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quinta-feira, 6 de novembro de 2025

[GABARITO] D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema - 9 ano

 
"Um recente projeto de lei que propõe a proibição do uso de plásticos descartáveis em todo o país tem gerado debates. Um grupo de ambientalistas afirma que a medida é essencial para preservar o meio ambiente, já que os plásticos descartáveis são uma das principais causas de poluição dos oceanos. Por outro lado, representantes da indústria de plásticos argumentam que a proibição poderá causar a perda de empregos em larga escala e que há alternativas menos radicais, como a reciclagem e a educação ambiental."

Questão 1. Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas opiniões distintas sobre o projeto de lei:
A) Ambientalistas afirmam que a proibição do uso de plásticos descartáveis causará a perda de empregos; representantes da indústria dizem que a reciclagem resolverá a poluição dos oceanos.
B) Ambientalistas acreditam que a proibição é essencial para proteger o meio ambiente; representantes da indústria defendem que a medida pode gerar desemprego e sugerem alternativas como a reciclagem.
C) Ambientalistas sugerem alternativas menos radicais, como a reciclagem; representantes da indústria concordam que o uso de plásticos descartáveis deve ser proibido.
D) Ambientalistas concordam com os representantes da indústria de que a proibição não é necessária, desde que haja educação ambiental.

Alternativa correta: B

Comentário:
O texto apresenta duas opiniões claras.
De um lado, ambientalistas defendem que a proibição dos plásticos descartáveis é fundamental para proteger o meio ambiente.
Do outro, representantes da indústria afirmam que a medida pode gerar desemprego e sugerem alternativas como reciclagem e educação ambiental.
A alternativa B captura com exatidão essas duas posições.


Questão 2. (P.D - SEDUC-GO). Leia os textos abaixo e, a seguir, responda.

Limites ao fumo
Texto I
"Países desenvolvidos estão tentando limitar o fumo até no meio da rua, pois isso afeta os não fumantes.Mas no Rio de Janeiro nem as leis que proíbem o fumo em Shopping Centers e supermercados ( até nas seções de hortifruti) são respeitadas, obrigando quem não fuma ao convívio com essa poluição.Parte da responsabilidade da desobediência deve ser creditada aos donos dos estabelecimentos,que não orientam clientes e funcionários".
Disponível em http://blog-institutoauxiliadora.blogspot. com.br/2012/03/aula-3-carta-do-leitor.html. MARCOS DE LUCA ROTHEN. (por e-mail,( 13/11),Niteroi, Rio de Janeiro.

Texto II
+"A proposta de incluir no Código de Trânsito a proibição de dirigir fumando só pode ser mais uma tentativa de obter mais dinheiro com multas.Dirijo a quase 30 anos e nunca fui responsável por uma batida. Muitas vezes o cigarro é que mantém o motorista desperto, principalmente quando dirigindo em estrada. Em vez de propor tal absurdo digno de colégio interno, por que não se cuida de meios ou de solução para desenvolver o país".
Disponível em http://blog-institutoauxiliadora.blogspot. com.br/2012/03/aula-3-carta-do-leitor.. CARLOS ROCQUE DA MOTTA (por e-mail,14/ 11),Rio.

Nesses textos, em relação à proibição do uso do cigarro, as opiniões expressas são
A) complementares.
B) divergentes.
C) ambíguas.
D) distintas.

Alternativa correta: B

Comentário:
Os textos apresentam opiniões que seguem caminhos opostos como duas ruas que se afastam no mapa.
No Texto I, o autor critica a falta de cumprimento das leis antifumo e defende medidas restritivas.
No Texto II, o autor considera a proposta de proibir fumar ao dirigir um exagero motivado por arrecadação.
As opiniões são divergentes, portanto a opção correta é B.


Questão 3. Leia o texto e responda:

A prefeitura iniciou a implantação de novas ciclovias no centro da cidade. A Secretaria de Mobilidade Urbana afirma que a medida busca reduzir o trânsito e incentivar meios de transporte sustentáveis. Alguns comerciantes, no entanto, criticam a iniciativa, alegando que a redução de vagas de estacionamento prejudica o fluxo de clientes.

Quais são as posições distintas apresentadas na reportagem?
A) A prefeitura afirma que as ciclovias vão aumentar as vendas, enquanto os comerciantes acreditam que o centro ficará mais perigoso.
B) A prefeitura defende que as ciclovias melhoram o trânsito, enquanto os comerciantes afirmam que elas prejudicam o comércio.
C) A prefeitura critica as ciclovias, e os comerciantes apoiam porque melhoram a mobilidade.
D) Tanto a prefeitura quanto os comerciantes acreditam que as ciclovias devem ser instaladas o mais rápido possível.

Alternativa correta: B

Comentário:
A prefeitura enxerga as novas ciclovias como solução para reduzir o trânsito e promover mobilidade sustentável.
Os comerciantes, porém, veem a iniciativa como um problema para os negócios, pela redução das vagas e possível queda de clientes.
A alternativa B traduz precisamente esse contraste.


Questão 4. Leia o texto e responda:

Uma pesquisa recente mostrou que muitos estudantes gostariam de ter mais aulas ao ar livre. Professores concordam que ambientes externos estimulam a curiosidade, mas parte da comunidade escolar teme que isso aumente a distração e dificulte o controle das turmas.

Quais posições diferentes aparecem no texto?
A) Estudantes e professores acreditam que aulas ao ar livre são inúteis, enquanto a comunidade escolar exige mais atividades externas.
B) Professores afirmam que ambientes externos não ajudam na aprendizagem, e a comunidade escolar defende que todos deveriam estudar fora da sala.
C) Estudantes e professores veem benefícios nas aulas ao ar livre, enquanto parte da comunidade escolar acredita que elas podem causar distrações.
D) A comunidade escolar quer aulas ao ar livre, e os estudantes rejeitam a proposta por acharem cansativa.

Alternativa correta: C

Comentário:
Os estudantes desejam mais aulas ao ar livre.
Os professores reconhecem benefícios pedagógicos nesses ambientes.
Contudo, parte da comunidade escolar teme distrações e dificuldades de controle.
A alternativa C organiza essas vozes com fidelidade.


Questão 5. Leia o texto e responda:

Após o anúncio da proibição do uso de celulares durante o horário escolar, muitos pais apoiaram a decisão, alegando que a medida favorece a concentração. Em contrapartida, alguns estudantes argumentam que o celular pode ser uma ferramenta útil para pesquisas e organização escolar.

Quais são as opiniões distintas presentes na reportagem?
A) Pais acreditam que a proibição melhora a concentração, enquanto estudantes defendem o celular como recurso pedagógico.
B) Pais defendem o uso do celular para pesquisas, e estudantes reclamam que ele atrapalha o foco.
C) Pais e estudantes concordam totalmente com a proibição.
D) Apenas os professores apoiam a medida, enquanto pais e alunos são contra.

Alternativa correta: A

Comentário:
Os pais apoiam a proibição do celular, acreditando que ela melhora o foco.
Alguns estudantes argumentam que o aparelho pode ser útil para estudo e organização.
A alternativa A expressa as duas posições de forma completa e alinhada com o texto.


Questão 6. P.D - SEDUC-GO). Leia os textos para responder a questão abaixo:

Texto 1
Mapa Da Devastação
A organização não-governamental SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais terminaram mais uma etapa do mapeamento da Mata Atlântica (www.sosmataatlantica.org.br). O estudo iniciado em 1990 usa imagens de satélite para apontar o que restou da floresta que já ocupou 1,3 milhão de km2, ou 15% do território brasileiro. O atlas mostra que o Rio de Janeiro continua o campeão da motosserra. Nos últimos 15 anos, sua média anual de desmatamento mais do que dobrou.
Revista Isto É – nº 1648 – 02-05-2001 São Paulo – Ed. Três.

Texto 2
Há qualquer coisa no ar do Rio, além de favelas
Nem só as favelas brotam nos morros cariocas. As encostas cada vez mais povoadas no Rio de Janeiro disfarçam o avanço do reflorestamento na crista das serras, que espalha cerca de 2 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica em espaço equivalente a 1.800 gramados do Maracanã. O replantio começou há 13 anos, para conter vertentes ameaçadas de desmoronamento. Fez mais do que isso. Mudou a paisagem. Vista do alto, ângulo que não faz parte do cotidiano de seus habitantes, a cidade aninha-se agora em colinas coroadas por labirintos verdes, formando desenhos em curva de nível, como cafezais.
Revista Época – nº 83. 20-12-1999. Rio de Janeiro – Ed. Globo. p. 9.

Uma declaração do segundo texto que CONTRADIZ o primeiro é
A) a mata atlântica está sendo recuperada no Rio de Janeiro.
B) as encostas cariocas estão cada vez mais povoadas.
C) as favelas continuam surgindo nos morros cariocas.
D) o replantio segura encostas ameaçadas de desabamento.

✅ Gabarito: Letra A

Comentário técnico
A questão pede a alternativa cuja declaração do Texto 2 contradiz o que é afirmado no Texto 1.

Análise dos textos

Texto 1:
Mostra que o Rio de Janeiro é o “campeão da motosserra”, ou seja, o estado que mais desmata a Mata Atlântica. Reforça a ideia de perda e destruição ambiental.

Texto 2:
Afirma que está acontecendo um reflorestamento significativo, com 2 milhões de mudas nativas plantadas, mudando a paisagem.

Contradição direta

O Texto 1 diz: desmatamento aumentou.
O Texto 2 diz: a mata está sendo recuperada no Rio.

A única alternativa que expressa essa ideia é:

✅ A) a mata atlântica está sendo recuperada no Rio de Janeiro.

Por que as outras estão erradas?

B) “as encostas cariocas estão cada vez mais povoadas.”
Não aparece no Texto 1, portanto não contradiz.

C) “as favelas continuam surgindo nos morros cariocas.”
O Texto 1 não faz referência a favelas. Não há contradição.

D) “o replantio segura encostas ameaçadas de desabamento.”
Também não contradiz o Texto 1, pois ele não trata de encostas. Assunto diferente.

Questão 7. (BPW). Leia os textos para responder a questão abaixo:

Texto I
A moda e a publicidade
Ana Sánchez de la Nieta
[...]
Se antes os ídolos da juventude eram os desportistas e os atores de cinema, agora são as modelos. [...]. Se, no passado, as mulheres queriam presidir Bancos, dirigir empresas ou pilotar aviões, hoje muitas só sonham em desfilar pela passarela e ser capa da "Vogue".
A vida de modelo apresenta-se para muitas adolescentes como o cúmulo da felicidade: beleza, fama, êxito e dinheiro. [...]
[...] Os aspectos relacionados com o físico são engrandecidos. Esta é uma constante da chamada civilização da imagem, imperante na atualidade.[...] O tipo de atração que hoje impera é o de uma magreza extrema. Esta é a causa principal de uma enfermidade que ganha cada vez mais importância na adolescência: a anorexia, uma perturbação psíquica que leva a uma distorção, a uma falsa percepção de si mesmo. Na maioria dos casos, esta enfermidade costuma começar com o desejo de emagrecer. Se alguém se julga gordo sente-se rejeitado por esta razão. Pouco a pouco deixa de ingerir alimentos e perde peso. No entanto, a pessoa continua a considerar-se gorda, persiste a insegurança e começa a sentir-se incapaz de comer. Esta enfermidade leva a desequilíbrios psíquicos que podem acompanhar a pessoa para o resto da sua vida e em não raras ocasiões provoca a morte.
Fonte: http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo346.shtml

Texto II

ree
In CEREJA, William Roberto. Português: linguagens, 9º. Ano. São Paulo: Atual, 2006.

Comparando os dois textos, pode-se dizer que tratam do mesmo tema, porém
A) o texto 1 informa sobre o problema da anorexia e o 2, de forma humorística, faz uma crítica à magreza das modelos.
B) o texto 1 critica as modelos por seguirem a civilização da imagem e o 2 defende a perspectiva da civilização da imagem.
C) o texto 1 defende as modelos que sofrem de anorexia e o texto 2 indica os problemas mais comuns das modelos.
D) o texto 1 explica os problemas decorrentes da anorexia e o texto 2 elogia a magreza extrema das modelos.

Gabarito: Letra A

Comentário técnico

A questão pede a relação entre Texto I (informativo, analítico) e Texto II (tirinha humorística).

Análise dos textos

Texto I:
Traz um texto expositivo-argumentativo, abordando:

  • a cultura da imagem

  • a supervalorização da magreza

  • os riscos da anorexia

  • o impacto psicológico da busca pelo corpo “ideal”

O foco é informar e alertar sobre o problema da magreza extrema e suas consequências.

Texto II (tirinha):
Mostra uma cena de desfile com uma modelo tão magra que o apresentador pede:
“Pedimos a todos que não respirem para que nossa modelo consiga desfilar...”

A imagem usa humor e exagero para criticar:

  • o padrão de magreza absurda

  • a pressão estética no mundo da moda

  • a artificialidade dos desfiles

Conclusão

✅ A única alternativa que expressa corretamente essa relação é:

A) o texto 1 informa sobre o problema da anorexia e o 2, de forma humorística, faz uma crítica à magreza das modelos.

Por que as outras estão erradas?

B) O Texto 1 não critica as modelos, e o Texto 2 não defende nada.
C) O Texto 1 não “defende” modelos; ele alerta sobre riscos.
D) O Texto 2 não elogia a magreza; ele a ridiculariza.


Questão 8. (SAEP). Leia os textos a seguir e responda.

Texto I
"Coleira" é necessária para alguns IÇAMI TIBA
[...]
Quem vai dizer se tem de haver um controle ou não é a própria vida que o adolescente leva nesse processo de "segundo parto" — porque a adolescência é o segundo parto para ganhar a autonomia comportamental.
Agora, uma vez que ele não se mostre competente para ditar os próprios rumos e, em vez de ir à escola fica no bar da esquina, o controle é necessário.
Nesse contexto, aparelhos rastreadores capazes de deixar os filhos localizáveis o tempo todo, que chamo de "coleira virtual", são bastante viáveis.
Esses jovens que precisam de controle não tomam as medidas de proteção necessárias e acabam se expondo a todo o tipo de perigo. Em vez de manter a família informada, simplesmente desaparecem. Os pais têm de impor limites: se largar o celular em qualquer lugar, então não merece sair.
Nesse ponto, tem de ser um pouco mais radical, porque alguns adolescentes transcendem os limites, e os pais só vão saber na hora de tirá-los, na melhor das hipóteses, da delegacia.
Assim como há jovens que podem ir para a "balada" sem maiores preocupações, existem outros que precisam, sim, dessa "coleira virtual".
TIBA, Içami. “Coleira” é necessária para alguns. Folha de São Paulo.

Texto II
Trocamos educação por tecnologia?
[...]
O controle é eficiente para acalmar as aflições dos pais. É eficiente, ainda, para provocar efeitos colaterais dos mais indesejáveis, e outros riscos. Vejamos.
Em primeiro lugar, se tem quem controle o jovem, por que haveria ele de se responsabilizar pelo autocontrole? Mais fácil deixar para os pais essa tarefa difícil já que eles assim o desejam. Em segundo, tem a dificuldade da construção da privacidade. E sem privacidade, não há intimidade. E tem mais, ainda: se os pais não acreditam que o filho seja capaz de avaliar situações de risco, de se proteger, de caminhar com as próprias pernas, por que ele mesmo acreditaria?
Pensando bem, é uma bobagem preocupar-se com isso. Os jovens sempre têm respostas inteligentes para propostas medíocres. Eles encontrarão um jeito de burlar o dispositivo. Não são eles os melhores no uso da tecnologia?
SAYÃO, Rosely. Trocamos educação por tecnologia? Folha de São Paulo.

Ao compararmos os dois textos constatamos que
A) o texto I aborda o direito à privacidade dos jovens.
B) o texto II aborda medidas de proteção aos jovens.
C) os textos I e II abordam “o controle da vida dos filhos” sob pontos de vistas iguais.
D) os textos I e II abordam “o controle da vida dos filhos” sob pontos de vistas opostos.

Gabarito: D

Justificativa

Os dois textos tratam do controle dos pais sobre os filhos.

Mas:

Texto I (Içami Tiba):
Defende o uso da “coleira virtual” como necessária para jovens que não demonstram autonomia. Posiciona-se a favor do controle, justificando-o como forma de proteção.

Texto II (Rosely Sayão):
Critica o uso de tecnologias de controle, apontando que elas:

  • prejudicam o desenvolvimento do autocontrole

  • comprometem a privacidade

  • passam a mensagem de que o jovem não é capaz

Ou seja, o Texto II é contra o controle.

Resposta correta: D) os textos I e II abordam “o controle da vida dos filhos” sob pontos de vistas opostos.



Questão 9. (Reforço digital - RJ). Leia os textos a seguir e responda.

TEXTO 1
As denominadas cotas raciais são criações artificiais para beneficiar determinados grupos em detrimento da maioria, sendo, portanto, incoerentes e ilógicas. A falta de sentido já começa na sua denominação. Como se definem as raças entre os seres humanos? Usa-se algum critério da zoologia, a exemplo dos animais? Qual o critério objetivo para classificar quem é preto ou branco? E os mestiços, que são a maioria da população brasileira, como são classificados? Por porcentagem das cores em cada um? Os tribunais raciais de algumas universidades públicas, então, chegam ao cúmulo do absurdo: classificam as pessoas por raças somente pelo olhar da fotografia!
ACSIT (por e-mail, 04/06/09.)
Vocabulário: em detrimento – em prejuízo

TEXTO 2
A todos os que criticam o sistema de cotas raciais, antes de tudo deveriam identificar a sua raça, para atestar se passaram por todo o tipo de preconceito por que passam os negros até hoje neste país, e só quem é negro sabe e sente. Parabéns, Elio Gaspari, pelo artigo que desmistifica toda a argumentação anticotas. Esse, sim, um branco de “alma negra”. Alma desprovida de preconceitos, movida pelo amor e pela vontade de ocupar os espaços da sociedade, que hoje são negados por não se ter a escolaridade necessária.
LHDS (por e-mail, 05/06/09.) O Globo. Cartas dos Leitores, 07 de junho de 2009.

Em relação aos textos 1 e 2, pode-se afirmar que
A) o texto 1 apresenta opinião favorável ao sistema de cotas; o texto 2 apresenta crítica ao sistema de cotas das universidades públicas.
B) o texto 1 considera as cotas incoerentes e ilógicas; o texto 2 aprova o sistema de cotas.
C) o texto 1 define as raças entre os seres humanos; o texto 2 relata o preconceito pelo qual os negros passam até hoje.
D) o texto 1 concorda com os tribunais raciais de algumas universidades públicas; o texto 2 apresenta opinião favorável ao sistema de cotas.

Gabarito: B

Justificativa

Texto 1:
Apresenta visão contrária às cotas raciais, chamando-as de incoerentes, ilógicas, artificiais e criticando a classificação racial.

Texto 2:
Defende as cotas raciais ao reconhecer que:

  • negros sofrem preconceito histórico

  • as cotas corrigem desigualdades

  • critica quem é contra o sistema

Portanto:

Resposta correta: B) o texto 1 considera as cotas incoerentes e ilógicas; o texto 2 aprova o sistema de cotas.


Questão 10. (Ubajara – CE). Leia os textos a seguir e responda.

Texto I
Mapa da devastação
Revista Isto É
A organização não-governamental SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais terminaram mais uma etapa do mapeamento da Mata Atlântica. O estudo iniciado em 1990 usa imagens de satélite para apontar o que restou da floresta que já ocupou 1,3 milhões de km², ou 15% do território brasileiro. O atlas mostra que o Rio de Janeiro continua o campeão da motosserra. Nos últimos 15 anos, sua média anual de desmatamento mais do que dobrou.

Texto II:
Há qualquer coisa no ar do Rio além das favelas
Revista Época
Nem só as favelas brotam nos morros cariocas. As encostas cada vez mais povoadas no Rio de Janeiro disfarçam o avanço do reflorestamento nas cristas das serras, que espalha cerca de 2 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica em espaço equivalente a 1.800 gramados do Maracanã. O replantio começou há 13 anos, para conter vertentes ameaçadas de desmoronamentos. Fez mais do que isso. Mudou a paisagem. Vista do alto, ângulo que não faz parte do cotidiano de seus habitantes, a cidade aninha-se agora em colinas coroadas por labirintos verdes, formando desenhos em curva de nível, como cafezais.

Com base nas ideias dos textos, podemos dizer:
A) A estrutura é igual, mas as idéias divergem.
B) Possuem estruturas diferentes e idéias parecidas.
C) Os dois textos são semelhantes.
D) O conteúdo das informações dos dois textos é igual.

Gabarito: A

Justificativa

Texto I:
Mostra o Rio como “campeão da motosserra”, ou seja, aumentou o desmatamento.

Texto II:
Mostra que há um forte processo de reflorestamento com milhões de mudas plantadas.

Os conteúdos se contradizem em relação à realidade ambiental do Rio.

Além disso:

  • Estrutura: ambos são textos jornalísticos objetivos, com estrutura expositiva semelhante.

  • Ideias: divergentes (um diz que desmata, o outro diz que refloresta).

Resposta correta: A) A estrutura é igual, mas as ideias divergem.


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[GABARITO] GRAMÁTICA - Colocação Pronominal

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