Questão 1. Leia o trecho a seguir:
"Ana preparou um delicioso jantar para a família. Todos elogiaram a refeição feita por ela."
Com base nesse trecho, qual é o mecanismo de coesão utilizado para evitar a repetição do nome da personagem?
A) Uso de conectivos que estabelecem oposição entre as frases.
B) Uso de um advérbio para retomar a ideia central do texto.
C) Substituição do nome da personagem por um pronome pessoal.
D) Repetição proposital da mesma palavra para reforçar a ideia principal.
Gabarito: C
Justificativa: O pronome "ela" substitui "Ana", mantendo a coesão textual e evitando a repetição.
Questão 2. Leia o trecho abaixo:
"A prática regular de esportes deve ser incentivada nas escolas, pois contribui para o desenvolvimento físico e emocional dos alunos."
Qual é a tese defendida nesse texto?
A) Os alunos enfrentam dificuldades emocionais nas escolas.
B) O desenvolvimento físico é mais importante que o emocional.
C) A prática de esportes exige incentivo dos professores.
D) A prática esportiva nas escolas é benéfica e deve ser promovida.
Gabarito comentado: Gabarito: D
Justificativa: A tese é a ideia central defendida no texto, e nesse caso, é que a prática esportiva nas escolas traz benefícios e deve ser incentivada.
Questão 3. Leia o fragmento:
"O uso de transporte público deve ser ampliado nas grandes cidades. Ele reduz o número de carros nas ruas e diminui a emissão de poluentes."
Qual alternativa apresenta corretamente a relação entre tese e argumentos?
A) A tese é a redução dos poluentes, e o transporte público é um detalhe irrelevante.
B) Os argumentos reforçam a necessidade de ampliar o transporte público, sustentando a tese.
C) A tese apresenta um fato, enquanto os argumentos discutem outro tema.
D) Os argumentos contradizem a tese ao sugerirem o uso de carros particulares.
Gabarito comentado: Gabarito: B
Justificativa: Os argumentos (redução de carros e de poluição) sustentam logicamente a tese de que o transporte público deve ser ampliado.
Questão 4. (SPAECE). Leia o texto abaixo.
Emagrecer melhora saúde, mas não melhora humor, indica estudo
[...] A pesquisa observou 1,9 mil pacientes britânicos acima do peso com mais
de 50 anos, aconselhados a perder peso por questões de saúde. O estudo [...]
afirma que pessoas que perderam mais de 5% de peso ficaram mais saudáveis,
porém mais propensas a sentir mau humor.
A equipe da Universidade College London (UCL) afirmou que quem
estiver tentando perder peso deve procurar o apoio de amigos e profissionais de
saúde, caso sinta necessidade. [...] As 278 pessoas que emagreceram também
registraram queda na pressão e no nível de lipídios. Mas também tiveram uma
probabilidade 50% maior de se sentir tristes, em comparação com aqueles que
mantiveram o mesmo peso.
Para os cientistas, isso poderia ser explicado pelas
dificuldades de se manter uma dieta, como, por exemplo, resistir a beliscar e
evitar encontros com amigos que envolvam refeições. “Não queremos desestimular
as pessoas a tentar perder peso, porque isso traz enormes benefícios de saúde.
Mas as pessoas não devem ter a expectativa de que emagrecer vai imediatamente
melhorar todos os aspectos de suas vidas”, afirmou a doutora Sarah Jackson, que
coordenou a pesquisa. [...]
Disponível em:
http://migre.me/kZQMG. Fragmento.
No trecho “... isso traz enormes benefícios de saúde...” (3° parágrafo), o termo em destaque refere-se a
A)
perder peso.
B)
manter uma dieta.
C)
evitar encontros com amigos.
D) desestimular as pessoas.
Gabarito comentado:
✅ Gabarito: A) perder peso.
Comentário:
O pronome demonstrativo "isso" retoma uma ideia mencionada anteriormente no texto. No trecho citado, o contexto imediato trata dos efeitos positivos da perda de peso: "as 278 pessoas que emagreceram também registraram queda na pressão e no nível de lipídios". Logo em seguida, a doutora Sarah Jackson afirma que “não queremos desestimular as pessoas a tentar perder peso, porque isso traz enormes benefícios de saúde.” Portanto, “isso” refere-se à perda de peso, que é o foco da argumentação do parágrafo. As demais opções representam consequências ou situações associadas, mas não são o referente direto do pronome.
Questão 5. (AVALIA-BH). Leia o texto abaixo.
Humor de adolescência
A convivência com os adolescentes é cheia de surpresas, pois
esse ser mutante e complexo apresenta constantes alterações de humor. [...] São
seres indecisos e carentes, mas também são rebeldes e defensivos.
A adolescência é uma fase que deixa marcas por toda uma vida.
Nessa fase descobre-se a sexualidade, o desejo de ser independente, a ousadia
de experimentar o diferente e, entre outras coisas, descobre-se
também a beleza da liberdade e o valor do respeito.
A escola é, certamente, um dos locais em que as descobertas da
adolescência ganham maior evidência, pois é ali que adolescentes relacionam-se
com outros adolescentes, trocando experiências e medos. Os comportamentos dos
adolescentes, tais como rebeldia, humor alterado, arrogância e outros podem até
ser explicados pela frequente metamorfose física e mental decorrente dessa
fase, porém, é preciso que o adolescente aprenda a respeitar os limites. E por
mais difícil que seja, professores, pais e amigos precisam lidar com essa
complexa fase da vida.
A compreensão é, sem dúvida, fundamental, pois o adolescente
necessita sentir-se num ambiente amigável e confiável para assim agir de forma
natural, espontânea e sensata. [...]
Quando há essa resistência em relacionar-se com respeito, surgem
os maiores problemas, pois os adolescentes partem para as provocações, rebeldia
exagerada, descontrole e desprezo por tudo que possa contrariá-los. Nenhuma
relação suporta o desrespeito contínuo, e, quando se trata de adolescente, os
adultos – pais e educadores – podem encontrar grandes e verdadeiros conflitos
de relacionamento pela frente.
Apesar de não haver uma receita pronta, cabe aos adultos a
tarefa de educarem os mais jovens, mostrando o valor do respeito, da liberdade
e da confiança, lembrando que o melhor exemplo deve ser a própria conduta do
adulto.
FRANÇA, Cláudia. Disponível em:http://eaprender.ig.com.br/liquid.asp?RegSel=24&Pagina=1#materia
No
trecho “... e desprezo por tudo que possa contrariá-los.” (6° parágrafo), a
palavra destacada substitui
A)
adolescentes.
B)
adultos.
C)
educadores.
D) pais.
Gabarito comentado: ✅ Gabarito: A) adolescentes.
Comentário:
O pronome “contrariá-los” está no plural e se refere ao sujeito da frase anterior: “os adolescentes partem para as provocações...”. Ou seja, “contrariá-los” refere-se aos adolescentes. O texto está explicando as reações dos adolescentes diante da resistência em se relacionar com respeito. A construção sintática e a coesão textual confirmam que os adolescentes são os que demonstram desprezo por tudo que os contraria. As demais alternativas (adultos, educadores, pais) são agentes externos mencionados em outro momento do texto, e não os alvos diretos do trecho em questão.
Questão 6. (SAEPB). Leia o texto abaixo.
Quais
os efeitos do calor no corpo?
Batimentos a mil.
Os vasos do coração também se dilatam com o calor. Com
isso, a pressão arterial cai e ele passa a bater mais rápido, aumentando a
frequência cardíaca. Em casos de exposição solar intensa, podemos desenvolver
um quadro de insolação, com sintomas como febre, falta de ar, dor de cabeça,
tontura, náuseas e até desmaio.
Nariz desprotegido.
O aumento da temperatura causa a dilatação dos vasos do
nariz, o que intensifica a circulação de sangue ali e leva à congestão. Sem a
lubrificação adequada, os pelos nasais perdem a capacidade de filtrar as
partículas do ar, favorecendo a entrada de vírus e bactérias.
Manchas à vista.
O tempo quente e ensolarado provoca a superprodução de
melanina, o pigmento encarregado de absorver a radiação solar e dar o tom
bronzeado à pele. Isso pode levar ao aparecimento de manchas escuras no corpo
[...].
Baixando o termômetro.
Para impedir que a temperatura vá às alturas, as
glândulas sudoríparas, localizadas logo abaixo da pele, produzem suor – líquido
rico em sais minerais, como o sódio e o potássio. Essa suadeira toda, se
combinada a um ambiente úmido, pode contribuir para o desenvolvimento de
micoses, principalmente em áreas de dobras, como virilhas, axilas e entre os
dedos dos pés. Um adulto pode produzir dois litros de suor em um dia quente –
99% desse líquido é constituído de água e 1% de sais minerais.
Proteja-se!
Opte por roupas claras e leves, de preferência de
algodão. Esse tecido absorve a transpiração e permite que a pele respire. Coma
frutas, principalmente melão, morango e melancia. Por conterem muita água, elas
ajudam a repor o líquido perdido com o suor. Fuja do sol entre 10 e 15 horas,
período de maior intensidade dos raios ultravioleta. Tenha sempre um filtro
solar à mão e, se possível, reaplique-o a cada duas horas.
Hidrate-se. O ideal é ingerir sete ou oito copos d’água
diariamente para evitar a perda de sais minerais.
Saúde é vital. n. 331,
dez. 2010, Ed. Abril, p.30-31. Fragmento.
No trecho “Com
isso, a pressão arterial cai e ele passa a bater...”, a palavra destacada
refere-se à
A) alteração da
frequência cardíaca.
B) ampliação dos
vasos do nariz.
C) dilatação dos
vasos do coração.
D) exposição
excessiva ao sol.
Gabarito comentado: ✅ Gabarito: C) dilatação dos vasos do coração.
Comentário:
O trecho completo é: “Os vasos do coração também se dilatam com o calor. Com isso, a pressão arterial cai e ele passa a bater mais rápido...”
O sujeito do verbo "bater" é "ele", e o único substantivo compatível com esse pronome e com a ação de "bater" (no contexto biológico) é o coração. O termo “com isso” retoma a dilatação dos vasos do coração, o que causa a queda da pressão e leva o coração a bater mais rápido. Portanto, o pronome "ele" refere-se a "coração", e o efeito descrito tem relação direta com a dilatação dos vasos cardíacos.
Questão 7. (SAEPI). Leia o texto abaixo.
O site americano TechCrunch, especializado em web, fez em
agosto do ano passado uma constatação que, sempre que feita, ainda espanta a
gringaiada: é preciso falar português para entender parte importante do
universo online atual.
É na América Latina, constata o site, que a web mais
cresce no planeta: a região já responde hoje por metade da população de
internet da América do Norte e continua crescendo mais que a média mundial de
usuários em outros continentes. O Brasil, nesse bolo, está na ponta, compondo
35% dos internautas latino-americanos.
Em sites de forte apelo global como Orkut, Facebook e
Twitter, os falantes de português são um público numeroso. Mas falar português
também está virando um atrativo de mercado: o acesso a sites e a compras
latino-americanas, diz o TechCrunch, são majoritariamente em português. [...] O
brasileiro adere fácil à tecnologia da conversação porque é comunicativo. [...]
Segundo o Ibope, os internautas brasileiros entre 12 e 24 anos passam 27 horas
mensais no computador, dos quais 57% visitam blogs e 46% usam programas de
conversação.
Língua. Ano 5, n. 64, fev. 2011.
Nesse texto, a
ideia defendida pelo site TechCrunch refere-se
A) à importância
do português no universo online.
B) à
participação do português nas compras realizadas online.
C) ao
crescimento da web na América Latina.
D) ao tempo gasto pelos internautas brasileiros na web.
Gabarito comentado:
Gabarito: A) à importância do português no universo online.
Comentário: O texto destaca que, para entender uma parte relevante da internet atual, é preciso falar português, pois o idioma se tornou significativo nos acessos, redes sociais e no mercado online. Assim, o foco principal é a valorização do português como idioma essencial na web global.
Questão 8. (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
O mercúrio onipresente (Fragmento)
Os venenos ambientais nunca seguem regras. Quando o mundo
pensa ter descoberto tudo o que é preciso para controlá-los, eles voltam a
atacar.
Quando removemos o chumbo da gasolina, ele ressurge nos
encanamentos envelhecidos. Quando toxinas e resíduos são enterrados em aterros
sanitários, contaminam o lençol freático. Mas ao menos acreditávamos conhecer
bem o mercúrio.
Apesar de todo o seu poder tóxico, desde que evitássemos
determinadas espécies de peixes nas quais o nível de contaminação é
particularmente elevado, estaríamos bem. [...].
Mas o mercúrio é famoso pela capacidade de passar
despercebido. Uma série de estudos recentes sugere que o metal potencialmente
mortífero está em toda parte — e é mais perigoso do que a maioria das pessoas
acredita.
Jeffrey Kluger. IstoÉ. nº 1927, 27/06/2006, p.114-115.
A tese defendida
no texto está expressa no trecho:
A) as
substâncias tóxicas, em aterros, contaminam o lençol freático.
B) o chumbo da
gasolina ressurge com a ação do tempo.
C) o mercúrio
apresenta alto teor de periculosidade para a natureza.
D) o total controle dos venenos ambientais é impossível.
Gabarito comentado:
Gabarito: D) o total controle dos venenos ambientais é impossível.
Comentário: O texto mostra que, por mais que se tente controlar substâncias tóxicas (como chumbo e mercúrio), elas continuam reaparecendo e causando danos. O trecho-chave está logo na abertura: "Os venenos ambientais nunca seguem regras." Isso sustenta a tese de que o controle total dessas substâncias é inalcançável.
Questão 9. (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
A incapacidade de ser verdadeiro
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa
dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo
fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio
contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de
buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo.
Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi
proibido de jogar futebol durante quinze dias. Quando o menino voltou falando
que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam
formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo
ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
– Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um
caso de poesia.
DRUMMOND, Carlos. Contos plausíveis.
Rio de Janeiro: Record.
Nesse texto, a
narrativa é gerada pela
A) aparição de
seres fantásticos.
B) ida de Paulo
ao médico.
C) imaginação de
Paulo.
D) proibição de jogar futebol.
Gabarito comentado:
Gabarito: C) imaginação de Paulo.
Comentário: Todas as histórias contadas por Paulo envolvem situações impossíveis e fantasiosas (dragões lendo fotonovelas, pedaço de lua com gosto de queijo, borboletas fazendo tapete voador). O médico, no fim, conclui que o garoto é “um caso de poesia”, reforçando que a base da narrativa é a criatividade e a imaginação do personagem.
Questão 10.
(PAEBES). Leia o texto abaixo.
Meio ambiente e a Convenção do Clima
Toda vez que se fala da Convenção do Clima na imprensa,
fala-se também em desastres do meio ambiente. Efeito estufa, gás carbônico em
excesso na atmosfera, são sinônimos de desastre. Desastres naturais climáticos,
principalmente enchentes, que causam enorme destruição são o transtorno visível
mais direto que se usa como ameaça para tentar convencer aqueles que não querem
passar a adotar processos energéticos mais limpos (e mais caros). O que há de
verdade nisto tudo? Afinal, aquecimentos e resfriamentos do planeta não são
novidades. Quem não ouviu falar das eras glaciais, por exemplo? Por que agora
deveria ser diferente?
A resposta é que as mudanças passadas foram naturais, e
agora, o efeito é artificial, causado pelo homem, e o resultado de modificar o
efeito estufa, de contribuir artificialmente para um aquecimento do planeta,
pode trazer resultados que são uma grande incógnita. Não se sabe ao certo o que
pode acontecer.
Os estudos ainda não são totalmente unânimes em prever os
resultados. Mas uma coisa é certa. Vai ser um processo destrutivo que pode
trazer enormes prejuízos para todos.
Reduzir o efeito estufa é possível, mas passa a ser um
problema econômico. Adotar processos de geração de energia mais limpos, e sem
emissão de gás carbônico, custa caro, e poderá afetar a economia dos países,
principalmente aqueles que precisam investir mais porque poluem mais. O
Congresso Americano nomeou uma comissão para estudar o assunto. [...]
Disponível em:
http://www.dge.inpe.br/ozonio/kirchhoff/html/artigo11.html. Fragmento.
Nesse texto, o
autor defende a ideia de que
A) a criação da
comissão para estudar o efeito estufa ajudará a amenizar a situação.
B) a mudança
climática acarretará enormes prejuízos para a humanidade.
C) é importante
serem realizadas convenções sobre o clima.
D) é preciso
evitar desastres como as enchentes.
Gabarito: B) a mudança climática acarretará enormes prejuízos para a humanidade.
Comentário: O texto afirma que, embora as mudanças climáticas do passado tenham sido naturais, a atual é causada pelo homem e pode gerar “enormes prejuízos”. O foco está nos efeitos destrutivos do aquecimento global.
Questão 11.
(AVALIA-BH). Leia o texto abaixo.
Vó caiu na piscina
Noite na serra, a luz apagou. Entra o garoto.
– Pai, vó caiu na piscina.
– Tudo bem, filho.
O garoto insiste:
– Escutou o que eu falei, pai?
– Escutei, e daí? Tudo bem.
– Cê não vai lá? Ela tá lá... Tá escuro, pai... Vó tá com
uma vela.
– Pois então? Tudo bem. Depois ela acende.
– Já tá acesa... Cê não acredita no que eu digo.
– Eduardo, você sabe que Dona Marieta caiu na piscina?
– Até você, Fátima? Não chega o Nelsinho vir com essa
ladainha?
– Eduardo, está escuro que nem breu, sua mãe tropeçou,
escorregou e foi parar dentro da piscina.
Ouviu? [...] Não pode sair sozinha, está com a roupa
encharcada, pesando muito.
Saiu correndo, nem esperou a vela, tropeçou, quase ia
parar também dentro d’água.
– Mamãe, me desculpe! O menino não disse nada direito.
– Está bem, Eduardo! Nelsinho falou direito, você é que
teve um acesso de calma, meu filho!
ANDRADE, Carlos Drummond de. Vó caiu
na piscina. 10. ed. Rio de Janeiro:2007, p.41-43. Fragmento.
Nesse texto, a
avó ficou impossibilitada de sair sozinha da piscina porque
A) era muito
calma.
B) estava muito
escuro.
C) a roupa
molhada pesava.
D) a vela acesa
impedia.
Gabarito comentado:
Gabarito: C) a roupa molhada pesava.
Comentário: No diálogo, Fátima explica que a avó não conseguiu sair da piscina porque estava com a roupa molhada, “pesando muito”. Essa é a justificativa textual explícita para a dificuldade.
Questão 12. (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
Os filhos podem dormir com os pais? (Fragmento)
Maria Tereza – Se é eventual, tudo bem. Quando é
sistemático, prejudica a intimidade do casal. De qualquer forma, é importante
perceber as
motivações subjacentes ao pedido e descobrir outras
maneiras aceitáveis de atendê-las. Por vezes, a criança está com medo,
insegura, ou sente que tem poucas oportunidades de contato com os pais. Podem
ser criados recursos próprios para lidar com seus medos e inseguranças, fazendo
ela se sentir mais competente.
Posternak – Este hábito é bem frequente. Tem a ver com
comodismo – é mais rápido atender ao pedido dos filhos que aguentar birra no
meio da madrugada; e com culpa – “coitadinho, eu saio quando ainda dorme e
volto quando já está dormindo”. O que falta são limites claros e concretos.
A criança que “sacaneia” os pais para dormir também o faz
para comer, escolher roupa ou aceitar as saídas familiares.
ISTOÉ, setembro de 2003 -1772.
O argumento
usado para mostrar que os pais agem por comodismo encontra-se na alternativa:
A) a birra na
madrugada é pior.
B) a criança tem
motivações subjacentes.
C) o fato é
muitas vezes eventual.
D) os limites
estão claros.
Gabarito comentado
Gabarito: A) a birra na madrugada é pior.
Comentário: O comodismo dos pais é evidenciado na fala de Posternak: “é mais rápido atender ao pedido dos filhos que aguentar birra no meio da madrugada”. Isso mostra que os pais cedem para evitar o incômodo da birra.
Questão 13.
(SAEMI - PE). Leia o texto abaixo.
Muitos dizem ser necessário estudar em um ambiente
silencioso, sem distrações. No entanto, para alguns, o estudo em um ambiente
tranquilo também
pode ser tedioso e não render em nada. Por isso apoiamos
aqueles que gostam de músicas para estudar.
Embora alguns estudos digam que ouvir música não é bom
para estudo, acreditamos que ouvir música é uma boa alternativa para estudar
calmamente. Você pode criar um ambiente tranquilo, onde você pode ser produtivo
estudando sem ser em um silêncio absoluto.
A música também ajuda a elevar o seu humor e motivá-lo a
continuar, e tem alguns que dizem que ajuda na memorização e no ânimo para
estudar.
Mas o desafio é escolher as músicas para estudar. Se você
escolher o tipo errado de música, você pode acabar se distraindo com ela, em
vez de
melhorar a sua concentração para estudar para as próximas
provas.
Disponível em:
<https://www.examtime.com/pt-BR/blog/musicas-para-estudar/>.
Fragmento.
Qual é o trecho
que apresenta a informação principal desse texto?
A) “Muitos dizem
ser necessário estudar em um ambiente silencioso, ...”. (1° parágrafo)
B) “...
acreditamos que ouvir música é uma boa alternativa para estudar calmamente.”.
(2°parágrafo)
C) “... e tem
alguns que dizem que ajuda na memorização...”. (2° parágrafo)
D) “Se você escolher o tipo errado de música, você pode acabar se distraindo com ela,...”. (3° parágrafo)
✅ Gabarito: B
Comentário:
O texto defende a ideia central de que ouvir música pode ser uma boa alternativa para estudar, contrariando a crença comum de que o silêncio é sempre melhor. A alternativa B resume exatamente essa tese central defendida pelo autor, o que a torna a informação principal do texto.
Questão 14.
(SAETHE). Leia o texto abaixo.
Jovens trocam livros por “leitura digital”
No bolso do jeans, um celular. Na escrivaninha do quarto,
um laptop. [...] Tudo ao redor dos jovens de hoje oferece conexão 24 horas por
dia nas mais diversas redes sociais. Como deixar de lado todas as infinitas
possibilidades que o mundo digital oferece e se dedicar à leitura de um livro,
com suas centenas de páginas, cheias de palavras [...] exigindo concentração
para serem decifradas?
Dados do Programa Internacional de Avaliação de
Estudantes (Pisa) divulgados nesta semana afirmam que a leitura não está entre
as prioridades dos jovens de 15 anos. [...] 46% dos estudantes afirmam que leem
apenas para obter as informações de que precisam;
[...]. Apenas um terço disse que a leitura é um dos
hobbies favoritos. Apesar dos dados do Pisa, especialistas em educação e
tecnologia discordam da ideia de que o jovem de hoje lê menos. Muito pelo
contrário: afirmam que os adolescentes nunca leram tanto. A diferença é que,
agora, não são só os livros que são “lidos”, mas vídeos, sites, SMS, e-mails e
uma gama imensa de informações. “O adolescente lê e escreve muito, comunica-se
muito mais por escrito. As gerações anteriores liam só os livros da escola. Os
jovens de hoje não: estão sempre se informando dentro dessa vida social
digitalizada”, diz Rosa Maria Farah, [...] da PUC-SP. [...]
Para os educadores, a falta de interesse pela leitura
formal pode levar à perda da habilidade de se concentrar quando necessário. “O
jovem não
consegue mais ler um texto inteiro. [...]”, explica
Teresa Ferreira, psicopedagoga da Unifesp. [...]
Ainda é cedo para afirmar o quanto isso pode ser
prejudicial no futuro. Mas os especialistas alertam: ler apenas o essencial e
aquilo que interessa pode levar à perda da aptidão para analisar situações com
mais profundidade. “O jovem sabe de tudo o que acontece, mas não aprofunda o
conhecimento dos fatos”, destaca a psicóloga Dora Sampaio Góes [...].
MANDELLI, Mariana. Disponível
em:<http://www.estadao.com.br/noticias/geral,jovens-trocam-livros-por-leitura-digital-imp-,652713>.
*Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
A informação
principal desse texto está no trecho:
A) “No bolso do
jeans, um celular. Na escrivaninha do quarto, um laptop.”. (1° parágrafo)
B) “... deixar
de lado todas as infinitas possibilidades que o mundo digital oferece...”. (1°
parágrafo)
C) “A diferença
é que, agora, não são só os livros que são ‘lidos’, mas vídeos, sites, SMS,
e-mails e uma gama imensa de informações.”. (3° parágrafo)
D) “... ler
apenas o essencial e aquilo que interessa pode levar à perda da aptidão para
analisar situações com mais profundidade.”. (último parágrafo)
Gabarito comentado
✅ Gabarito: C
Comentário:
O texto discute como os jovens de hoje leem de forma diferente — substituindo a leitura de livros pela leitura digital em diversos formatos. A alternativa C sintetiza a principal ideia do texto, que é a mudança no tipo de leitura dos jovens na era digital, englobando o novo comportamento e o argumento central do texto.
Questão 15.
(PAEBES). Leia o texto abaixo.
Alimentação na infância afeta a saúde até a vida adulta
Biscoitos, bolachas e bolos fazem parte da alimentação de
mais da metade dos bebês brasileiros, com menos de dois anos. Já os
refrigerantes e sucos artificiais estão no cardápio de um terço das crianças da
mesma faixa etária. É o que indicam os dados da última Pesquisa Nacional de
Saúde (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
divulgados ainda nesse ano.
O endocrinologista Sérgio Vêncio [...] alerta sobre o
consumo destes produtos com alto teor de açúcar e gorduras. “Este tipo de
alimento deve ser evitado em qualquer fase da vida, mas os efeitos podem ser
ainda mais devastadores se consumido desde cedo. Pesquisas demonstram que o
peso do indivíduo até os 5 primeiros anos de vida tem grande influência sobre o
peso na vida adulta”, explica.
De acordo com o especialista, o consumo desse tipo de
alimento nesta idade parte da própria família, já que o bebê não sabe ainda
discernir entre as comidas. “A criança não conhece o doce ou a gordura, nunca
sentiu o gosto, então não tem porque os pais iniciarem este hábito. Assim,
quando começarem a socializar com crianças da mesma idade, terão menor fascínio
pelo lanche com baixo teor nutritivo do amigo”, exemplifica o médico.
O problema é que o sobrepeso é um fator de risco para
diversas doenças como diabetes, hipertensão e doença cardiovascular.
“Alterações que por muitos anos eram essencialmente do adulto, e mais comumente
do idoso, estão afetando também as crianças. É o caso da diabetes tipo II, por
exemplo.”, lamenta Dr. Sérgio. [...]
Disponível em:
<http://migre.me/spZhR>. Fragmento.
Nesse texto, o
trecho que traz a informação principal é:
A) “Biscoitos,
bolachas e bolos fazem parte da alimentação de mais de metade dos bebês
brasileiros, ...”. (1° parágrafo)
B) “‘Pesquisas
demonstram que o peso do indivíduo até os 5 primeiros anos de vida tem grande
influência sobre o peso na vida adulta’, ...”. (2°parágrafo)
C) “‘A criança
não conhece o doce ou a gordura, nunca sentiu o gosto, então não tem porque os
pais iniciarem este hábito.’”. (3° parágrafo)
D) “O problema é
que o sobrepeso é um fator de risco para diversas doenças como diabetes,
hipertensão e doença cardiovascular.”. (4°parágrafo)
Gabarito comentado
✅ Gabarito: B
Comentário:
O texto alerta para os efeitos de uma má alimentação na infância e como isso influencia a saúde na vida adulta. A alternativa B resume bem essa ideia principal, que é a importância da alimentação nos primeiros anos de vida como fator determinante para a saúde futura.
Questão 16.
(SAETHE). Leia o texto abaixo.
O tempo não apaga
Há alguns anos, quase todo dia de manhã, quando eu abria
o portão para ir ao trabalho, via um garotinho sorridente que passava por mim,
a caminho da escola, e eu correspondia o sorriso sem palavras.
Certo dia muito frio, percebi que ele estava de tênis,
mas sem meias, apenas com uma calça curta e uma blusinha de uniforme. Perguntei
se poderia lhe dar algumas roupas dos meus filhos, e ele, todo feliz, disse que
precisava apenas de meias, mas que seu irmão precisava do restante. Combinei
que no dia seguinte, quando ele passasse, lhe entregaria o material. Juntei
todas as meias que pude, de todos os tamanhos e cores e dito e feito: com um
“muito obrigado, senhora”, ele se foi. De vez em quando, ainda o via, mas com o
passar do tempo não o vi mais... Até que certo dia a campainha soou e fui
atender. Era um rapaz alto, mas aquele sorriso era o mesmo, me agradecendo mais
uma vez pelas “meias” e, com um cesto de verduras verdinhas, me fez chorar...
Ele me contou que as meias duraram muitos anos e em momento algum esqueceu o
meu gesto. Às vezes, uma atitude tão simples faz toda a diferença na vida de
alguém.
Seleções.
Jan. 2011. p. 60.
O fato que gerou
essa história foi a
A) bondade da
senhora.
B) lembrança do
rapaz.
C) necessidade
do irmão.
D) temperatura da manhã.
Justificativa: A narrativa se desenrola a partir de um dia frio em que a senhora percebe a vestimenta inadequada do menino. A temperatura foi o gatilho que a fez notar a situação e iniciar a ajuda — ou seja, foi o "fato que gerou essa história".
Questão 17.
(SAEPE). Leia o texto abaixo.
Amplexo
Mãe, me dá um amplexo? A pergunta pega Cinira
desprevenida. Antes que possa retrucar, ela nota o dicionário na mão do filho,
que completa o pedido:
– E um ósculo também.
Ainda surpresa, a mulher procura no livro a definição das
duas estranhas palavras. E encontra.
Mateus quer apenas um abraço e um beijo.
Conversa vai, conversa vem, Cinira finalmente se dá conta
de que o garoto, recém apresentado às classes gramaticais nas aulas de
Português, brinca com os sinônimos. “O que vai ser de mim quando esse tiquinho
de gente cismar com parônimos, homônimos, heterônimos e pseudônimos?”, pensa
ela, misturando as estações. [...] E emenda:
– Para com essa bobagem, menino!
– Ah, mãe, o que é que tem? Você nunca chamou cachorro de
cão? E casa de residência? E carro de automóvel?
– É verdade, mas...
Mas a verdade é que Cinira não tem uma boa resposta.
– E meu nome é Mateus – continua o rapaz. – Só que você
me chama de Matusquela.
– Ei, isso não vale. Matusquela é apelido carinhoso. [...]
– A professora disse que aprender palavras é como ganhar
roupas e guardar numa gaveta. Quando a gente precisa delas, tira de lá e usa.
Cada uma serve para uma ocasião, por mais esquisita que pareça. Igual à
querê-querê roxa que você me deu no último aniversário. Lembra? Como esquecer?
Cinira nem se dá ao trabalho de consultar o dicionário. Sabe que a explicação
para essa última provocação está no verbete camiseta.
ALENCAR, Marcelo. Disponível
em:<http://acervo.novaescola.org.br/fundamental-1/amplexo-634320.shtml>Fragmento.
A história desse
texto tem início quando
A) a mãe percebe
o dicionário na mão do garoto.
B) a mãe procura
as palavras estranhas no dicionário.
C) o garoto faz
brincadeiras com o uso dos sinônimos.
D) o garoto
lembra do presente do último aniversário.
Resposta correta: ✅ C) o garoto faz brincadeiras com o uso dos sinônimos.
Justificativa: A narrativa começa exatamente quando o garoto usa sinônimos incomuns (“amplexo” e “ósculo”) como forma de brincar com o vocabulário aprendido nas aulas. Essa é a situação que dá início à história.
Questão 18.
(SAEGO). Leia o texto abaixo.
Mila
Era pouco maior do que minha mão: por isso eu precisei
das duas para segurá-la, 13 anos atrás. E, como eu não tinha muito jeito,
encostei-a ao peito para que ela não caísse, simples apoio nessa primeira vez.
Gostei desse calor e acredito que ela também.
Dias depois, quando abriu os olhinhos, olhou-me
fundamente: escolheu-me para dono. Pior: me aceitou.
Foram 13 anos de chamego e encanto.
Dormimos muitas noites juntos, a patinha dela em cima do
meu ombro. Tinha medo de vento. O que fazer contra o vento?
Amá-la – foi a resposta e também acredito que ela
entendeu isso. Formamos, ela e eu, uma dupla dinâmica contra as ciladas que se
armam. E também contra aqueles que não aceitam os que se amam.
Quando meu pai morreu, ela se chegou, solidária, encostou
sua cabeça em meus joelhos, não exigiu a minha festa, não queria disputar
espaço, ser maior do que a minha tristeza.
Tendo-a ao meu lado, eu perdi o medo do mundo e do vento.
E ela teve uma ninhada de nove filhotes, escolhi uma de suas filhinhas e nossa
dupla ficou mais dupla porque passamos a ser três. E passeávamos pela Lagoa.
[...] Era uma lady, uma rainha de Sabá numa liteira inundada de sol e transportada
por súditos imaginários. No sábado, olhando-me nos olhos, com seus olhinhos cor
de mel, bonita como nunca, mais que amada de todas, deixou que eu a beijasse
chorando.
Talvez ela tenha compreendido. Bem maior do que minha
mão, bem maior do que o meu peito, levei-a até o fim. Eu me considerava um
profissional decente. Até semana passada, houvesse o que houvesse, procurava
cumprir o dever dentro de minhas limitações. Não foi possível chegar ao
gabinete onde, quietinha, deitada a meus pés, esperava que eu acabasse a
crônica para ficar com ela.
Até o último momento, olhou para mim, me escolhendo e me
aceitando. Levei-a, em meus braços, apoiada em meu peito. Apertei-a com força,
sabendo que ela seria maior do que a saudade.
CONY, Carlos Heitor. In: SANTOS,
Joaquim Ferreira dos. (Org.) As cem melhores crônicas do século. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2007. p. 271-272. Fragmento.
No primeiro
parágrafo desse texto, o narrador
A) conhece o
pensamento dos personagens.
B) conta um fato
observado por ele.
C) faz
intromissões na história.
D) participa dos
fatos narrados.
Gabarito comentado
Resposta correta: ✅ D) participa dos fatos narrados.
Justificativa: O uso da primeira pessoa (“precisei das duas [mãos]”, “encostei-a ao peito”) mostra que o narrador está envolvido diretamente nos fatos, ou seja, ele participa da história como personagem.
Questão 19.
(PAEBES). Leia o texto abaixo.
Bucolismo
Bucolismo é o termo utilizado para designar uma espécie
de poesia pastoral, que descreve a qualidade ou o caráter dos costumes rurais,
exaltando as belezas da vida campestre e da natureza, característica do
Arcadismo. A base material do progresso consubstanciava-se nas cidades. Mudava
o mundo, modernizavam-se as cidades e, consequentemente, redobravam os
problemas dos conglomerados urbanos. A natureza acenava com a ordem nos prados
e nos campos, os indivíduos resgatavam sentimentos corroídos pelo progresso. Os
árcades buscavam uma vida simples, bucólica, longe do burburinho citadino. Eles
tinham preferência pela vida nos campos, próxima à natureza.
Disponível em:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Bucolismo>. Fragmento.
Nesse texto, uma
relação de causa e efeito está em:
A) “... o
caráter dos costumes rurais, exaltando as belezas da vida campestre [...],
característica do arcadismo.”.
B) “Mudava o
mundo, [...] consequentemente, redobravam os problemas dos conglomerados
urbanos.”.
C) “Os árcades
buscavam uma vida simples, bucólica, longe do burburinho citadino.”.
D) “... tinham
preferência pela vida nos campos, próxima à natureza.”.
(B) “Mudava o mundo, [...] consequentemente, redobravam os problemas dos conglomerados urbanos.”
✅ Justificativa: A conjunção “consequentemente” mostra claramente a ideia de efeito: à medida que o mundo mudava e as cidades se modernizavam (causa), os problemas urbanos aumentavam (efeito).
Questão 20.
(PAEBES). Leia o texto abaixo.
Luz no fim do túnel
Graças a Ricão, minhas dúvidas sobre ser “igual ou
diferente”, “original ou copiado” viraram secundárias. Num minuto súbito,
deixei de me sentir perdido, foi incrível! Tinha agora um rumo na vida,
enxergava luz no fim do túnel. A meta era ser escritor de comediante, aprender
a ser engraçado, bolar um monte de frases espertas e situações hilárias para
Rogério apresentar em espetáculos de ventríloquo pelo país, operando um boneco
de mão.
A gente estrearia na tevê, num show de talento. Faria o
maior sucesso. Seria convidado para outros programas. Ganharia uma grana firme
e alcançaria fama – talvez até mesmo antes dos 15 anos.
Com o primeiro dinheiro firme que entrasse, eu compraria
um barraco para o Ricão. Ou melhor, barraco não, casinha decente. Depois
mandaria pôr dessas mãos postiças supermaneiras no braço dele.
Ricão trabalharia com a gente de secretário, colaborador,
cobrador, sei lá, até ator, em certos números. Quem sabe se, um dia, além de
Ricão, não seria ricaço também.
Planejar como gastar altas granas era mais gostoso do que
decidir como usar os caraminguás do aumento da mamãe. E se alguém, naquele
instante, me perguntasse na bucha: “Ser gêmeo idêntico é bom ou é ruim?”,
ouviria de resposta certa: “É ótimo!
Ótimo para criar confusão no palco e botar o auditório
rindo.”
As ideias foram tantas, que mal guardei metade delas. Uma
das boas, que retive, era Rogério comandar, em vez de um boneco, um dinossauro
chamado Grumbs. Imaginei o nome da dupla: Roger and Grumbs. Em inglês soava
bem, o que era meio caminho andado. Aí, nosso programa de televisão se chamaria
Planeta Grumbs e o título do primeiro filme nacional que a gente faria, poderia
ser “Rogério e Grumbs na Bogúncia.” Enfim, na
possibilidade de ser em breve rico e famoso, todos os meus problemas
pareceram resolvidos.
PATRIOTA, Margarida. Luz no fim do
túnel. In: Uma voz do outro mundo.Belo Horizonte: Dimensão, 2007. p. 83-4.
Nesse texto, o
narrador expressa sua opinião em relação ao fato de suas dúvidas terem virado
secundárias no trecho:
A) “... deixei
de me sentir perdido, foi incrível!”. (1° parágrafo)
B) “A meta era
ser escritor de comediante,...”. (2° parágrafo)
C) “‘Ser gêmeo
idêntico é bom ou é ruim?’,...”. (5° parágrafo)
D) “... o que
era meio caminho andado.”. (6° parágrafo)
(A) “... deixei de me sentir perdido, foi incrível!” (1° parágrafo)
✅ Justificativa: A expressão “foi incrível!” revela uma opinião pessoal e uma reação emocional positiva ao fato de ter encontrado um propósito, o que mostra claramente o ponto de vista do narrador.
Questão
21(AVALIA-BH). Leia o texto abaixo.
Cabelos brancos
Olá, pessoal da revista CHC. Meu nome é Maria Eduarda,
tenho nove anos e estou no 4º ano A, na Escola Municipal Dr. Álvaro Coelho. Eu
gostei muito da reportagem da CHC 159 “Por que os cabelos ficam brancos?”. Ela
mostra como acontece esse processo.
Queria muito que publicassem minha carta. Muitos beijos e
abraços para vocês.
Maria Eduarda Q. P. Aquino. Presidente Venceslau / SP.
Disponível em:
<http://chc.cienciahoje.uol.com.br/dias-claros/>
No Texto, há uma
opinião no trecho:
A) “Olá, pessoal
da revista CHC.”.
B) “Meu nome é
Maria Eduarda,...”.
C) “Eu gostei
muito da reportagem da CHC...”.
D) “Queria muito
que publicassem minha carta.”.
Gabarito comentado
(C) “Eu gostei muito da reportagem da CHC...”
✅ Justificativa: A frase expressa um julgamento pessoal da leitora sobre a reportagem. “Gostei muito” é uma avaliação subjetiva, ou seja, uma opinião.
Questão 22. (SAERS).
Leia o texto abaixo e responda.
Na frase “Já
estão valendo
as novas regras [...]”, a palavra destacada estabelece uma relação de
A) causalidade.
B) finalidade.
C) modalidade.
D) temporalidade.
Gabarito comentado
Na frase “'Já' estão valendo as novas regras [...]”, a palavra destacada estabelece uma relação de D) temporalidade.
A palavra "já" indica um momento no tempo em que a ação de "estar valendo" as novas regras se inicia ou já está em curso.
Questão
23. (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
MAR MORTO
Para quem não sabe nadar, entrar na água do
mar ou na piscina é sempre complicado. Precisa de colo de alguém ou de bóia de
plástico.
Mas existe um mar em que nada afunda, de
tanto sal que existe em sua água. Esse mar fica entre dois países do Oriente,
Israel e a Jordânia, e se chama Mar Morto. Na verdade, não é um mar: é um
grande lago, onde deságua o rio Jordão. Ele está 392 metros abaixo do nível do
mar, e é o ponto mais baixo de toda a superfície do planeta. De tão grande,
parece mesmo um mar: tem 85 quilômetros de comprimento e 17 quilômetros de
largura. É tanto sal em suas águas que não tem peixe, alga ou camarão que
consiga viver ali dentro.
Por isso o nome de Mar Morto. A lama que
existe no fundo faz muito bem para a pele e tem propriedades medicinais. As
pessoas vão ao Mar Morto também para fazer tratamento de beleza com lama! Não é
preciso mergulhar no sal para ir atrás dessa poção mágica de beleza. Perto
dali, existem lojinhas que vendem sabonete feito com a lama do fundo do lago. O
Mar Morto é realmente um lugar diferente!
Só vendo para acreditar.
Disponível em:
<www.recreioonline.com.br> Fragmento. *Adaptado:Reforma
Ortográfica.
No trecho “... que consiga viver ali dentro.”, a palavra
destacada indica
A) tempo.
B) modo.
C) lugar.
D) intensidade.
Gabarito comentado
A palavra destacada "ali" no trecho "... que consiga viver 'ali' dentro" indica um C) lugar. Ela especifica o local onde o peixe, a alga ou o camarão não conseguem viver, que é dentro do Mar Morto.
Questão
24. (SAEPE). Leia o texto abaixo.
A importância do abraço
Com frequência saudamos, damos a mão cordialmente
ou nos despedimos com um beijo ritual, porém raramente experimentamos “o
abraço”. A emoção do abraço tem uma qualidade incomensurável1. É a proximidade
do outro, em um ato recíproco de dar e receber afeto. [...] Leva-nos à fraternidade,
a uma comunicação generosa, a uma consciência de pertencer a uma “Irmandade Universal”.
O abraço é um meio supremo de perceber o outro, não só como um próximo, mas
como um semelhante.
Mediante o abraço é possível alcançar a fusão
de duas identidades em uma identidade maior. É fácil abraçar as pessoas
estimadas e queridas, mas difícil um estranho.
A afetividade é um estado de afinidades profundas
entre os seres, capaz de originar sentimentos de amor, amizade, altruísmo2, maternidade,
paternidade, companheirismo [...].
Por isso, nestes “tempos” sugere-se que [...]
comecemos a nos abraçar... Primeiro pais, irmãos, amigos, parentes, depois os
conhecidos... E assim por diante. [...]
*Vocabulário:
1
incomensurável: que não se pode medir; imenso.
2 altruísmo:
dedicação ao próximo.
Disponível em:
<http://zip.net/bxtvPr>. Fragmento.
Nesse texto, no trecho “... porém raramente experimentamos ‘o abraço’.” (1° parágrafo), a
palavra destacada expressa ideia de
A) comparação.
B) conclusão.
C) explicação.
D) oposição.
Gabarito comentado
No trecho “... 'porém' raramente experimentamos o abraço.”, a palavra destacada "porém" expressa uma ideia de D) oposição. Ela conecta duas ideias contrastantes: a frequência com que realizamos outros cumprimentos e a raridade da experiência do abraço.
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