos.com.br/blog/tirinha_blog_0001.jpg.>

     

    Na frase “ estão valendo as novas regras [...]”, a palavra destacada estabelece uma relação de

    A) causalidade.

    B) finalidade.

    C) modalidade.

    D) temporalidade.

     Gabarito comentado:

     Análise: A palavra "Já" indica um momento no tempo em que a ação de "estar valendo" começou.

  • Gabarito: D) temporalidade.
  • Questão 4. (SPAECE). Leia o texto abaixo.

     

    Mercado do tempo

    Natal já tá aí. O ano passou voando. É a vida, cada vez mais corrida. Vinte e quatro horas é pouco – precisava um dia maior para pôr tudo em dia.

    Contra esses lugares-comuns, boa parte dos manuais prescreve doses regulares de priorização, planejamento, marketing, lembretes, listas e agendas, analógicos e digitais. Mas a ciência tem uma receita diferente: você não vai aprender a controlar seu tempo encarando um calendário. Antes, é necessário olhar para outros lugares. [...] É no dia a dia que se revela nossa habilidade de cumprir planos.

    Não é algo que você nasce sabendo. A forma como você gasta e às vezes ganha tempo é influenciada por fatores culturais, geográficos e econômicos. Tudo isso resulta na sua orientação temporal, uma fórmula pessoal de encarar passado, presente e futuro. Mas uma coisa vale para todos nós: o tempo passa. Melhor aprender seu ritmo, antes que ele acabe ultrapassando você.

    URBIM, Emiliano. Superinteressante. Dez. 2010. p. 64-65. Fragmento.

     

    Nesse texto, no trecho “Mas a ciência tem uma receita diferente: ...” (2° parágrafo), a palavra destacada estabelece relação de

    A) oposição.

    B) conclusão.

    C) explicação.

    D) adição.

    Gabarito comentado:

  • Análise: A conjunção "Mas" introduz uma ideia que se contrapõe ao que foi dito anteriormente sobre manuais e suas prescrições.
  • Gabarito: A) oposição.
  •  

    Questão 5. (AVALIA-BH). Leia o texto abaixo.

     

    Como os golfinhos dormem?

    Os pesquisadores não têm certeza de como funciona o sono dos golfinhos. Uma das hipóteses é que eles nunca dormem totalmente e uma parte de seu cérebro permanece ativa, enquanto outra repousa, pois precisam subir à superfície para respirar.

    É possível também que eles tirem apenas cochilos para descansar. Há ainda a possibilidade de revezarem o descanso com os companheiros de grupo para evitar o ataque de predadores.

    Recreio. n. 517. 4 fev. 2010. p. 5.

     

    No trecho “... pois precisam subir à superfície para respirar.”, o termo destacado indica

    A) alternância.

    B) causa.

    C) condição.

    D) explicação.

    Gabarito comentado:

  • A conjunção "pois" introduz a razão ou o motivo pelo qual os golfinhos não podem dormir totalmente.
  • Gabarito: B) causa.
  •  

    Questão 6. (SAEMS). Leia o texto abaixo.

     

    O que significa Uhuru

     

    [...] Filho, esta história inteira, desde o início até o fim, é sobre o seu nome, o meu nome, e o nome de nossos antepassados desde a época de Muzamba. O povo de Muzamba falava uma língua chamada swahili.

    [...]

    No exato dia em que meu pai me contou porque eu me chamava Uhuru, decidi que meu filho teria o

    mesmo nome, mesmo que ele pareça tão estranho para quem não conhece esta história.

    − Mas, pai, o que significa Uhuru, afinal?

    − Você ainda não sabe? Tente adivinhar...

    Uhuru parou e pensou. Olhou para cima e viu a lua cheia, brilhando e deixando a noite clara como nunca. Ouviu os grilos cantando no jardim, e os sapos coaxando na lagoa próxima. [...] De longe, ele julgou ouvir um grito de um falcão, quando a resposta lhe veio à mente, escapando de sua boca quase como um grito.

    − Liberdade!

    − Muito bem, meu filho! Uhuru significa liberdade na língua swahili. [...] LIBERDADE!

    LOBÃO. Alexandre Santos. O que significa Uhuru. In: Uhuru – uma história de liberdade.Brasília:LGE Editora, 2009. p. 97-8. Fragmento.

    No trecho “Ouviu os grilos cantando no jardim, ...” (5°parágrafo), a expressão destacada exprime circunstância de

    A) causa.

    B) lugar.

    C) modo.

    D) tempo.

    Gabarito comentado:

  • A expressão "no jardim" indica o lugar onde a ação de ouvir os grilos cantando acontece.
  • Gabarito: B) lugar.
  •  

    Questão 7. (AREAL). Leia o texto abaixo.

     

    Toy Story

    O aniversário de Andy está chegando e os brinquedos estão nervosos. Afinal de contas, eles temem que um novo brinquedo possa substituí-los.

    Liderados por Woody, um caubói que é também o brinquedo predileto de Andy, eles montam uma escuta que lhes permite saber dos presentes ganhos.

    Entre eles está Buzz Lightyear, o boneco de um patrulheiro espacial, que logo passa a receber mais atenção do garoto. Isto aos poucos gera ciúmes em Woody, que tenta fazer com que ele caia atrás da cama. Só que o plano dá errado e Buzz cai pela janela.

    É o início da aventura de Woody, que precisa resgatar Buzz também para limpar sua barra com os outros brinquedos.

    Disponível em: &lt;http://migre.me/fW6AZ&gt;.

     

    Nesse texto, no trecho “Só que o plano dá errado...”, o termo destacado estabelece ideia de

    A) consequência.

    B) explicação.

    C) oposição.

    D) tempo.

    Gabarito comentado:

  • A expressão "Só que" introduz uma ideia de contraste ou oposição ao plano mencionado anteriormente.
  • Gabarito: C) oposição.
  •  

    Questão 8. (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

    Acho uma boa ideia abrir as escolas no fim de semana, mas os alunos devem ser supervisionados por alguém responsável pelos jogos ou qualquer opção de lazer que se ofereça no dia. A comunidade poderia interagir e participar de atividades interessantes. Poderiam ser feitas gincanas, festas e até churrascos dentro da escola.

    (Juliana Araújo e Souza)

    (Correio Braziliense, 10/02/2003, Gabarito. p. 2.)

     

    Em “A comunidade poderia interagir e participar de atividades interessantes.”, a palavra destacada indica:

    A) alternância.

    B) oposição.

    C) adição.

    D) explicação.

    Gabarito comentado:

  • A conjunção "e" conecta duas ações que a comunidade poderia realizar, adicionando uma à outra.
  • Gabarito: C) adição.
  •  

    Questão 9. Leia o texto e responda.

     

    Goiabada, Carlos Heitor Cony

    Goiabada tinha cara de goiabada mesmo. Fica difícil explicar o que seja uma cara de goiabada, mas qualquer pessoa que se defrontava com ele, mesmo que nada dissesse, constataria em foro íntimo que Goiabada tinha cara de goiabada.

    Eu o conheci há tempos, quando jogava pelada nas ruas da Ilha do Governador. Ele se oferecia para a escalação, mas quase sempre era rejeitado. Ruim de bola, era bom de gênio.

    [...]

    Perdi-o de vista, o que foi recíproco. Outro dia, parei num posto para abastecer o carro e um senhor idoso me ofereceu umas flanelas, dessas de limpar para-brisa. Ia recusar, mas alguma coisa me chamou a atenção: dando o desconto do tempo, o cara tinha cara de goiabada. Fiquei indeciso. Não podia perguntar se ele era o Goiabada, podia se ofender, não havia motivo para tanta e tamanha intimidade.

    [...]

    O tanque do carro já estava cheio, e o novo Goiabada, desanimado de me vender uma flanela, ia se retirando em busca de freguês mais necessitado.

    Perguntei quantas flanelas ele tinha. Não sabia, devia ter umas 40, não vendera nenhuma naquele dia.

    Comprei-lhe todas, ele fez um abatimento razoável. E ficou de mãos vazias, olhando o estranho que sumia com suas 40 flanelas e nem fizera questão do troco.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1111200803.htm

     

    No trecho “Outro dia, parei num posto para abastecer o carro e um senhor idoso me ofereceu umas flanelas [...]”, o termo sublinhado

    A) acrescenta uma informação à anterior.

    B) explica a ideia anteriormente citada.

    C) se opõe ao que foi dito anteriormente.

    D) oferece uma alternativa ao fato citado.

    Gabarito comentado:

  • A conjunção "e" conecta duas ações sequenciais realizadas pelo narrador, adicionando uma informação à anterior.
  • Gabarito: A) acrescenta uma informação à anterior.
  •  

    Questão 10. Leia o texto para responder a questão abaixo:

     

    Os pancararés

    Conhecedores de cada canto da região em que viveram os cangaceiros, os pancararés, quando a volante passava, ajudavam a esconder Lampião e seu bando. Hoje, uma comunidade remanescente dos pancararés vive na Baixa do Chico, um pequeno povoado situado no interior do Raso da Catarina.

    Embora as condições de vida sejam bastante simples, os moradores parecem saudáveis. Vivem em casas rústicas de pau-a-pique e recebem água de um poço artesiano porque a região é árida e agreste. Dedicam-se a pequenas lavouras de milho e feijão e à criação degado.

    www.almg.gov.br/revistalegis/saofrancisco/população.

     

    No trecho “... quando a volante passava, ajudavam a esconder Lampião e seu bando.”, a expressão destacada demonstra uma circunstância de

    A) dúvida.

    B) condição.

    C) tempo.

    D) comparação.

    Gabarito comentado:

  • “... "quando a volante passava", ajudavam a esconder Lampião e seu bando.”
  • Análise: A expressão "quando a volante passava" indica o momento em que a ação de ajudar a esconder Lampião e seu bando ocorria.
  • Gabarito: C) tempo.
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