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domingo, 10 de agosto de 2025

[GABARITO] D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão - 3º EM

 

Questão 1. No texto, a utilização do termo "seca" evoca principalmente:

a) Uma análise técnica do fenômeno climático.

b) A dimensão científica da crise hídrica.

c) Um imaginário coletivo marcado por tragédias e desigualdades.

d) A necessidade de ações governamentais emergenciais.

e) Uma minimização da gravidade da situação.

Resposta correta: c) Um imaginário coletivo marcado por tragédias e desigualdades.

Comentário:
O termo "seca" traz uma carga histórica e emocional forte, remetendo a imagens de sofrimento e dificuldades sociais. Não é uma análise técnica, mas sim uma palavra carregada de sentidos culturais e afetivos.

Questão 2. A expressão "estiagem prolongada" tem como efeito de sentido:

a) Minimizar a gravidade da situação, utilizando uma linguagem técnica.

b) Enfatizar o sofrimento da população afetada pela seca.

c) Pressionar as autoridades a tomarem providências urgentes.

d) Evocar um imaginário coletivo de tragédias e desigualdades.

e) Descrever a situação de forma alarmista.

Resposta correta: a) Minimizar a gravidade da situação, utilizando uma linguagem técnica.

Comentário:
Expressões como "estiagem prolongada" adotam um tom mais científico e distanciado, o que pode suavizar a percepção de gravidade em comparação ao termo "seca", que é mais dramático.

Questão 3. A expressão "crise hídrica" sugere:

a) Um período de baixa pluviosidade. b) Uma variação climática natural.

c) Uma situação que exige medidas emergenciais.

d) Uma descrição técnica e neutra do problema.

e) Uma minimização da gravidade da seca.

Resposta correta: c) Uma situação que exige medidas emergenciais.

Comentário:
"Crise hídrica" sugere urgência e uma situação fora da normalidade, que demanda ações rápidas para evitar maiores problemas, conferindo um sentido de gravidade e mobilização.

Questão 4. A intenção de alguns políticos ao utilizarem expressões como "período de baixa pluviosidade" é:

a) Enfatizar o caráter catastrófico da seca.

b) Minimizar a gravidade da situação.

c) Pressionar as autoridades a tomarem providências.

d) Descrever a situação de forma técnica e precisa.

e) Evocar um imaginário de sofrimento e desigualdade.

Resposta correta: b) Minimizar a gravidade da situação.

Comentário:
Ao usar expressões como "período de baixa pluviosidade" ou "variação climática", alguns políticos buscam suavizar o problema, evitando alarmar a população ou assumir responsabilidade maior.

Questão 5. A análise crítica da linguagem utilizada para descrever a crise hídrica é importante porque:

a) As palavras são neutras e não influenciam a compreensão do público.

b) Apenas os termos técnicos são relevantes para a compreensão do problema.

c) A escolha das palavras influencia a forma como o público entende a situação.

d) Apenas a intenção dos políticos é relevante na escolha das palavras.

e) Apenas a descrição científica do fenômeno é importante.

Resposta correta: c) A escolha das palavras influencia a forma como o público entende a situação.

Comentário:
As palavras não são neutras; elas moldam percepções, atitudes e reações do público diante da crise. Reconhecer isso é fundamental para uma análise crítica e para a formação de opinião consciente.

 (SAEMS). Leia o texto abaixo. 

 As formigas

Foi a coisa mais bacana a primeira vez que as formigas conversaram com ele. Foi a que escapuliu de procissão que conversou: ele estava olhando para ver aonde que ela ia, e aí ela falou para ele não contar para o padre que ela tinha escapulido – o padre ele já tinha visto que era o formigão da frente, o maior de todos, andando posudo.

Isso aconteceu numa manhã de muita chuva em que ele ficara no quentinho das cobertas com preguiça de se levantar, virado para o outro canto, observando as formigas descendo em fila na parede. Tinha um rachado ali perto por causa da chuva, era de lá que elas saíam, a casa delas.

Toda manhã aquela chuva sem parar, pingando na lata velha lá fora no jardim, barulhinho gostoso que ele ficava ouvindo, enrolado no cobertor, olhando as formigas e conversando com elas, o quarto meio escuro, tudo escuro de chuva.

A conversa ficava interessante quando ele lembrava de perguntar uma porção de coisas e elas também perguntavam pra ele. (Conversavam baixinho para os outros não escutarem.)  [...]

Uma tarde entrou no quarto e viu a mancha de cimento novo na parede, brutal, incompreensível.

– Pra que que o senhor fez isso? Pra que o senhor fez assim com minhas formigas?

O pai não entendia, e o menino chorando, chorando.

VILELA, Luiz. Contos da infância e da adolescência. 2. ed. São Paulo: Ática, 2002. Fragmento. 

 Questão 6. Nesse texto, a repetição “... chorando, chorando.”, (ℓ. 17) sugere

A) atitude fingida.

B) anúncio de rebeldia.

C) progressão da tristeza.

D) sensação de culpa.

E) sinal de fraqueza.

 Resposta correta: C) progressão da tristeza.

Comentário:

A repetição da palavra “chorando” reforça a intensidade e a continuidade do choro do menino, indicando que sua tristeza está aumentando ou persistindo. Essa repetição é um recurso literário usado para dar ênfase emocional, mostrando o sofrimento genuíno da criança ao ver o formigueiro destruído. Não indica fingimento, rebeldia, culpa ou fraqueza, mas sim uma manifestação real e profunda de tristeza.

(SAEMS). Leia o texto abaixo.

 Vinícius de Moraes

“Dizem, na minha família, que eu cantei antes de falar. E havia uma cançãozinha que eu repetia e que tinha um leve tema de sons. Fui criado no mundo da música, minha mãe e minha avó tocavam piano, eu me lembro de como me machucavam aquelas valsas antigas. Meu pai também tocava violão, cresci ouvindo música. Depois a poesia fez o resto.” 

Disponível em: <http://www.aomestre.com.br/liv/autores/vinicius_moraes.htm>.

 Questão 7. Nesse texto, a expressão “... cresci ouvindo música. Depois a poesia fez o resto.” sugere que Vinícius

A) destacou-se no cenário musical e poético.

B) abandonou a música e se dedicou à poesia.

C) foi criado com a avó, que declamava belas poesias.

D) foi uma criança famosa, pois cantou antes de falar.

E) pensou em trabalhar com poesias, mas preferiu se dedicar à música.

 Resposta correta: A) destacou-se no cenário musical e poético. 

Comentário:

O texto revela que Vinícius de Moraes teve uma infância permeada pela música e, posteriormente, pela poesia, indicando que ambas as artes tiveram papel importante em sua formação e carreira. A expressão “Depois a poesia fez o resto” sugere que, além da música, a poesia completou sua trajetória artística, o que reforça seu destaque tanto na música quanto na poesia. Não indica abandono da música (B), nem que a avó foi a única influenciadora (C), nem que ele foi famoso na infância (D), tampouco que rejeitou a poesia (E).

(3ª P.D – SEDUC-GO). Leia o texto abaixo e responda. 

Texto

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Foto preta e branca de desenho animado

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Disponível em: <http://multirinhas.blogspot.com/2009/06/hagar

 

Questão 8. O destaque dado à palavra “formal”, associado à expressão facial de Helga, sugere

A) histeria.

B) julgamento.

C) ódio.

D) reprovação.

E) sofrimento.

 Resposta correta: D) reprovação.

Comentário:

A palavra “formal” é enfatizada para evidenciar o pedido de adequação no traje, e a expressão facial de Helga (olhar severo, sobrancelhas franzidas) sugere que ela desaprova o que está vendo. Portanto, o destaque e a expressão indicam reprovação, não histeria, ódio ou sofrimento, e o julgamento, embora próximo, é uma atitude mais generalizada, enquanto a reprovação é mais específica à desaprovação da situação.

(3ª P.D – SEDUC-GO). Leia o texto abaixo e responda.

 

A melhor amiga do homem

Diogo Schelp

Devemos muito à vaca. Mas há quem a veja como inimiga. A vaca, aqui referida como a parte pelo todo bovino, é acusada de contribuir para a degradação do ambiente e para o aquecimento global. Cientistas atribuem ao 1,4 bilhão de cabeças de gado existentes no mundo quase metade das emissões de metano, um dos gases causadores do efeito estufa. Acusam-se as chifrudas de beber água demais e ocupar um espaço precioso para a agricultura.

O truísmo inconveniente é que homem e vaca são unha e carne. [...] Imaginar o mundo sem vacas é como desejar um planeta livre dos homens – uma ideia, aliás, vista com simpatia por ambientalistas menos esperançosos quanto à nossa espécie. “Alterar radicalmente o papel dos bovinos no nosso cotidiano, subtraindo-lhes a importância econômica, pode levá-los à extinção e colocar em jogo um recurso que está na base da construção da humanidade e, por que não, de seu futuro”, diz o veterinário José Fernando Garcia, da Universidade Estadual Paulista em Araçatuba. [...]

A vaca tem um papel econômico crucial até onde é considerada animal sagrado. Na Índia, metade da energia doméstica vem da queima de esterco. O líder indiano Mahatma Gandhi (1869-1948), que, como todo hindu, não comia carne bovina, escreveu: “A mãe vaca, depois de morta, é tão útil quanto viva”. Nos Estados Unidos, as bases da superpotência foram estabelecidas quando a conquista do Oeste foi dada por encerrada, em 1890, fazendo surgir nas Grandes Planícies americanas o maior rebanho bovino do mundo de então. “Esse estoque permitiu que a carne se tornasse, no século seguinte, uma fonte de proteína para as massas, principalmente na forma de hambúrguer”, escreveu Florian Werner. [...] Comer um bom bife é uma aspiração natural e cultural. Ou seja, nem que a vaca tussa a humanidade deixará de ser onívora.

Revista Veja. p. 90-91, 17 jun. 2009. Fragmento.

 

Questão 9. O autor usa a parte pelo todo para se referir à vaca em:

A) “Acusam-se as chifrudas...”.

B) “...homem e vaca são unha e carne”.

C) “...o papel dos bovinos...”.

D) “...animal sagrado.”.

E) “...nem que a vaca tussa...”.

Enunciado da questão:
O autor usa a parte pelo todo para se referir à vaca em:

O que é "parte pelo todo"?
É uma figura de linguagem chamada sinédoque, em que se usa uma parte para representar o todo ou o todo para representar uma parte.

Analisando as alternativas:

  • A) “Acusam-se as chifrudas...”
    Aqui, "chifrudas" (animais que têm chifres) está representando o gado ou as vacas. A palavra "chifrudas" é uma característica (parte) para representar o animal inteiro (vaca). Então esta é uma parte usada para o todo — um exemplo de sinédoque.

  • B) “...homem e vaca são unha e carne”
    É uma expressão idiomática que indica proximidade, união, mas não é parte pelo todo.

  • C) “...o papel dos bovinos...”
    Aqui, "bovinos" se refere ao animal como um todo, não é parte pelo todo.

  • D) “...animal sagrado.”
    Não há parte pelo todo, é uma descrição do animal.

  • E) “...nem que a vaca tussa...”
    Expressão idiomática, mas não usa parte pelo todo.

Resposta correta:
A) “Acusam-se as chifrudas...”


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