"Um recente projeto de lei que propõe a proibição do uso de plásticos descartáveis em todo o país tem gerado debates. Um grupo de ambientalistas afirma que a medida é essencial para preservar o meio ambiente, já que os plásticos descartáveis são uma das principais causas de poluição dos oceanos. Por outro lado, representantes da indústria de plásticos argumentam que a proibição poderá causar a perda de empregos em larga escala e que há alternativas menos radicais, como a reciclagem e a educação ambiental."
Questão 1. Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas opiniões distintas sobre o projeto de lei:
A) Ambientalistas afirmam que a proibição do uso de plásticos descartáveis causará a perda de empregos; representantes da indústria dizem que a reciclagem resolverá a poluição dos oceanos.
B) Ambientalistas acreditam que a proibição é essencial para proteger o meio ambiente; representantes da indústria defendem que a medida pode gerar desemprego e sugerem alternativas como a reciclagem.
C) Ambientalistas sugerem alternativas menos radicais, como a reciclagem; representantes da indústria concordam que o uso de plásticos descartáveis deve ser proibido.
D) Ambientalistas concordam com os representantes da indústria de que a proibição não é necessária, desde que haja educação ambiental.
✅ Alternativa correta: B
Comentário:
O texto apresenta duas opiniões claras.
De um lado, ambientalistas defendem que a proibição dos plásticos descartáveis é fundamental para proteger o meio ambiente.
Do outro, representantes da indústria afirmam que a medida pode gerar desemprego e sugerem alternativas como reciclagem e educação ambiental.
A alternativa B captura com exatidão essas duas posições.
Questão 2. (P.D - SEDUC-GO). Leia os textos abaixo e, a seguir, responda.
Limites ao fumo
Texto I
"Países desenvolvidos estão tentando limitar o fumo até no meio da rua, pois isso afeta os não fumantes.Mas no Rio de Janeiro nem as leis que proíbem o fumo em Shopping Centers e supermercados ( até nas seções de hortifruti) são respeitadas, obrigando quem não fuma ao convívio com essa poluição.Parte da responsabilidade da desobediência deve ser creditada aos donos dos estabelecimentos,que não orientam clientes e funcionários".
Disponível em http://blog-institutoauxiliadora.blogspot. com.br/2012/03/aula-3-carta-do-leitor.html. MARCOS DE LUCA ROTHEN. (por e-mail,( 13/11),Niteroi, Rio de Janeiro.
Texto II
+"A proposta de incluir no Código de Trânsito a proibição de dirigir fumando só pode ser mais uma tentativa de obter mais dinheiro com multas.Dirijo a quase 30 anos e nunca fui responsável por uma batida. Muitas vezes o cigarro é que mantém o motorista desperto, principalmente quando dirigindo em estrada. Em vez de propor tal absurdo digno de colégio interno, por que não se cuida de meios ou de solução para desenvolver o país".
Disponível em http://blog-institutoauxiliadora.blogspot. com.br/2012/03/aula-3-carta-do-leitor.. CARLOS ROCQUE DA MOTTA (por e-mail,14/ 11),Rio.
Nesses textos, em relação à proibição do uso do cigarro, as opiniões expressas são
A) complementares.
B) divergentes.
C) ambíguas.
D) distintas.
✅ Alternativa correta: B
Comentário:
Os textos apresentam opiniões que seguem caminhos opostos como duas ruas que se afastam no mapa.
No Texto I, o autor critica a falta de cumprimento das leis antifumo e defende medidas restritivas.
No Texto II, o autor considera a proposta de proibir fumar ao dirigir um exagero motivado por arrecadação.
As opiniões são divergentes, portanto a opção correta é B.
Questão 3. Leia o texto e responda:
A prefeitura iniciou a implantação de novas ciclovias no centro da cidade. A Secretaria de Mobilidade Urbana afirma que a medida busca reduzir o trânsito e incentivar meios de transporte sustentáveis. Alguns comerciantes, no entanto, criticam a iniciativa, alegando que a redução de vagas de estacionamento prejudica o fluxo de clientes.
Quais são as posições distintas apresentadas na reportagem?
A) A prefeitura afirma que as ciclovias vão aumentar as vendas, enquanto os comerciantes acreditam que o centro ficará mais perigoso.
B) A prefeitura defende que as ciclovias melhoram o trânsito, enquanto os comerciantes afirmam que elas prejudicam o comércio.
C) A prefeitura critica as ciclovias, e os comerciantes apoiam porque melhoram a mobilidade.
D) Tanto a prefeitura quanto os comerciantes acreditam que as ciclovias devem ser instaladas o mais rápido possível.
✅ Alternativa correta: B
Comentário:
A prefeitura enxerga as novas ciclovias como solução para reduzir o trânsito e promover mobilidade sustentável.
Os comerciantes, porém, veem a iniciativa como um problema para os negócios, pela redução das vagas e possível queda de clientes.
A alternativa B traduz precisamente esse contraste.
Questão 4. Leia o texto e responda:
Uma pesquisa recente mostrou que muitos estudantes gostariam de ter mais aulas ao ar livre. Professores concordam que ambientes externos estimulam a curiosidade, mas parte da comunidade escolar teme que isso aumente a distração e dificulte o controle das turmas.
Quais posições diferentes aparecem no texto?
A) Estudantes e professores acreditam que aulas ao ar livre são inúteis, enquanto a comunidade escolar exige mais atividades externas.
B) Professores afirmam que ambientes externos não ajudam na aprendizagem, e a comunidade escolar defende que todos deveriam estudar fora da sala.
C) Estudantes e professores veem benefícios nas aulas ao ar livre, enquanto parte da comunidade escolar acredita que elas podem causar distrações.
D) A comunidade escolar quer aulas ao ar livre, e os estudantes rejeitam a proposta por acharem cansativa.
✅ Alternativa correta: C
Comentário:
Os estudantes desejam mais aulas ao ar livre.
Os professores reconhecem benefícios pedagógicos nesses ambientes.
Contudo, parte da comunidade escolar teme distrações e dificuldades de controle.
A alternativa C organiza essas vozes com fidelidade.
Questão 5. Leia o texto e responda:
Após o anúncio da proibição do uso de celulares durante o horário escolar, muitos pais apoiaram a decisão, alegando que a medida favorece a concentração. Em contrapartida, alguns estudantes argumentam que o celular pode ser uma ferramenta útil para pesquisas e organização escolar.
Quais são as opiniões distintas presentes na reportagem?
A) Pais acreditam que a proibição melhora a concentração, enquanto estudantes defendem o celular como recurso pedagógico.
B) Pais defendem o uso do celular para pesquisas, e estudantes reclamam que ele atrapalha o foco.
C) Pais e estudantes concordam totalmente com a proibição.
D) Apenas os professores apoiam a medida, enquanto pais e alunos são contra.
✅ Alternativa correta: A
Comentário:
Os pais apoiam a proibição do celular, acreditando que ela melhora o foco.
Alguns estudantes argumentam que o aparelho pode ser útil para estudo e organização.
A alternativa A expressa as duas posições de forma completa e alinhada com o texto.
Questão 6. P.D - SEDUC-GO). Leia os textos para responder a questão abaixo:
Texto 1
Mapa Da Devastação
A organização não-governamental SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais terminaram mais uma etapa do mapeamento da Mata Atlântica (www.sosmataatlantica.org.br). O estudo iniciado em 1990 usa imagens de satélite para apontar o que restou da floresta que já ocupou 1,3 milhão de km2, ou 15% do território brasileiro. O atlas mostra que o Rio de Janeiro continua o campeão da motosserra. Nos últimos 15 anos, sua média anual de desmatamento mais do que dobrou.
Revista Isto É – nº 1648 – 02-05-2001 São Paulo – Ed. Três.
Texto 2
Há qualquer coisa no ar do Rio, além de favelas
Nem só as favelas brotam nos morros cariocas. As encostas cada vez mais povoadas no Rio de Janeiro disfarçam o avanço do reflorestamento na crista das serras, que espalha cerca de 2 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica em espaço equivalente a 1.800 gramados do Maracanã. O replantio começou há 13 anos, para conter vertentes ameaçadas de desmoronamento. Fez mais do que isso. Mudou a paisagem. Vista do alto, ângulo que não faz parte do cotidiano de seus habitantes, a cidade aninha-se agora em colinas coroadas por labirintos verdes, formando desenhos em curva de nível, como cafezais.
Revista Época – nº 83. 20-12-1999. Rio de Janeiro – Ed. Globo. p. 9.
Uma declaração do segundo texto que CONTRADIZ o primeiro é
A) a mata atlântica está sendo recuperada no Rio de Janeiro.
B) as encostas cariocas estão cada vez mais povoadas.
C) as favelas continuam surgindo nos morros cariocas.
D) o replantio segura encostas ameaçadas de desabamento.
Questão 7. (BPW). Leia os textos para responder a questão abaixo:
Texto I
A moda e a publicidade
Ana Sánchez de la Nieta
[...]
Se antes os ídolos da juventude eram os desportistas e os atores de cinema, agora são as modelos. [...]. Se, no passado, as mulheres queriam presidir Bancos, dirigir empresas ou pilotar aviões, hoje muitas só sonham em desfilar pela passarela e ser capa da "Vogue".
A vida de modelo apresenta-se para muitas adolescentes como o cúmulo da felicidade: beleza, fama, êxito e dinheiro. [...]
[...] Os aspectos relacionados com o físico são engrandecidos. Esta é uma constante da chamada civilização da imagem, imperante na atualidade.[...] O tipo de atração que hoje impera é o de uma magreza extrema. Esta é a causa principal de uma enfermidade que ganha cada vez mais importância na adolescência: a anorexia, uma perturbação psíquica que leva a uma distorção, a uma falsa percepção de si mesmo. Na maioria dos casos, esta enfermidade costuma começar com o desejo de emagrecer. Se alguém se julga gordo sente-se rejeitado por esta razão. Pouco a pouco deixa de ingerir alimentos e perde peso. No entanto, a pessoa continua a considerar-se gorda, persiste a insegurança e começa a sentir-se incapaz de comer. Esta enfermidade leva a desequilíbrios psíquicos que podem acompanhar a pessoa para o resto da sua vida e em não raras ocasiões provoca a morte.
Fonte: http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo346.shtml
Texto II

In CEREJA, William Roberto. Português: linguagens, 9º. Ano. São Paulo: Atual, 2006.
Comparando os dois textos, pode-se dizer que tratam do mesmo tema, porém
A) o texto 1 informa sobre o problema da anorexia e o 2, de forma humorística, faz uma crítica à magreza das modelos.
B) o texto 1 critica as modelos por seguirem a civilização da imagem e o 2 defende a perspectiva da civilização da imagem.
C) o texto 1 defende as modelos que sofrem de anorexia e o texto 2 indica os problemas mais comuns das modelos.
D) o texto 1 explica os problemas decorrentes da anorexia e o texto 2 elogia a magreza extrema das modelos.
Comentário técnico
A questão pede a relação entre Texto I (informativo, analítico) e Texto II (tirinha humorística).
Análise dos textos
Texto I:
Traz um texto expositivo-argumentativo, abordando:
-
a cultura da imagem
-
a supervalorização da magreza
-
os riscos da anorexia
-
o impacto psicológico da busca pelo corpo “ideal”
O foco é informar e alertar sobre o problema da magreza extrema e suas consequências.
Texto II (tirinha):
Mostra uma cena de desfile com uma modelo tão magra que o apresentador pede:
“Pedimos a todos que não respirem para que nossa modelo consiga desfilar...”
A imagem usa humor e exagero para criticar:
-
o padrão de magreza absurda
-
a pressão estética no mundo da moda
-
a artificialidade dos desfiles
Conclusão
✅ A única alternativa que expressa corretamente essa relação é:
A) o texto 1 informa sobre o problema da anorexia e o 2, de forma humorística, faz uma crítica à magreza das modelos.
Por que as outras estão erradas?
B) O Texto 1 não critica as modelos, e o Texto 2 não defende nada.
C) O Texto 1 não “defende” modelos; ele alerta sobre riscos.
D) O Texto 2 não elogia a magreza; ele a ridiculariza.
Questão 8. (SAEP). Leia os textos a seguir e responda.
Texto I
"Coleira" é necessária para alguns IÇAMI TIBA
[...]
Quem vai dizer se tem de haver um controle ou não é a própria vida que o adolescente leva nesse processo de "segundo parto" — porque a adolescência é o segundo parto para ganhar a autonomia comportamental.
Agora, uma vez que ele não se mostre competente para ditar os próprios rumos e, em vez de ir à escola fica no bar da esquina, o controle é necessário.
Nesse contexto, aparelhos rastreadores capazes de deixar os filhos localizáveis o tempo todo, que chamo de "coleira virtual", são bastante viáveis.
Esses jovens que precisam de controle não tomam as medidas de proteção necessárias e acabam se expondo a todo o tipo de perigo. Em vez de manter a família informada, simplesmente desaparecem. Os pais têm de impor limites: se largar o celular em qualquer lugar, então não merece sair.
Nesse ponto, tem de ser um pouco mais radical, porque alguns adolescentes transcendem os limites, e os pais só vão saber na hora de tirá-los, na melhor das hipóteses, da delegacia.
Assim como há jovens que podem ir para a "balada" sem maiores preocupações, existem outros que precisam, sim, dessa "coleira virtual".
TIBA, Içami. “Coleira” é necessária para alguns. Folha de São Paulo.
Texto II
Trocamos educação por tecnologia?
[...]
O controle é eficiente para acalmar as aflições dos pais. É eficiente, ainda, para provocar efeitos colaterais dos mais indesejáveis, e outros riscos. Vejamos.
Em primeiro lugar, se tem quem controle o jovem, por que haveria ele de se responsabilizar pelo autocontrole? Mais fácil deixar para os pais essa tarefa difícil já que eles assim o desejam. Em segundo, tem a dificuldade da construção da privacidade. E sem privacidade, não há intimidade. E tem mais, ainda: se os pais não acreditam que o filho seja capaz de avaliar situações de risco, de se proteger, de caminhar com as próprias pernas, por que ele mesmo acreditaria?
Pensando bem, é uma bobagem preocupar-se com isso. Os jovens sempre têm respostas inteligentes para propostas medíocres. Eles encontrarão um jeito de burlar o dispositivo. Não são eles os melhores no uso da tecnologia?
SAYÃO, Rosely. Trocamos educação por tecnologia? Folha de São Paulo.
Ao compararmos os dois textos constatamos que
A) o texto I aborda o direito à privacidade dos jovens.
B) o texto II aborda medidas de proteção aos jovens.
C) os textos I e II abordam “o controle da vida dos filhos” sob pontos de vistas iguais.
D) os textos I e II abordam “o controle da vida dos filhos” sob pontos de vistas opostos.
Justificativa
Os dois textos tratam do controle dos pais sobre os filhos.
Mas:
Texto I (Içami Tiba):
Defende o uso da “coleira virtual” como necessária para jovens que não demonstram autonomia. Posiciona-se a favor do controle, justificando-o como forma de proteção.
Texto II (Rosely Sayão):
Critica o uso de tecnologias de controle, apontando que elas:
-
prejudicam o desenvolvimento do autocontrole
-
comprometem a privacidade
-
passam a mensagem de que o jovem não é capaz
Ou seja, o Texto II é contra o controle.
✅ Resposta correta: D) os textos I e II abordam “o controle da vida dos filhos” sob pontos de vistas opostos.
Questão 9. (Reforço digital - RJ). Leia os textos a seguir e responda.
TEXTO 1
As denominadas cotas raciais são criações artificiais para beneficiar determinados grupos em detrimento da maioria, sendo, portanto, incoerentes e ilógicas. A falta de sentido já começa na sua denominação. Como se definem as raças entre os seres humanos? Usa-se algum critério da zoologia, a exemplo dos animais? Qual o critério objetivo para classificar quem é preto ou branco? E os mestiços, que são a maioria da população brasileira, como são classificados? Por porcentagem das cores em cada um? Os tribunais raciais de algumas universidades públicas, então, chegam ao cúmulo do absurdo: classificam as pessoas por raças somente pelo olhar da fotografia!
ACSIT (por e-mail, 04/06/09.)
Vocabulário: em detrimento – em prejuízo
TEXTO 2
A todos os que criticam o sistema de cotas raciais, antes de tudo deveriam identificar a sua raça, para atestar se passaram por todo o tipo de preconceito por que passam os negros até hoje neste país, e só quem é negro sabe e sente. Parabéns, Elio Gaspari, pelo artigo que desmistifica toda a argumentação anticotas. Esse, sim, um branco de “alma negra”. Alma desprovida de preconceitos, movida pelo amor e pela vontade de ocupar os espaços da sociedade, que hoje são negados por não se ter a escolaridade necessária.
LHDS (por e-mail, 05/06/09.) O Globo. Cartas dos Leitores, 07 de junho de 2009.
Em relação aos textos 1 e 2, pode-se afirmar que
A) o texto 1 apresenta opinião favorável ao sistema de cotas; o texto 2 apresenta crítica ao sistema de cotas das universidades públicas.
B) o texto 1 considera as cotas incoerentes e ilógicas; o texto 2 aprova o sistema de cotas.
C) o texto 1 define as raças entre os seres humanos; o texto 2 relata o preconceito pelo qual os negros passam até hoje.
D) o texto 1 concorda com os tribunais raciais de algumas universidades públicas; o texto 2 apresenta opinião favorável ao sistema de cotas.
Justificativa
Texto 1:
Apresenta visão contrária às cotas raciais, chamando-as de incoerentes, ilógicas, artificiais e criticando a classificação racial.
Texto 2:
Defende as cotas raciais ao reconhecer que:
-
negros sofrem preconceito histórico
-
as cotas corrigem desigualdades
-
critica quem é contra o sistema
Portanto:
✅ Resposta correta: B) o texto 1 considera as cotas incoerentes e ilógicas; o texto 2 aprova o sistema de cotas.
Questão 10. (Ubajara – CE). Leia os textos a seguir e responda.
Texto I
Mapa da devastação
Revista Isto É
A organização não-governamental SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais terminaram mais uma etapa do mapeamento da Mata Atlântica. O estudo iniciado em 1990 usa imagens de satélite para apontar o que restou da floresta que já ocupou 1,3 milhões de km², ou 15% do território brasileiro. O atlas mostra que o Rio de Janeiro continua o campeão da motosserra. Nos últimos 15 anos, sua média anual de desmatamento mais do que dobrou.
Texto II:
Há qualquer coisa no ar do Rio além das favelas
Revista Época
Nem só as favelas brotam nos morros cariocas. As encostas cada vez mais povoadas no Rio de Janeiro disfarçam o avanço do reflorestamento nas cristas das serras, que espalha cerca de 2 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica em espaço equivalente a 1.800 gramados do Maracanã. O replantio começou há 13 anos, para conter vertentes ameaçadas de desmoronamentos. Fez mais do que isso. Mudou a paisagem. Vista do alto, ângulo que não faz parte do cotidiano de seus habitantes, a cidade aninha-se agora em colinas coroadas por labirintos verdes, formando desenhos em curva de nível, como cafezais.
Com base nas ideias dos textos, podemos dizer:
A) A estrutura é igual, mas as idéias divergem.
B) Possuem estruturas diferentes e idéias parecidas.
C) Os dois textos são semelhantes.
D) O conteúdo das informações dos dois textos é igual.
Justificativa
Texto I:
Mostra o Rio como “campeão da motosserra”, ou seja, aumentou o desmatamento.
Texto II:
Mostra que há um forte processo de reflorestamento com milhões de mudas plantadas.
Os conteúdos se contradizem em relação à realidade ambiental do Rio.
Além disso:
-
Estrutura: ambos são textos jornalísticos objetivos, com estrutura expositiva semelhante.
-
Ideias: divergentes (um diz que desmata, o outro diz que refloresta).
✅ Resposta correta: A) A estrutura é igual, mas as ideias divergem.
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