Pesquisar este blog

domingo, 19 de janeiro de 2025

[GABARITO] D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos - 3º EM

 

Questão 1. No trecho “uma verdadeira ‘revolução’ silenciosa”, o uso das aspas tem o efeito de:

a) Indicar uma citação direta de outro autor.

b) Enfatizar a magnitude da transformação.

c) Expressar ironia ou descrença em relação à mudança.

d) Destacar um termo estrangeiro.

e) Indicar uma gíria ou expressão popular.

Questão 2. A repetição da palavra “leitura” ao longo do texto tem a função de:

a) Enfatizar a importância da leitura, independentemente do formato.

b) Demonstrar a pobreza vocabular do autor.

c) Criar um ritmo lento e monótono no texto.

d) Confundir o leitor com a repetição excessiva.

e) Indicar uma contradição no argumento apresentado.

Questão 3. A expressão “A IMERSÃO na história”, escrita em maiúsculas no último parágrafo, busca:

a) Corrigir um erro gramatical anterior.

b) Introduzir um novo argumento no texto.

c) Destacar a essência da experiência de leitura.

d) Indicar uma citação de um livro famoso.

e) Criticar a leitura em formato digital.

Questão 4. A frase “Essa dicotomia entre o físico e o digital gera discussões apaixonadas no meio literário” apresenta:

a) Uma comparação entre dois elementos.

b) Uma metáfora sobre o mercado editorial.

c) Uma personificação dos livros.

d) Uma enumeração de vantagens e desvantagens.

e) Uma oposição entre duas ideias.

Questão 5. No trecho “Imagine carregar centenas de obras em um único dispositivo leve e compacto”, a forma verbal “Imagine” tem o objetivo de:

a) Dar uma ordem ao leitor.

b) Fazer uma crítica à tecnologia.

c) Apresentar uma possibilidade, convidando o leitor a refletir.

d) Descrever uma ação que já aconteceu.

e) Narrar um fato histórico.

Gabarito Comentado:

1. C. O uso das aspas em “revolução” indica que o autor está utilizando o termo com certa reserva, talvez questionando se a mudança é realmente tão radical quanto se propaga. Não se trata de uma citação, ênfase completa (como seria o negrito ou letras maiúsculas sem aspas), termo estrangeiro ou gíria.

2. A. A repetição da palavra “leitura” funciona como uma anáfora, reforçando a ideia central do texto: a importância do ato de ler, independentemente do suporte. As outras alternativas não se aplicam ao contexto.

3. C. A capitalização em “A IMERSÃO na história” serve para enfatizar a ideia de que o mais importante na leitura é a experiência de se envolver com a narrativa, e não o formato em si.

4. E. A frase apresenta uma oposição clara entre “o físico” (livros impressos) e “o digital” (e-books), mostrando a dualidade presente no debate literário.

5. C. O verbo “Imagine” no imperativo, nesse contexto, não expressa uma ordem, mas sim um convite à reflexão, uma sugestão para que o leitor visualize a praticidade dos livros digitais.



VOLTAR

[GABARITO] D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto - 3º EM

  O Impacto das Redes Sociais na Saúde Mental dos Jovens (Texto adaptado de um artigo publicado na revista "Mente Saudável") Nos ú...