Com base no texto, identifique a ideia principal e as ideias secundárias. Assinale a alternativa correta:
a) Ideia principal: A educação promove a cidadania.
Ideias secundárias: Ela capacita para o mercado de trabalho e reduz as desigualdades sociais.
b) Ideia principal: A educação é essencial para o mercado de trabalho.
Ideias secundárias: Ela promove a cidadania e reduz as desigualdades sociais.
c) Ideia principal: A educação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade.
Ideias secundárias: Ela capacita para o mercado de trabalho, promove a cidadania e reduz as desigualdades sociais.
d) Ideia principal: A educação reduz as desigualdades sociais.
Ideias secundárias: Ela promove o pensamento crítico e incentiva a participação social.
Gabarito Comentado
Alternativa correta: c)
Comentário: A frase "A educação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade" expressa claramente a ideia principal do texto, pois resume a mensagem central. As demais informações – como a capacitação para o mercado de trabalho, a promoção da cidadania e a redução das desigualdades sociais – são ideias secundárias que exemplificam e detalham a importância da educação.
Por que as demais estão incorretas?
- a) Errada porque coloca a cidadania como ideia principal, mas essa é apenas um aspecto dentro do tema central.
- b) Errada porque reduz a ideia principal à capacitação para o mercado de trabalho, que é apenas um dos argumentos secundários.
- d) Errada porque foca na redução das desigualdades sociais como ideia principal, o que também é um argumento secundário.
Questão 2.
(SEAPE). Leia o texto abaixo.
SENHORES CONDÔMINOS
A fim de evitarmos maiores danos ao nosso estacionamento
e custos futuros com reformas, informamos que não será permitida a entrada de
caminhões/caminhonetes de mudanças e entregas, salvo em dias de chuva.
Contamos com a colaboração de todos.
São Paulo, 24 de janeiro de 2012.
Atenciosamente,
Corpo Diretivo do Condomínio
Disponível em:
<http://butantagarden.blogspot.com/2012/01/>.
Esse texto serve
para
A) dar um aviso.
B) fazer um
convite.
C) fazer um
relatório.
D) pedir uma ajuda.
O texto é um aviso aos condôminos sobre o uso do estacionamento.
Questão 3.
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
Necessidade de alegria
O ator que fazia o papel de Cristo no espetáculo de Nova
Jerusalém ficou tão compenetrado da magnitude da tarefa que, de ano para ano,
mais exigia de si mesmo, tanto na representação como na vida rotineira.
Não que pretendesse copiar o modelo divino, mas sentia
necessidade de aperfeiçoar-se moralmente, jamais se permitindo a prática de
ações menos nobres. E exagerou em contenção e silêncio.
Sua vida tornou-se complicada, pois os amigos de bar o
estranhavam, os colegas de trabalho no escritório da Empetur (Empresa
Pernambucana de Turismo) passaram a olhá-lo com espanto, e em casa a mulher
reclamava do seu alheamento.
No sexto ano de encenação do drama sacro, estava
irreconhecível. Emagrecera, tinha expressão sombria no olhar, e repetia
maquinalmente as palavras tradicionais. Seu desempenho deixou a desejar.
Foi advertido pela Empetur e pela crítica: devia ser
durante o ano um homem alegre, descontraído, para tornar-se perfeito intérprete
da Paixão na hora certa. Além do mais, até a chegada a Jerusalém, Jesus era
jovial e costumava ir a festas.
Ele não atendeu às ponderações, acabou destituído do
papel, abandonou a família, e dizem que se alimenta de gafanhotos no agreste.
ANDRADE, Carlos Drummond de.
Histórias para o Rei.2ªed. Rio de Janeiro: Record, 1998. p. 56.
Qual é a
informação principal no texto “Necessidade de alegria”?
A) A arte de
representar exige compenetração.
B) O ator pode
exagerar em contenção e silêncio.
C) O ator
precisa ser alegre.
D) É necessário aperfeiçoar-se.
A principal mensagem do texto é que o ator, para representar bem Jesus, deveria ser alegre e equilibrado emocionalmente.
Animais no espaço
Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas. Os
russos já usaram cachorros em suas experiências. Eles têm o sistema cardíaco
parecido com o dos seres humanos. Estudando o que acontece com eles, os
cientistas descobrem quais problemas podem acontecer com as pessoas.
A cadela Laika, tripulante da Sputnik-2, foi o primeiro
ser vivo a ir ao espaço, em novembro de 1957, quatro anos antes do primeiro
homem, o astronauta Gagarin.
Os norte-americanos gostam de fazer experiências
científicas espaciais com macacos, pois o corpo deles se parece com o humano. O
chimpanzé é o preferido porque é inteligente e convive melhor com o homem do
que as outras espécies de macacos. Ele aprende a comer alimentos sintéticos e
não se incomoda com a roupa espacial.
Além disso, os macacos são treinados e podem fazer
tarefas a bordo, como acionar os comandos das naves, quando as luzes coloridas
acendem no painel, por exemplo. Enos foi o mais famoso macaco a viajar para o
espaço, em novembro de 1961, a bordo da nave Mercury/Atlas 5. A nave de Enos
teve problemas, mas ele voltou são e salvo, depois de ter trabalhado
direitinho. Seu único erro foi ter comido muito depressa as pastilhas de banana
durante as refeições.
(Folha de São Paulo, 26 de janeiro de
1996)
No texto
“Animais no espaço”, uma das informações principais é
A) “A cadela
Laika (...) foi o primeiro ser vivo a ir ao espaço”.
B) “Os russos já
usavam cachorros em suas experiência”.
C) “Vários
animais viajaram pelo espaço como astronautas”.
D) “Enos foi o
mais famoso macaco a viajar para o espaço”.
C) “Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas”. ✅
Essa frase apresenta a ideia geral do texto, que é relatar experiências com animais no espaço.
Questão 5.
Leio o texto abaixo e responda.
O MEU AMIGO PINTOR
Pra mim, vermelho é cor de coisa que eu queria entender.
Uma vez (isso foi no ano retrasado, eu ainda ia fazer
nove anos) a minha prima veio aqui com uma colega que se chamava Janaína e que
tava toda vestida de vermelho. O vestido tinha manga grande, era muito mais
comprido que o vestido da minha irmã e a minha prima usavam, e sem nada de
outra cor: só aquele vermelhão que todo mundo na sala ficou olhando. E aqui na
testa, feito jogador de tênis, a Janaína botou uma tira do vestido que ela
estava usando.
Aí eu fui e me apaixonei por ela. E de noite eu falei no
jantar:
— Eu estou apaixonado pela Janaína.
Todo mundo achou que eu estava fazendo graça; e a minha
irmã disse que a Janaína tinha quinze anos.
— E daí? Por que que eu não posso me apaixonar por uma
mulher mais velha?
— Imagina! — e todo mundo riu.
Achei melhor não dizer mais nada. Mas continuei
apaixonado. Quer dizer, eu acho que era paixão; eu não tinha bem certeza, mas
cada vez que eu pensava na Janaína (e eu pensava nela todo o tempo) eu sentia
dentro de mim uma coisa diferente que eu não entendia o que era mas que era
vermelha, porque é claro que eu só pensava na Janaína vestida naquele vermelhão
todo.
Um dia, a minha prima veio outra vez a Petrópolis com a
Janaína. Meu coração quase saiu pela boca quando eu ouvi a minha mãe falando:
— Olá, Janaína.
Corri pra sala. Nem deu para acreditar: a Janaína estava
de calça azul e blusa branca! E na testa, em vez de tira, uma franja.
Quanto mais eu olhava pra Janaína mais eu ia me
desapaixonando. Quando ela saiu eu fui lá em cima e contei pro meu Amigo Pintor
(acho que é melhor escrever o meu amigo com letra maiúscula) tudo que tinha
acontecido. Ele acendeu o cachimbo, ficou pela janela feito coisa que não ia
mais parar de olhar, e depois falou:
— Vermelho é mesmo uma cor complicada.
Lygia Bojunga Nunes, O meu amigo
pintor
Assinale a
alternativa que expressa a ideia central do texto.
A) A amizade
entre o menino e seu amigo pintor ficou estremecida.
B) A paixão
despertada pelo vermelho.
C) O romance
vivido por Janaína e o narrador.
D) Os
sentimentos impedem as pessoas de agirem com firmeza.
O texto gira em torno da paixão do menino por Janaína, influenciada pela cor vermelha de sua roupa.
Questão 6.
(SPAECE). Leia o texto abaixo.
História em esmolas
Quando aqui chegaram, os portugueses traziam bugigangas
para oferecer aos índios. Desde então, a história do Brasil é uma história de
esmolas dos poderosos para os humildes.
Ao mesmo tempo em que matavam os índios, os colonizadores
distribuíam esmolas para eles.
A independência também foi uma esmola: no lugar de um
presidente brasileiro, eleito por nosso povo, tivemos um imperador, filho do
rei da metrópole.
A libertação dos escravos foi incompleta como uma esmola:
não distribuíram as terras, não colocaram seus filhos na escola. Deram-lhes uma
esmola de liberdade.
Nossa república foi proclamada, mas de um modo
insuficiente, como uma esmola. Foi proclamada, não constituída. Para
proclamá-la, bastou um marechal, em cima de um cavalo, com sua espada, em um
dia de novembro no Rio de Janeiro, mas para construí-la são necessários milhões
de professores, em dezenas de milhares de escolas espalhadas por todo o
território, durante muitas décadas.
BUARQUE, Cristovam. Os instrangeiros. Rio de
Janeiro: Garamond, 2002. Fragmento.
O fragmento que
contém a principal informação desse texto é:
A) “Quando aqui
chegaram, os portugueses traziam bugigangas para os índios.”.
B) “... a
história do Brasil é uma história de esmolas dos poderosos para os humildes.”.
C) “... no lugar
de um presidente brasileiro, eleito por nosso povo, tivemos um imperador, ...”.
D) “Nossa
república foi proclamada, mas de um modo insuficiente, como uma esmola.”.
Essa frase resume a crítica central do texto sobre a forma como a história do Brasil foi construída.
Questão 7.
(SAERO). Leia o texto abaixo.
Nova lei ortográfica chega à escrita braile
Todas as mudanças promovidas pelo acordo ortográfico
serão adotadas pelo português convertido em braile, sistema criado pelo francês
Louis Braille para pessoas com deficiência visual.
O acordo influencia o braile, pois, nesse sistema, as
palavras são escritas letra a letra, e cada vocábulo tem até seis pontos em
relevo. Um cego treinado é capaz de detectar a ausência ou a presença do trema
em determinadas palavras, assim como hífens, acentos e pontuações. Com isso, o
Ministério da Educação já prevê a adaptação de livros didáticos em braile à
nova grafia.
Língua Portuguesa. n. 41. São Paulo:
Segmento. mar. 2009. p. 9.
A informação
principal desse texto é
A) o sistema
braile adotará todas as mudanças ortográficas.
B) o sistema
braile foi criado pelo francês Louis Braille.
C) o MEC está
atento ao problema da leitura dos cegos.
D) o cego
treinado pode detectar a presença do trema.
A) o sistema braile adotará todas as mudanças ortográficas. ✅
A principal informação é que o acordo ortográfico será implementado no sistema braile.
Questão 8.
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo.
População mundial a caminho do empate
[...] Muito em breve – provavelmente ainda nos próximos
anos –, a metade da humanidade terá apenas filhos suficientes para repor o seu
tamanho.
Isto é, grande parte dos casais terá entre dois e três
filhos, no máximo, o que permitirá apenas a reposição e não o crescimento da
população do mundo daquele momento. Traduzindo em linguagem demográfica, a taxa
de fertilidade da metade do mundo será de 2,1 ou menos. [...]
Segundo a ONU, 2,9 bilhões de pessoas, quase a metade do
total mundial de 6,5 bilhões, vivem em países com 2,1 ou menos de taxa de
fertilidade. Para o início da década de 2010, a população mundial está estimada
em 7 bilhões e a quantidade de pessoas com esta taxa de fertilidade será de 3,4
bilhões.
A queda da taxa de fertilidade em nível de reposição
significa uma das mais radicais mudanças na história da humanidade. Isso tem
implicações na estrutura e na vida familiar, mudando o cotidiano das pessoas,
mas também em relação às políticas públicas em níveis global e local, a serem
implementadas pelos diferentes países ou sugeridas por instituições como a ONU.
FRANCESCONE, Léa; SANTOS, Regina
Célia Bega dos. Carta na escola: fevereiro de 2010. Fragmento.
Qual é a ideia
principal desse texto?
A) “Muito em
breve [...] a metade da humanidade terá apenas filhos suficientes para repor o
seu tamanho.”. (1° parágrafo)
B) “...em
linguagem demográfica, a taxa de fertilidade da metade do mundo será de 2,1 ou
menos.”. (final do 1° parágrafo)
C) “...2,9
bilhões de pessoas [...] vivem em países com 2,1 ou menos de taxa de
fertilidade.”. (2° parágrafo)
D) “Para o
início da década de 2010, a população mundial está estimada em 7 bilhões...”.
(2° parágrafo)
Essa frase sintetiza a ideia central sobre a estabilização da população mundial.
Questão 9. (SAERS).
Leia o texto abaixo.
A tartaruga e a lebre, Esopo
A lebre estava caçoando da lerdeza da tartaruga. A
tartaruga se abespinhou e desafiou a lebre para uma corrida. A lebre, cheia de
si, aceitou a aposta. A raposa foi escolhida como juiz. A solução por ser muito
sabida e correta. A tartaruga não perdeu tempo e começou a se arrastar. A lebre
logo ultrapassou a adversária e, vendo que ia ganhar fácil, resolveu dar um
cochilo.
Acordou assustada e correu como louca. Na linha de
chegada, a tartaruga esperava a lebre toda contente. Devagar se vai ao longe.
BENNET, William J. (Org.); MACHADO,
Luiz Raul (Trad.). O livro das virtudes.
O principal
objetivo desse texto é
A) descrever um
local.
B) evidenciar
uma moral.
C) falar sobre
uma aposta.
D) relatar um
fato científico.
B) evidenciar uma moral. ✅
Como toda fábula, o texto apresenta uma lição: “Devagar se vai ao longe.”
Questão
10.(PROEB). Leia o texto abaixo.
Encontro de ansiedades
O pai Irineu, a mãe Florinda e os filhos Lúcia, Eliana e
Ronaldo (...) tiveram uma experiência bastante inusitada. A família de índios
Guarani, do Pontal do Paraná, litoral do Estado, foi convidada para visitar os
alunos da Escola Atuação em Curitiba.
Foi um encontro de ansiedades: de um lado, as crianças
indígenas amedrontadas com tanta gente para recebê-las no ginásio da escola; de
outro, os alunos curiosos e inquietos com a presença de novos visitantes.
No fim das contas, tudo terminou bem: as crianças índias
não falam português, mas receberam toda a atenção dos novos amigos e voltaram
para a sua aldeia com muitas cestas de frutas e outros presentes. A turminha da
escola adorou a experiência e garante que aprendeu muito com a atividade. A
troca de ansiedades acabou se tornando troca de carinhos.
Gazeta do Povo. Curitiba, 29 abr.
2000. Gazetinha, p.5.
A principal
informação desse texto está expressa
A) na iniciativa
de uma família de Curitiba.
B) na aceitação
do convite pela família guarani.
C) no resultado
do encontro dos dois grupos.
D) no grau de
ansiedade dos dois grupos.
Gabarito Comentado
A ideia principal é que o encontro entre os estudantes e os índios terminou em aprendizado e troca de carinho.
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