Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

[GABARITO] D1 – Localizar informações explícitas em um texto - 5 ano

 


Questão 1. De acordo com o texto, quem alimentou as galinhas?

a) João

b) Ana

c) O avô

d) Rex

Gabarito comentado

Letra B) Ana

A informação de que "Ana foi alimentar as galinhas no galinheiro" está escrita de forma clara e direta no texto. A estratégia para encontrar a resposta é simples: basta localizar a parte que menciona "galinhas" e ler atentamente a frase. As palavras da pergunta ("alimentou as galinhas") correspondem às palavras usadas no texto, facilitando a identificação da resposta.

Leia o texto e responda e responda a questão abaixo.

Naquela sexta-feira, à meia noite, teria lugar a 13ª Convenção Internacional das Bruxas, numa ilha super-remota no Centro do Umbigo do Mundo, muito, muito longe.

Os preparativos para a grande reunião iam adiantados. A maioria das bruxas participantes já se encontrava no local — cada qual mais feia e assustadora que a outra, representando seu país de origem. Todas estavam muito alvoroçadas, ou quase todas, ainda faltavam duas, das mais prestigiadas: a inglesa e a russa.

Estavam atrasadas de tanto se enfeiarem para o evento. Quando se deram conta da demora, alarmadíssimas, dispararam a toda, cada uma em seu veiculo particular, para o distante conclave. A noite era tempestuosa, escura como breu, com raios e trovões em festival desenfreado.

Naquela pressa toda, à luz instantânea de formidável relâmpago, as bruxas afobadas perceberam de súbito que estavam em rota de colisão, em perigo iminente de se chocarem em pleno vôo! Um impacto que seria pior do que a erupção de 13 vulcões! E então, na última fração de segundo antes da batida fatal, as duas frearam violentamente seus veículos! Mas tão de repente que a possante vassoura da bruxa inglesa se assustou e empinou como um cavalo xucro, quase derrubando sua dona. Enquanto isso a bruxa russa conseguiu desviar seu famoso pilão para um vôo rasante, por pouco não raspando o chão!

BELINY, Tatiana. In. Era uma vez: 23 poemas, canções, contos e outros textos para enriquecer o repertório dos seus alunos. Revista Nova Escola, edição especial, vol. 4. p 16.

Questão 2. Porque a vassoura da bruxa inglesa empinou como um cavalo xucro?

A) porque ela saiu apressadíssima.

B) porque ela freou violentamente.

C) porque a noite era tempestuosa.

D) porque a bruxa russa desviou seu pilão.

Gabarito comentado

Letra B

A vassoura da bruxa inglesa empinou porque ela precisou frear abruptamente para evitar uma colisão com a bruxa russa. O próprio texto confirma essa explicação ao dizer:

"E então, na última fração de segundo antes da batida fatal, as duas frearam violentamente seus veículos! Mas tão de repente que a possante vassoura da bruxa inglesa se assustou e empinou como um cavalo xucro, quase derrubando sua dona."

Dessa forma, a alternativa B é a correta, pois o ato de frear bruscamente foi o que fez a vassoura empinar.


Leia o texto para responder a questão abaixo:

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como: redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

Questão 3. Segundo o texto, as mulheres da fábrica reivindicavam:

A) melhores condições de moradia.

B) melhores condições de estudo.

C) melhores condições de trabalho.

D) melhores condições de transporte.

Gabarito comentado

Letra C

O texto descreve que as operárias da fábrica de tecidos fizeram uma greve em 8 de março de 1857, reivindicando melhores condições de trabalho, como:

  • Redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário).
  • Equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho).
  • Tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

As outras opções não são mencionadas no texto como reivindicações das mulheres na fábrica.

Leia os textos para responder a questão abaixo:

Texto 1

Palavras ao vento

Ando por aí querendo te encontrar

Em cada esquina paro em cada olhar

Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar

Que o nosso amor pra sempre viva

Minha dádiva

Quero poder jurar que essa paixão jamais será

Palavras apenas

Palavras pequenas

Palavras

Ando por aí querendo te encontrar

Em cada esquina paro em cada olhar

Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar

Que o nosso amor pra sempre viva

Minha dádiva

Quero poder jurar que essa paixão jamais será

Palavras apenas

Palavras pequenas

Palavras, momento

Palavras, palavras

Palavras, palavras

Palavras ao vento...

Marisa Monte / Moraes Moreira

Texto 2

Homem não chora

Homem não chora

Nem por dor

Nem por amor

E antes que eu me esqueça

Nunca me passou pela cabeça

Lhe pedir perdão

E só porque eu estou aqui

Ajoelhado no chão

Com o coração na mão

Não quer dizer

Que tudo mudou

Que o tempo parou

Que você ganhou

Meu rosto vermelho e molhado

É só dos olhos pra fora

Todo mundo sabe

Que homem não chora

Esse meu rosto vermelho e molhado

É só dos olhos pra fora

Todo mundo sabe

Que homem não chora

Homem não chora

Nem por ter

Nem por perder

Lágrimas são água

Caem do meu queixo

E secam sem tocar o chão

E só porque você me viu

Cair em contradição

Dormindo em sua mão

Não vai fazer

A chuva passar

O mundo ficar

No mesmo lugar

Meu rosto vermelho e molhado...

Frejat / Alvin L

Questão 4. Na música “texto 1” podemos perceber um “eu” que diz “Ando por aí...” . Essa pessoa tem esperança:

A) de que sua história de amor nunca se transforme apenas em palavras.

B) de encontrar um novo amor.

C) de se separar do seu amor.

D) de ser muito feliz com um novo amor.

Gabarito comentado

Letra A

Na música "Palavras ao Vento", o "eu" lírico expressa o desejo de que o amor que sente seja eterno e verdadeiro, e não se resuma apenas a palavras. Ele busca encontrar o amado(a) em cada olhar e lugar, demonstrando a intensidade desse sentimento. O trecho "Quero poder jurar que essa paixão jamais será palavras apenas" revela a esperança de que o amor seja algo concreto e duradouro, e não apenas palavras vazias.

As outras opções não correspondem ao sentimento expresso na música:

  • B) de encontrar um novo amor: O "eu" lírico demonstra um amor presente e busca a sua permanência, e não um novo amor.
  • C) de se separar do seu amor: A música expressa o desejo de que o amor seja eterno, e não de separação.
  • D) de ser muito feliz com um novo amor: O foco da música é o amor presente e a esperança de que ele perdure, não um novo amor.

Leia o texto para responder a questão abaixo:

Nomear

Francisco. Escolha de minha avó. Meu pai nasceu Francisco, nome frequente na família. Tio-avô, tios, primos, compadres e afilhados. Admiração da família por São Francisco de Assis. Nenhum dos Franciscos da família nascidos em 4 de outubro. Nenhum. Nascessem qualquer data: Francisco. Também os que ainda vão nascer: netos, bisnetos... Franciscos. Espera-se. Gregório é sobrenome familiar. Descendência holandesa. Espalhados, a partir de Recife, pelas cidades do Nordeste, os holandeses chegaram ao Vale do Açu, Rio Grande do Norte, e por lá constituíram família em parcerias com os “nativos” (caboclos, índios, negros).

Francisco Gregório, meu pai. Minha avó, muito atenta e participativa, observou que em sua cidade muitos dos principais cidadãos assinavam seus nomes em suas casas comerciais: Açougue Preço Bom de Sebastião da Silva; Farmácia Saudade de Jacinto da Silva; Armazém tem tudo de Josué da Silva; Consultório Médico do Dr. Manoel da Silva; Escritório do Advogado Tenório da Silva etc. Muitos eram os compadres e comadres da Silva. Pois bem, decidido pela minha avó: Francisco Gregório da Silva, inaugurando na família o sobrenome comunitário: Silva.

Francisco Gregório Filho. Lembranças amorosas. SP: GLOBAL Editora 2000.

Questão 5. Ao batizar Francisco Gregório da Silva, a avó

A) resgatou a origem holandesa da família.

B) homenageou São Francisco, santo de sua devoção.

C) constituiu família junto aos nativos caboclos.

D) lançou na família o sobrenome Silva.

Gabarito comentado

Letra D) lançou na família o sobrenome Silva. No texto, fica claro que a avó decidiu acrescentar "Silva" ao nome do pai do autor, inspirando-se no costume local de utilizar esse sobrenome amplamente difundido na comunidade.

Leia o texto para responder a questão abaixo:

Rua do Sol

[...]

Mais um grande acontecimento sacudia a cidade. E toda a Rua do Sol participava da mesma estranha agitação. Os pais confabulavam. Os vizinhos confraternizavam. Havia que olhar as crianças, vigiá-las, evitar que ficassem na rua. A morte poderia surgir inesperadamente, arrastando-as. O primeiro automóvel circulava. Era uma coisa inesperada, que andava por si, como se fosse um trem, mas sem locomotiva. Nada lembrava dos bondinhos a burro que rolavam barulhentos pelas ruas.[...]

LESSA, Orígenes. Seleta.2 ed.Rio de Janeiro, José Olympio, 1976.

Questão 6. O acontecimento que deixou os moradores da Rua do Sol agitados foi

A) a circulação do primeiro automóvel nas ruas da cidade.

B) a confraternização dos pais e das crianças nas ruas barulhentas.

C) a atitude das crianças frente aos trens barulhentos.

D) a lembrança do barulho dos carros nos trilhos.

Gabarito comentado

Letra A) a circulação do primeiro automóvel nas ruas da cidade. No trecho, observa-se que a agitação na Rua do Sol ocorreu devido à chegada do primeiro automóvel na cidade. O texto destaca o impacto dessa novidade ao compará-lo com outros meios de transporte conhecidos, como os bondes puxados por burros. A população estava surpresa e cautelosa, especialmente em relação às crianças, temendo o perigo representado pelo novo veículo que "andava por si", sem precisar de animais ou locomotiva.

Leia o texto para responder a questão abaixo:

Pandas ainda correm perigo na China

Inverno agrava escassez de bambu provocada pelo terremoto de maio do ano passado

O terremoto que matou 70 mil pessoas em maio do ano passado na província de Sichuan, no sudoeste da China, comoveu o mundo também por causa da situação dos pandas. Sichuan é a região onde vive a maior parte desses ursos, em reservas e centros de pesquisa. [...]

Quase um ano depois, a escassez de bambu é considerada a maior ameaça à sobrevivência dos pandas. No inverno, os pandas continuam a se alimentar dessa planta. "O impacto destrutivo do terremoto será maior que o de 1983", disse Zhang Hemin, diretor do Centro de Pesquisa e Conservação de Pandas Gigantes de Wolong. Zhang se refere a uma mortandade de 40% da população de pandas, naquele ano, devido a uma praga que devastou as florestas de bambu.

ANDRÉ FONTENELLE. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/ - 14/01/2009

Questão 7. A mortandade de 40% da população de pandas em 1983 ocorreu por causa

A) do terremoto na província de Sichuan, que matou 70 mil pessoas.

B) do grande impacto destrutivo do terremoto ocorrido naquela época.

C) da praga que na época devastou as florestas de bambu.

D) da alimentação dos pandas no inverno continuar a ser bambu.

Gabarito comentado

Letra C) da praga que na época devastou as florestas de bambu. O texto menciona que Zhang Hemin, diretor do Centro de Pesquisa e Conservação de Pandas Gigantes de Wolong, comparou o impacto do terremoto de 2008 com um evento anterior, ocorrido em 1983. Nesse ano, 40% da população de pandas morreu devido a uma praga que devastou as florestas de bambu, principal fonte de alimentação desses animais. Assim, a causa da mortandade dos pandas em 1983 não foi um terremoto, mas sim a destruição de seu alimento essencial.


Leia o texto para responder a questão abaixo:

Entre ovelhas e esportes radicais, de Antonella Kann

Pegue a hospitalidade canadense, a praticidade americana e a bucólica paisagem britânica. Acrescente direitos humanos, qualidade de vida, liberdade de imprensa e pontualidade suíça.E, para ficar melhor ainda, nesta receita não entra corrupção. Pronto: você tem um blend para definir a Nova Zelândia, um pequeno país-ilha no sudoeste do Oceano Pacífico, a 2000 km da Austrália. A maioria dos 4 milhões de kiwis(como o povo local é carinhosamente chamado), descendentes de europeus, vive num ambiente em que tudo funciona, da máquina administrativa à infraestrutura turística. E no quesito natureza, os cenários tiram o fôlego.

[...]

O Globo, 16/01/2010.
Vocabulário

“[...] você tem um blend para definir a Nova Zelândia[...]” = [...]você tem uma mistura para definir a Nova Zelândia.

Questão 8. De acordo com o texto, é característica da Nova Zelândia

A) possuir a maioria dos habitantes descendentes de asiáticos.

B) ter belíssimas paisagens naturais.

C) situar-se a menos de mil quilômetros da Austrália.

D) apresentar muitos problemas de infraestrutura turística.

Gabarito comentado

Letra B) ter belíssimas paisagens naturais. O texto destaca vários aspectos positivos da Nova Zelândia, como qualidade de vida, pontualidade, ausência de corrupção e boa infraestrutura. No trecho final, afirma-se que "no quesito natureza, os cenários tiram o fôlego", ressaltando a beleza das paisagens naturais do país.

As demais alternativas estão incorretas porque:

  • A) O texto menciona que a maioria dos habitantes é descendente de europeus, não de asiáticos.
  • C) A Nova Zelândia está situada a 2.000 km da Austrália, e não a menos de mil quilômetros.
  • D) O texto afirma que a infraestrutura turística funciona bem, ou seja, não há problemas nesse aspecto.


Leia o texto para responder a questão abaixo:

Aquarela Brasileira, de Silas De Oliveira

Vejam esta maravilha de cenário

É um episódio relicário

Que o artista num sonho genial

Escolheu para este carnaval

E o asfalto como passarela

Será a tela do Brasil em forma de aquarela

Passeando pelas cercanias do Amazonas

Conheci vastos seringais

No Pará a ilha de Marajó

E a velha cabana do Timbó.

Caminhando ainda um pouco mais

Deparei com lindos coqueirais

Estava no Ceará, terra de Irapuã

De Iracema e Tupã.

Fiquei radiante de alegria

Quando cheguei à Bahia

Bahia de Castro Alves, do acarajé

Das noites de magia do cadomblé

Depois de atravessar as matas do Ipu

Assisti em Pernambuco

A festa do frevo e do maracatu.

Brasília tem o seu destaque

Na arte, na beleza e arquitetura

Feitiço de garoa pela serra

São Paulo engrandece a nossa terra

Do leste por todo centro-oeste

Tudo é belo e tem lindo matiz

O Rio do samba e das batucadas

Dos malandros e mulatas

De requebros febris

Brasil,

Essas nossas verdes matas

Cachoeiras e cascatas

De colorido sutil

E este lindo céu azul de anil

Emolduram em aquarela o meu Brasil.

Lá...lá...lá...

Lá...lá...lá...lá...lá...

(http://letras.terra.com.br/imperio-serrano-rj)

Questão 9. O título do samba-enredo, “Aquarela Brasileira”, expressa, em relação ao Brasil.

A) a extensão territorial.

B) a riqueza natural e cultural.

C) a criatividade do artista.

D) a alegria do povo.

Gabarito comentado

Letra B) a riqueza natural e cultural. O título "Aquarela Brasileira" sugere uma pintura vibrante do Brasil, destacando suas belezas naturais e sua diversidade cultural. Ao longo da letra, o samba-enredo menciona elementos da natureza, como seringais, coqueirais, matas e cachoeiras, além de aspectos culturais, como o frevo, o maracatu, o samba, o candomblé e figuras históricas. Assim, a música celebra a diversidade e a riqueza do Brasil, justificando a alternativa B como a correta.

As demais opções estão incorretas porque:

  • A) O texto menciona várias regiões do Brasil, mas o foco principal não é a extensão territorial e sim sua diversidade.
  • C) Embora a composição demonstre criatividade, o objetivo principal do título não é destacar o artista, mas sim o país.
  • D) O samba traz alegria, mas o título faz referência principalmente às belezas e riquezas do Brasil.


Leia o texto abaixo e responda.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE:

Conservar em local fresco e seco, ao abrigo do calor.

O prazo de validade são 24 meses contados a partir da data de fabricação marcada na embalagem externa. Após esse período não mais deverá ser usado, sob risco de não produzir os efeitos desejáveis.

O produto é indicado para uso exclusivamente tópico, nos casos de reumatismos, nevralgias, torcicolos, contusões e dores musculares.

"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS."

"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE."

MODO DE USAR:

Friccione a parte dolorida durante alguns minutos, com pequena quantidade do produto, envolvendo-a depois com um pano de flanela ou lã, 2 a 3 vezes ao dia.

"SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA."

Questão 10. O medicamento acima é indicado para

A) aliviar dores de origem muscular, de articulações ou devido a pancadas.

B) cicatrizar feridas rapidamente.

C) tratar de alergias de pele que atrapalham o movimento dos membros.

D) cuidar de crianças extremamente nervosas.


Gabarito comentado

Letra A) aliviar dores de origem muscular, de articulações ou devido a pancadas. O texto informa que o medicamento é indicado para reumatismos, nevralgias, torcicolos, contusões e dores musculares, ou seja, problemas relacionados a dores musculares, articulares ou decorrentes de pancadas.

As demais alternativas estão incorretas porque:

  • B) Não há nenhuma indicação no texto de que o medicamento tenha propriedades cicatrizantes.
  • C) O texto não menciona alergias de pele como indicação do medicamento.
  • D) O medicamento não é indicado para crianças nem para tratar nervosismo. Além disso, há um aviso claro sobre manter o remédio fora do alcance das crianças.

VOLTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[GABARITO] Relato de Experiência

Questão 1 Texto motivador: “Durante o segundo semestre de 2024, implementamos um projeto de leitura compartilhada na turma do 8º ano. A p...