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domingo, 10 de agosto de 2025

[GABARITO] Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido - 3º EM

 


Leia o texto e responda

Conectados, mas distantes

Vivemos na era da hiperconectividade, onde cada toque na tela promete novas informações, interações e distrações. Contudo, paradoxalmente, nunca estivemos tão afastados das interações presenciais.

É curioso que muitas pessoas digam “não ter tempo” para exercícios físicos ou conversas significativas, mas dediquem horas incontáveis a rolar um feed infinito — um exercício de dedos digno de atleta olímpico.

Pesquisas mostram que o uso excessivo de telas pode afetar a qualidade do sono, a concentração e até a saúde mental. Ainda assim, a corrida por curtidas e visualizações parece mais urgente do que cuidar de si mesmo.

Talvez seja hora de lembrar que a tecnologia deve servir ao ser humano, e não o contrário. Afinal, de que adianta estar online o tempo todo se, no mundo real, permanecemos offline para as pessoas ao nosso redor?

 

Questão 1. O humor irônico está presente no trecho “um exercício de dedos digno de atleta olímpico”. Esse recurso expressivo tem como principal efeito:

A) Criticar de forma sutil a substituição de atividades físicas por interações digitais.

B) Louvar o empenho dos usuários em utilizar a tecnologia de forma constante.

C) Apontar que a prática de rolar o feed é, de fato, uma atividade esportiva reconhecida.

D) Descrever objetivamente a habilidade motora desenvolvida pelo uso do celular.

E) Reforçar que o uso do celular é mais saudável do que o exercício físico tradicional.

Resposta correta: A) Criticar de forma sutil a substituição de atividades físicas por interações digitais.
Comentário: A expressão “um exercício de dedos digno de atleta olímpico” é uma ironia, pois compara a ação de deslizar o dedo na tela a um treino esportivo, criticando de forma bem-humorada o sedentarismo causado pelo uso excessivo das telas. O recurso quebra a expectativa e reforça a crítica indireta.

 Questão 2. No trecho “Afinal, de que adianta estar online o tempo todo se, no mundo real, permanecemos offline para as pessoas ao nosso redor?”, o uso do ponto de interrogação:

A) Marca ironia e conduz o leitor à reflexão sobre a contradição apresentada.

B) Indica surpresa diante do avanço tecnológico.

C) Propõe uma pergunta cuja resposta já é claramente positiva.

D) Demonstra dúvida sincera do autor quanto à utilidade da tecnologia.

E) Serve apenas para encerrar o período, sem alterar o sentido.

Resposta correta: A) Marca ironia e conduz o leitor à reflexão sobre a contradição apresentada.
Comentário: O ponto de interrogação aqui não busca apenas obter uma resposta literal, mas provoca reflexão no leitor. A pergunta retórica evidencia a contradição entre estar “online” para o mundo digital e “offline” para a vida real, ampliando o tom crítico do texto.

 Questão 3. O emprego do termo “offline” no último parágrafo tem como principal efeito:

A) Criticar o isolamento social por meio de uma metáfora ligada ao universo digital.

B) Explicar tecnicamente como funciona a conexão à internet.

C) Indicar que a pessoa desligou seu celular propositalmente.

D) Informar que a rede social em questão está fora do ar.

E) Convencer o leitor a permanecer conectado à internet o maior tempo possível.

Resposta correta: A) Criticar o isolamento social por meio de uma metáfora ligada ao universo digital.
Comentário: A escolha do termo “offline”, típico da linguagem tecnológica, é empregada metaforicamente para se referir à falta de conexão humana. Essa escolha lexical reforça a mensagem central e cria proximidade com o universo do leitor.

 Questão 4. No segundo parágrafo, a repetição da estrutura “não ter tempo… mas dedicar horas…” contribui para:

A) Destacar a contradição entre o discurso e a prática no uso de telas.

B) Criar uma rima para tornar o texto mais poético.

C) Demonstrar que a população brasileira, em geral, é preguiçosa.

D) Apresentar dados estatísticos sobre o uso de redes sociais.

E) Convencer o leitor a priorizar atividades físicas em detrimento da tecnologia.

Resposta correta: A) Destacar a contradição entre o discurso e a prática no uso de telas.
Comentário: A estrutura paralela “não ter tempo… mas dedicar horas…” cria um contraste direto, evidenciando a incoerência do comportamento das pessoas. Esse paralelismo morfossintático intensifica o efeito de crítica e torna o argumento mais enfático.

Questão 5. O título “Conectados, mas distantes” combina recursos expressivos e efeito de sentido ao:

A) Criar um paradoxo que resume a contradição central do texto.

B) Indicar que a internet aproxima fisicamente as pessoas.

C) Sugerir que estar distante é mais saudável do que estar conectado.

D) Defender que a tecnologia substitui totalmente as interações presenciais.

E) Mostrar que a distância física e emocional são fenômenos distintos e isolados.

 Resposta correta: A) Criar um paradoxo que resume a contradição central do texto.

Comentário: O título “Conectados, mas distantes” combina o uso do paradoxo (figura de linguagem) com a escolha vocabular precisa para condensar a mensagem: a tecnologia aproxima virtualmente, mas afasta fisicamente. O recurso reforça o tom crítico já presente no texto.

 (SEDUC/MA)

DIA DO PROFESSOR DE ANACOLUTOS

Levantei-me, corri a pegar o giz, aqui está, professor. Ele me olhou agradecido, o rosto cansado. Já naquela época, o rosto cansado.

Dava aulas em três escolas e ainda levava para casa uma maçaroca de provas para corrigir.

O aluno preparava-se para sentar, ele, o olhar fino:

– Aproveitando que o moço está de pé, me diga: sabe o que é um anacoluto?

É o que dá a gente querer ser legal.

Vai-se apanhar o giz do chão, e o professor vem e pergunta o que é anacoluto. Por que não pergunta àquela turma que ficou rindo do bolso traseiro rasgado das calças dele?

– Anacoluto... Anacoluto é... Anacoluto.

 – Pode se sentar. Vou explicar o que é anacoluto. Muito obrigado por ter apanhado o giz do chão. Estou ficando enferrujado.

Agora era ele, no bar, tomando café.

 – Lembra de mim, professor?

Também estou de cabelos brancos. Menos que ele, claro.

Com o indicador da mão esquerda acerta o gancho dos óculos no alto do nariz fino e cheio de pintas pretas e veiazinhas azuladas, me encara, deve estar folheando o livro de

chamada, verificando um a um o rosto da cambada da segunda fila da classe.

– Fui seu aluno, professor!

DIAFÉRIA, Lourenço. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzZXRTbHZwT2lzMEU/edit.

 Questão 6. Nesse texto, há um traço de humor no trecho:

A) “Levantei-me, corri a pegar o giz...”. 

B) “Ele me olhou agradecido, o rosto cansado. ”.

C) “É o que dá a gente querer ser legal. ”. 

D) “Pode se sentar. Vou explicar o que é anacoluto. ”. 

E) “Agora era ele, no bar, tomando café. ”.

Resposta correta: C) “É o que dá a gente querer ser legal.”

Comentário:
O trecho apresenta humor porque mostra, de forma leve e irônica, a situação em que o narrador se vê envolvido: ao tentar ser prestativo (pegar o giz), acaba “caindo” em uma pergunta inesperada e difícil do professor. A expressão popular “É o que dá…” confere tom coloquial e espirituoso, revelando o desconforto com certa graça.

Esse uso do humor reforça o efeito de proximidade com o leitor e ajuda a construir o tom narrativo descontraído do texto.

 (SEDUC/MA)

Diagrama

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=HUMOR+EM+TIRINHAS&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjogYaumtLbAhWHiZAKHVLXAg0Q_AUICigB&biw=1366&bih=662#imgrc=Xdz2svPT8OupVM

 

Questão 7. Na tirinha, o humor ocorre porque

A) a menina acha um outro sentido para o verbo torcer.

B) a cliente empolga-se ao comprar o refrigerante.

C) a menina não consegue abrir o refrigerante.

D) o refrigerante está com a tampa apertada.

E) o vendedor atende ao pedido da cliente.

Resposta correta: A) a menina acha um outro sentido para o verbo torcer.

Comentário:
O humor surge do jogo de palavras com o verbo “torcer”. O vendedor usa o termo no sentido literal — girar a tampa para abrir —, mas a menina interpreta no sentido figurado, comum no esporte — apoiar ou incentivar gritando. Esse desentendimento cria um efeito cômico típico do humor baseado em duplo sentido, enquadrando-se no descritor D16 (identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados).

(SEDUC/MA)

ANEDOTA

A esposa diz pro marido: 

- Se eu soubesse que você era tão POBRE, Não teria CASADO contigo!!! 

O marido responde:

- Mas não foi por falta de aviso... 

Eu sempre te disse: VOCÊ É TUDO QUE EU TENHO. 

Disponível em: <http://www.piadas.com.br/piadas/casamento>.

 Questão 8. O efeito de humor, na anedota, é produzido

A) pelo sentido figurado da palavra “pobre”.

B) pelo valor conotativo da resposta do marido.

C) pelo emprego de palavras maiúsculas, ênfase.

D) pela utilização do ponto de exclamação triplicado.

E) pela colocação das reticências na penúltima linha.

Resposta correta: B) pelo valor conotativo da resposta do marido.

Comentário:
O humor está na dupla interpretação da frase “Você é tudo que eu tenho”.
No namoro, a expressão é entendida no sentido afetivo (conotativo), como demonstração de amor. No contexto da anedota, o marido usa a mesma frase para justificar, de forma literal, que realmente não possuía bens ou riqueza — apenas a esposa.
Essa quebra de expectativa, baseada no valor conotativo e depois reinterpretada literalmente, cria o efeito cômico característico de piadas curtas. Isso se enquadra no descritor D16 (identificar efeitos de ironia ou humor).

 Leia o texto abaixo.

 

Disponível em: <https://portfoliofabricio.wordpress.com/2013/09/05/doacao-de-brinquedos/>.

Questão 9. Nesse texto, no trecho “Se você tem brinquedos...”, o termo em destaque expressa uma

relação de

A) adição.

B) causa.

C) conclusão.

D) condição.

E) oposição.

Comentário: O item requer que o estudante avalie o efeito de sentido que a conjunção “se” adquire nessa construção (que é a de condição – alternativa D). Para a realização desta tarefa, é preciso que o estudante coloque em jogo processos cognitivos que visam tratar a organização do texto de modo a garantir a coerência local e global. Esse processo passa, em um primeiro plano, pela identificação das marcas linguísticas que contribuem para a coerência local (coesão), para em seguida processar a sua interpretação. Os estudantes que assinalarem as demais alternativas revelarão pouca familiaridade com recursos coesivos e seus valores semânticos. Essas escolhas sugerem que esses alunos ainda não conseguem distinguir relações de coordenação daquelas de subordinação.

 (SAEPE). Leia os textos abaixo.

Muito chato! Filme sem emoção, monótono e sem nexo em muitas partes. [...] Não vale a pena assistir. Um dos piores filmes que já assisti. Me desculpem os experts em cinema, mas não passa sentimento nenhum na trama. A fotografia é linda, mas só isso!

Neide Santos

Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-182266/>. Fragmento. *Mantida a ortografia original dos textos.

 Questão 10. No Texto, o uso do ponto de exclamação em “Muito chato!” reforça a ideia de

A) alívio.

B) crítica.

C) entusiasmo.

D) espanto.

E) mistério.

Resposta correta: B) crítica.

Comentário:
O ponto de exclamação em “Muito chato!” funciona para reforçar a intensidade da opinião negativa da autora sobre o filme.
Ele não indica entusiasmo, espanto ou alívio, mas enfatiza o tom crítico, deixando claro que a avaliação é fortemente desfavorável.
Esse uso da pontuação se enquadra no descritor D17 (efeito de sentido decorrente do uso da pontuação).

 (MAISIDEB). Leia o texto a seguir e responda:

 Os direitos da criança

Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade. 

Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos. 

Toda criança tem direito a um nome, a uma nacionalidade. 

Toda criança tem direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade. 

Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer infantil. 

Toda criança tem direito à alimentação, moradia e assistência médica para si e para a mãe. […] 

Toda criança tem direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. 

Toda criança tem direito a ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho. 

Cereja, William Roberto & Magalhães, Thereza Cochar. Português: Linguagens. São Paulo: Atual, 1998. p. 77.Fragmento.

 Questão 11. Usando o termo “Toda” no início de cada frase, o texto 

A) enfatiza a ideia de universalidade. 

B) faz uma repetição sem necessidade. 

C) reforça a especificidade de cada ideia.

D) constitui um maior vínculo com o leitor. 

E) estabelece independência com o termo “criança”.

 Resposta correta: A) enfatiza a ideia de universalidade.

Comentário:
A repetição de “Toda” no início de cada frase reforça que os direitos citados valem para todas as crianças, sem exceção.
Esse recurso de repetição cria um efeito de ritmo e dá força à noção de abrangência universal, o que se encaixa no descritor D18 (efeito de sentido decorrente da escolha de uma palavra ou expressão).

  

(SAEPE). Leia o texto abaixo.

A brasileira Sandra Maria Feliciano Silva, 51, moradora de Porto Velho (RO), está entre os cem candidatos pré-selecionados para uma missão que pretende colonizar Marte em 2025, informou a fundação Mars One, que organiza a expedição.

De um total inicial de mais de 202 mil candidatos inscritos em 2013, apenas cem restaram na terceira seletiva da Mars One. Uma segunda fase de seleção já havia reduzido esse número para 1.058 candidatos.

“O grande corte de candidatos é um passo importante para sabermos quem tem as qualidades certas para ir a Marte”, disse em comunicado Bas Lansdorp, cofundador e diretor-executivo da fundação.

No perfil divulgado pela Mars One, Sandra afirma ser formada em administração e direito.

Ela também é professora [...] especialista em segurança pública.

A candidata também mantém uma página no Facebook sobre aquários. Ela escreveu um livro de ficção chamado “Os Ancestrais”, publicado em dezembro passado. Entre os temas de interesse dela estão astronomia, física, biologia, administração de crise e ecologia de sistemas fechados.

Em um vídeo divulgado pela fundação, Sandra diz que tem “a coragem e o espírito certos” para participar desta missão.

Disponível em: &lt;http://migre.me/rGbRK&gt;. Fragmento.

 

Questão 12. Nesse texto, no trecho “... para participar desta missão.” (último parágrafo), a expressão destacada refere-se ao fato de

A) colonizar Marte.

B) escrever um livro de ficção.

C) formar em direito.

D) manter uma página sobre aquário.

E) ser professora.

Resposta correta: A) colonizar Marte.

Comentário:
O trecho “... para participar desta missão” refere-se diretamente ao objetivo central da notícia: a missão que pretende colonizar Marte em 2025.
O texto apresenta o contexto (seleção da Mars One) e as qualificações da candidata, mas o antecedente imediato da expressão “desta missão” é a missão de colonização mencionada no início do texto.
Essa é uma questão de referenciação textual (descritor D13).

 (SAEPE). Leia o texto abaixo.

Maneira de amar

O jardineiro conversava com as flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.

Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Maneira de amar. In: Histórias para o Rei. Rio de Janeiro: Record, 1999, p. 52.

 

Questão 13. Nesse texto, o fragmento que expressa a possível causa da antipatia do girassol pelo jardineiro é:

A) “Passava manhãs contando coisas...”.

B) “... porque não fosse homem bonito,...”.

C) “... o jardineiro tentava captar-lhe as graças,...”.

D) “... para não ver o rosto que lhe sorria.”.

E) “... que as outras flores não comentavam.”.

Resposta correta: B) “... porque não fosse homem bonito,...”

Comentário:
No trecho, o narrador apresenta duas hipóteses para a antipatia do girassol: ou o jardineiro não era bonito ou os girassóis são naturalmente orgulhosos.
A alternativa correta destaca justamente a possível causa dessa antipatia: “... porque não fosse homem bonito,...”.

 (SAEGO). Leia o texto abaixo. 

Disponível em: <http://mulher30.com.br/tirinhas/>.

 Questão 14. Nesse texto, a palavra “indispensável” foi utilizada para

A) destacar o conteúdo da bagagem.

B) enfatizar o aspecto irônico da palavra.

C) expressar o desejo de levar pouca coisa.

D) indicar a revolta em relação à pergunta.

E) mostrar a quantidade de malas.

 Resposta correta pelo gabarito (D): A personagem responde de forma enfática e um pouco irritada ("Claro que tenho certeza, querido!") ao questionamento, o que indica uma leve revolta ou impaciência em relação à pergunta sobre o que levar.

  • Interpretação possível (B): A palavra “indispensável” também é usada com ironia, porque a quantidade de malas contraria a afirmação.

Por isso, segundo o gabarito oficial, a resposta é a D, pois o foco está na atitude da personagem diante da pergunta, não apenas na contradição da quantidade de malas.

Se desejar, posso ajudar a elaborar uma justificativa completa para essa alterna

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