Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de outubro de 2025

[GABARITO] D5 –Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.) - 5 ano


 Leia o texto e responda à questão abaixo:

O professor apresentou três tipos de textos: uma propaganda, um quadrinho e uma foto. Cada um tem características diferentes. Com base no que foi mostrado, qual é a principal função da propaganda no texto?

A) Fazer o leitor refletir sobre problemas do cotidiano.
B) Contar uma história engraçada.
C) Convencer o leitor a experimentar algo.
D) Mostrar uma relação de amizade e alegria.

Gabarito e comentário

Resposta correta: C) Convencer o leitor a experimentar algo.

Comentário:
A propaganda tem como objetivo principal persuadir o leitor, despertando nele o desejo de consumir um produto ou serviço. No texto, a propaganda do sorvete usou uma imagem apetitosa e uma frase impactante para atrair a atenção e convencer o público a experimentar o sorvete. Essa é uma característica fundamental desse gênero textual.

Questão 2. Leia e resolva a questão


ree

Na tirinha, o Menino Maluquinho deseja

A) irritar sua mãe derramando água no chão.

B) realizar uma brincadeira com seu primo.

C) subir na escada para lavar a porta da casa.

D) molhar sua mãe quando ela entrar na sala.

Gabarito Comentado:

A resposta correta é a B.

O Menino Maluquinho, ao ouvir que o primo "Mauricinho" está chegando e que deve se "preparar", decide realizar uma travessura/brincadeira (uma "pegadinha") com o primo. A montagem do balde de água sobre a porta é um artifício para molhar e pregar uma peça em quem entrar por ela. A ação é uma resposta direta e típica do personagem ao anúncio da visita do primo.

 Questão 3. Leia e resolva.


ree

O gênero desse texto é

A) charge.

B) cartum

C) tirinha.

D) anúncio.

Gabarito Comentado: Letra D O texto se enquadra no gênero anúncio (especificamente, um anúncio de campanha institucional ou propaganda). Sua função é informar sobre a seriedade da gripe e, principalmente, persuadir o público a se vacinar dentro de um período específico, sendo veiculado por órgãos governamentais (SUS e Governo de Minas Gerais). As opções A, B e C são descartadas pois:

  • Charge/Cartum: Utilizam o humor, a crítica ou a sátira, geralmente com foco em um evento político/social imediato, o que não é o foco aqui.

  • Tirinha: É uma sequência de quadros que conta uma pequena narrativa, o que não corresponde ao formato.

Questão 4. Leia o texto abaixo.



ree
Nesse texto, a flor expressa um:

A) palavrão

B) abuso.

C) enfeite

D) elogio. Gabarito Comentado: D) elogio. A flor no texto expressa um elogio. Isso pode ser inferido pelo contexto da pergunta feita ao capelão, que sugere que alguém tenha dito algo gentil para ele, associando essa gentileza à imagem da flor. Portanto, a flor representa um elogio no texto.

 Questão 5. Leia o texto abaixo.

ree

No segundo quadrinho, a personagem diz que não sabe se foi uma boa levar o Rex ao museu. Quem é o Rex?

A) o alienígena.

B) o soldado.

C) o esqueleto de dinossauro.

D) o dinossauro. Gabarito Comentado: D) o dinossauro.

Pela identificação no título, pelas características visuais (Rex é a espécie de dinossauro), e pela ação de interagir com o ambiente (o dinossauro amarelo é quem se move, fala e se emociona), o personagem referido como "Rex" é um dos dinossauros vivos da história.

Apesar de o esqueleto em exibição ser a espécie Tyrannosaurus Rex, o personagem ativo na história é o dinossauro amarelo. O esqueleto é o "Vovô" do Rex, não o próprio Rex.

Portanto, o Rex é:

D) o dinossauro. (Referindo-se ao personagem dinossauro amarelo). 

Questão 6. Leia o texto abaixo.

ree

No quadrinho abaixo, as expressões das árvores indicam

A) medo.

B) tristeza.

C) decepção.

D) raiva.

Gabarito Comentado:

A resposta correta é a A. As expressões das árvores, caracterizadas por olhos arregalados e posturas de recuo/sofrimento, indicam medo (ou pavor) diante da presença do lenhador, que representa uma ameaça direta à sua existência. A tirinha faz uma crítica ao desmatamento ao dar vida e emoção às árvores.

Questão 7. (PROEB). Leia o texto abaixo.




O menino queria o boné emprestado, porque

A) achava bonito o boné do seu amigo.

B) estava com medo e queria tapar os olhos.

C) queria proteger os cabelos do vento.

D) tinha esquecido seu boné em casa.

Gabarito Comentado:

A resposta correta é a B.

O menino estava com medo (o que é inferido pela sua hesitação em entrar no balão e pelo desafio do amigo), mas negou esse sentimento. Ao pedir o boné emprestado e, em seguida, usá-lo para tapar os olhos no último quadro, ele revela que o boné era um recurso técnico para bloquear o estímulo visual da altura, confirmando que sua verdadeira motivação era lidar com o medo.


Questão 8. (SAEPI). Leia o texto abaixo.


De acordo com esse texto, a intenção do cachorro Bidu era

A) cavar um buraco fundo.

B) despistar o outro cão.

C) fugir de alguém.

D) procurar ossos.

Gabarito Comentado:

A resposta correta é a D. A presença de ossos no buraco já cavado (e o instinto canino de enterrar ou procurar alimento) estabelece o objetivo do Bidu. A ação de cavar um novo buraco é uma continuação do seu esforço para procurar ossos (seja para desenterrar um que enterrou antes, seja para enterrar um novo, sendo a busca a motivação mais evidente no contexto da pergunta do outro cão).

Questão 8. Observe a fotografia abaixo:


ree

Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/apos-desistir-de-cursar-medicina-biologa-se-dedica-a-paixao-pelos-animais.ghtml


A legenda mais adequada para a fotografia é

A) A industrialização chega às florestas.

B) A relação prejudicial entre o ser humano e os animais.

C) A domesticação dos animais silvestres.

D) A preocupação do ser humano com as necessidades dos animais.

Gabarito Comentado:

A resposta mais adequada é a D. A fotografia retrata uma profissional da área de manejo animal fornecendo alimento ao canguru, um ato que evidencia a preocupação e o cuidado do ser humano em atender às necessidades nutricionais dos animais sob sua responsabilidade, geralmente em programas de conservação ou educação (zoológicos, santuários, etc.).


Questão 9. Leia o texto a seguir


ree


O sentido da charge é

A) explorar os significados da expressão “rede social” para provocar humor

B) fazer uma oposição entre o espaço da população pobre e o espaço da população rica.

C) comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.

D) criticar as pessoas que têm muitos filhos.

Gabarito Comentado:

A resposta correta é a A. A charge utiliza a polissemia (múltiplos significados) da expressão "rede social" (plataforma virtual X rede física de convívio familiar) para criar uma quebra de expectativa. O humor é gerado pela exploração e contraste desses diferentes sentidos da mesma expressão.

Questão 10. Leia o texto a seguir



ree

COELHO, C.SEC. 2019.

O texto acima é um cartaz que tem como principal propósito comunicativo

A) informar sobre os tipos de bullying

B) discutir sobre as causas do bullying

C) alertar sobre a criminalização do bullyingD) conscientizar a vítima de bullying a buscar ajuda

Gabarito Comentado:

A resposta correta é a D. O principal propósito comunicativo do cartaz é conscientizar a vítima de bullying a buscar ajuda. Isso é evidenciado tanto pela mensagem de acolhimento ("Você pode pedir ajuda") quanto pelas instruções claras para "procurar alguém de sua confiança", "compartilhar" e "denunciar".

VOLTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[GABARITO] GRAMÁTICA - Colocação Pronominal

  Questão 1 Assinale a alternativa em que o emprego da próclise está correto , seguindo a regra de atração por palavra de negação. A) “Nu...