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segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

[GABARITO] D4 – Inferir uma informação implícita em um texto - 5 ano

 


Questão 1. Com base no texto, qual é a principal informação implícita que podemos inferir?

a) Miguel pegou o relógio de propósito para escondê-lo.

b) Dona Rita se irritou muito com Miguel.

c) Carolina percebeu pistas que indicavam onde o relógio estava.

d) O relógio foi encontrado por acaso no jardim.

Gabarito comentado

Letra C) Carolina percebeu pistas que indicavam onde o relógio estava.

Comentário: O texto não diz diretamente que Carolina seguiu pistas, mas descreve ações que indicam isso: ela percebeu as mãos sujas de Miguel e o canteiro remexido. Isso nos permite inferir que ela usou essas observações para deduzir onde o relógio estava.

Análise das alternativas:

  • a) Incorreta: O texto sugere que Miguel não queria causar problemas, apenas brincar de tesouro.
  • b) Incorreta: Não há indícios de que Dona Rita se irritou; ela foi calma ao lidar com a situação.
  • d) Incorreta: O texto sugere que Carolina encontrou o relógio após observar pistas, e não por acaso.

Leia o texto para responder a questão a seguir:

O Balão vai subindo

As festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, embora um pouco esquecidas nas grandes cidades do sul do Brasil, ainda guardam o gosto do quentão e da pipoca nas cidades do interior e até mesmo nas capitais do norte e do nordeste do nosso país.

Nesses lugares, o povo ainda sai às ruas, bota fogo nas suas fogueiras, canta a ciranda, dança a quadrilha e a garotada tenta subir no pau-de-sebo para apanhar alguma prenda.

Com isso, muita coisa da velha tradição junina que nos foi trazida pelos colonizadores portugueses está sendo preservada. Até quando? Não se sabe bem.

À medida que as cidades vão-se industrializando e as suas áreas livres se reduzindo, os festejos juninos, que exigem largos espaços e um contato maior com a natureza, deixam de ser celebrados como o eram nas suas origens. A fogueira, transformada no próprio símbolo da festa, ficou aos poucos restrita aos lugares afastados e de pequeno movimento; os balões, mensageiros que levavam aos santos homenageados os pedidos dos devotos, hoje trazem perigo às indústrias, às casas e às reservas florestais.

As festas celebradas sob as noites frias do mês de junho, apesar das mudanças que foram sofrendo ao longo do tempo, ainda preservam superstições e adivinhações muito usadas pelas moças casadeiras e um rico repertório de música

própria e, sobretudo os quitutes à base de milho desenvolvidos ao longo de mais de quatrocentos anos de tradição junina.

Sua Boa Estrela nº 67 - Ano XIII - 1979 (Adaptação)

Questão 2. De acordo com o texto, os problemas que ameaçam as festas juninas são

A) a redução das áreas livres e o avanço tecnológico.

B) a industrialização das cidades e o avanço tecnológico.

C) a industrialização das cidades e a diminuição das áreas livres.

D) as superstições do povo e o aumento da diversidade musical.

Gabarito comentado

Letra C) a industrialização das cidades e a diminuição das áreas livres.

🔹 Comentário: O texto destaca que o crescimento das cidades e a redução dos espaços abertos dificultam a realização das festas juninas, que tradicionalmente precisam de áreas livres para fogueiras, quadrilhas e balões. As outras opções não são adequadas:

  • (A) a redução das áreas livres e o avanço tecnológico → O texto não menciona o avanço tecnológico como um problema para as festas.
  • (B) a industrialização das cidades e o avanço tecnológico → O avanço tecnológico não é citado como fator negativo para as festas juninas.
  • (D) as superstições do povo e o aumento da diversidade musical → O texto menciona as superstições como parte da tradição, não como um problema, e não critica a diversidade musical.

Leia o texto para responder a questão a seguir:

A Mulher no Brasil

A história da mulher no Brasil, tal como a das mulheres em vários outros países, ainda está por ser escrita. Os estudiosos têm dado muito pouca atenção à mulher nas diversas regiões do mundo, o que inclui a América Latina. Os estudos

disponíveis sobre a mulher brasileira são quase todos meros registros de impressões, mais do que de fatos, autos-de-fé quanto à natureza das mulheres ou rápidas biografias de brasileiras notáveis, mais reveladoras sobre os preconceitos e a orientação dos autores do que sobre as mulheres propriamente ditas. As mudanças ocorridas no século XX reforçam a necessidade de uma perspectiva e de uma compreensão históricas do papel, da condição e das atividades da mulher no Brasil.

(fragmento) Hahner, June E.

Questão 3. Considerando o fragmento lido, podemos afirmar que

A) quanto à existência de um estudo histórico sobre seu papel na sociedade, a mulher brasileira assemelha-se à de várias partes do mundo.

B) excetuando-se as rápidas biografias de brasileiras notáveis, as demais obras sobre a mulher no Brasil estão impregnadas de informações sobre o seu valor na sociedade.

C) as modificações de nosso século reforçam a necessidade de que se escreva uma verdadeira história da mulher no Brasil.

D) os estudos disponíveis sobre a mulher brasileira são registros baseados em fatos inquestionáveis numa perspectiva histórica.

Gabarito comentado

Letra C) as modificações de nosso século reforçam a necessidade de que se escreva uma verdadeira história da mulher no Brasil.

🔹 Comentário: O texto afirma que ainda há poucos estudos sobre a história da mulher brasileira e que as mudanças do século XX tornaram mais urgente a necessidade de compreender melhor seu papel na sociedade. As demais opções são incorretas:

  • (A) quanto à existência de um estudo histórico sobre seu papel na sociedade, a mulher brasileira assemelha-se à de várias partes do mundo. → Embora seja verdade que há poucas pesquisas sobre mulheres em geral, a ênfase do texto é na falta de estudos sobre a mulher brasileira.
  • (B) excetuando-se as rápidas biografias de brasileiras notáveis, as demais obras sobre a mulher no Brasil estão impregnadas de informações sobre o seu valor na sociedade. → O texto afirma que a maioria dos estudos são registros de impressões, não pesquisas detalhadas sobre a importância da mulher.
  • (D) os estudos disponíveis sobre a mulher brasileira são registros baseados em fatos inquestionáveis numa perspectiva histórica. → O texto diz exatamente o contrário, afirmando que os estudos são superficiais e baseados mais em impressões do que em fatos históricos.

Leia o texto para responder a questão a seguir:

Cães foram domesticados na China há16 mil anos

Estudo publicado esta semana no periódico científico Molecular Biology and Evolution afirma ter descoberto o local e o tempo exatos em que os cachorros foram incorporados à sociedade humana. Sabia-se, antes, que a domesticação dos cães ocorrera no leste da Ásia, mas nunca um lugar preciso havia sido apontado.

Segundo os pesquisadores, os cachorros apareceram há menos de 16 mil anos, ao sul do rio Yangtze, na China. Os resultados da pesquisa também afirmam que, embora tenham uma origem geográfica única, os cães descendem de um "grande número de animais - pelo menos algumas centenas de lobos domesticados".

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI91056-15224,00 CAES+FORAM+DOMESTICADOS+NA+CHINA+HA+MIL+ANOS.html

Questão 4. Segundo o texto, o aparecimento dos cães

A) ocorreu precisamente no leste da Ásia.

B) não teve local definido.

C) ocorreu ao sul de um rio chinês.

D) não teve origem no mesmo lugar.

Gabarito comentado

Letra C) ocorreu ao sul de um rio chinês.

🔹 Comentário: O texto afirma que os cães foram domesticados ao sul do rio Yangtze, na China, o que indica um local específico. Vamos analisar as outras opções:

  • (A) ocorreu precisamente no leste da Ásia. → O leste da Ásia já era apontado antes, mas o estudo trouxe uma localização mais específica.
  • (B) não teve local definido. → O estudo justamente identificou um local específico, o sul do rio Yangtze.
  • (D) não teve origem no mesmo lugar. → O texto menciona que os cães descendem de muitos lobos domesticados, mas sua origem foi em um local único.

Leio o texto abaixo e responda.

O MEU AMIGO PINTOR

Pra mim, vermelho é cor de coisa que eu queria entender.

Uma vez (isso foi no ano retrasado, eu ainda ia fazer nove anos) a minha prima veio aqui com uma colega que se chamava Janaína e que tava toda vestida de vermelho. O vestido tinha manga grande, era muito mais comprido que o vestido da minha irmã e a minha prima usavam, e sem nada de outra cor: só aquele vermelhão que todo mundo na sala ficou olhando. E aqui na testa, feito jogador de tênis, a Janaína botou uma tira do vestido que ela estava usando.

Aí eu fui e me apaixonei por ela.

E de noite eu falei no jantar:

— Eu estou apaixonado pela Janaína.

Todo mundo achou que eu estava fazendo graça; e a minha irmã disse que a Janaína tinha quinze anos.

— E daí? Por que  que eu não posso me apaixonar por uma mulher mais velha?

— Imagina! — e todo mundo riu.

Achei melhor não dizer mais nada. Mas continuei apaixonado. Quer dizer, eu acho que era paixão; eu não tinha bem certeza, mas cada vez que eu pensava na Janaína (e eu pensava nela todo o tempo) eu sentia dentro de mim uma coisa diferente que eu não entendia o que que era mas que era vermelha, porque é claro que eu só pensava na Janaína vestida naquele vermelhão todo.

Um dia, a minha prima veio outra vez a Petrópolis com a Janaína. Meu coração quase saiu pela boca quando eu ouvi a minha mãe falando:

— Olá, Janaína.

Corri pra sala. Nem deu para acreditar: a Janaína estava de calça azul e blusa branca! E na testa, em vez de tira, uma franja.

Quanto mais eu olhava pra Janaína mais eu ia me desapaixonando. Quando ela saiu eu fui lá em cima e contei pro meu Amigo Pintor (acho que é melhor escrever o meu amigo com letra maiúscula) tudo que tinha acontecido. Ele acendeu o cachimbo, ficou pela janela feito coisa que não ia mais parar de olhar, e depois falou:

— Vermelho é mesmo uma cor complicada.

Lygia Bojunga Nunes, O meu amigo pintor

Questão 5. Conforme o texto, a paixão por Janaína surgiu devido

A) ao comprimento diferente da roupa da menina.

B) à idade de Janaína.

C) à cor do vestido.

D) à beleza de Janaína.

Gabarito comentado

Letra C) à cor do vestido.

🔹 Comentário: No trecho, o narrador menciona que ficou apaixonado por Janaína ao vê-la vestida de vermelho, associando essa cor a um sentimento intenso. Porém, quando ela apareceu com roupas de outras cores, sua paixão desapareceu. Vamos analisar as outras opções:

  • (A) ao comprimento diferente da roupa da menina. → Ele menciona o comprimento, mas a cor foi o fator decisivo.
  • (B) à idade de Janaína. → A idade foi mencionada pela irmã, mas o narrador não se importou com isso.
  • (D) à beleza de Janaína. → O texto não menciona a beleza dela como motivo da paixão, e sim a cor do vestido.

Toca o despertador e meu pai vem me chamar:

— Levanta, filho, levanta, tá na hora de acordar.

Uma coisa, no entanto, impede que eu me levante:

sentado nas minhas costas, há um enorme elefante.

Ele tem essa mania, todo dia vem aqui.

Senta em cima de mim, e começa a ler gibi.

O sono, que estava bom, fica ainda mais pesado.

Como eu posso levantar

Com o bichão aí sentado?

O meu pai não vê o bicho, deve estar ruim de vista.

Podia me deixar dormindo, enquanto ia ao oculista...

Espera um pouco, papai...

Não precisa ser agora.

daqui a cinco minutos o elefante vai embora!

Mas meu pai insiste tanto, que eu levanto, carrancudo.

Vou pra escola, que remédio,

Com o bicho nas costas e tudo!

Questão 6. O elefante sentado nas costas do menino representa

A) a raiva do pai pela demora do filho de acordar.

B) o bichinho de pelúcia do menino.

C) a chateação do menino pelo elefante estar nas suas costas.

D) O sono pesado e a vontade do menino de ficar na cama.

Gabarito comentado

Letra D) O sono pesado e a vontade do menino de ficar na cama.

🔹 Comentário: O poema usa uma metáfora para representar a dificuldade do menino em acordar. O elefante simboliza o peso do sono e sua vontade de continuar dormindo, já que um animal tão grande e pesado o impede de levantar.

Vamos analisar as outras opções:

  • (A) a raiva do pai pela demora do filho de acordar. → O pai insiste para que ele acorde, mas não há menção de raiva.
  • (B) o bichinho de pelúcia do menino. → O texto não sugere que o elefante seja um brinquedo, e sim uma metáfora para o sono pesado.
  • (C) a chateação do menino pelo elefante estar nas suas costas. → O menino não está chateado com o elefante, mas sim com a dificuldade de acordar.

(CPERB). Leia o texto abaixo.

A história da Internet

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/internet/ (ultimo acesso em 23/11/2011)

Questão 8. Hoje em dia é impossível pensar sem internet, as redes sociais ficou cada vez mais adepta a todos. O texto reflete de como era usada a internet antes de se tornar mundial. Esse uso visa em

A) aprimorar ataques nas guerras que haviam naquela época.

B) manter contato com seus parceiros e avisar ataques.

C) informar aos soldados dados de seus inimigos.

D) alertar a chegada de seus inimigos.

Gabarito comentado

Letra B) manter contato com seus parceiros e avisar ataques.

🔹 Comentário: O texto menciona que a Internet foi criada com objetivos militares durante a Guerra Fria. Seu propósito inicial era garantir que as forças armadas dos EUA pudessem manter a comunicação em caso de ataques. Isso significa que a rede servia para manter contato e coordenar ações militares.

As outras opções:

  • (A) aprimorar ataques nas guerras → A Internet não foi criada para aprimorar ataques, mas sim para comunicação.
  • (C) informar aos soldados dados de seus inimigos → O texto não menciona espionagem.
  • (D) alertar a chegada de inimigos → A Internet poderia ser usada para comunicação, mas essa não era sua única função.

(CPERB). Leia o texto abaixo.

Texto budista

O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião.

Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.

Fonte: http://pensador.uol.com.br/texto_curto_e_inteligente/ 

Questão 9. Pode-se deduzir do texto que

A) podemos fazer duas coisas juntas, tais como amor e religião.

B) não podemos fazer simultaneamente coisas de temas distintos.

C) educação e recreação andam juntas.

D) mente e corpo se pode controlar simultaneamente.

Gabarito comentado

Letra A) podemos fazer duas coisas juntas, tais como amor e religião.

🔹 Comentário: O texto budista fala sobre a integração da vida, sugerindo que não há separação rígida entre trabalho e lazer, mente e corpo, educação e recreação. Isso indica que podemos realizar atividades distintas simultaneamente, como amor e religião.

As outras opções:

  • (B) não podemos fazer simultaneamente coisas de temas distintos → Errado, pois o texto sugere justamente o contrário.
  • (C) educação e recreação andam juntas → Essa interpretação é válida, mas o texto vai além disso.
  • (D) mente e corpo se pode controlar simultaneamente → Embora seja uma afirmação possível, não é o foco principal do texto.

(CPERB). Leia o texto abaixo.

Como ser educado

Se você quer saber como ser educado e se tornar um verdadeiro cavalheiro, siga as orientações abaixo:

• Mantenha a calma e o auto-controle. Um verdadeiro cavalheiro evita a oportunidade de reagir e fazer uma cena dramática. Independentemente das circunstâncias, mantenha a calma e reaja adequadamente às situações;

• Nunca chame a atenção propositalmente para si mesmo desnecessariamente. Uma pessoa com boa educação é discreta, e não espalhafatosa;

• Não fale vulgaridades. Pode não ser fácil as vezes, mas um cavalheiro se recusa a utilizar palavrões como meio de expressão. Não inicie nem responda uma discussão com declarações vulgares.

Fonte: http://www.tudobox.com/462/como_ser_educado.html (ultimo acesso em 23/11/2011)

Questão 10. O texto nos orienta de como se comportar e ser educados na sociedade. Em sua ultima dica, ele nos induz a não falar vulgaridades, ou seja,

A) a não falar coisas erradas.

B) a falar com clareza e postura correta.

C) a não falar palavras improprias e xingamentos.

D) a falar corretamente e com postura correta.

Gabarito comentado

Letra C) a não falar palavras impróprias e xingamentos.

🔹 Comentário: A última dica do texto diz que um cavalheiro evita palavrões e declarações vulgares. Isso significa que devemos evitar o uso de palavras ofensivas e inapropriadas ao falar.

As outras opções:

  • (A) a não falar coisas erradas → Muito genérico, pois o texto foca em palavras vulgares.
  • (B) a falar com clareza e postura correta → Ser educado envolve isso, mas o foco do trecho analisado é evitar vulgaridades.
  • (D) a falar corretamente e com postura correta → Parecido com a opção B, mas a questão trata especificamente de palavrões.

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