Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

[GABARITO] GRAMÁTICA - Oração Subordinada Adjetiva

 


Questão 1. Espcex (Aman) (2024) Leia o texto e responda:

Homem no Mar, de Crônica de Rubem Braga

De minha varanda vejo, entre árvores e telhados, o mar. Não há ninguém na praia, que resplende ao sol. O vento é nordeste, e vai tangendo, aqui e ali, no belo azul das águas, pequenas espumas que marcham alguns segundos e morrem, como bichos alegres e humildes; perto da terra a onda é verde.

Mas percebo um movimento em um ponto do mar; é um homem andando. Ele nada a uma certa distancia da praia, em braçadas pausadas e fortes; nada a favor das águas e do vento, e as pequenas espumas que nascem e somem parecem ir mais depressa do que ele. Justo: espumas são leves, não são feitas de nada, toda sua substância é água e vento e luz, e o homem tem sua carne, seus ossos, seu coração, todo seu corpo a transportar na água.

Ele usa os músculos com uma calma energia; avança. Certamente não suspeita que um desconhecido o vê e o admira porque ele está nadando em uma praia deserta, Não sei de onde vem essa admiração, mas encontro nesse homem uma nobreza calma, sinto-me solidário com ele, acompanho o seu esforço solitário como se ele estivesse cumprindo uma bela missão. Já nadou em minha presença uns trezentos metros; antes, não sei, duas vezes o perdi de vista, quando ele passou atrás das árvores, mas esperei com toda confiança que reaparecesse sua cabeça, e o movimento alternado de seus braços. Mais uns cinquenta metros, e o perderei de vista, pois um telhado o esconderá. Que ele nade bem esses cinquenta ou sessenta metros, isto me parece importante, é preciso que conserve a mesma batida de sua braçada, que eu o veja desaparecer assim como o vi aparecer, no mesmo rumo, no mesmo ritmo, forte, lento, sereno. Será perfeito; a imagem desse homem me faz bem.

É apenas a imagem de um homem, e eu não poderia saber sua idade, nem sua cor, nem os traços de sua cara. Estou solitário com ele, e espero que ele esteja comigo. Que ele atinja o telhado vermelho, e então eu poderei sair da varanda tranquilo, pensando – ” vi um homem sozinho, nadando no mar; quando o vi ele já estava nadando; acompanhei-o com atenção durante todo o tempo, e testemunho que Le nadou sempre com firmeza e correção; esperei que ele atingisse um telhado vermelho, e ele atingiu”.

Agora não sou mais responsável por ele; cumpri o meu dever, e ele cumpriu o seu. Admiro-o. Não consigo saber em que reside, para mim, a grandeza de sua tarefa; ele não estava fazendo nenhum gesto a favor de alguém, nem construindo algo útil; mas certamente fazia uma coisa bela, e a fazia de um modo puro e viril. Não desço para ir esperá-lo na praia e lhe apertar mão; mas dou meu silencioso apoio, minha atenção e minha estima a esse desconhecido, a esse nobre animal, a esse homem, a esse correto irmão.

"O vento é nordeste, e vai tangendo, aqui e ali, no belo azul das águas, pequenas espumas que marcham alguns segundos e morrem, como bichos alegres e humildes".

Os verbos sublinhados integram orações que se classificam, respectivamente, como:

A) Oração Subordinada Subjetiva e Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.

B) Oração Subordinada Adjetiva Restritiva e Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.

C) Oração Subordinada Adjetiva Restritiva Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

D) Oração Subordinada Adjetiva Explicativa e Oração Coordenada Sindética Aditiva.

E) Oração Principal e Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.

Questão 1. B) Ambas as orações são classificadas como subordinadas restritivas, uma vez que cumprem a função de especificar o termo "espumas", restringindo-o: tratam das espumas que marcham alguns segundos e que morrem.

Questão 2. No conjunto de frases abaixo, identifique e classifique seis Orações Subordinadas Adjetivas Reduzidas, indicando se a redução é de Gerúndio ou Infinitivo.
  • I. Os especialistas, apresentando dados cruciais, trouxeram desafios a enfrentar.

  • II. O grupo, discutindo soluções viáveis, tinha documentos para analisar.

  • III. As propostas exigindo consenso foram as únicas a serem aprovadas.

OcorrênciaOração Subordinada Adjetiva ReduzidaClassificação da Redução (Gerúndio / Infinitivo)
1. (Frase I)
2. (Frase I)
3. (Frase II)
4. (Frase II)
5. (Frase III)
6. (Frase III)

Questão 3. Na frase complexa a seguir, localize as seis Orações Subordinadas Adjetivas Reduzidas e classifique a forma de redução (Gerúndio ou Infinitivo) em cada caso.

O software a ser testado requer atenção da equipe trabalhando incansavelmente. As falhas aparecendo de repente foram cruciais para a lista de melhorias a incluir. O programador foi o único a identificar a raiz dos problemas causando instabilidade.

OcorrênciaOração Subordinada Adjetiva ReduzidaClassificação da Redução (Gerúndio / Infinitivo)
1.
2.
3.
4.
5.
6.

Gabarito da Questão 2

OcorrênciaOração Subordinada Adjetiva ReduzidaClassificação da ReduçãoTermo Antecedente
1. (Frase I)apresentando dados cruciaisGerúndioespecialistas
2. (Frase I)a enfrentarInfinitivodesafios
3. (Frase II)discutindo soluções viáveisGerúndiogrupo
4. (Frase II)para analisarInfinitivodocumentos
5. (Frase III)exigindo consensoGerúndiopropostas
6. (Frase III)a serem aprovadasInfinitivoúnicas (propostas)

Gabarito da Questão 3

OcorrênciaOração Subordinada Adjetiva ReduzidaClassificação da ReduçãoTermo Antecedente
1.a ser testadoInfinitivosoftware
2.trabalhando incansavelmenteGerúndioequipe
3.aparecendo de repenteGerúndiofalhas
4.a incluirInfinitivomelhorias
5.a identificarInfinitivoúnico (programador)
6.causando instabilidadeGerúndioproblemas

VOLTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[AULA 6] Variação Linguística - 5 ano

  Questão 1. Leia e responda: Na hora do recreio, Felipe correu até o amigo e disse: — Cara, tu não acredita! Achei um sorvete inteiro ali n...