Pesquisar este blog

domingo, 9 de fevereiro de 2025

[GABARITO] Procedimentos de Leitura - 5 ano

 


D1 -Leia o poema abaixo para responder as questões 1 e 2.

Pássaro em vertical

Cantava o pássaro e voava

Cantava para lá

Voava para cá

Voava o pássaro e cantava

De

Repente

Um

Tiro

Seco

Penas fofas

Leves plumas

Mole espuma

E um risco

Surdo

N

O

R

T

E

S

U

L

Fonte: NEVES. Libério. Pedra solidão. Belo Horizonte: Movimento Perspectiva, 1965.

Questão 1. Qual é o assunto do texto:

a) Um pássaro em vôo, que leva um tiro e cai em direção ao chão.

b) Um pássaro que cantava o dia todo.

c) Um pássaro que sonhava com a liberdade.

d) A queda de um pássaro que não sabia voar.

Gabarito comentado

Letra A

O poema narra a trajetória de um pássaro que canta e voa até ser atingido por um tiro e cair. A construção do texto enfatiza esse movimento, primeiro de liberdade e, depois, de queda repentina. Assim, a alternativa A é a mais adequada, pois resume com precisão o tema central do poema.


Questão 2. De que maneira a forma global do poema se relaciona com o título “Pássaro em

vertical”?

a) A disposição das palavras no texto tem relação com o sentido produzido.

b) As palavras “norte-sul” não foram escritas verticalmente no poema.

c) O fato de que o pássaro possui penas e/ou plumas fofas e leves.

d) O termo vertical pode ser associado ao vôo do pás

Gabarito comentado

Letra A

A estrutura visual do poema reforça a ideia de verticalidade, especialmente na parte final, onde as letras da palavra "NORTE SUL" aparecem separadas e em disposição descendente, simulando a queda do pássaro. Essa relação entre forma e conteúdo justifica a escolha da alternativa A, pois evidencia a conexão entre a disposição das palavras e o sentido do poema.

Leia o texto abaixo e responda.

Cajueiro - planta nativa do Brasil, seu tamanho varia de pequeno arbusto em solos pobres ou secos a árvore de altura superior a 10m, em solos férteis e bem supridos de água. Do suco de caju se prepara um refresco, a cajuada. Aproveita-se também a madeira, a casca com propriedades medicinais e o óleo com propriedades lubrificantes. Contudo, o produto de maior valor é a amêndoa da semente.

                                Enciclopédia Barsa

Questão 3. O produto mais valioso que se obtém do cajueiro é

A) o refresco do suco.

B) a madeira da árvore.

C) o óleo lubrificante.

D) a amêndoa da semente.

Gabarito comentado

Letra D) a amêndoa da semente.

O texto da Enciclopédia Barsa afirma que, embora o cajueiro ofereça diversos produtos aproveitáveis, como o suco, a madeira, a casca e o óleo, o produto de maior valor é a amêndoa da semente.

Em resumo:

  • (A) o refresco do suco: Apesar de saboroso, não é o produto mais valioso.
  • (B) a madeira da árvore: Utilizada, mas não se destaca como o produto de maior valor.
  • (C) o óleo lubrificante: Possui propriedades importantes, mas a amêndoa da semente é mais valiosa.
  • (D) a amêndoa da semente: Considerada o produto de maior valor do cajueiro.

D3 - (SADEAM). Leia o texto abaixo.

Faça sua parte!

Você pode ajudar a evitar o efeito estufa

O problema do aquecimento global só vai ser resolvido com mudanças de larga escala, mas isso não quer dizer que você vai ficar parado colocando a culpa nos outros.

Use ônibus e metrô

Aproveite as linhas de ônibus, trens e metrô da sua cidade. Substituir o automóvel por 5 30 km mensais já reduz 1 tonelada e meia por ano de gases do efeito estufa. Melhor ainda: se a viagem for curta, use meios de transporte como a bicicleta ou a caminhada, o que de quebra melhora a saúde e impede o sedentarismo.

Economia anuaI*: de 1,5 a 12

Vá devagar

Se não puder largar o carro, use-o melhor. Andar alguns km/h abaixo do limite de velocidade — em vez de ultrapassa-lo — economiza combustível e reduz as emissões.

Economia anuaI*: de 2 a 12

Pratique os 3 erres

Reduzir, reutilizar e reciclar. Reduza o consumo excessivo de produtos (e a energia 15 gasta para produzi-los). Não podendo, reutilize - coisas como embalagens e sacos de supermercado podem poluir um bocado. Se não, recicle: você não economiza a energia gasta para produzir o produto, mas ao menos poupa matéria-prima.

Economia anual*: infinita

Adube sua horta

Cada quilo de restos de alimentos jogado no lixo produz 2 quilos de metano - um gás 20 vezes mais destrutivo que o CO2 - depois de ser decomposto por bactérias. Dois terços dos alimentos descartados poderiam ser reaproveitados como adubo ou como vitamina - o que não só faz bem às plantas como diminui as emissões.

Economia anuaI*: até 1

*Em toneladas de carbono por pessoa.

FEIJÓ, Bruno Vieira. Disponivel em: <http://super.abriI.com.br/ecoIogia/faca-sua-parte-446087.shtmI>. 

Questão 4. De acordo com esse texto, o que mais evita emissões de gases no planeta é

A) adubara horta.

B) dirigir devagar.

C) praticar os três erres.

D) usar ônibus e metrô.

Gabarito comentado

Letra C) praticar os três erres.

🔹 Comentário: O texto apresenta diferentes formas de reduzir as emissões de gases do efeito estufa. A prática dos "três erres" (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) é a única ação listada com economia anual infinita, ou seja, tem um impacto potencialmente ilimitado na redução da emissão de carbono.

As outras opções:

  • (A) adubar a horta. → Reduz emissões, mas a economia anual é de no máximo 1 tonelada por pessoa.
  • (B) dirigir devagar. → Reduz as emissões, mas a economia anual é de 2 a 12 toneladas.
  • (D) usar ônibus e metrô. → Também reduz, mas no máximo de 1,5 a 12 toneladas por ano.

D3 - (Projeto con(seguir)-DC). Leia o texto abaixo.

CONVERSA DE BOTEQUIM

Seu garçom faça o favor de me trazer depressa

Uma boa média que não seja requentada

Um pão bem quente com manteiga à beça

Um guardanapo e um copo d’água bem gelada

Feche a porta da direita com muito cuidado

Que eu não estou disposto a ficar exposto ao sol

Vá perguntar ao seu freguês do lado

Qual foi o resultado do futebol

Se você ficar limpando a mesa

Não me levanto nem pago a despesa

Vá pedir ao seu patrão

Uma caneta, um tinteiro,

Não se esqueça de me dar palitos

Vá dizer ao charuteiro

Que me empreste umas revistas,

Um isqueiro e um cinzeiro

Seu garçom faça o favor de me trazer depressa…

Telefone ao menos uma vez

Para três quatro quatro três três três

E ordene ao seu Osório

Que me mande um guarda-chuva

Aqui pro nosso escritório

Seu garçom me empresta algum dinheiro

Que eu deixei o meu com o bicheiro

Vá dizer ao seu gerente

Que pendure esta despesa No cabide ali em frente

Noel Rosa/Vadico (gif-www.pmf.sc.gov.br/…/notas_musicais.gif)

Questão 5. Na oração “Que pendure esta despesa”, que significado a expressão em destaque assume no texto?

A) o freguês quer ver a conta pendurada no cabide.

B) o freguês ficará devendo a despesa.

C) o freguês quer a conta para pagar.

D) quem pagará a conta será o garçom.

Gabarito comentado

Letra B) o freguês ficará devendo a despesa.

🔹 Comentário: A expressão "pendurar a despesa" significa que o cliente não vai pagar a conta naquele momento, ou seja, ele ficará devendo. Esse é um modo informal de pedir para "anotar na conta" e pagar depois.

As outras opções:

  • (A) o freguês quer ver a conta pendurada no cabide. → Interpretação literal equivocada.
  • (C) o freguês quer a conta para pagar. → O cliente quer adiar o pagamento, não quitá-lo imediatamente.
  • (D) quem pagará a conta será o garçom. → O texto não sugere que o garçom pagará.

D3 - (Projeto con(seguir)-DC). Leia o texto abaixo.

Preciso de costureira para malha e tecido plano. Moda feminina. Média de 50 peças por mês.

Fonte: http://maps.google.com.br/maps

Questão 6. O trecho sublinhado indica que

A) são feitas exatamente 50 peças por mês.

B) 50 é o número máximo de peças feitas em um mês.

C) nunca são feitas 50 peças em um mês.

D) podem-se fazer mais ou menos 50 peças em um mês.

Gabarito comentado

Letra D) podem-se fazer mais ou menos 50 peças em um mês.

🔹 Comentário: A palavra "média" indica que o número pode variar. Às vezes, podem ser feitas um pouco mais ou um pouco menos de 50 peças.

As outras opções:

  • (A) são feitas exatamente 50 peças por mês. → Errado, pois a palavra "média" indica variação.
  • (B) 50 é o número máximo de peças feitas em um mês. → Não há essa limitação no texto.
  • (C) nunca são feitas 50 peças em um mês. → Errado, pois 50 é uma média, então pode acontecer.

Questão 7. O problema do lixo é tratada em diversas instituições tais como empresas, escolas, entre outras.

O texto esclarece de forma informativa

A) onde é esclarecido os efeitos da poluição, e informando estatísticas sobre o problema dos lixões.

B) informando de como reciclar o lixo em sua residência.

C) esclarecendo os riscos a saúde ao ser humano.

D) dando enfase a poluição e não esclarecendo seus riscos.

Gabarito comentado

Letra A) onde é esclarecido os efeitos da poluição, e informando estatísticas sobre o problema dos lixões.

🔹 Comentário: O texto apresenta os efeitos negativos da poluição, como doenças, poluição da água e impacto nos oceanos. Além disso, traz dados estatísticos, como as 6,5 milhões de toneladas de lixo jogadas anualmente nos oceanos.

As outras opções:

  • (B) informando de como reciclar o lixo em sua residência. → O texto não trata de reciclagem doméstica.
  • (C) esclarecendo os riscos à saúde ao ser humano. → Embora mencione doenças, o foco do texto é mais amplo, abordando os impactos ambientais.
  • (D) dando ênfase à poluição e não esclarecendo seus riscos. → O texto sim esclarece riscos, como contaminação de rios e mares.

D4 - (CPERB). Leia o texto abaixo.

A ESCOLA

Quando o ser humano nasce, começa a crescer, a primeira coisa que os pais fazem é matricular seus filhos na escola, para aprenderem as primeiras letras do alfabeto. Com o tempo intelectualizar-se para depois conseguir uma profissão que vai lhe dar o sustento para o resto da vida e de todos os seus dependentes. Para muitas pessoas, a escola é uma tortura que força os estudantes a pensar, cuja vontade maior são as brincadeiras com os colegas, as farras com os meninos na rua, e a cada instante, ir ao armário busca um biscoito ou uma cocada para ficar mascando até a hora do jantar ou do almoço. A criançada não quer estudar, não quer fazer as tarefas de casa, reluta muito na escola para fazer as suas atividades de sala de aula, pois quando os professores forçam a ela não gosta, odiando copiosamente o seu professor ou todo aquele que pressiona com alguma severidade.

Fonte: http://www.eumed.net/libros/2006b/lgs-comp/1i.htm

Questão 8. O texto esclarece uma realidade visando

A) o comportamento escolar.

B) o meio de ensino entre professor e aluno.

C) a mudança no meio de ensinar.

D) a realidade que tem o professor na sala de aula.

Gabarito comentado

Letra A) o comportamento escolar.

🔹 Comentário: O texto fala sobre como as crianças veem a escola, mencionando que algumas a consideram uma tortura e preferem brincar. Ou seja, ele descreve o comportamento dos alunos no ambiente escolar.

As outras opções:

  • (B) o meio de ensino entre professor e aluno. → O foco não é o método de ensino, mas sim a relação das crianças com a escola.
  • (C) a mudança no meio de ensinar. → O texto não discute mudanças pedagógicas.
  • (D) a realidade que tem o professor na sala de aula. → O professor é citado, mas o foco é na perspectiva dos alunos.

D4 - (CPERB). Leia o texto abaixo.

Os Frutos

Os frutos derivam-se do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto. Os frutos mantêm-se fechados sobre as sementes até, pelo menos, o momento da maturação. Quando as sementes estão prontas para germinar, os frutos amadurecem, e podem se abrir, liberando as sementes ao solo, ou tornam-se aptos a serem ingeridos por animais, que depositarão as sementes após estas passarem por seu aparelho digestivo. Os frutos verdadeiros se originam do ovário da planta.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fruto 

Questão 9. O texto informa sobre

A) a transformação do fruto depois de seu amadurecimento.

B) os sabores de cada fruto existentes.

C) as diversas formas de frutos.

D) o processo de reprodução e evolução do fruto.

Gabarito comentado

Letra D) o processo de reprodução e evolução do fruto.

🔹 Comentário: O texto explica como os frutos surgem e se desenvolvem a partir das flores, detalhando o papel dos hormônios vegetais, a maturação e a dispersão das sementes.

As outras opções:

  • (A) a transformação do fruto depois de seu amadurecimento. → O texto fala da transformação, mas também aborda todo o ciclo de reprodução.
  • (B) os sabores de cada fruto existentes. → O sabor é mencionado, mas não é o foco.
  • (C) as diversas formas de frutos. → O texto fala do processo de formação, não das variedades.

D6 - (AvaliaBH). Leia o texto abaixo.

DIÁLOGO

Há muitas famílias carecendo de diálogo, de princípios morais, religiosos e humanos claros.

Sem poder dar a tão esperada educação aos fi lhos, os pais têm transferido essas incumbências às escolas, que ainda não estão preparadas para atender a essa demanda.

A consequência desse fenômeno, chamado de exclusão familiar, faz com que os jovens fi quem à mercê da comunicação de massa, nem sempre saudável.

Revista Agitação. nov./dez.2002. Ano IX. nº 48. p. 66. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

Questão 10. O tema desse texto é a

A) comunicação de massa.

B) educação escolar.

C) educação familiar.

D) exclusão social.

Gabarito comentado

Alternativa C (Educação familiar)

A resposta está correta, pois o texto discute a falta de diálogo e princípios morais e religiosos dentro das famílias, destacando que os pais acabam delegando a responsabilidade da educação dos filhos para a escola. Esse fenômeno, chamado de exclusão familiar, leva os jovens a serem influenciados pela comunicação de massa. O foco principal, portanto, é a educação familiar, e não a comunicação de massa ou a educação escolar.

D6 - (SAERS). Leia o texto abaixo.

Água: uma questão de sobrevivência

Ao mesmo tempo que precisamos evitar a poluição dos mananciais, devemos também economizar a água tratada. Deixar a torneira aberta, enquanto escovamos os dentes, nos coloca no rol dos responsáveis.

Atitudes de respeito e preservação do meio ambiente, em particular o uso racional da água, podem ser desenvolvidas a partir de atitudes em sala de aula.

Monitorar o hidrômetro (medidor do consumo de água), calcular o consumo de água por pessoa e promover campanhas de redução de gasto são caminhos interessantes para atingirmos tais objetivos.

Revista Nova Escola – março/2007, pág. 17

Questão 11. Qual é o principal assunto desse texto?

A) A importância de atitudes em sala de aula.

B) A poluição do planeta Terra.

C) O monitoramento do hidrômetro.

D) O consumo racional da água.

Gabarito comentado

Alternativa D (O consumo racional da água)

A alternativa está correta, pois o texto enfatiza a necessidade de economizar água e adotar atitudes de uso racional, como monitorar o consumo e promover campanhas de conscientização. Embora mencione a poluição e atitudes em sala de aula, esses são aspectos secundários dentro do texto, que tem como tema central o consumo consciente da água.

Questão 12. Qual é o assunto abordado nesse texto?

A) A ação do vírus da gripe.

B) A prevenção contra o vírus da gripe.

C) A vacinação contra a gripe.

D) A venda de remédios sem prescrição médica.

Gabarito comentado

Letra B) A prevenção contra o vírus da gripe.

O texto tem como foco principal as medidas preventivas contra o vírus da gripe, como lavar as mãos frequentemente, cobrir o nariz ao tossir ou espirrar e evitar compartilhar objetos pessoais. O cartaz não discute detalhadamente a ação do vírus (alternativa A), não menciona vacinação (alternativa C) e apenas faz um pequeno aviso sobre o uso de medicamentos, mas esse não é o tema central (alternativa D).





VOLTAR

[GABARITO] Articuladores textuais

Questão 1. Qual a principal função dos articuladores textuais na escrita? b) Estabelecer relações lógicas e semânticas entre as partes do ...