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domingo, 19 de janeiro de 2025

[GABARITO] D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações - 3º EM

 

Questão 1. No trecho “É uma revolução”, afirma entusiasmado o professor de tecnologia, Ricardo Alves.”, as aspas foram utilizadas para:

a) Indicar uma citação indireta.

b) Expressar ironia ou dúvida.

c) Destacar uma palavra estrangeira.

d) Marcar a fala direta do professor.

e) Indicar ênfase em uma expressão.

Questão 2. A vírgula empregada na frase “Podemos personalizar o ensino como nunca antes!”, tem a função de:

a) Separar orações coordenadas assindéticas.

b) Isolar um aposto explicativo.

c) Indicar a supressão de um termo.

d) Separar o adjunto adverbial deslocado.

e) Separar elementos de uma enumeração.

Questão 3. No trecho “Corremos o risco de robotizar o ensino, e de prejudicar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.”, a vírgula tem o objetivo de:

a) Separar orações coordenadas sindéticas aditivas.

b) Isolar o vocativo.

c) Separar orações subordinadas adverbiais.

d) Separar orações coordenadas sindéticas adversativas.

e) Isolar o aposto.

Questão 4. A utilização das aspas em “Precisamos ensinar os alunos a usar a IA de forma inteligente” (grifo nosso) sugere que:

a) A palavra “inteligente” está sendo usada em seu sentido literal.

b) A palavra “inteligente” se refere a um termo técnico da área de informática.

c) Há uma ênfase na palavra, indicando uma nuance de sentido, talvez questionando o verdadeiro significado de "inteligente" neste contexto.

d) A palavra “inteligente” é um estrangeirismo.

e) A palavra “inteligente” está sendo usada para indicar uma citação de outro autor.

Questão 5. A pergunta “Serão utilizadas como meros instrumentos de consulta ou como verdadeiros parceiros no aprendizado?” tem como principal efeito de sentido:

a) Afirmar categoricamente o papel da IA na educação.

b) Expressar a opinião do autor sobre a IA.

c) Incitar a reflexão do leitor sobre as possibilidades de uso da IA.

d) Descrever o funcionamento técnico da IA.

e) Criticar o uso da IA na educação.

Gabarito Comentado:

1. D) As aspas são usadas para marcar a fala direta do professor Ricardo Alves, ou seja, uma citação direta. As demais alternativas não se encaixam no contexto.

2. D) A vírgula separa o adjunto adverbial de modo “como nunca antes”, que está deslocado de sua posição original (após o verbo “personalizar”).

3. A) A vírgula separa as orações coordenadas sindéticas aditivas “Corremos o risco de robotizar o ensino” e “e de prejudicar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos”. A conjunção “e” estabelece a relação de adição entre as orações.

4. C) O uso de aspas simples com itálico em "inteligente" sugere uma ênfase com uma possível nuance de questionamento ou ironia, como se o autor estivesse convidando o leitor a refletir sobre o real significado de "inteligente" no contexto do uso da IA. Não se trata de um estrangeirismo, termo técnico ou citação direta.

5. C) A frase, formulada como uma pergunta, tem o objetivo de levar o leitor a refletir sobre as diferentes formas de utilização da IA na educação. Não se trata de uma afirmação, opinião direta do autor, descrição técnica ou crítica, mas sim de um convite à reflexão.


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