Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

[GABARITO] [AULA 2] Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto - 5 ano


Questão 1. Leia o texto a seguir.

ree 

A tirinha abaixo tem como propósito comunicativo:

A) expor os usos que podemos fazer da internet no cotidiano

B) refletir sobre o mal uso da internet no cotidiano

C) expor as ferramentas de comunicação disponíveis na internet

D) explicar sobre como a internet substituiu a leitura

Gabarito B) refletir sobre o mal uso da internet no cotidiano Comentário A tirinha apresenta situações que criticam comportamentos comuns na internet, como: Pessoas que mentem sobre si mesmas no ambiente virtual. Quem deixa de estudar porque “tem tudo na internet”. Quem termina um relacionamento por mensagem, evitando o enfrentamento. Essas cenas mostram uma reflexão crítica sobre como a internet pode ser usada de maneira inadequada, revelando comportamentos problemáticos, superficiais ou covardes. Por isso, a alternativa correta é B.

Questão 2. Leia o texto a seguir.

ree 

Pode-se afirmar que o poeta fez uso das palavras para compor o formato

A) da gravata, que enfeita o civilizado e dá nome ao poema.

B) de uma forca, simbolizando a agonia do homem civilizado.

C) de uma rosa, citada no poema como enfeite do homem moderno.

D) de um homem, sufocado pela pressão da sociedade atual.

Gabarito: A) da gravata, que enfeita o civilizado e dá nome ao poema. Comentário O poeta utiliza a poesia concreta, organizando as palavras de modo que o formato visual contribua para o sentido. Aqui, o arranjo das palavras forma claramente a imagem de uma gravata, objeto citado no poema e que aparece como símbolo do homem “civilizado”, porém apertado, sufocado, limitado. Apesar do conteúdo sugerir desconforto ou crítica ao uso da gravata, o formato representado é exatamente o do objeto citado no título: a gravata. Por isso, a alternativa correta é A.

Questão 3. Leia o texto a seguir.

ree 

Nesse texto, o tom irônico está presente na

A) expressão facial do menino.

B) forma de o pai chamar o filho.

C) representação da música.

D) resposta do menino ao pai.

 Gabarito: D) resposta do menino ao pai.

Comentário

O humor da tirinha nasce da ironia: o pai pergunta se Armandinho esqueceu dos vizinhos, esperando que ele reconheça o erro de colocar música alta.

Mas o menino responde:

“Claro que não! Até aumentei pra eles ouvirem!”

A resposta vai no sentido oposto do esperado, criando o efeito irônico típico das tirinhas do personagem.

As outras alternativas não carregam esse sentido de oposição ou crítica indireta, portanto a ironia está claramente na resposta do menino.

Questão 4. Observe a imagem.

reeDisponível em: https:// pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel#/media/Ficheiro:Literatura_de_cordel. jpg

O cordel nasceu em Portugal, no século XVI e começou a se popularizar pelo mundo recontando histórias, poesias e contos por meio da oralidade. O nome cordel originou-se porque os poetas expunham suas obras penduradas em

A) arames.

B) cordões.

C) correntes.

D) prego.

Gabarito: B) cordões.

Comentário

O nome literatura de cordel vem justamente da forma como os folhetos eram expostos: pendurados em cordões, como se fossem roupas no varal.

Essa prática, comum em Portugal e posteriormente no Nordeste brasileiro, permitia aos leitores folhear e escolher os folhetos facilmente.

Por isso, a alternativa correta é B.

Questão 5. Leia o texto a seguir e analise a imagem.

No dia 08 de outubro é comemorado o dia do Nordestino, a data foi criada em homenagem a um dos ícones da cultura nordestina no século XX, Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, popular poeta, cantor e compositor cearense.

reeDisponível em: https://facetasculturais.com.br/2018/09/22/patativa-do-assare-sua-inspiracao-e-sua-vida/

Ao observar a imagem ilustrativa de Patativa do Assaré, percebe-se que o autor se utilizou de uma técnica de gravura típica da literatura de cordel denominada

A) charge.

B) pintura em tela.

C) tirinha.

D) xilogravura.

Gabarito: D) xilogravura.

Comentário

A imagem apresenta exatamente as características da xilogravura, técnica tradicionalmente associada à literatura de cordel.

Suas marcas visuais incluem:

traços fortes e bem definidos

contrastes intensos entre preto e branco

figuras estilizadas e geométricas

temática regional ligada ao sertão nordestino

Todas essas características estão presentes na ilustração de Patativa do Assaré, um ícone da poesia popular e frequentemente representado em xilogravuras.

Portanto, a alternativa correta é D) xilogravura.

Questão 6. Leia o texto e responda.

Manual de Instruções: Montagem de Estante Modular

Simulado SAEB - D12 - Língua Portuguesa - professora suzana 

Fonte: Adaptado do Manual Estante Flex, Editora Moveis & Cia, 2023.

A finalidade principal do texto é:

A) Relatar a experiência de montar uma estante.

B) Instruir o leitor sobre como montar a estante.

C) Promover a venda de estantes modulares.

D) Alertar sobre acidentes domésticos.

 Gabarito: B) Instruir o leitor sobre como montar a estante.

Comentário


O texto é estruturado em passos numerados, apresenta orientações claras e inclui uma seção de Atenção, tudo típico de um manual de instruções.

Seu objetivo é guiar o leitor na montagem correta da estante modular, passo a passo.

Por isso, a alternativa correta é B.

Questão 7. Leia o texto e responda.

Crônica: Um café e uma conversa

 A cafeteria da esquina parecia mais viva naquele dia chuvoso. Gente entrando e saindo, o tilintar de xícaras, o cheiro forte do café fresco. Sentei num cantinho, observando a cidade molhada pela vidraça.Foi quando uma senhora, desconhecida, pediu para sentar-se à minha mesa lotada de livros e anotações. Aceitei, meio sem graça. Em poucos minutos, estávamos conversando como velhos amigos: sobre a chuva, os filhos, os livros e as saudades que o tempo não leva.Saí dali com uma sensação boa, de que encontros inesperados ainda são possíveis, mesmo nos dias corridos e cinzentos da vida.

Fonte: Adaptado de “Crônicas de um Café”, Blog Letras & Chá, 2024.

A finalidade do texto é:

A) Dar dicas sobre cafeterias na cidade.

B) Relatar, de forma poética, um encontro inesperado.

C) Ensinar técnicas de conversação.

D) Informar sobre os perigos das chuvas fortes.

 Gabarito: B) Relatar, de forma poética, um encontro inesperado.

Comentário

O texto é uma crônica, e seu objetivo central é narrar um episódio cotidiano, carregado de sensibilidade e leveza: um encontro casual entre desconhecidos que se transforma em um momento significativo.

A linguagem é poética, sensorial, marcada por imagens (“cheiro forte do café”, “cidade molhada”, “dias corridos e cinzentos”).

As outras alternativas não se aplicam:

A) Não há dicas de cafeterias.

C) Não há explicação de técnicas de conversação.

D) A chuva apenas compõe o cenário, sem intenção de alerta.

Questão 8. Leia o texto e responda.

Artigo de opinião: A preservação dos oceanos é urgente

 Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície terrestre e são responsáveis pela regulação do clima, pela produção de oxigênio e pela alimentação de milhões de pessoas. No entanto, a poluição, a pesca predatória e as mudanças climáticas ameaçam seriamente esse ecossistema vital.Proteger os oceanos é proteger nossa própria sobrevivência. Precisamos de políticas públicas mais rigorosas, maior fiscalização e, principalmente, de uma mudança urgente na consciência coletiva.Não basta admirar as belezas marinhas em documentários. É necessário agir agora, reduzindo o consumo de plásticos, apoiando práticas sustentáveis e cobrando ações efetivas de governos e empresas.

Fonte: Adaptado de “Preservar é urgente”, Folha Verde, edição 47, 2024.

A finalidade principal do texto é:

A) Narrar uma expedição marítima.

B) Informar sobre a fauna marinha.

C) Convencer o leitor a agir em prol da preservação dos oceanos.

D) Anunciar novos produtos sustentáveis.


Gabarito: C) Convencer o leitor a agir em prol da preservação dos oceanos.

Comentário

O texto é um artigo de opinião, reconhecível pela defesa de um ponto de vista e pelo uso de argumentos persuasivos.

A finalidade é convocar o leitor à ação, com expressões como:

“a preservação dos oceanos é urgente”

“Proteger os oceanos é proteger nossa própria sobrevivência.”

“É necessário agir agora”

Trata-se de um texto essencialmente persuasivo, voltado à mudança de comportamento.


As demais alternativas não condizem com o gênero nem com o propósito do autor.

Questão 9. Leia o texto e responda.

Anúncio publicitário: Novo Smartphone X5

Simulado SAEB - D12 - Língua Portuguesa - professora suzana 

Fonte: Publicidade fictícia baseada em campanhas de tecnologia, 2024.

Qual é a finalidade principal do texto?

A) Informar sobre o surgimento de novas tecnologias.

B) Relatar experiências de usuários do X5.

C) Convencer o leitor a comprar o Smartphone X5.

D) Explicar o funcionamento de câmeras de alta resolução.


Gabarito: C) Convencer o leitor a comprar o Smartphone X5.

Comentário

O texto é um anúncio publicitário, apresentando características do produto, destacando vantagens (câmera, bateria, desempenho) e oferecendo desconto exclusivo para incentivar a compra.

Toda a estrutura — layout, linguagem e chamada final — é voltada para persuadir o leitor a adquirir o celular.


Portanto, a finalidade principal é convencer o leitor a comprar o Smartphone X5.

Questão 10. Leia o texto e responda.

Editorial: Educação como prioridade nacional

 Em um país com tamanhas desigualdades, investir em educação de qualidade é essencial para transformar a realidade social. Cada real aplicado na educação básica representa um passo em direção a um futuro mais justo e promissor.No entanto, ainda enfrentamos desafios como escolas sucateadas, baixos salários de professores e falta de acesso à tecnologia. Resolver esses problemas exige compromisso político e vontade popular.A educação precisa ser tratada como prioridade absoluta, pois dela dependem todas as outras áreas do desenvolvimento.

Fonte: Adaptado de “Editorial Educação é Prioridade”, Jornal da Educação, edição 122, 2024.

A finalidade do texto é:

A) Relatar um caso de sucesso escolar.

B) Convencer sobre a importância da educação como investimento social.

C) Instruir sobre métodos de ensino.

D) Informar sobre novas tecnologias educacionais.

Gabarito: C) Convencer o leitor a comprar o Smartphone X5.

Comentário

O texto é um anúncio publicitário que apresenta as principais características do produto, destacando seus benefícios, como câmera avançada, bateria duradoura e carregamento ultrarrápido. Além disso, utiliza estratégias persuasivas, como desconto na pré-venda, para estimular a compra.

A organização visual, a linguagem objetiva e a chamada final reforçam a intenção de persuadir o leitor a adquirir o Smartphone X5.

Por isso, a finalidade principal do texto é convencer o leitor a comprar o produto.

VOLTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[GABARITO] Tipos de intertextualidade

  Questão 1. (EDUCA Assessoria Educacional - EDUCA) A respeito do conceito de intertextualidade, analise as alternativas a seguir e assinale...