Questão 1. No trecho “É uma revolução”, afirma entusiasmado o professor de tecnologia, Ricardo Alves.”, as aspas foram utilizadas para:
a) Indicar uma citação indireta.
b) Expressar ironia ou dúvida.
c) Destacar uma palavra estrangeira.
d) Marcar a fala direta do professor.
e) Indicar ênfase em uma expressão.
Questão 2. A vírgula empregada na frase “Podemos personalizar o ensino como nunca antes!”, tem a função de:
a) Separar orações coordenadas assindéticas.
b) Isolar um aposto explicativo.
c) Indicar a supressão de um termo.
d) Separar o adjunto adverbial deslocado.
e) Separar elementos de uma enumeração.
Questão 3. No trecho “Corremos o risco de robotizar o ensino, e de prejudicar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.”, a vírgula tem o objetivo de:
a) Separar orações coordenadas sindéticas aditivas.
b) Isolar o vocativo.
c) Separar orações subordinadas adverbiais.
d) Separar orações coordenadas sindéticas adversativas.
e) Isolar o aposto.
Questão 4. A utilização das aspas em “Precisamos ensinar os alunos a usar a IA de forma inteligente” (grifo nosso) sugere que:
a) A palavra “inteligente” está sendo usada em seu sentido literal.
b) A palavra “inteligente” se refere a um termo técnico da área de informática.
c) Há uma ênfase na palavra, indicando uma nuance de sentido, talvez questionando o verdadeiro significado de "inteligente" neste contexto.
d) A palavra “inteligente” é um estrangeirismo.
e) A palavra “inteligente” está sendo usada para indicar uma citação de outro autor.
Questão 5. A pergunta “Serão utilizadas como meros instrumentos de consulta ou como verdadeiros parceiros no aprendizado?” tem como principal efeito de sentido:
a) Afirmar categoricamente o papel da IA na educação.
b) Expressar a opinião do autor sobre a IA.
c) Incitar a reflexão do leitor sobre as possibilidades de uso da IA.
d) Descrever o funcionamento técnico da IA.
e) Criticar o uso da IA na educação.
Gabarito Comentado:
1. D) As aspas são usadas para marcar a fala direta do professor Ricardo Alves, ou seja, uma citação direta. As demais alternativas não se encaixam no contexto.
2. D) A vírgula separa o adjunto adverbial de modo “como nunca antes”, que está deslocado de sua posição original (após o verbo “personalizar”).
3. A) A vírgula separa as orações coordenadas sindéticas aditivas “Corremos o risco de robotizar o ensino” e “e de prejudicar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos”. A conjunção “e” estabelece a relação de adição entre as orações.
4. C) O uso de aspas simples com itálico em "inteligente" sugere uma ênfase com uma possível nuance de questionamento ou ironia, como se o autor estivesse convidando o leitor a refletir sobre o real significado de "inteligente" no contexto do uso da IA. Não se trata de um estrangeirismo, termo técnico ou citação direta.
5. C) A frase, formulada como uma pergunta, tem o objetivo de levar o leitor a refletir sobre as diferentes formas de utilização da IA na educação. Não se trata de uma afirmação, opinião direta do autor, descrição técnica ou crítica, mas sim de um convite à reflexão.