Questão 1. De acordo com o texto, qual o principal fator que contribui para o sucesso dos influenciadores digitais mirins?
a) A produção de conteúdo complexo e educativo.
b) A identificação do público infantil e juvenil com eles.
c) O alto investimento em tecnologia de produção.
d) A participação em programas de televisão.
e) A crítica social presente em seus conteúdos.
Gabarito comentado:b) A identificação do público infantil e juvenil com eles. O texto afirma explicitamente que o sucesso desses influenciadores "reside, em grande parte, na identificação que o público infantil e juvenil estabelece com eles". As demais alternativas não são mencionadas no texto como fatores principais.
Questão 2. Segundo o texto, qual o principal impacto econômico do fenômeno dos influenciadores mirins?
a) A diminuição do consumo de produtos infantojuvenis.
b) O aumento do desemprego entre os jovens.
c) O investimento de marcas em parcerias com esses influenciadores.
d) A redução dos investimentos em publicidade tradicional.
e) A falência de empresas de brinquedos.
Gabarito comentado:
c) O investimento de marcas em parcerias com esses influenciadores. O texto declara que marcas "investem pesado em parcerias com esses influenciadores, buscando atingir um público cada vez mais conectado e influenciável". As outras opções não encontram respaldo no texto.
Questão 3. O texto menciona que os influenciadores mirins abordam temas diversos, entre eles:
a) Política e economia internacional.
b) Brincadeiras, desafios, resenhas de brinquedos e dicas de moda.
c) Filosofia e literatura clássica.
d) Ciências avançadas e tecnologia espacial.
e) História antiga e arqueologia.
Gabarito comentado:Questão 4. Qual a principal preocupação levantada pelo texto em relação aos influenciadores mirins?
a) O baixo retorno financeiro dessa atividade.
b) A falta de criatividade nos conteúdos produzidos.
c) A exposição precoce à internet e a necessidade de regulamentação.
d) A concorrência com influenciadores adultos.
e) A falta de apoio familiar a esses jovens.
Gabarito comentado:Questão 5. Segundo o texto, onde reside, em grande parte, o sucesso desses influenciadores mirins?
a) Na complexidade técnica de seus vídeos.
b) Na identificação que o público infantojuvenil estabelece com eles.
c) Na contratação de agências de marketing internacionais.
d) Na censura de conteúdos considerados inadequados.
e) Na formação acadêmica em comunicação social.
Gabarito comentado:Por que milho não vira pipoca?
Não importa a maneira de fazer a pipoca. Sempre que se chega ao final do saquinho, lá estão os duros e ruidosos grãos de milho que não estouraram. Essas bolinhas irritantes, que já deixaram muitos dentistas ocupados, estão com os dias contados. Cientistas norte-americanos dizem que agora sabem por que alguns grãos de milho de pipoca resistem ao estouro.
Há algum tempo já se sabe que o milho de pipoca precisa de umidade no seu núcleo de amido, cerca de 15%, para explodir. Mas pesquisadores da Universidade Purdue descobriram que a chave para um bem-sucedido estouro do milho está na casca.
É indispensável uma excelente estrutura de casca para que o milho estoure. Cascas danificadas impedem que a umidade faça a pressão necessária para que o milho vire pipoca. “Se muita umidade
escapar, o milho perde a habilidade de estourar e apenas fica ali”, explica Bruce Hamaker, um professor de química alimentar da Purdue.
Estado de Minas, 25 de abril de 2005.
Questão 6. Para o milho estourar e virar pipoca é preciso que:
A) a casca seja mais úmida que o núcleo.
B) a casca evite perda de umidade do núcleo.
C) o núcleo de amido estoure bem devagar.
D) o núcleo seja mais transparente que a casca.
E) a casca seja mais amarela que o núcleo.
Gabarito comentado:(PROVA BRASIL 2017) Leia o texto a seguir e responda.
Namoro
O melhor do namoro, claro, é o ridículo. Vocês dois no telefone:
— Desliga você.
— Não, desliga você.
— Você.
— Você.
— Então vamos desligar juntos.
— Tá. Conta até três.
— Um... Dois... Dois e meio...
Ridículo agora, porque na hora não era não. Na hora nem os apelidos secretos que vocês tinham um para o outro, lembra? Eram ridículos. Ronron. Suzuca. Alcizanzão. Surusuzuca. Gongonha (Gongonhal) Mamosa. Purupupuca...
Não havia coisa melhor do que passar tardes inteiras num sofá, olho no olho, dizendo:
— As dondozeira ama os dondozeiro?
— Ama.
— Mas os dondozeiro ama as dondozeira mais do que as dondozeira ama os dondozeiro.
Na-na-não. As dondozeira ama os dondozeiro mais do que, etc.
E, entremeando o diálogo, longos beijos, profundos beijos, beijos mais do que de línguas, beijos de amígdalas, beijos catetéricos. Tardes inteiras. Confesse: ridículo só porque nunca mais.
Depois de ridículo, o melhor do namoro são as brigas. Quem diz que nunca, como quem não quer nada, arquitetou um encontro casual com a ex ou o ex só para ver se ela ou ele está com alguém, ou para fingir que não vê, ou para ver e ignorar, ou para dar um abano amistoso querendo dizer que ela ou ele agora significa tão pouco que podem até ser amigos, está mentindo. Ah, está mentindo.
E melhor do que as brigas são as reconciliações. Beijos ainda mais profundos, apelidos ainda mais lamentáveis, vistos de longe. A gente brigava mesmo era para se reconciliar depois, lembra? Oito entre dez namorados transam pela primeira vez fazendo as pazes. Não estou inventando. O IBGE tem as estatísticas.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Correio Braziliense. 13/06/1999.
Questão 7. No texto, considera-se que o melhor do namoro é o ridículo associado:
A) às brigas por amor.
B) às mentiras inocentes.
C) às reconciliações felizes.
D) aos apelidos carinhosos.
E) aos telefonemas intermináveis.
Gabarito comentado:C) às reconciliações felizes, podemos analisar o motivo.
O texto de Luís Fernando Veríssimo descreve várias fases do namoro e enfatiza o aspecto "ridículo" dos comportamentos apaixonados. No início, ele menciona os telefonemas intermináveis e os apelidos carinhosos, mas depois destaca as brigas e as reconciliações.
No último parágrafo, ele afirma que "melhor do que as brigas são as reconciliações", mencionando os beijos ainda mais intensos e os apelidos carinhosos vistos de longe como "lamentáveis". Além disso, ele reforça que "A gente brigava mesmo era para se reconciliar depois, lembra?".
Esse trecho sugere que, dentro da lógica do texto, o auge do "ridículo" do namoro pode estar justamente nas reconciliações felizes e intensas, com exagero emocional e físico.
Portanto, mesmo que os telefonemas intermináveis sejam mencionados logo no início, o argumento final do autor leva à interpretação de que o verdadeiro "melhor do namoro", no sentido do "ridículo", está nas reconciliações.
(PROVA BRASIL 2017) Leia o texto abaixo e responda.
Os índios descobertos pelo Google Earth
Duas aldeias de índios que vivem isolados foram fotografadas pela primeira vez, na fronteira entre o Peru e o Acre. O sertanista José Carlos Meirelles, da Funai, havia encontrado ainda em terra vestígios de duas etnias desconhecidas e dos nômades maskos.
Rieli Franciscato, outra sertanista da Funai, localizou as coordenadas exatas das malocas pelo Google Earth, programa que fornece mapas por satélite. Meirelles, que procurava os povos havia 20 anos, sobrevoou a área e avistou os roçados e as ocas. O avião assustou a tribo, que nunca teve contato com o homem branco. As mulheres e crianças correram, e os homens tentaram flechar o avião. A exploração de madeira no lado peruano pode ter estimulado a migração das etnias para o território brasileiro.
Época, n. 524, 02/06/2008, p.17.
Questão 8. De acordo com esse texto, o primeiro contato entre os índios descobertos e o homem civilizado despertou nos índios um sentimento de:
A) alegria.
B) dúvida.
C) raiva.
D) repulsa.
E) susto.
Gabarito comentado:E) susto.
No texto, é mencionado que, ao avistar o avião, "as mulheres e crianças correram" e "os homens tentaram flechar o avião", o que indica claramente uma reação de medo e surpresa diante do primeiro contato com o homem branco. Essas ações são típicas de um estado de susto, pois a tribo nunca havia tido contato com a civilização e, ao ver a aeronave, reagiu instintivamente para se proteger.
(PROVA BRASIL 2019) Leia o texto abaixo e, em seguida, responda.
Meditação
Para meditar,
o homus modernos ocidentalis
cruza as pernas
deixa as costas eretas
os braços relaxados
concentra a atenção num
ponto e assim imóvel
em pensamento e ação
liga a televisão.
Ulisses Tavares
Questão 9. A expressão homus modernos ocidentalis refere-se:
A) aos homens que vivem nas cidades.
B) às pessoas que assistem televisão.
C) à sociedade moderna ocidental.
D) à sociedade machista e patriarcal.
E) às pessoas em qualquer tempo histórico.
Gabarito comentado:A) aos homens que vivem nas cidades, podemos analisar melhor a justificativa.
O termo "homus modernos ocidentalis" é uma construção irônica que remete ao latim científico, sugerindo uma classificação do homem moderno, principalmente aquele do mundo ocidental. Como a vida moderna ocidental está fortemente associada ao ambiente urbano, o gabarito pode ter considerado essa relação como a mais adequada.
(PROVA BRASIL 2013) Leia o texto abaixo.
Apelo
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite primeiro vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui [...] com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.
Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate – meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.
Disponível em: <http://www.releituras.com/daltontrevisan_apelo.asp>. Fragmento.
Questão 10. De acordo com esse texto, nos primeiros dias, o narrador
A) achou bom chegar tarde.
B) deixou de guardar os jornais.
C) pediu para a Senhora voltar.
D) procurou o saca-rolha.
E) deixou o saca-rolha
Gabarito comentado:A) achou bom chegar tarde.
Comentário:
Nos primeiros dias após a partida da "Senhora", o narrador confessa que não sentiu sua falta de imediato. Ele relata que gostava de chegar tarde e ficar conversando na rua, o que indica uma sensação inicial de liberdade. Esse trecho do texto sustenta a alternativa correta:
"Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina."
As demais alternativas estão incorretas porque:
- B) deixou de guardar os jornais → A pilha de jornais acumulada é mencionada posteriormente, como um sinal da ausência da Senhora, não especificamente nos primeiros dias.
- C) pediu para a Senhora voltar → O pedido para que ela volte aparece no final do texto, não nos primeiros dias.
- D) procurou o saca-rolha e E) deixou o saca-rolha → O saca-rolha só é mencionado mais adiante como um exemplo da desordem causada pela ausência da Senhora, sem relação com os primeiros dias.