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domingo, 12 de janeiro de 2025

[GABARITO] D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão - 3EM

 

Questão 1. No contexto do texto, a palavra "dicotomia" pode ser inferida como:

a) União de dois elementos distintos em busca de um objetivo comum.

b) Semelhança entre o mundo virtual e o mundo real.

c) Divisão ou separação entre duas ideias ou conceitos opostos.

d) Convergência de opiniões sobre a natureza dos e-sports.

e) Ausência de distinção entre atividades virtuais e atividades físicas.

Questão 2. A expressão "obsoleta", no terceiro parágrafo, refere-se a uma visão que é:

a) Moderna e atualizada sobre os e-sports.

b) Consensual entre a maioria da população.

c) Antiga e ultrapassada em relação aos e-sports.

d) Baseada em estudos científicos recentes.

e) Alinhada com as práticas dos atletas profissionais.

Questão 3. A partir da leitura do texto, infere-se que a inclusão dos e-sports em grandes eventos poliesportivos:

a) Representa um retrocesso para a modalidade.

b) Não tem impacto no reconhecimento dos e-sports.

c) Demonstra a total aceitação dos e-sports pela sociedade.

d) Sinaliza um importante passo para a legitimidade dos e-sports.

e) Dificulta a regulamentação global da modalidade.

Questão 4. O texto sugere que a principal barreira para o reconhecimento mainstream dos e-sports é:

a) A falta de profissionalismo dos jogadores.

b) A complexidade estratégica dos jogos.

c) O preconceito em relação à natureza virtual da modalidade.

d) A baixa audiência das competições online.

e) A ausência de competições internacionais.

Questão 5. A palavra "quimera", no último parágrafo, pode ser entendida como:

a) Uma realidade concreta e palpável.

b) Algo impossível de ser alcançado.

c) Uma meta difícil, mas potencialmente atingível.

d) Um obstáculo facilmente superado.

e) Um consenso já estabelecido.

Gabarito Comentado:

1. C. A "dicotomia" entre o virtual e o real indica uma separação ou divisão entre esses dois conceitos, conforme apresentado no texto. As outras alternativas não se encaixam no contexto.

2. C. O texto critica uma visão "obsoleta" sobre os e-sports, ou seja, uma visão antiga e ultrapassada que não reconhece o valor atlético da modalidade.

3. D. A inclusão em eventos poliesportivos é apontada como um "avanço significativo", indicando um importante passo para a legitimidade dos e-sports.

4. C. O texto enfatiza que o "preconceito em relação à natureza virtual da modalidade" é o principal obstáculo para o reconhecimento mainstream.

5. C. No contexto, a frase "A aceitação plena, contudo, não parece ser uma quimera, mas um futuro cada vez mais próximo" indica que a aceitação não é algo impossível (quimera), mas sim algo que pode ser alcançado. Portanto, "quimera" se refere a algo difícil, mas potencialmente atingível.

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