Questão 1. A partir do texto, é possível inferir que a comparação da IA com a fotografia tem como objetivo:
a) Minimizar as preocupações com a substituição do trabalho humano.
b) Enfatizar a superioridade da tecnologia sobre a arte tradicional.
c) Destacar a semelhança entre os processos criativos da IA e da fotografia.
d) Mostrar que ambas as inovações foram recebidas sem controvérsias.
e) Defender a ideia de que a IA é apenas mais uma ferramenta a ser utilizada pelos artistas.
Gabarito comentado
e) A comparação com a fotografia serve para argumentar que, assim como a fotografia foi inicialmente vista com desconfiança e depois integrada ao universo artístico, a IA também deve ser vista como uma nova ferramenta.
Questão 2. A reticência dos artistas tradicionais em relação à IA pode ser inferida como decorrente principalmente:
a) Da falta de interesse em aprender novas tecnologias.
b) Do medo de perder espaço para outras formas de expressão artística.
c) Da crença na incapacidade da IA de reproduzir a profundidade emocional humana.
d) Da dificuldade em compreender o funcionamento dos algoritmos complexos.
e) Da rejeição à modernização do mundo da arte.
Gabarito comentado
c) O texto explicita a preocupação dos artistas com a incapacidade da IA de reproduzir a experiência humana, essencial para a arte.
Questão 3. O texto sugere implicitamente que a exposição em Nova York:
a) Teve como objetivo principal demonstrar a superioridade da IA sobre os artistas humanos.
b) Gerou um consenso entre artistas e críticos sobre o papel da IA na arte.
c) Apresentou obras que desafiaram as concepções tradicionais de arte.
d) Foi boicotada por artistas tradicionais em protesto contra o uso da IA.
e) Não obteve grande repercussão no meio artístico.
Gabarito comentado
c) O texto afirma que as obras impressionaram pela complexidade e originalidade, o que implica um desafio às concepções tradicionais.
Questão 4. Infere-se do texto que o debate sobre a IA na arte:
a) Já chegou a uma conclusão definitiva sobre o papel da tecnologia.
b) Se concentra exclusivamente na questão da autoria das obras.
c) Aborda apenas os aspectos negativos da utilização da IA na arte.
d) Ainda está em seus estágios iniciais, com muitas questões em aberto.
e) Não tem gerado grande impacto no mundo da arte.
Gabarito comentado
d) A frase "O debate sobre a IA na arte está apenas começando" indica que ainda há muitas questões a serem discutidas e resolvidas.
Questão 5. A expressão "Apesar do entusiasmo de alguns, muitos artistas tradicionais se mostram reticentes" permite inferir que:
a) A maioria dos artistas apoia o uso da IA na arte.
b) Existe uma divisão de opiniões entre os artistas em relação à IA.
c) Todos os artistas tradicionais são contrários à utilização da IA.
d) O entusiasmo em relação à IA é unânime no meio artístico.
e) Não há divergências sobre o tema no meio artístico.
Gabarito comentado:
b) A conjunção adversativa "apesar de" indica uma oposição entre o entusiasmo de alguns e a reticência de muitos artistas tradicionais, mostrando uma divisão de opiniões.
(PROVA BRASIL 2013) Leia o texto abaixo e responda
Questão 6. De acordo com o texto, os cientistas acreditam que:
A) existe uma relação entre a frequência emitida pelos celulares e o aparecimento de câncer.
B) existem pessoas que usam o celular há 10 anos ou mais.
C) o desenvolvimento dos estudos sobre o câncer relaciona-se com o uso do celular.
D) o tumor cerebral é mais comum em pessoas que utilizam o celular com frequência.
E) os pacientes pesquisados desenvolveram 3 tipos de tumores.
Gabarito comentado:
O cego, Renoir, Van Gogh e o resto
Vistos de costas, pareciam apenas dois amigos conversando diante do quadro Rosa e azul, de Renoir, comentando o quadro. Porém, quem prestasse atenção nos dois perceberia, talvez estranhasse, que um deles, o de elegantes óculos de sol, parecia um pouco desinteressado, apesar de todo o empenho do outro, traduzido em gestos e eloquência quase murmurada. [...]
O que falava segurava às vezes o antebraço do de óculos com uma intimidade solícita e confiante. [...]
Aproximei-me do quadro, fingindo olhar de perto a técnica do pintor, voltei-me e percebi: o de óculos escuros era cego. [...]
Algo extraordinário acontecia ali, que eu só compreendia na superfície: um homem descrevendo para um amigo cego um quadro de Renoir. Por que tantos detalhes? [...]
– Azul com o quê? Fale mais desse azul – pediu o cego, como se precisasse completar alguma coisa dentro de si.
– É um azul claro, muito claro, um azul que tem movimento e transparência em muita luz, um azul tremulando, azul como o de uma piscina muito limpa eriçada pelo vento, uma piscina em que o sol se reflete e que tremula em mil pequenos reflexos [...] lembra-se daquela piscina em Amalfi?
– Lembro... lembro... – e sacudia a cabeça ...
Afastei-me, olhei-os de longe. Roupas coloridas, esportivas. [...] O guarda treinado para vigiar pessoas estava ao meu lado e contou, aos arrancos:
– Eles vêm muito aqui. Só conversam sobre um quadro ou dois de cada vez. É que o cego se cansa.
Era fotógrafo, ficou assim de desastre.
ÂNGELO, Ivan. O comprador de aventuras. In Para gostar de ler: v.: 28. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2007. Fragmento.
Questão 7. Infere-se desse texto que o homem cego é:
A) acanhado.
B) audacioso.
C) cuidadoso.
D) determinado.
E) impaciente.
Gabarito comentado
D) determinado.
O homem cego demonstra determinação ao continuar visitando o museu, mesmo após perder a visão, para apreciar a arte de uma nova forma. Ele escuta atentamente as descrições dos quadros, faz perguntas detalhadas e busca reconstruir mentalmente as imagens com base em suas lembranças e na riqueza das explicações do amigo. Sua insistência em compreender melhor as cores e os detalhes das pinturas revela sua vontade de continuar experimentando a arte, apesar das dificuldades impostas pela cegueira.
(PROVA BRASIL 2013) Leia o texto abaixo e responda.
A carta de Caminha nos dias de hoje
Alteza da galáxia,
Peço humildes desculpas por ter de lhe enviar esta mensagem eletrônica neste dia, contudo, gostaria de relatar que após nossa saída do sistema Gregor, 200 bilhões de anos-luz atrás, chegamos a uma galáxia jamais explorada. Informo que esta vossa frota de naves encontrou num canto muito distante de vosso universo, perdido em uma galáxia de um só Sol, um pequeno planeta azul que resolvemos chamar de Água, pois este é o nome do líquido de cor bonita que mais existe neste lugar. Além de muita água, existe uma população de seres que se denominam “humanos”. […]
Estes seres humanos são muito estranhos […]. Os povos são divididos pelo planeta em regiões de características topográficas e climáticas relativamente uniformes, delimitadas por fronteiras às quais os nativos dão o nome de países […]. Outra característica interessante destes seres é que são muito dóceis para conosco e aceitam nossa amizade e aproximação em troca de um simples diagramador estelar ou um rélis relógio atemporal.
Penso que será fácil convencê-los de vossa santa intenção de trazer para este planeta nossa tecnologia que está a muitos bilhões de anos-luz a frente da que eles possuem. […]
Estamos voltando e levando conosco um ser deste estranho e atrasado planeta para que possamos estudá-lo. Deixaremos aqui uma de nossas naves com tripulação para que outros povos saibam que este planeta pertence à Vossa Alteza. Desculpo-me mais uma vez pelo incômodo e termino minha mensagem com votos de longa vida ao Rei.
Disponível em: http://edinanarede.webnode.com.br/atividades. Fragmento
Questão 8. No final do Texto, pode-se concluir que os seres que chegaram ao planeta pretendiam
A) dominar o planeta recém-encontrado.
B) estudar os seres humanos.
C) promover a paz no universo.
D) roubar a tecnologia encontrada.
E) usufruir da água disponível no lugar.
Gabarito comentado
A) dominar o planeta recém-encontrado.
O texto apresenta uma paródia da Carta de Pero Vaz de Caminha, adaptando-a para um cenário futurista, no qual alienígenas descobrem a Terra. Assim como os colonizadores portugueses fizeram no Brasil, os alienígenas descrevem os habitantes locais (humanos) como dóceis e fáceis de convencer. Além disso, deixam uma nave no planeta para sinalizar sua posse, o que indica uma intenção de domínio sobre o local.
(PROVA BRASIL 2009) Leia o texto abaixo.
A vida sem casamento
Afinal, o que as mulheres querem? No campo das aspirações femininas mais fundamentais, essa é uma pergunta facílima de responder. Por razões sociais, culturais e biológicas, a maioria absoluta das mulheres aspira a encontrar um companheiro, casar-se, construir família e, por intermédio dos filhos, ver cumprido o imperativo tão profundamente entranhado em seu corpo e em sua psique ao longo de centenas de milhares de anos de história evolutiva.
A diferença a que se assiste hoje é que não existe mais um calendário fixo para que isso aconteça. A formidável mudança que eclodiu e se consolidou ao longo do ultimo século, com o processo de emancipação feminina, o acesso à educação e a conquista do controle reprodutivo, permitiu a um número crescente de mulheres adiar a “ programação” materno-familiar. As mulheres que dispõem de autonomia econômica e vida independente não são mais consideradas balzaquianas aos 30 anos – apenas 30 anos! - , encalhadas aos 35 e aos 40, reduzidas irremediavelmente à condição de solteironas, quando não agregadas de baixíssimo status social, melancolicamente mexendo tachos de comida para os sobrinhos nas grandes cozinhas das famílias multinucleares do passado. Imaginem só chamar de titia uma profissional em pleno florescimento, com um ou mais títulos universitários – e um corpinho bem-cuidado que enfrenta com honras o jeans de cintura baixa ou o biquíni nos intervalos dos compromissos de trabalho. Além de fora de moda, o termo pode ser até ofensivo. O contraponto a esses avanços é que, quanto mais as mulheres prorrogam o casamento, mais se candidatam a uma vida inteira sem alcançá-lo.
Bel Moherdani. Revista Veja. 29 Novembro 2006 (Fragmento)
Questão 9. A principal informação desse texto é que as mulheres:
A) aspiram casar-se e construir família.
B) desejam, através de seus filhos, perpetuar a evolução.
C) dispõem de autonomia econômica.
D) enquanto avançam no profissional, adiam o casamento.
E) tem se preocupado mais com a forma física.
Gabarito comentado
D) enquanto avançam no profissional, adiam o casamento.
O texto discute como as mudanças sociais, culturais e econômicas transformaram a forma como as mulheres encaram o casamento. A autora destaca que, devido à emancipação feminina, ao acesso à educação e à independência econômica, muitas mulheres têm adiado o casamento para priorizar a carreira e outras realizações pessoais.
(PROVA BRASIL 2017) Leia o texto abaixo.
A morte do jangadeiro
Ao sopro do terral abrindo a vela,
Na esteira azul das águas arrastada,
Segue veloz a intrépida jangada
Entre os uivos do mar que se encapela.
Prudente, o jangadeiro se acautela
Contra os mil acidentes da jornada;
Fazem-lhe, entanto, guerra encarniçada
O vento, a chuva, os raios, a procela.
Súbito, um raio o prostra e, furioso,
Da jangada o despeja na água escura;
E, em brancos véus de espuma, o desditoso.
Envolve e traga a onda intumescida,
Dando-lhe, assim, mortalha e sepultura
O mesmo mar que o pão lhe dera em vida.
Padre Antonio Tomás
Questão 10. Infere-se desse poema que os perigos oferecidos pelo mar são
A) ditosos.
B) envolventes.
C) inúmeros.
D) pequenos. E) simples
Gabarito comentado
C) inúmeros.
No poema "A morte do jangadeiro", fica claro que o mar apresenta diversos perigos ao jangadeiro, evidenciados nas passagens que mencionam "mil acidentes da jornada" e "guerra encarniçada" que ele enfrenta, como vento, chuva e raios. Essas expressões sugerem que os perigos são numerosos e variados, levando à conclusão de que o mar é um elemento de risco constante para o jangadeiro.