Questão 1. Qual é o tema principal do texto "O Passeio ao Zoológico: Lições da Natureza"?
a) As características dos animais vistos no zoológico.
b) A importância da preservação ambiental.
c) A diversão das crianças durante o passeio ao zoológico.
d) A rotina de uma professora em um dia de excursão.
Gabarito comentado
Letra b) A importância da preservação ambiental.
- a) Incorreta. Essa alternativa descreve o assunto, ou seja, o que acontece no texto (ver animais no zoológico), mas não reflete a mensagem principal.
- b) Correta. O tema é a preservação ambiental, evidenciada pela mensagem da professora e pela reflexão do aluno Pedro.
- c) Incorreta. Embora a diversão das crianças seja mencionada, ela é um detalhe do texto e não a ideia central.
- d) Incorreta. A rotina da professora é apenas o pano de fundo e não está diretamente relacionada à mensagem principal do texto.
Comentário: Essa questão ajuda a entender a diferença entre o tema (mensagem central) e o assunto (detalhes específicos).
(Equipe PIP). Leia o texto abaixo.
A PARANÓIA DO CORPO
Em geral, a melhor maneira de resolver a insatisfação com o físico é cuidar da parte emocional.
Não é fácil parecer com Katie Holmes, a musa do seriado preferido dos teens, Dawson's Creek ou com os galãs musculosos do seriado Malhação. Mas os jovens bem que tentam. Nunca se cuidou tanto do corpo nessa faixa etária como hoje. A Runner, uma grande rede de academias de ginástica, com 23 000 alunos espalhados em nove unidades na cidade de São Paulo, viu o público adolescente crescer mais que o adulto nos últimos cinco anos. ―Acho que a academia é para os jovens de hoje o que foi a discoteca para a geração dos anos 70‖, acredita José Otávio Marfará, sócio de outra academia paulistana, a Reebok Sports Club. "É o lugar de confraternização, de diversão."
É saudável preocupar-se com o físico. Na adolescência, no entanto, essa preocupação costuma ser excessiva. É a chamada paranóia do corpo. Alguns exemplos. Nunca houve uma oferta tão grande de produtos de beleza destinados a adolescentes. Hoje em dia é possível resolver a maior parte dos problemas de estrias, celulite e espinhas com a ajuda da ciência. Por isso, a tentação de exagerar nos medicamentos é grande. "A garota tem a mania de recorrer aos remédios que os amigos estão usando, e muitas vezes eles não são indicados para seu tipo de pele‖, diz a dermatologista Iara Yoshinaga, de São Paulo, que atende adolescentes em seu consultório. São cada vez mais freqüentes os casos de meninas que procuram um cirurgião plástico em busca da solução de problemas que poderiam ser resolvidos facilmente com ginástica, cremes ou mesmo com o crescimento normal. Nunca houve também tantos casos de anorexia e bulimia. "Há dez anos essas doenças eram consideradas raríssimas. Hoje constituem quase um caso de saúde pública‖, avalia o psiquiatra Táki Cordás, da Universidade de São Paulo.
É claro que existem variedades de calvície, obesidade ou doenças de pele que realmente precisam de tratamento continuado. Na maioria das vezes, no entanto, a paranóia do corpo é apenas isso: paranóia. Para curá-la, a melhor maneira é tratar da mente. Nesse processo, a auto-estima é fundamental. ―É preciso fazer uma análise objetiva e descobrir seus pontos fortes. Todo mundo tem uma parte do corpo que acha mais bonita‖, sugere a psicóloga paulista Ceres Alves de Araújo, especialista em crescimento. Um dia, o teen acorda e percebe que aqueles problemas físicos que pareciam insolúveis desapareceram como num passe de mágica. Em geral, não foi o corpo que mudou. Foi a cabeça. Quando começa a se aceitar e resolve as questões emocionais básicas, o adolescente dá o primeiro passo para se tornar um adulto.
CASTRO, Letícia de. Veja Jovens. Setembro/2001 p. 56.
Questão 2. A ideia CENTRAL do texto é:
A) os diversos produtos de beleza para jovens.
B) as doenças raras que atacam os jovens.
C) a preocupação do jovem com o físico.
D) o uso exagerado de remédios pelos jovens.
Gabarito comentado
Letra C) a preocupação do jovem com o físico.
🔹 Comentário: O texto fala sobre a obsessão dos adolescentes com a aparência física, o crescimento do público jovem nas academias e o excesso de preocupação com o corpo, chegando a casos como anorexia e bulimia. O foco principal é essa preocupação excessiva e como ela pode ser prejudicial.
As outras opções:
- (A) os diversos produtos de beleza para jovens. → O texto menciona produtos, mas esse não é o tema principal.
- (B) as doenças raras que atacam os jovens. → O texto fala de anorexia e bulimia, mas elas não são o tema central.
- (D) o uso exagerado de remédios pelos jovens. → O uso de remédios é citado, mas não é o foco principal do texto.
(Equipe PIP). Leia o texto abaixo.
A CADEIRA DO DENTISTA
Fazia dois anos que não me sentava numa cadeira de dentista. Não que meus dentes estivessem por todo esse tempo sem reclamar um tratamento. Cheguei a marcar várias consultas, mas começava a suar frio folheando velhas revistas na antessala e me escafedia antes de ser atendido. Na única ocasião em que botei o pé no gabinete do odontólogo – tem uns seis meses -, quando ele me informou o preço do serviço, a dor transferiu-se do dente para o bolso.
- Não quero uma dentadura em ouro com incrustações em rubis e esmeraldas – esclareci -, só preciso tratar o canal.
- É esse o preço de um tratamento de canal!
- Tem certeza? O senhor não estará confundindo o meu canal com o do Panamá?
Adiei o tratamento. Tenho pavor de dentista. O mundo avançou nos últimos 30 anos, mas a Odontologia permanece uma atividade medieval. Para mim não faz diferença um “pau de arara” ou uma cadeira de dentista: é tudo instrumento de tortura.
Dessa vez, porém, não tive como escapar. Os dentes do lado esquerdo já tinham se transformado em meros figurantes dentro da boca. Ao estourar o pré-molar do lado direito, fiquei restrito à linha de frente para mastigar maminhas e picanhas. Experiência que poderia ter dado certo, caso tivesse algum jeito para aquilo. (...)
NOVAES, Carlos Eduardo. A cadeira do dentista e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1999. p. 48-50. Fragmento.
Questão 3. Qual o assunto desse texto?
A) Tratamento de dentes.
B) Dores de dentes.
C) Instrumento de tortura.
D) Adiamento do tratamento.
Gabarito comentado
Letra D) Adiamento do tratamento.
🔹 Comentário: O autor narra, de forma bem-humorada, como ele adiou por muito tempo a ida ao dentista, até que não pôde mais evitar. Esse adiamento do tratamento é o tema central do texto.
As outras opções:
- (A) Tratamento de dentes. → O texto menciona tratamento, mas o foco é o adiamento.
- (B) Dores de dentes. → A dor de dente aparece, mas não é o assunto principal.
- (C) Instrumento de tortura. → O autor compara o consultório a uma tortura, mas de forma figurada.
(SAERO). Leia o texto abaixo e responda
Estimulantes, o alívio imediato
Às vezes, o cansaço é tão grande que a vontade que dá é a de tirar um cochilo ali mesmo: na mesa do escritório, bem na frente do computador. Se os alimentos energéticos reduzem
o cansaço físico, os estimulantes combatem a fadiga mental. Os principais representantes do gênero são o chá e o café. “Uma xícara de chá ou de café logo após a refeição não só melhora a digestão, como também proporciona um pique extra para enfrentar o período da tarde”, garante Tamara Mazaracki. Tanto o chá como o café são ricos em cafeína, um estimulante que reduz a fadiga e melhora a concentração. Mas, para algumas pessoas, três ou quatro xícaras de café por dia já são suficientes para causar efeitos prejudiciais ao organismo, como ansiedade e irritação. Na dúvida, vale a pena conferir: uma xícara de chá contém de 50 a 80 mg de cafeína, enquanto uma lata de refrigerante, de 40 a 75 mg. Uma xícara de café forte pode chegar a 200 mg da substância. Ao chá e café, a nutricionista Gisele Lemos acrescentaria o bom e velho chocolate. “Os alimentos estimulantes são considerados infalíveis, porque proporcionam um revigoramento mental, quase instantâneo”, justifica. Já a nutricionista Letícia Pacheco recomenda o ainda pouco conhecido suco de clorofila. Vale lembrar que qualquer vegetal verde tem clorofila em sua composição. Por isso mesmo, a lista de opções é grande e inclui folhas de couve, talos de brócolis e hortelã. Você pode misturá-las com frutas, como limão, abacaxi ou laranja.
Viva Saúde. n 76. Escala. p. 17.
Questão 4. Esse texto trata de
A) alimentos que combatem a fadiga mental.
B) comportamento em ambiente de trabalho.
C) efeitos prejudiciais do chá e do café.
D) receitas para combater a ansiedade.
Gabarito comentado
Letra A) alimentos que combatem a fadiga mental.
🔹 Comentário: O texto fala sobre chá, café, chocolate e suco de clorofila como alimentos que ajudam a reduzir a fadiga mental e aumentar a energia.
As outras opções:
- (B) comportamento em ambiente de trabalho. → O texto menciona o cansaço no trabalho, mas não é o foco principal.
- (C) efeitos prejudiciais do chá e do café. → Os efeitos negativos são mencionados, mas o texto se concentra nos benefícios.
- (D) receitas para combater a ansiedade. → Não há receitas no texto, apenas informações sobre alimentos estimulantes.
(CPERB). Leia o texto abaixo.
Trabalho Infantil, uma realidade
Todos os dias, quando passamos pelos centros urbanos, nos deparamos com um triste fato da realidade. Crianças que ao invés de estarem na escola estão trabalhando, muitas vezes para sustentar os próprios pais. São trabalhos enfadonhos e mal remunerados, como vendedores de cocos, picolés, balas e jornais. Também há engraxates e vigias de carros.
Fonte: http://www.revelacaoonline.uniube.br/a2002/cidade/infantil.html
Questão 5. O tema abordado no texto trata do
a) trabalho infantil, onde demonstra os riscos que essas crianças são expostas.
b) trabalho infantil, mostrando os tipos de empregos que são submetidas.
c) trabalho forçado, que na maioria são crianças.
d) trabalho forçado, que na minoria são crianças
Gabarito comentado
Letra B) trabalho infantil, mostrando os tipos de empregos que são submetidas.
🔹 Comentário: O texto descreve os tipos de trabalho que as crianças exercem, como vendedores ambulantes, engraxates e vigias de carros. O foco é mostrar essas ocupações.
As outras opções:
- (A) trabalho infantil, onde demonstra os riscos que essas crianças são expostas. → O texto não detalha riscos, apenas menciona o problema.
- (C) trabalho forçado, que na maioria são crianças. → O texto trata do trabalho infantil, mas não especifica que seja forçado.
- (D) trabalho forçado, que na minoria são crianças. → O texto não menciona trabalho forçado nem faz essa distinção.
(Projeto con(seguir)-DC). Leia os textos abaixo.
Texto I
Sempre procurando, mas ela não vem
E esse aperto no fundo do peito
Desses que o sujeito não pode aguentar
Ah! Esse aperto aumenta meu desejo
E não vejo a hora de poder lhe falar.
Targino Gondim, Manuca, Raimundinho do Acordeon.
In Gilberto Gil. CD Eu, tu eles.
Texto II
Ai eu, coitada, como vivo em gram cuidado
Por meu amigo que tarda e nom vejo!
Muito me tarda O meu amigo na Guarda!
Dom Sancho I. In Elsa Gonçalves. A lírica galego-portuguesa. Lisboa, Comunicação, 1983.
Questão 6. De acordo com a leitura desses textos, é possível concluir em relação ao tema que
A) apresentam um desejo de encontrar um novo amor que está distante.
B) exprimem a ansiedade pelo reencontro com a pessoa amada.
C) ambos não tem boas notícias da pessoa amada que está longe.
D) exprimem o sofrimento de pessoas que não têm o amor correspondido.
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Alternativa B
Comentário: A resposta está correta, pois ambos os textos apresentam o tema da saudade e da ansiedade pelo reencontro com a pessoa amada. No Texto I, há um desejo crescente de encontrar alguém, evidenciado pelo "aperto no fundo do peito". No Texto II, a espera pelo amado também gera sofrimento e impaciência, demonstrando a expectativa do reencontro.
(Projeto con(seguir)-DC). Leia o texto abaixo.
“No Brasil, há uma campanha antipirataria cujo mote é: ‘Você não roubaria um carro. Por que roubar um filme?’. Existe diferença entre esses dois atos?”
(Superinteressante – ed. 214, pág. 28).
Questão 7. O lema da campanha antipirataria sugere que
A) a pirataria é um crime menor.
B) a pirataria também é um crime.
C) a pirataria é um crime violento.
D) a pirataria não é crime.
Gabarito comentado
Alternativa B
Comentário: A alternativa escolhida é correta, pois o lema da campanha antipirataria faz uma analogia direta entre roubar um carro e fazer pirataria de filmes. O objetivo da comparação é mostrar que a pirataria não deve ser vista como algo inofensivo, mas sim como um crime. A campanha busca conscientizar as pessoas de que copiar ou distribuir filmes ilegalmente é tão condenável quanto qualquer outro tipo de roubo.
(SADEAM). Leia o texto abaixo e responda.
Trindade terá sistema híbrido
Dependendo das condições climáticas, a energia eólica é muito indicada para regiões de acesso restrito, e, por isso, com menores demandas – como as ilhas. Seguindo esta linha, o CEPEL, juntamente com a Eletrobrás e a Marinha do Brasil, desenvolvem, desde 2005, projeto de instalação de fontes alternativas na ilha de Trindade, no litoral do Espírito Santo.
A ideia é implantar um sistema híbrido de energia solar e eólica com capacidade para gerar 120kW, o suficiente para reduzir de 60 mil para 2 mil litros o consumo anual de óleo diesel na ilha, que atualmente é atendida por geradores movidos a óleo.
– Localizada a 1.200 quilômetros da costa brasileira, a Ilha de Trindade é estratégica para garantir a extensão territorial do país, e por isso é ocupada pela Marinha. Mas, para que tenha energia, precisa ser alimenta por óleo diesel, que, de dois em dois meses, chega transportado por barcos, em viagem que dura cerca de quatro dias. Daí a grande importância desse projeto – exemplifica Ricardo Dutra, pesquisador do Cepel.
Jornal do Brasil. 27 jul. 2007.
Questão 8. O tema desse texto é
A) a implantação de um novo sistema de energia em Trindade.
B) a importância do sistema de energia a diesel em Trindade.
C) a localização de Trindade em relação à costa do Brasil.
D) a ocupação estratégica de Trindade pela Marinha do Brasil.
Gabarito comentado
Alternativa A
Comentário: A resposta está correta, pois o texto enfatiza a implementação de um sistema híbrido de energia (solar e eólica) na Ilha de Trindade. O objetivo do projeto é reduzir a dependência de geradores a óleo diesel, o que mostra que o foco do texto está na implantação desse novo sistema de energia, e não apenas na localização da ilha ou na presença da Marinha.
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo e responda.
Ai, que sono!
A cabeça fica pesada, os olhos não param abertos, os movimentos se tornam vagarosos... Aos poucos, você vai se desligando de tudo e quase nem ouve mais a TV nem as vozes das pessoas ao redor. Está na hora de ir para a cama!
Dormir é gostoso. Tanto que dá a maior preguiça acordar de manhã. Cair no sono também é importante para a saúde, porque ajuda a descansar e recarregar as energias.
Além disso, enquanto dormimos, muitas coisas acontecem em nosso corpo.
Os sentidos funcionam, mas o cérebro reage menos aos estímulos. Porém, se você tiver uma sensação na pele ou sentir um cheiro, isso pode influenciar seus sonhos.
As pálpebras se fecham para evitar a entrada de luz. Nós somos programados para descansar quando está escuro.
A respiração fica mais lenta. Com os órgãos funcionando devagar precisamos de menos oxigênio.
Os ouvidos praticamente se desligam. Só ouvimos sons bem altos, como o do despertador tocando.
O organismo libera maior quantidade de substâncias que estimulam o crescimento e renovam as células.
A temperatura do corpo cai e sentimos um pouquinho de frio.
Recreio. n. 468, p. 12.
Questão 9. Qual é o assunto desse texto?
A) O momento certo para se deitar.
B) O funcionamento do corpo durante o sono.
C) A redução da respiração à noite.
D) A queda da temperatura corporal ao dormir.
Gabarito comentado
Alternativa B
Comentário: A escolha dessa alternativa é apropriada, pois o texto explica o que acontece no corpo humano enquanto dormimos, abordando aspectos como a diminuição da respiração, a liberação de hormônios e a queda da temperatura corporal. Embora o texto mencione a importância do sono, seu foco principal é a descrição das funções corporais durante o descanso.
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo.
23 de julho de 1932
Morte de Santos Dumont
Você já ouviu falar em Santos Dumont? Eu e meu avô, que somos loucos por aviões, sabemos tudo a respeito dele. Ele nasceu em 20 de julho de 1873. Gostava de mecânica e de ler os livros de ficção de Júlio Verne. Estudou física, química, mecânica e eletricidade lá na Europa, mas nunca completou um curso superior. Em suas pesquisas, Santos Dumont começou pelo automobilismo, que logo abandonou, concentrando–se no objetivo da conquista do ar. Entre 1898 e 1909, Santos Dumont planejou, construiu e pilotou mais de 20 inventos, entre eles, balões livres, balões dirigíveis, biplanos e monoplanos.
E, no dia 23 de outubro de 1906, conseguiu fazer o primeiro voo mecânico do mundo, com o 14–Bis. Depois, construiu vários outros aviões, mas a utilização do avião na Primeira Guerra Mundial (1914–1918) fez com que ele abandonasse as experiências aeronáuticas. Voltou para o Brasil em 1931, passando a residir em Petrópolis (RJ), em uma casa que projetou nos mínimos detalhes e que é hoje o Museu Santos Dumont.
Ele morreu no dia 23 de julho de 1932, em Guarujá (SP).
Disponível em: <http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaHistoria/PaginaAnterior.asp?da=23072007>
Questão 10. Qual é o tema desse texto?
A) A vida de Santos Dumont.
B) A loucura por aviões.
C) Os estudos de Santos Dumont.
D) Os inventos de Santos Dumont.
Gabarito comentado
Alternativa A
Comentário: A alternativa correta é "A vida de Santos Dumont", pois o texto apresenta uma biografia resumida do inventor, incluindo seu nascimento, paixão pela mecânica, principais invenções e sua morte. Embora mencione seus estudos e invenções, o texto não se concentra exclusivamente neles, mas sim em um panorama geral da vida de Santos Dumont.
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