Questão1. Os textos apresentados tratam do mesmo tema: a importância da água. Porém, eles foram produzidos para diferentes públicos e com diferentes objetivos. Com base nisso, analise as alternativas e escolha a correta:
A) Os três textos têm como público-alvo crianças, pois utilizam linguagem lúdica e apelativa.
B) O objetivo do Texto 1 é ensinar crianças a economizar água, enquanto o Texto 2 busca informar o público geral sobre dados científicos.
C) O Texto 2 e o Texto 3 têm como objetivo principal sensibilizar o público para a importância da economia de água, mas utilizam estratégias diferentes de linguagem.
D) O Texto 1 foi produzido com o objetivo de entreter, enquanto o Texto 3 visa informar especialistas sobre práticas de economia de água.
Gabarito Comentado:
Alternativa correta: C
O Texto 2 utiliza uma linguagem direta e emotiva para sensibilizar o público geral, enquanto o Texto 3 recorre a uma abordagem lúdica e visual, direcionada especialmente para crianças, com o mesmo objetivo de promover a economia de água.
i. A Alternativa A está incorreta porque o público-alvo dos textos é variado, abrangendo crianças no Texto 3, especialistas no Texto 1, e o público geral no Texto 2.
ii. A Alternativa B está errada porque o Texto 1 é voltado para especialistas e não para ensinar crianças, e o Texto 2 não se limita a dados científicos, mas busca engajar emocionalmente.
iii. A Alternativa D está incorreta porque o Texto 1 é informativo e técnico, não voltado para entretenimento, e o Texto 3 não se destina a especialistas, mas ao público infantil.
A habilidade de reconhecer o público-alvo e o objetivo dos textos, bem como as diferenças na linguagem e na abordagem, é essencial para interpretar textos de forma crítica e contextualizada.