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segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

[GABARITO] D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato - 5 ano

 


Questão 1. Leia o trecho do texto e identifique se cada frase representa um fato ou uma opinião.

I. "O pólen das flores possuía propriedades luminescentes únicas, jamais vistas em outras plantas."

II. "O jardim era conhecido por suas flores que brilhavam à noite, formando um espetáculo de luzes coloridas."

III. "Na minha opinião, não há explicação científica que se compare à magia deste lugar."

IV. "O Jardim Encantado é o lugar mais bonito do mundo."

a) I e II são fatos; III e IV são opiniões.

b) I, II e III são fatos; IV é uma opinião.

c) I é fato; II, III e IV são opiniões.

d) Todas as frases são opiniões.


Gabarito Comentado

Resposta Correta: a) I e II são fatos; III e IV são opiniões.

Comentário:

  • I: Fato – A propriedade luminescente do pólen foi confirmada por cientistas, algo comprovável.
  • II: Fato – O brilho das flores é uma característica observável e documentada.
  • III: Opinião – A frase contém "na minha opinião", indicando um julgamento pessoal.
  • IV: Opinião – A expressão "o lugar mais bonito do mundo" é subjetiva e varia de pessoa para pessoa.

Este exercício reforça a diferença entre informações comprováveis (fatos) e julgamentos pessoais (opiniões), ajudando a desenvolver habilidades críticas na leitura e interpretação de textos.

Leia o texto abaixo e responda.


A bola

O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. (...)

O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “Legal!”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.

— Como é que liga? – perguntou.

— Como, como é que liga? Não se liga.

O garoto procurou dentro do papel de embrulho.

— Não tem manual de instrução?

O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.

— Não precisa manual de instrução.

— O que é que ela faz?

— Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.

— O quê?

— Controla, chuta...

— Ah, então é uma bola.

— Claro que é uma bola.

— Uma bola, bola. Uma bola mesmo.

— Você pensou que fosse o quê?

— Nada não...

(Luis Fernando Veríssimo – Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001,pp. 41-42.)

Questão 2. O fato incomum, no texto, aparece quando o menino

A) começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.

B) demonstrou o que sabia fazer com uma bola.

C) concluiu que era mesmo uma bola.

D) não pensou nada em relação ao que era o presente.

Gabarito Comentado

Resposta correta: A) começou a girar a bola, à procura de alguma coisa. O fato incomum no texto ocorre quando o menino recebe uma bola de presente e, em vez de se entusiasmar com o objeto, começa a girá-la, como se estivesse procurando um botão de ligar ou outra funcionalidade tecnológica. Isso revela a diferença geracional entre o pai e o filho, evidenciando como os tempos mudaram e como as crianças modernas estão mais acostumadas com brinquedos eletrônicos, que exigem instruções e comandos para funcionar.

As outras alternativas não representam um momento de estranheza na história:

  • (B) demonstrou o que sabia fazer com uma bola → O menino, na verdade, não demonstrou nenhuma habilidade com a bola. Ele sequer sabia como usá-la inicialmente.
  • (C) concluiu que era mesmo uma bola → Essa conclusão ocorre no final do texto, mas não representa um fato incomum.
  • (D) não pensou nada em relação ao que era o presente → O menino pensou, sim, tanto que tentou encontrar um manual e entender como o objeto funcionava.

O humor do texto está justamente nessa expectativa frustrada do pai ao perceber que seu filho esperava algo mais tecnológico do que uma simples bola.

(Equipe PIP). Leia o texto abaixo.


CAPA

A inspiradora reportagem sobre as crises de idade nos leva a muitas reflexões, mas acredito que a mais importante delas diz respeito à estrutura de personalidade que cada um desenvolve. É consenso, entre pessoas maduras e bem estruturadas emocionalmente, que vivemos a vida de acordo com nossa base psicológica. Por isso, é importante que, da infância até o início da vida adulta, saibamos estruturar o arcabouço daquilo que seremos. Quem tem um bom alicerce, enfrentará seguramente qualquer tipo de problema. Reinvente-se a cada idade. (José Elias)

Alex Neto, Foz do Iguaçu – PR

Questão 3. A palavra que marca a opinião do leitor em relação à reportagem é:

A) Consenso.

B) Importante.

C) Inspiradora.

D) Seguramente.


Gabarito Comentado

Resposta correta: C) Inspiradora. A palavra "inspiradora" marca a opinião do leitor sobre a reportagem, pois expressa um juízo de valor positivo em relação ao conteúdo do texto. O leitor considera a reportagem motivadora e reflexiva, o que indica sua posição favorável ao que foi apresentado.

As outras alternativas não expressam diretamente a opinião do leitor sobre a reportagem:

  • (A) Consenso → Indica uma ideia aceita por muitas pessoas, mas não expressa uma opinião pessoal do leitor.
  • (B) Importante → Apesar de valorizar um aspecto do tema, refere-se mais ao conteúdo da reflexão do que à opinião sobre a reportagem em si.
  • (D) Seguramente → Indica certeza sobre um fato, mas não expressa um juízo de valor sobre a reportagem.

Portanto, a palavra que melhor indica a opinião do leitor é "inspiradora".

SPAECE). Leia o texto abaixo e responda.


População mundial a caminho do empate

[...] Muito em breve – provavelmente ainda nos próximos anos –, a metade da humanidade terá apenas filhos suficientes para repor o seu tamanho. Isto é, grande parte dos casais terá entre dois e três filhos, no máximo, o que permitirá apenas a reposição e não o crescimento da população do mundo daquele momento. Traduzindo em linguagem demográfica, a taxa de fertilidade da metade do mundo será de 2,1 ou menos. [...]

Segundo a ONU, 2,9 bilhões de pessoas, quase a metade do total mundial de 6,5 bilhões, vivem em países com 2,1 ou menos de taxa de fertilidade. Para o início da década de 2010, a população mundial está estimada em 7 bilhões e a quantidade de pessoas com esta taxa de fertilidade será de 3,4 bilhões.

A queda da taxa de fertilidade, em nível de reposição, significa uma das mais radicais mudanças na história da humanidade. Isso tem implicações na estrutura e na vida familiar, mudando o cotidiano das pessoas, mas também em relação às políticas públicas em níveis global e local, a serem implementadas pelos diferentes países ou sugeridas por instituições como a ONU.

FRANCESCONE, Léa; SANTOS, Regina Célia Bega dos. Carta na escola. fevereiro de 2010. Fragmento.

Questão 4. A opinião dos autores desse texto se manifesta em:

A) “... a metade da humanidade terá apenas filhos suficientes para repor o seu tamanho.”. (ℓ. 2-3)

B) “... grande parte dos casais terá entre dois e três filhos, no máximo, o que permitirá apenas a reposição...”. (ℓ. 4-5)

C) “... quase a metade do total mundial de 6,5 bilhões, vivem em países com 2,1 ou menos de taxa de fertilidade.”. (ℓ. 12-13)

D) “A queda da taxa de fertilidade, em nível de reposição, significa uma das mais radicais mudanças na história da humanidade.”. (ℓ. 18-19)


Gabarito Comentado

Resposta correta: D) “A queda da taxa de fertilidade, em nível de reposição, significa uma das mais radicais mudanças na história da humanidade.” A opinião dos autores se manifesta nessa frase porque eles interpretam a queda da taxa de fertilidade como uma das mudanças mais radicais na história da humanidade. Esse trecho expressa um julgamento e uma avaliação dos autores sobre o impacto dessa transformação demográfica.

As outras alternativas apresentam apenas informações de caráter objetivo e descritivo, sem opinião:

  • (A) “... a metade da humanidade terá apenas filhos suficientes para repor o seu tamanho.” → Declara um fato demográfico sem emitir julgamento.
  • (B) “... grande parte dos casais terá entre dois e três filhos, no máximo, o que permitirá apenas a reposição...” → Informação factual sobre a quantidade de filhos por casal.
  • (C) “... quase a metade do total mundial de 6,5 bilhões, vivem em países com 2,1 ou menos de taxa de fertilidade.” → Apenas apresenta um dado estatístico sem expressar opinião.

Portanto, a alternativa D é a correta, pois expressa um ponto de vista sobre o impacto dessa mudança.

(SAERO). Leia o texto abaixo.


As duas mãos

Quando começaram a surgir foram como duas pequenas folhas de cactos. Uma em cada punho. Levei tempos até descobrir que eram duas mãos que nasciam. Permaneci dias e dias observando o crescimento das duas mãos extras. Podia movimentá-las à vontade.

Eram delicadas como de crianças e, no início, machucavam-se com facilidade. Batiam nas portas quando eu utilizava as mais velhas para girar chaves e maçanetas. Feriam-se nas paredes, nas torneiras e nas gavetas. Algumas vezes levei pancadas no queixo quando me distraí ao comer. Mas essa fase passou e veio o reflexo que me fazia acrescentar espaço para elas.

Com o tempo tornaram-se fortes e hábeis como suas irmãs mais antigas. Mas não prestaram serviços. Permaneceram inúteis à espera de uma oportunidade que não veio.

Um dia fui a um hospital e operei minhas mãos novas.

Hoje sou novamente um homem de duas mãos, e, no entanto, quando olho os punhos, sinto-me aleijado.

FRANÇA JÚNIOR, O. As laranjas iguais. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996, p. 85.

Questão 5. O trecho desse texto que expressa uma opinião é:

A) “Quando começaram a surgir foram como duas pequenas folhas de cactos.”. (ℓ. 1)

B) “Levei tempos até descobrir que eram duas mãos que nasciam.”. (ℓ. 3)

C) “Eram delicadas como de crianças e, no início, machucavam-se com facilidade.”. (ℓ. 7)

D) “Hoje sou novamente um homem de duas mãos,...”. (ℓ. 21)


Gabarito Comentado

Resposta correta: C) “Eram delicadas como de crianças e, no início, machucavam-se com facilidade.” Esse trecho expressa uma opinião porque a comparação das mãos com as de crianças é uma avaliação subjetiva do narrador. Ele não apenas descreve as mãos extras, mas também faz um juízo sobre sua delicadeza e fragilidade.

As outras alternativas apresentam informações descritivas ou fatos do enredo, sem expressar opinião:

  • (A) “Quando começaram a surgir foram como duas pequenas folhas de cactos.” → Embora use uma metáfora, ainda é uma descrição visual, sem juízo de valor.
  • (B) “Levei tempos até descobrir que eram duas mãos que nasciam.” → Apenas relata uma descoberta, sem opinião.
  • (D) “Hoje sou novamente um homem de duas mãos,...” → Declara um fato após a cirurgia, sem expressar avaliação subjetiva.

Assim, a alternativa C é a correta, pois contém uma opinião sobre as mãos extras.

Leia o texto abaixo e responda.


EDUCAÇÃO DE HOJE ADIA O FIM DA ADOLESCÊNCIA

Há pouco tempo recebi uma mensagem que me provocou uma boa reflexão. O interessante é que não foi o conteúdo dela que fisgou minha atenção, e sim sua primeira linha, em que os remetentes se identificavam. Para ser clara, vou reproduzi-la: “Somos dois adolescentes, com 21 e 23 anos...”.

Minha primeira reação foi sorrir: agora, os jovens acreditam que a adolescência se estende até, pelo menos, aos 23 anos?! Mas, em seguida, eu me dei conta do mais importante dessa história: que a criança pode ser criança quando é tratada como tal, e o mesmo acontece com o adolescente. Os dois jovens adultos se veem como adolescentes, porque, de alguma maneira, contribuímos para tanto.

A adolescência tinha época certa para começar até um tempo atrás, ou seja, com a puberdade, época das grandes mudanças físicas. E terminar também: era quando o adolescente, finalmente, assumia total responsabilidade sobre sua vida e tornava-se adulto. Agora, as crianças já começam a se comportar e a se sentir como adolescentes muito tempo antes da puberdade se manifestar e, pelo jeito, continuam se comportando e vivendo assim por muito mais tempo. Qual é a parcela de responsabilidade dos adultos e educadores?

Fonte: Disponível em: http://www.santanna.g12.br/professores/ana_paula_port/atividade_reforco_lp_9anos.pdf.

Questão 6. A opinião da autora em relação ao fato de que a educação de hoje adia o fim da adolescência é que

A) os adultos contribuem para que isso aconteça.

B) a adolescência é uma fase que vai até 23 anos.

C) os adolescentes têm muitas responsabilidades.

D) os adultos devem ensinar a criança a se calçar sozinha.


Gabarito Comentado

Resposta correta: A) os adultos contribuem para que isso aconteça. A opinião da autora fica clara quando ela afirma que “Os dois jovens adultos se veem como adolescentes, porque, de alguma maneira, contribuímos para tanto.” Esse trecho indica que os adultos e educadores têm responsabilidade no prolongamento da adolescência, seja pela forma como tratam os jovens ou pelas mudanças na educação.

As outras alternativas não estão corretas porque:

  • (B) a adolescência é uma fase que vai até 23 anos. → A autora não afirma isso como um fato, apenas menciona que os jovens estão se identificando assim.
  • (C) os adolescentes têm muitas responsabilidades. → O texto sugere justamente o contrário: que eles demoram mais para assumir responsabilidades.
  • (D) os adultos devem ensinar a criança a se calçar sozinha. → Essa ideia não aparece no texto.

Portanto, a alternativa A é a correta, pois reflete a opinião da autora sobre a influência dos adultos nesse fenômeno.

(SAERS). Leia o texto abaixo.


O Cativo

Em Junín ou em Tapalquén contam a história. Um miúdo desapareceu depois de um ataque dos índios; disse-se que o tinham raptado. Os seus pais procuraram-no inutilmente; passados anos, um soldado que vinha de terra adentro falou-lhes de um índio de olhos celestes que bem podia ser seu filho. Deram por fim com ele (a crónica perdeu as circunstâncias e não quero inventar o que não sei) e pensaram reconhecê-lo. O homem, trabalhado pelo deserto e pela vida bárbara, já não sabia ouvir as palavras da língua natal, mas deixou-se conduzir, indiferente e dócil, até casa. Aí se deteve, talvez porque os outros se detiveram. Olhou a porta, como se não a compreendesse. De repente, baixou a cabeça, gritou, atravessou correndo o saguão e os dois pátios largos e enfiou-se pela cozinha. Sem vacilar, mergulhou o braço no enegrecido sino e tirou o canivete de cabo de chifre que ali tinha escondido em criança. Os olhos brilharam-lhe de alegria e os pais choraram porque tinham encontrado o filho.

Talvez a esta recordação se tivessem seguido outras, mas o índio não podia viver entre paredes e um dia foi à procura do seu deserto. Gostaria de saber o que terá sentido naquele instante de vertigem em que o passado e o presente se confundiram; gostaria de saber se o filho perdido renasceu e morreu naquele êxtase ou se conseguiu reconhecer, como uma criatura ou um cão, os pais e a casa.

BORGES. Jorge L. Disponível em: <http://marcadagua.pt.blogspot.com>. 

Questão 7. O trecho desse texto que apresenta uma opinião sobre o comportamento do índio é:

A) “Um miúdo desapareceu depois de um ataque de índios; ... (ℓ. 2-3).

B) “Os seus pais procuram-se inutilmente;” (ℓ. 4).

C) “... deixou-se conduzir, indiferente e dócil, até a casa.” (ℓ. 12-13).

D) “Talvez a essa recordação se tivessem seguido outras, ...” (ℓ. 23).


Gabarito Comentado

Resposta correta: C) “... deixou-se conduzir, indiferente e dócil, até a casa.” (ℓ. 12-13). Esse trecho expressa uma opinião sobre o comportamento do índio, pois o narrador o descreve como “indiferente e dócil”, o que revela um julgamento subjetivo sobre sua atitude ao ser levado de volta para casa. Essas palavras sugerem que ele não resistiu, mas também não demonstrou emoção, o que é uma interpretação do autor sobre a situação.

As outras alternativas não apresentam opiniões, apenas fatos do enredo:

  • (A) “Um miúdo desapareceu depois de um ataque de índios; ...” → Fato narrado de maneira objetiva, sem juízo de valor.
  • (B) “Os seus pais procuraram-no inutilmente;” → Apenas relata a busca frustrada dos pais, sem expressar opinião.
  • (D) “Talvez a essa recordação se tivessem seguido outras, ...” → Sugestão de possibilidade, mas sem julgamento do comportamento do índio.

Portanto, a alternativa C é a correta, pois apresenta um ponto de vista do narrador sobre o comportamento do personagem.

(SADEAM). Leia o texto abaixo e responda.


Trindade terá sistema híbrido

Dependendo das condições climáticas, a energia eólica é muito indicada para regiões de acesso restrito, e, por isso, com menores demandas – como as ilhas. Seguindo esta linha, o CEPEL, juntamente com a Eletrobrás e a Marinha do Brasil, desenvolvem, desde 2005, projeto de instalação de fontes alternativas na ilha de Trindade, no litoral do Espírito Santo.

A ideia é implantar um sistema híbrido de energia solar e eólica com capacidade para gerar 120kW, o suficiente para reduzir de 60 mil para 2 mil litros o consumo anual de óleo diesel na ilha, que atualmente é atendida por geradores movidos a óleo.

– Localizada a 1.200 quilômetros da costa brasileira, a Ilha de Trindade é estratégica para garantir a extensão territorial do país, e por isso é ocupada pela Marinha. Mas, para que tenha energia, precisa ser alimenta por óleo diesel, que, de dois em dois meses, chega transportado por barcos, em viagem que dura cerca de quatro dias. Daí a grande importância desse projeto – exemplifica Ricardo Dutra, pesquisador do Cepel.

Jornal do Brasil. 27 jul. 2007.

Questão 8. Uma opinião emitida por Ricardo Dutra é:

A) o óleo diesel é levado em barcos para Trindade.

B) o projeto é de grande importância para Trindade.

C) a ilha de Trindade precisa ser alimentada por óleo diesel.

D) a ilha de Trindade fica a 1.200 quilômetros da costa.


Gabarito Comentado

Resposta correta: B) o projeto é de grande importância para Trindade. A frase “Daí a grande importância desse projeto” expressa um julgamento de valor sobre o impacto do sistema híbrido de energia na ilha de Trindade. Essa é a opinião do pesquisador Ricardo Dutra, pois ele considera o projeto significativo para a região.

As outras alternativas apresentam apenas fatos objetivos, sem opinião:

  • (A) “o óleo diesel é levado em barcos para Trindade.” → Informação factual sobre o transporte do combustível.
  • (C) “a ilha de Trindade precisa ser alimentada por óleo diesel.” → Dado técnico sobre o atual suprimento de energia da ilha.
  • (D) “a ilha de Trindade fica a 1.200 quilômetros da costa.” → Informação geográfica, sem julgamento ou opinião.

Portanto, a alternativa B é a correta, pois reflete a avaliação subjetiva do pesquisador sobre o projeto.

Leia o texto abaixo.

Desbravando o velho Chico

Conhecido carinhosamente por nordestinos e mineiros como “Velho Chico”, o rio São Francisco passa por cinco Estados e para todos eles tem um valor especial.

Não só pela sua água, que abastece populações ao longo de seus 2700 km, mas também pelas implicações históricas. Descoberto em 1501 pelo navegador Américo Vespúcio, ele serviu de caminho para os bandeirantes e é parte fundamental da cultura e das tradições de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Agora, o rio está ganhando um projeto de recuperação de suas águas – afetadas pelo esgoto não tratado de 95% dos 504 municípios que cruza. O projeto do Ministério do Meio Ambiente deve empregar um bilhão de reais em dez anos de obras. Os cuidados podem estimular a Unesco a aceitar o pedido feito por organizações brasileiras e fazer com que o rio seja declarado patrimônio da humanidade. A campanha é obra do jornalista Américo Antunes, que está levando à frente uma expedição de 35 dias pelo rio, iniciada no dia 10 de outubro. A ideia é catalogar 56 pontos de interesse histórico ou cultural, de cavernas com desenhos rupestres a igrejas e centros de peregrinação religiosa. Um merecido presente de aniversário ao “Velho Chico” rio.

Revista Galileu, n. 124, nov. 2001, p. 14. *Adaptado: Reforma Ortigráfica.

Questão 9. Na segunda parte do texto, uma opinião é expressa em

A) “o rio São Francisco passa por cinco Estados”.

B) “ele serviu de caminho para os bandeirantes”.

C) “o rio está ganhando um projeto de recuperação”.

D) “Um merecido presente de aniversário ao ‘Velho Chico’ rio.”.


Gabarito Comentado

Resposta correta: D) “Um merecido presente de aniversário ao ‘Velho Chico’ rio.” A frase “Um merecido presente de aniversário ao ‘Velho Chico’ rio.” expressa uma opinião, pois traz um juízo de valor ao afirmar que o projeto de recuperação do rio São Francisco é um presente “merecido”. O uso dessa palavra indica uma avaliação subjetiva do autor sobre a importância do projeto para o rio.

As outras alternativas apresentam apenas fatos objetivos, sem opinião:

  • (A) “o rio São Francisco passa por cinco Estados” → Informação geográfica.
  • (B) “ele serviu de caminho para os bandeirantes” → Fato histórico.
  • (C) “o rio está ganhando um projeto de recuperação” → Informação sobre um projeto em andamento.

Portanto, a alternativa D é a correta, pois reflete um juízo de valor sobre o projeto de recuperação do rio.

Leia o texto e responda.


CURIOSIDADES PELO MUNDO

Sabia que no Egito é uma tremenda falta de educação mostrar a sola dos pés, enquanto que encher uma xícara de chá até transbordar é um gesto superelegante.

Já na Áustria bater em uma mesa com os punhos fechados, significa boa sorte (com certeza a mesa não teve sorte).

No Japão, levantar o polegar quer dizer namorado, e levantar o dedo mindinho quer dizer namorada. Ah! Essa é superimportante, para o caso de você algum dia ir para Bulgária. É que lá, ao contrário daqui, balançar a cabeça para os lados significa “Sim”, e balançar para cima e para baixo significa “Não”. Bom, para terminar, se algum dia você estiver na Itália, saiba que levar uma garrafa de vinho em um jantar que você foi convidado é um grande insulto. E esperar todos se sentarem à mesa para começar a comer é uma falta de consideração com o alimento.

Com essas dicas, aposto que se algum dia você viajar para alguns desses países não irá pagar tanto mico, se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois contar para os amigos, e fazer a viagem valer a pena.

NEVES, Ana Paula. Disponível em: <http://www.pequenoartista.com.br/pa/bocao/jornal1.aspx> *Adaptado: Reforma Ortográfica.

Questão 10. A frase que expressa uma opinião é:

A) “Já na Áustria bater em uma mesa com os punhos fechados significa boa sorte...”.

B) “...esperar todos se sentarem à mesa para começar a comer é falta de consideração com o alimento.”.

C) “...se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois contar para os amigos, ...”.

D) “No Japão, levantar o polegar quer dizer namorado, e levantar o dedo mindinho quer dizer namorada.”.

Gabarito Comentado

Resposta correta: C) “...se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois contar para os amigos, ...”.  A alternativa C expressa uma opinião, pois a autora faz uma avaliação subjetiva ao dizer que "é uma delícia pagar micos em viagens". O uso da palavra "delícia" indica um julgamento pessoal sobre a experiência de cometer gafes em outros países.

As outras alternativas apresentam apenas fatos objetivos, sem opinião:

  • (A) “Já na Áustria bater em uma mesa com os punhos fechados significa boa sorte...” → Trata-se de uma informação cultural sobre a Áustria.
  • (B) “...esperar todos se sentarem à mesa para começar a comer é falta de consideração com o alimento.” → Embora seja uma norma cultural, a frase não reflete diretamente a opinião da autora, mas um costume italiano.
  • (D) “No Japão, levantar o polegar quer dizer namorado, e levantar o dedo mindinho quer dizer namorada.” → Informação objetiva sobre gestos no Japão.

Portanto, a alternativa C é a correta, pois expressa um juízo de valor sobre a experiência de viajar e cometer gafes.


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