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quarta-feira, 27 de agosto de 2025

[GABARITO] Uso da Vírgula

 


1. Enumeração

Resposta: b) A vírgula é usada para separar cada elemento da lista de sons citados.
Comentário: O trecho “passos, vozes, sussurros e até risadas” é uma enumeração. A vírgula organiza os itens listados, permitindo clareza na leitura.


2. Enumeração

Resposta: c) Organizar os elementos de uma enumeração.
Comentário: As vírgulas foram usadas para listar diferentes tipos de livros na biblioteca. Sem elas, os itens se confundiriam.


3. Aposto

Resposta: b) Aposto explicativo, que acrescenta uma informação sobre Clarice Lispector.
Comentário: “uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira” é uma explicação adicional sobre Clarice Lispector. Os apostos explicativos são isolados por vírgulas.


4. Aposto

Resposta: a) Um aposto, que explica algo sobre o rio Amazonas.
Comentário: O trecho “o maior em volume de água do mundo” funciona como um aposto explicativo, trazendo uma informação extra sobre o rio Amazonas.


5. Circunstanciais deslocados

Resposta: a) Isolar uma expressão de tempo deslocada para o início do período.
Comentário: A vírgula após “Em 1922” marca o deslocamento de um adjunto adverbial de tempo para o início da frase.


6. Circunstanciais deslocados

Resposta: b) É uma expressão circunstancial de tempo deslocada no meio do período.
Comentário: O trecho “naquela tarde chuvosa” é um adjunto adverbial de tempo, que aparece deslocado no meio da frase, por isso está isolado por vírgulas.


7. Expressões explicativas

Resposta: b) É uma expressão explicativa, que retoma e esclarece um termo anterior.
Comentário: “isto é” introduz uma explicação para “ciência”. Essas expressões (isto é, ou seja, aliás, por exemplo) devem ser isoladas por vírgulas.


8. Fundamentação

Resposta: a) Destacar uma expressão de fundamentação que introduz a ideia do autor.
Comentário: “Segundo os pesquisadores” é uma fundamentação, justificando a ideia que virá depois. Nesse caso, a vírgula marca a pausa e separa a introdução da ideia principal.


9. Verbo de dizer

Resposta: c) Antecede o verbo de dizer após a transcrição de uma fala.
Comentário: Em “Estou confiante”, afirmou o treinador, a vírgula aparece depois da fala transcrita e antes do verbo de dizer (“afirmou”). Essa é a regra básica no discurso direto.


10. Verbo de dizer

Resposta: c) Separar a fala transcrita do verbo de dizer e organizar a continuidade do discurso direto.
Comentário: A primeira vírgula separa a fala do verbo de dizer (“disse a aluna”), e a segunda organiza a continuidade da fala no discurso direto. Isso garante clareza e ritmo na narrativa.



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terça-feira, 26 de agosto de 2025

[GABARITO] Modalização Deôntica

 

Questão 1. Leia o trecho a seguir e responda:

"É proibido estacionar em frente à garagem. Todos os moradores devem respeitar o horário de silêncio após as 22h. Durante as reuniões do condomínio, será permitido o uso da palavra a cada condômino."

a) Identifique a proibição.

b) Indique a obrigatoriedade.

c) Aponte a permissão.


a) Proibição: "É proibido estacionar em frente à garagem."

💡 Comentário: O verbo "proibir" marca claramente a ideia de impedimento.

b) Obrigatoriedade: "Todos os moradores devem respeitar o horário de silêncio após as 22h."

💡 Comentário: O verbo "devem" indica imposição de uma norma.

c) Permissão: "Durante as reuniões do condomínio, será permitido o uso da palavra a cada condômino."

💡 Comentário: A forma "será permitido" expressa autorização regulada.


Questão 2. Na escola de João, algumas regras foram divulgadas no mural:

  1. É proibido usar celular durante as aulas.

  2. O aluno deve zelar pelo patrimônio da escola.

  3. Os estudantes podem utilizar a biblioteca no intervalo.


Classifique cada regra em: Proibição, Obrigatoriedade ou Permissão.


  • "É proibido usar celular durante as aulas." → Proibição

  • 💡 Comentário: Uso da expressão "é proibido", típico de normas.

  • "O aluno deve zelar pelo patrimônio da escola." → Obrigatoriedade

  • 💡 Comentário: O verbo "deve" impõe um dever.

  • "Os estudantes podem utilizar a biblioteca no intervalo." → Permissão

  • 💡 Comentário: O verbo "podem" concede liberdade de ação.


Questão 3. Transforme as frases abaixo, modificando a categoria da modalização deôntica:

a) "Os alunos podem entrar no laboratório de informática." (permissão) → transforme em proibição.

b) "É proibido correr no corredor." (proibição) → transforme em obrigatoriedade.

c) "Todos devem entregar o trabalho até sexta-feira." (obrigatoriedade) → transforme em permissão.


a) Permissão → Proibição

Original: "Os alunos podem entrar no laboratório de informática.

"Transformada: "É proibida a entrada dos alunos no laboratório de informática."

💡 Comentário: A ideia de possibilidade foi trocada pela de impedimento.

b) Proibição → Obrigatoriedade

Original: "É proibido correr no corredor.

"Transformada: "Os alunos devem andar com calma no corredor."

💡 Comentário: A ordem negativa se converteu em uma imposição positiva.

c) Obrigatoriedade → Permissão

Original: "Todos devem entregar o trabalho até sexta-feira.

"Transformada: "Os alunos podem entregar o trabalho até sexta-feira."

💡 Comentário: O dever foi suavizado para autorização.


Questão 4. Leia os exemplos e classifique como Direito ou Dever:

a) "É dever dos cidadãos respeitar as leis de trânsito."

b) "Todos têm direito ao acesso à saúde pública."

c) "O aluno tem o dever de entregar os trabalhos no prazo."

d) "Toda criança tem direito à educação."


a) "É dever dos cidadãos respeitar as leis de trânsito." → Dever

b) "Todos têm direito ao acesso à saúde pública." → Direito

c) "O aluno tem o dever de entregar os trabalhos no prazo." → Dever

d) "Toda criança tem direito à educação." → Direito


💡 Comentário geral: o substantivo "direito" garante benefícios; "dever" impõe obrigações.


Questão 5. Observe o cartaz fictício de uma campanha ambiental:

"Não jogue lixo nas ruas. É dever de todos cuidar do meio ambiente. Pode-se utilizar os ecopontos para reciclagem."

a) Identifique a proibição.

b) Indique a obrigatoriedade/dever.

c) Marque a permissão.


Exemplo de conjunto aceitável:

  • Proibição: "É proibido fumar em locais fechados."

  • Obrigatoriedade: "Os motoristas devem usar cinto de segurança."

  • Permissão: "Os alunos podem usar calculadora na prova de matemática."


💡 Comentário: Aqui o aluno demonstra que compreendeu as três categorias, produzindo frases originais.


Questão 6. Crie três frases com modalização deôntica, sendo:

  • Uma de proibição.

  • Uma de obrigatoriedade.

  • Uma de permissão.



Questão 7. Identifique os modalizadores deônticos nas seguintes frases:

a) precisam, b) permitido, c) permitido


Questão 8. Complete as seguintes frases usando verbos modais adequados:

a) devem, b) deve, c) pode


Questão 9. Transforme as seguintes frases em modalização deôntica, expressando obrigações ou permissões:

a) Os funcionários devem escolher entre trabalhar no feriado ou não.

b) Os estudantes têm permissão para escolher entre dois projetos finais.

c) Os participantes podem fazer perguntas no final da apresentação.


Questão 10. Criando Situações de Obrigação e Permissão:

(As respostas podem variar de acordo com a criatividade do estudante.)


Questão 11. Reescreva as seguintes sentenças utilizando modalização deôntica:

a) Os alunos devem submeter suas respostas até o final da semana.

b) É permitido inscrever-se no curso de idiomas a qualquer momento.

c) Os colaboradores têm a opção de usar trajes formais ou informais na conferência.

Questão 12. Leia as frases abaixo e escreva como você pode interpretá-las. Não se esqueça de colocá-las dentro de um contexto de situação, pois dependendo do contexto e do ponto de vista do leitor, a interpretação pode ser alterada.

 

A) Pode ser = incerteza

Certamente = certeza


B) Tem a obrigação = obrigatoriedade

C) Com certeza = certeza

D) Talvez = incerteza

E) Pode não ser = incerteza

F) Tem = obrigação

G) É possível = incerteza

H) Deve = certeza
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[GABARITO] Palavras Homógrafas

  1) Letra B — No primeiro uso, sede = matriz/local (substantivo); no segundo, sede = vontade de beber (substantivo). São homógrafas po...