Pesquisar este blog

domingo, 23 de fevereiro de 2025

[GABARITO] D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão - 3EM

 

Questão 1. No contexto do texto, a palavra "dicotomia" pode ser inferida como:

a) União de dois elementos distintos em busca de um objetivo comum.

b) Semelhança entre o mundo virtual e o mundo real.

c) Divisão ou separação entre duas ideias ou conceitos opostos.

d) Convergência de opiniões sobre a natureza dos e-sports.

e) Ausência de distinção entre atividades virtuais e atividades físicas.

Gabarito comentado

 C. A "dicotomia" entre o virtual e o real indica uma separação ou divisão entre esses dois conceitos, conforme apresentado no texto. As outras alternativas não se encaixam no contexto.

Questão 2. A expressão "obsoleta", no terceiro parágrafo, refere-se a uma visão que é:

a) Moderna e atualizada sobre os e-sports.

b) Consensual entre a maioria da população.

c) Antiga e ultrapassada em relação aos e-sports.

d) Baseada em estudos científicos recentes.

e) Alinhada com as práticas dos atletas profissionais.

Gabarito comentado

C. O texto critica uma visão "obsoleta" sobre os e-sports, ou seja, uma visão antiga e ultrapassada que não reconhece o valor atlético da modalidade.

Questão 3. A partir da leitura do texto, infere-se que a inclusão dos e-sports em grandes eventos poliesportivos:

a) Representa um retrocesso para a modalidade.

b) Não tem impacto no reconhecimento dos e-sports.

c) Demonstra a total aceitação dos e-sports pela sociedade.

d) Sinaliza um importante passo para a legitimidade dos e-sports.

e) Dificulta a regulamentação global da modalidade.

Gabarito comentado

 D. A inclusão em eventos poliesportivos é apontada como um "avanço significativo", indicando um importante passo para a legitimidade dos e-sports.

Questão 4. O texto sugere que a principal barreira para o reconhecimento mainstream dos e-sports é:

a) A falta de profissionalismo dos jogadores.

b) A complexidade estratégica dos jogos.

c) O preconceito em relação à natureza virtual da modalidade.

d) A baixa audiência das competições online.

e) A ausência de competições internacionais.

Gabarito comentado

C. O texto enfatiza que o "preconceito em relação à natureza virtual da modalidade" é o principal obstáculo para o reconhecimento mainstream.

Questão 5. A palavra "quimera", no último parágrafo, pode ser entendida como:

a) Uma realidade concreta e palpável.

b) Algo impossível de ser alcançado.

c) Uma meta difícil, mas potencialmente atingível.

d) Um obstáculo facilmente superado.

e) Um consenso já estabelecido.

Gabarito comentado

C. No contexto, a frase "A aceitação plena, contudo, não parece ser uma quimera, mas um futuro cada vez mais próximo" indica que a aceitação não é algo impossível (quimera), mas sim algo que pode ser alcançado. Portanto, "quimera" se refere a algo difícil, mas potencialmente atingível.

(PROVA BRASIL 2013) Leia os textos abaixo.


Qual é o preço da Terra? (Sim, o preço da Terra.)

Sim, alguém calculou. Não que haja compradores em potencial para o planeta, é claro.

Mesmo assim, o astrofísico americano Greg Laughlin, da Universidade da Califórnia, criou uma fórmula matemática para chegar ao valor da Terra – e aos de outros planetas também.

O nosso, no caso, vale três mil trilhões de libras (é uma cifra tão fora da realidade que parece até besteira converter, mas, em todo caso, fica em torno de oito mil trilhões de reais).

Na fórmula (que o cientista não divulgou qual é, mas ok, porque certamente é bem complexa e a maioria de nós não a entenderia, de qualquer forma), entram a idade, o tamanho, a temperatura, a massa e outras informações pontuais sobre cada planeta.

O fim da conta não surpreende: a Terra é o mais valioso do universo. Já Marte, por exemplo, que vem ganhando o carinho da comunidade científica por ser, além do nosso, o planeta mais imediatamente habitável do Sistema Solar, vale apenas 10 mil libras.

Os cálculos não são perda de tempo (não completa, pelo menos): a ideia do pesquisador ao criar a fórmula não era apenas brincar [...]. Ela vem sendo usada por ele para avaliar as descobertas de novos exoplanetas (planetas localizados fora do nosso Sistema Solar) feitas pela Nasa. “É uma maneira de eu poder quantificar o quão empolgado devo ficar em relação a qualquer planeta em particular”, explica Laughlin.

Descoberto em 2007, o Gilese 581 C, por exemplo, entusiasmou os cientistas logo de cara por parecer o mais similar à Terra – mas a conta final do astrofísico americano deu a ele a etiqueta de apenas 100 libras (olha aí, exoplaneta em promoção!). Já outro, o KOI 326.01, encontrado mais recentemente, foi estimado por ele em cerca de 150 mil libras.

PERIN, Thiago. Disponível em: <http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/qual-e-o-preco-da-terra-sim-o-preco-daterra/>. Fragmento. 

Questão 6. No trecho “... Gilese 581 C, por exemplo, entusiasmou os cientistas logo de cara...” (último parágrafo), a expressão destacada indica que o entusiasmo dos cientistas foi:

A) apressado.

B) completo.

C) contido.

D) imediato.

E) momentâneo.

Gabarito comentado

D) imediato.

A expressão "logo de cara" significa "de imediato", ou seja, algo que aconteceu rapidamente, sem demora. No contexto do texto, os cientistas ficaram entusiasmados assim que descobriram o planeta Gilese 581 C.

(PROVA BRASIL 2015) Leia os textos abaixo.


O guarani

A cúpula da palmeira, em que se achavam Peri e Cecília, parecia uma ilha de verdura banhando-se nas águas da corrente; as palmas que se abriam formavam no centro um berço mimoso, onde os dois amigos, estreitando-se, pediam ao céu para ambos uma só morte, pois uma só era a sua vida. [...]

– [...] Peri vencerá a água, como venceu a todos os teus inimigos. [...]

Falou com um tom solene:

“Foi longe, bem longe dos tempos de agora. As águas caíram, e começaram a cobrir toda a terra. Os homens subiram ao alto dos montes; um só ficou na várzea com sua esposa.

Era Tamandaré; forte entre os fortes; sabia mais que todos. [...]

Tamandaré tomou sua mulher nos braços e subiu com ela ao olho da palmeira; aí esperou que a água viesse e passasse; a palmeira dava frutos que os alimentavam.

A água veio, subiu e cresceu; o sol mergulhou e surgiu uma, duas e três vezes. A terra desapareceu; a árvore desapareceu; a montanha desapareceu.

A água tocou o céu; e o Senhor mandou então que parasse. O sol olhando só viu céu e água, e entre a água e o céu, a palmeira que boiava levando Tamandaré e sua companheira. [...]

Quando veio o dia, Tamandaré viu que a palmeira estava plantada no meio da várzea; e ouviu a avezinha do céu, o guanumbi, que batia as asas. [...]”

Cecília o ouvia sorrindo, e bebia uma a uma as suas palavras, como se fossem as partículas do ar que respirava; parecia-lhe que a alma de seu amigo, [...] desprendia do seu corpo, [...] e vinha embeber-se no seu coração, que se abria para recebê-la.

A água subindo molhou as pontas das largas folhas da palmeira, e uma gota, resvalando pelo leque, foi embeber-se na alva cambraia das roupas de Cecília. [...]

Peri, alucinado, suspendeu-se aos cipós que se entrelaçavam pelos ramos das árvores já cobertas de água, e com esforço desesperado, cingindo o tronco da palmeira nos seus braços hirtos, abalou-o até as raízes. [...]

Ambos, árvore e homem, embalançaram-se no seio das águas: a haste oscilou; as raízes desprenderam-se da terra já minada profundamente pela torrente.

A cúpula da palmeira, embalançando-se graciosamente, resvalou pela flor da água como um ninho de garças ou alguma ilha flutuante, formada pelas vegetações aquáticas.

Peri estava de novo sentado junto de sua senhora quase inanimada e, tomando-braços, disse-lhe com um acento de ventura suprema:

− Tu viverás!... [...]

A palmeira arrastada pela torrente impetuosa fugia...

E sumiu-se no horizonte.

ALENCAR, José de. O guarani. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/literatura/obras_completas_literatura_brasileira_e_portuguesa/JOSE_ALENCAR/GUARANI/P4_C11.HTML>.  Fragmento.

Questão 7. No trecho “... e bebia uma a uma as suas palavras,...” (10° parágrafo), a palavra em destaque tem o sentido de:

A) absorvia.

B) estimava.

C) gastava.

D) repetia.

E) registrava.

Gabarito comentado

A) absorvia.

No trecho “... e bebia uma a uma as suas palavras,...", o verbo "beber" é usado de forma figurada, indicando que Cecília absorvia as palavras de Peri com muita atenção e encantamento. Ela não está literalmente bebendo, mas sim assimilando e se envolvendo com o que ele diz. Esse uso metafórico é comum na literatura romântica, reforçando a intensidade da conexão entre os personagens.

As demais alternativas não se encaixam no contexto:

  • B) estimava – "Estimar" significa valorizar ou ter apreço, mas não expressa bem a ideia de assimilação das palavras.
  • C) gastava – "Gastar" está relacionado ao consumo ou uso excessivo, o que não faz sentido aqui.
  • D) repetia – "Repetir" implica dizer algo novamente, o que não é a ideia transmitida pelo texto.
  • E) registrava – "Registrar" pode significar anotar ou memorizar, mas a ênfase do trecho está na absorção e envolvimento emocional com as palavras.

Leia o texto abaixo


Questão 8. Nesse texto, o termo “inteiro” foi escrito em tamanho maior para

A) apontar surpresa

B) enfatizar crítica.

C) expressar irritação.

D) indicar gritaria.

E) mostrar desprezo.

Gabarito comentado

A alternativa correta é a B) enfatizar crítica.

Análise:

  • Recursos de ênfase: A língua portuguesa utiliza diversos recursos para enfatizar palavras ou expressões, como o negrito, itálico, sublinhado, mudança de tamanho da fonte, entre outros.

  • Intenção do autor: Ao destacar a palavra "inteiro", o autor busca chamar a atenção do leitor para a crítica central do texto: a destruição do meio ambiente.

  • Tom de indignação: A frase "Quando o homem vai aprender a deixar o meio ambiente inteiro?!" expressa a frustração e a indignação diante da persistência da destruição ambiental.

  • Função do destaque: O destaque da palavra "inteiro" serve para realçar a ideia de que o ser humano tem o dever de preservar o meio ambiente em sua totalidade, sem destruí-lo.

(PROVA BRASIL 2015) Leia o texto abaixo.


Pela janela

Quando eu percebi que a Milena estava olhando para mim, lá do outro lado da classe, virei o rosto para a lousa, onde a professora acabava de escrever uma pergunta. Antes do recreio, a gente tinha assistido A guerra do fogo e agora estávamos em grupos de quatro, fazendo um trabalho sobre o filme.

A história se passava na Idade da Pedra, não tinha falas, só grunhidos saindo das bocas dos homens das cavernas. [...]

Em torno da minha mesa estavam Geandré, o Walter, o Duílio e eu. Estávamos sentados próximos à janela, de onde eu podia ver os menores correndo, lá embaixo. [...] Olhei para Milena, bem rápido, ela estava me olhando, de novo, mas virou o rosto, quando me viu.

No dia anterior, a Milena passou por mim, na saída e, sem me olhar, pôs um papel dobrado na minha mão. De um lado estava escrito “De Milena” e no outro “Para Rodrigo”.

Eu coloquei o papel no bolso e só tive coragem de ler quando cheguei em casa, depois de mais de uma hora na perua, com ele queimando no meu bolso.


PRATA, Antônio. Carta fundamental. Set. 2009. Fragmento. 

Questão 9. Nesse texto, a expressão destacada em “... com ele queimando no meu bolso.” (Último parágrafo) tem o sentido de

A) causar desconfiança.

B) despertar curiosidade.

C) esquentar.

D) incomodar.

E) pesar.


Gabarito comentado

A alternativa correta é a B) despertar curiosidade.

Análise:

  • Linguagem figurada: A expressão "com ele queimando no meu bolso" é uma figura de linguagem que significa que o personagem estava ansioso e curioso para ler o bilhete.

  • Contexto: O texto descreve a expectativa do personagem em relação ao bilhete que Milena lhe entregou. Ele está nervoso e curioso para saber o que está escrito no papel.

  • Sentido da expressão: A expressão "queimando no bolso" não se refere ao calor físico do papel, mas sim à ansiedade e à curiosidade que ele sente em relação ao seu conteúdo.

(PROVA BRASIL 2017) Leia o texto abaixo.


Tanto faz

Quando você for sair da sua casa

Não se esqueça de levar coragem

Sempre equipe sua alma com asas

Cada dia é uma nova viagem

Todo mundo gosta de viajar

A saudade muitas vezes faz bem [...]

Ame demais, sofra demais

Consequentemente é assim, entendeu?

Só quem sofreu poderá dizer que já sentiu o amor

E aí, já sofreu?

Tanto faz, tanto fez

Não dá nada, dessa vez

Vou lutar por vocês

E quando tudo for melhor

Eu vou ligar pra ela [...]


PROJOTA. Disponível em: <http://www.somusica10.com.br/2015/08/projota-tanto-faz-malhacao.html#ixzz3oT3mtTYl>. Fragmento

Questão 10. Nesse texto, as formas verbais “esqueça” (v. 2), “Ame” (v. 7) e “sofra” (v. 7) indicam

A) um alerta.

B) um convite.

C) uma ordem.

D) uma recomendação.

E) uma solicitação.


Gabarito comentado

letra A (um alerta), vamos analisar novamente o contexto.

Os verbos “esqueça”, “ame” e “sofra” estão no modo imperativo, que pode expressar uma ordem, conselho, recomendação ou alerta.

No trecho:

“Não se esqueça de levar coragem”

A construção negativa ("não se esqueça") pode ser interpretada como um alerta, chamando a atenção para a importância de estar preparado para enfrentar desafios.

“Ame demais, sofra demais”

Aqui, o tom pode ser entendido como um aviso sobre as consequências de amar intensamente — quem ama também sofre.

Portanto, embora haja um tom de recomendação, a ideia de alerta faz sentido no contexto da música, pois o eu lírico está chamando a atenção para as dificuldades e emoções intensas da vida.


VOLTAR

[GABARITO] Articuladores textuais

Questão 1. Qual a principal função dos articuladores textuais na escrita? b) Estabelecer relações lógicas e semânticas entre as partes do ...