Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de outubro de 2025

[GABARITO] D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos - 5 ano


Texto 1 – Crônica: “O banco da amizade”

Todo dia, no recreio, João se sentava sozinho no banco perto da quadra.
Gostava de observar os colegas jogando bola, mas nunca tinha coragem de pedir para jogar também.

Um dia, Mariana percebeu e se aproximou:
— Ei, João, você não quer jogar com a gente?
Ele sorriu, meio sem jeito, e respondeu:
— Quero, mas achei que vocês não iam deixar.

Mariana balançou a cabeça:
— Aqui ninguém fica de fora!

Desde aquele dia, o banco ficou vazio — mas o coração de João ficou cheio de amigos.

(Crônica de Prof. Nelson Jr.)


Texto 2 – Poema: “Amizade é sol”

Amizade é sol que aquece,
mesmo em dias de frio.
É abraço que aparece,
quando o coração está vazio.

Questão 1. Qual é o tema comum nos dois textos?

(A) A importância de estudar.
(B) A convivência em família.
(C) O valor da amizade.
(D) O prazer de praticar esportes.

✅ Gabarito: C

Questão 2.  Os dois textos falam do mesmo tema, mas de formas diferentes.
Qual é a principal diferença entre eles?


(A) O primeiro explica regras, e o segundo é uma notícia.
(B) O primeiro conta uma história, e o segundo usa versos e rimas.
(C) O primeiro é um poema, e o segundo é uma propaganda.
(D) Os dois são tirinhas de humor.

✅ Gabarito: B

Questão 3. O objetivo da crônica “O banco da amizade” é:

(A) Ensinar regras de convivência da escola.
(B) Fazer rir com uma situação engraçada.
(C) Emocionar o leitor mostrando o valor da amizade.
(D) Convencer o leitor a praticar esportes.

✅ Gabarito: C
 

Questão 4.  No poema “Amizade é sol”, o autor fala sobre o mesmo tema da crônica, mas de outro jeito. Qual é o sentimento principal presente no poema?

(A) Tristeza e solidão.
(B) Alegria e carinho.
(C) Raiva e inveja.
(D) Medo e insegurança.

✅ Gabarito: B

Questão 5. O modo de produção dos textos é diferente. Qual das opções mostra melhor como cada texto foi produzido e para quem?


(A) A crônica foi escrita para informar adultos; o poema, para convencer crianças.
(B) A crônica foi escrita para emocionar leitores com uma história; o poema, para expressar sentimentos com rimas.
(C) Ambos foram escritos apenas para ensinar regras escolares.
(D) Ambos foram escritos para divertir com humor.

✅ Gabarito: B

 

Questão 6. (P.D. - SEDUC-GO). Leia os textos abaixo e, a seguir, responda.

Texto I

ree 

Disponível em: www.gifsdaprin.blogger.com.br.

Texto II

Ano novo ou réveillon

O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".

A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C (antes de Cristo). Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.

Os dois textos falam sobre

A) saúde e paz.

B) Ano Novo.

C) Júlio César.

D) deus Jano.

Gabarito B.

Questão 7. (P.D. - SEDUC-GO). Leia os textos abaixo e, a seguir, responda.

Texto I

[...]

Se possível plante árvores

Cuide bem dessa semente

Troque a lâmpada comum

Por do tipo fluorescente

Que além de economizar

Deixa a terra mais contente.

   

Cuide bem de nossa água

Nosso bem primordial

Desperdício é loucura

Seja em banho ou no quintal

E informe a todo mundo

Que mudar é essencial.

César Obeid. Aquecimento global não dá rima como legal. São Paulo: Moderna, 2008.

Texto II

https://static.wixstatic.com/media/f87a92_babe444eafe548d7b79332b041a25714~mv2.png/v1/fill/w_350,h_200,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/f87a92_babe444eafe548d7b79332b041a25714~mv2.png 

Disponível em: http://blogs.piraidigital.com.br/ epitacio/category/meio-ambiente/ .

Os dois textos falam

A) do cuidado com a nossa água.

B) das riquezas do planeta Terra.

C) dos maus tratos com a natureza.

D) da preservação do meio ambiente.

Gabarito D

Questão 8. (P.D. - SEDUC-GO). Leia os textos e, a seguir, responda.

Texto I

Numa fria

Mesmo trincando de frio, um gatinho vira-lata sobreviveu por um mês dentro de um frigorífico na Inglaterra numa friaca de -20°! Ele se virou comendo frutas congeladas e bebendo a água que escorria de rangos guardados por lá. O gato-pinguim escapou vivo, mas suas orelhas e o rabo congelaram [...].

Revista Mundo Estranho, São Paulo, Abril, junho de 2010, edição 100, p. 24.

Texto II

Gato sobrevive a um mês dentro de frigorífico na Inglaterra

Felino perdeu parte das orelhas e o rabo por congelamento.

Um gato de um ano de idade sobreviveu a cerca de um mês trancado dentro de um frigorífico no condado de Northamptonshire, no sul da Inglaterra.

A sociedade protetora dos animais britânica (RSPCA, na sigla em inglês), que resgatou o felino no final do mês passado, informou que ele sobreviveu ao frio de - 20C da câmara comendo ervilhas congeladas e bebendo o líquido que escorria das comidas armazenadas no local. [...]

Mas o felino não saiu incólume do episódio. Suas orelhas e seu rabo congelaram e tiveram de ser amputados parcialmente. Mesmo assim, Frosty parece estar se recuperando bem. [...]

Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias /Mundo//0,,MUL1520317-5602,00 GATO+SOBREVIVE+A+UM+ MES+ DENTRO+DE+FRIGORIFICO+ NA+INGLATERRA.html .

Ao comparar os dois textos, qual informação é tratada apenas no texto II?

A) Um felino que teve as orelhas e o rabo congelados.

B) Um gato que sobreviveu comendo frutas congeladas.

C) O gato que sobreviveu após um mês trancado em um frigorífico.

D) O resgate de um felino pela sociedade protetora dos animais britânica.

Gabarito D

Questão 9. (P.D. - SEDUC-GO). Leia os textos e, a seguir, responda.

Texto I

https://static.wixstatic.com/media/f87a92_a8653235e8a24de0a423f8fcaa62d5cb~mv2.jpg/v1/fill/w_740,h_513,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/f87a92_a8653235e8a24de0a423f8fcaa62d5cb~mv2.jpg 

Disponível em: https://www.catalogodasartes.com.br/obra/DBAzAc/

Texto II

Brincadeira de criança

Grupo Molejo

[...]

Acorda criançada tá na hora da gente brincar Brincar de pique-esconde, pique-cola e de pique-tá,tá,tá,tá Essa brincadeira também tem pique-bandeira Amarelinha pra quem gosta de pular.

[...]

Brincadeira de criança

Como é bom, como é bom

Guardo ainda na lembrança

Como é bom, como é bom

Paz, amor e esperança

Como é bom, como é bom

Bom é ser feliz com Molejão

[...]

Vamos juntinho, então!

[...]

Disponível em: https://www.letras.mus.br/molejo/47473/ .

Os dois textos falam sobre

A) a hora de acordar.

B) brinquedos infantis.

C) paz, amor e esperança.

D) brincadeiras de criança.

Gabarito D

Questão 10. (BPW). Leia o texto a seguir e responda.

Quadras populares

Você me mandou cantar

Pensando que eu não sabia

Pois eu sou que nem cigarra

Canto sempre todo dia.

    ****

Já fui galo, já cantei

Já fui dono do terreiro

Não me importo que outras cantem

Onde eu já cantei primeiro.

(AZEVEDO, Ricardo. Bazar do Folclore. São Paulo: Ed. Ática. 2002).

Os dois poemas falam:

A) da arte de cantar.

B) de quem canta desolado.

C) de quem não sabia cantar.

D) do galo cantor dono do terreiro.

Gabarito A 

VOLTAR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[GABARITO] D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos - 5 ano

Texto 1 – Crônica: “O banco da amizade” Todo dia, no recreio, João se sentava sozinho no banco perto da quadra. Gostava de observar os col...