Questão 1. No contexto do texto, a palavra "dicotomia" pode ser inferida como:
a) União de dois elementos distintos em busca de um objetivo comum.
b) Semelhança entre o mundo virtual e o mundo real.
c) Divisão ou separação entre duas ideias ou conceitos opostos.
d) Convergência de opiniões sobre a natureza dos e-sports.
e) Ausência de distinção entre atividades virtuais e atividades físicas.
Questão 2. A expressão "obsoleta", no terceiro parágrafo, refere-se a uma visão que é:
a) Moderna e atualizada sobre os e-sports.
b) Consensual entre a maioria da população.
c) Antiga e ultrapassada em relação aos e-sports.
d) Baseada em estudos científicos recentes.
e) Alinhada com as práticas dos atletas profissionais.
Questão 3. A partir da leitura do texto, infere-se que a inclusão dos e-sports em grandes eventos poliesportivos:
a) Representa um retrocesso para a modalidade.
b) Não tem impacto no reconhecimento dos e-sports.
c) Demonstra a total aceitação dos e-sports pela sociedade.
d) Sinaliza um importante passo para a legitimidade dos e-sports.
e) Dificulta a regulamentação global da modalidade.
Questão 4. O texto sugere que a principal barreira para o reconhecimento mainstream dos e-sports é:
a) A falta de profissionalismo dos jogadores.
b) A complexidade estratégica dos jogos.
c) O preconceito em relação à natureza virtual da modalidade.
d) A baixa audiência das competições online.
e) A ausência de competições internacionais.
Questão 5. A palavra "quimera", no último parágrafo, pode ser entendida como:
a) Uma realidade concreta e palpável.
b) Algo impossível de ser alcançado.
c) Uma meta difícil, mas potencialmente atingível.
d) Um obstáculo facilmente superado.
e) Um consenso já estabelecido.
Gabarito Comentado:
1. C. A "dicotomia" entre o virtual e o real indica uma separação ou divisão entre esses dois conceitos, conforme apresentado no texto. As outras alternativas não se encaixam no contexto.
2. C. O texto critica uma visão "obsoleta" sobre os e-sports, ou seja, uma visão antiga e ultrapassada que não reconhece o valor atlético da modalidade.
3. D. A inclusão em eventos poliesportivos é apontada como um "avanço significativo", indicando um importante passo para a legitimidade dos e-sports.
4. C. O texto enfatiza que o "preconceito em relação à natureza virtual da modalidade" é o principal obstáculo para o reconhecimento mainstream.
5. C. No contexto, a frase "A aceitação plena, contudo, não parece ser uma quimera, mas um futuro cada vez mais próximo" indica que a aceitação não é algo impossível (quimera), mas sim algo que pode ser alcançado. Portanto, "quimera" se refere a algo difícil, mas potencialmente atingível.