Questão 1. Classifique as orações coordenadas sublinhadas conforme o código abaixo:
(1 ) oração coordenada assindética
(2 ) oração coordenada sindética aditiva
( 3 ) oração coordenada sindética adversativa
( 4 ) oração coordenada sindética alternativa
( 5 ) oração coordenada sindética explicativa
( 6 ) oração coordenada sindética conclusiva
A) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz” desde pequenina.
B) Recebeu o presente, abriu o pacote e soltou um largo sorriso.
C) Acendeu o “abat-jour”, guardou os chinelos e deitou-se.
D Não se preocupe, que estaremos aqui.
E) Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular.
F) Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia.
G) Não vá embora ou eu vendo esta casa.
H) Não é maldade, nem egoísmo.
I) Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero.
J) Estudou muito; no entanto, não está preparado para a prova.
L) Viajei até ao Norte, porém não consegui observar todas as paisagens.
M) Já ensinei a técnica, portanto façam corretamente o trabalho.
N) Traz-me as tuas revistas ou terei que comprar outras.
O) Seja pelo melhor, seja pelo pior, vou emigrar para Londres.
P) O meu amigo não aceita ajuda de ninguém, por conseguinte vou ajudá-lo sem que perceba.
Q) Tudo é belo por aqui, mas a tristeza me acompanha.
R) Eles não terminaram o que tinham que fazer nem se esforçaram por isso.
S) Ora sorri, ora chora amargamente.
Gabarito comentado
Vamos comentar cada item:
a) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz” desde pequenina. (5)
- (5) oração coordenada sindética explicativa: A conjunção "pois" indica uma explicação ou motivo para a ação expressa na oração anterior.
b) Recebeu o presente, abriu o pacote e soltou um largo sorriso. (2)
- (2) oração coordenada sindética aditiva: As conjunções "e" ligam as orações, adicionando ideias ou ações.
c) Acendeu o “abat-jour”, guardou os chinelos e deitou-se. (1)
- (1) oração coordenada assindética: As orações são justapostas, ou seja, não há conjunção conectando-as.
d) Não se preocupe, que estaremos aqui. (5)
- (5) oração coordenada sindética explicativa: A conjunção "que" (equivalente a "porque") introduz uma explicação ou motivo para o que foi dito na oração anterior.
e) Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular. (6)
- (6) oração coordenada sindética conclusiva: A conjunção "pois" (posposta ao verbo) indica uma conclusão ou consequência do que foi dito anteriormente.
f) Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia. (6)
- (6) oração coordenada sindética conclusiva: A locução conjuntiva "por conseguinte" introduz uma conclusão lógica da situação apresentada na primeira oração.
g) Não vá embora ou eu vendo esta casa. (4)
- (4) oração coordenada sindética alternativa: A conjunção "ou" indica alternância entre as ações ou estados.
h) Não é maldade, nem egoísmo. (2)
- (2) oração coordenada sindética aditiva: A conjunção "nem" (equivalente a "e não") adiciona uma informação negativa à anterior.
i) Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero. (2)
- (2) oração coordenada sindética aditiva: A locução conjuntiva "não só... como também" adiciona uma informação à outra, intensificando a ação.
j) Estudou muito; no entanto, não está preparado para a prova. (3)
- (3) oração coordenada sindética adversativa: A conjunção "no entanto" indica uma oposição ou ressalva em relação ao que foi dito antes.
l) Viajei até ao Norte, porém não consegui observar todas as paisagens. (3)
- (3) oração coordenada sindética adversativa: A conjunção "porém" expressa uma ideia contrastante com a anterior.
m) Já ensinei a técnica, portanto façam corretamente o trabalho. (6)
- (6) oração coordenada sindética conclusiva: A conjunção "portanto" indica uma conclusão ou consequência do que foi dito anteriormente.
n) Traz-me as tuas revistas ou terei que comprar outras. (4)
- (4) oração coordenada sindética alternativa: A conjunção "ou" apresenta opções.
o) Seja pelo melhor, seja pelo pior, vou emigrar para Londres. (1)
- (1) oração coordenada assindética: As orações são coordenadas sindéticas alternativas, mas não há conjunção expressa entre elas, apenas a repetição da palavra "seja".
p) O meu amigo não aceita ajuda de ninguém, por conseguinte vou ajudá-lo sem que perceba. (6)
- (6) oração coordenada sindética conclusiva: A locução conjuntiva "por conseguinte" introduz a conclusão de que, apesar da resistência do amigo, a ajuda será dada de forma discreta.
q) Tudo é belo por aqui, mas a tristeza me acompanha. (3)
- (3) oração coordenada sindética adversativa: A conjunção "mas" contrapõe as duas orações, mostrando que, apesar da beleza do lugar, a tristeza persiste.
r) Eles não terminaram o que tinham que fazer nem se esforçaram por isso. (2)
- (2) oração coordenada sindética aditiva: A conjunção "nem" (equivalente a "e não") adiciona a informação de que não houve esforço à falta de conclusão da tarefa.
s) Ora sorri, ora chora amargamente. (4)
- (4) oração coordenada sindética alternativa: A locução conjuntiva "ora... ora" indica alternância entre as ações de sorrir e chorar.
Questão 2. Una as orações de cada um dos pares a seguir com a conjunção coordenativa adequada:
A) Todos prometeram ajudar. Muitos não cumpriram a promessa.
B) O homem acende o cigarro. O homem dá uma tragada. O homem joga o cigarro pela janela.
C) Ele trabalhava durante o dia. Estudava à noite.
D) Ele é o professor. Devemos respeitá-lo.
E) O lavrador abriu sulcos. Depositou as sementes.
F) Precisamos preservar a natureza. Não sobreviveremos.
Gabarito comentadoa) Todos prometeram ajudar. Muitos não cumpriram a promessa.
- Gabarito: Todos prometeram ajudar; muitos, porém, não cumpriram a promessa.
- Comentário: A conjunção "porém" é uma conjunção coordenativa adversativa, que indica oposição ou contraste entre as duas orações. A vírgula antes de "porém" é obrigatória nesse caso.
b) O homem acende o cigarro. O homem dá uma tragada. O homem joga o cigarro pela janela.
- Gabarito: O homem acende o cigarro, dá uma tragada e joga-o pela janela.
- Comentário: A conjunção "e" é uma conjunção coordenativa aditiva, que indica adição ou soma de ideias. Nesse caso, ela conecta as três orações, que expressam ações sucessivas do homem.
c) Ele trabalhava durante o dia. Estudava à noite.
- Gabarito: Ele trabalhava durante o dia e estudava à noite.
- Comentário: Novamente, a conjunção "e" é utilizada para conectar as duas orações, indicando que as ações de trabalhar e estudar ocorriam simultaneamente.
d) Ele é o professor. Devemos respeitá-lo.
- Gabarito: Ele é o professor; devemos, pois, respeitá-lo.
- Comentário: A conjunção "pois" é uma conjunção coordenativa conclusiva, que indica uma conclusão ou consequência lógica da primeira oração. A vírgula antes de "pois" é obrigatória nesse caso.
e) O lavrador abriu sulcos. Depositou as sementes.
- Gabarito: O lavrador abriu sulcos e depositou as sementes.
- Comentário: A conjunção "e" conecta as duas orações, indicando que as ações do lavrador ocorreram em sequência.
f) Precisamos preservar a natureza. Não sobreviveremos.
- Gabarito: Precisamos preservar a natureza porque não sobreviveremos.
- Comentário: A conjunção "porque" é uma conjunção subordinativa causal, que indica a causa ou motivo da ação expressa na primeira oração
Questão 3. No período: “Material comprado, mão de obra contratada e terreno preparado”, temos:
A) Três subordinadas substantivas.
B) Duas orações coordenadas assindéticas e uma oração subordinada substantiva.
C) Três orações coordenadas.
D) Uma oração principal e duas orações subordinadas.
E) Quatro orações coordenadas.
Gabarito comentado
A questão apresenta o período: “Material comprado, mão de obra contratada e terreno preparado” e pede para identificar a classificação das orações presentes. A alternativa correta é a letra C: Três orações coordenadas. Justificativa: Orações Coordenadas: As orações coordenadas são aquelas que possuem sentido completo e são independentes sintaticamente, ou seja, não exercem função sintática dentro de outra oração. Elas são ligadas entre si por conjunções coordenativas ou por justaposição (sem conjunção). Análise do Período: No período em questão, temos três orações:
Independência Sintática: Cada uma dessas orações possui sentido completo e pode ser compreendida isoladamente. Não há nenhuma oração que dependa sintaticamente de outra.
Conjunção Subentendida: As orações estão ligadas por justaposição, ou seja, não há conjunção coordenativa expressa entre elas. No entanto, é possível subentender a conjunção "e", que estabelece uma relação de adição entre as ideias.
Questão 4. Coloque C (certa) ou E (errada) para as alternativas em que a oração em destaque foi INCORRETAMENTE analisada:
A) ( ) Compre o bilhete PORQUE O SORTEIO SERÁ AMANHÃ. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva); B) ( ) Viu o acidente E SOCORREU AS VÍTIMAS. (Oração Coordenada Sindética Aditiva); C) ( ) O professor fala muito, QUESTIONA BASTANTE. (Oração Coordenada Assindética); D) ( ) Volte cedo, POIS IREMOS À FESTA. (Oração Coordenada Sindética Explicativa); E) ( ) Não correu NEM BRINCOU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva); F) ( ) O guerreiro armou-se E FOI À GUERRA. (Oração Coordenada Sindética Aditiva);
G) ( ) Discutiram, MAS NÃO CHEGARAM A NADA. (Oração Coordenada Sindética Adversativa);
H) ( ) A música se aviva, O RITMO TORNA-SE IRRESISTÍVEL, FRENÉTICO, ALUCINANTE (Oração Coordenada Assindética);
I) ( ) Trabalhou E NÃO RECEBEU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva); J) ( ) Eu o considero; QUERO, POIS, CONTAR-LHE UM SEGREDO. (Oração Coordenada Sindética Aditiva);
K) ( ) QUER EM CASA, quer no trabalho ela é aplicada. (Oração Coordenada Sindética Alternativa).
Gabarito comentado
Vamos analisar cada alternativa, classificando as orações em destaque e corrigindo as análises incorretas:
a) (E) Compre o bilhete PORQUE O SORTEIO SERÁ AMANHÃ. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva)
- Incorreto: "Porque" indica causa, não conclusão. A oração em destaque é Subordinada Adverbial Causal.
b) (C) Viu o acidente E SOCORREU AS VÍTIMAS. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
- Correto: "E" indica adição.
c) (C) O professor fala muito, QUESTIONA BASTANTE. (Oração Coordenada Assindética)
- Correto: Não há conjunção, as orações são justapostas.
d) (C) Volte cedo, POIS IREMOS À FESTA. (Oração Coordenada Sindética Explicativa)
- Correto: "Pois" (após a vírgula) indica explicação ou motivo.
e) (C) Não correu NEM BRINCOU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
- Correto: "Nem" equivale a "e não", indicando adição de ideias negativas.
f) (C) O guerreiro armou-se E FOI À GUERRA. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
- Correto: "E" indica adição de ações.
g) (C) Discutiram, MAS NÃO CHEGARAM A NADA. (Oração Coordenada Sindética Adversativa)
- Correto: "Mas" indica oposição ou contraste.
h) (C) A música se aviva, O RITMO TORNA-SE IRRESISTÍVEL, FRENÉTICO, ALUCINANTE. (Oração Coordenada Assindética)
- Correto: As orações são justapostas, sem conjunção.
i) (E) Trabalhou E NAO RECEBEU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
- Incorreto: "Mas" (ou "e" com valor adversativo) seria mais adequado, indicando contraste entre o trabalho e a falta de pagamento. A oração é Coordenada Sindética Adversativa.
j) (E) Eu o considero; QUERO, POIS, CONTAR-LHE UM SEGREDO. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
- Incorreto: "Pois" (entre vírgulas) indica conclusão. A oração é Coordenada Sindética Conclusiva.
k) (C) QUER EM CASA, quer no trabalho ela é aplicada. (Oração Coordenada Sindética Alternativa)
- Correto: "Quer...quer" indica alternância.
Questão 5. A oração destacada classifica-se como:
“Ele pensava numa nova edição do seu romance pela mesma editora; NÃO, PODERIA, POIS, TER RESCINDIDO O CONTRATO COM ELA.”
A) subordinada adverbial final.
B) subordinada adverbial consecutiva.
C) subordinada adverbial condicional.
D) coordenada assindética explicativa.
E) coordenada sindética conclusiva.
Gabarito comentado
A questão apresenta o seguinte período: “Ele pensava numa nova edição do seu romance pela mesma editora; NÃO, PODERIA, POIS, TER RESCINDIDO O CONTRATO COM ELA.” e pede a classificação da oração destacada: “NÃO, PODERIA, POIS, TER RESCINDIDO O CONTRATO COM ELA”.
A alternativa correta é a letra E: coordenada sindética conclusiva.
Justificativa:
Orações Coordenadas: As orações coordenadas são independentes sintaticamente, ou seja, não exercem função sintática dentro de outra oração. Elas são ligadas entre si por conjunções coordenativas ou por justaposição (sem conjunção).
Conjunção "Pois": A conjunção "pois" (quando colocada entre vírgulas ou após um ponto e vírgula) é uma conjunção coordenativa conclusiva. Ela indica uma conclusão ou consequência lógica do que foi dito na oração anterior.
Análise do Período: No período em questão, temos duas orações coordenadas:
- "Ele pensava numa nova edição do seu romance pela mesma editora"
- "NÃO, PODERIA, POIS, TER RESCINDIDO O CONTRATO COM ELA"
Relação de Conclusão: A segunda oração expressa a conclusão lógica do pensamento expresso na primeira oração. O fato de ele pensar em uma nova edição com a mesma editora o impede de rescindir o contrato.
Questão 6. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu demais, … caiu.
2. Dormiu mal, … os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria padece, … a alma é imortal.
4. Leu o livro, … é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, … podem servir mais tarde.
A) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
B) por isso, porque, mas, portanto, que
C) logo, porém, pois, porque, mas
D) porém, pois, logo, todavia, porque
E) entretanto, que, porque, pois, portanto.
Gabarito comentado
A questão pede para assinalar a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido. A alternativa correta é a letra B: por isso, porque, mas, portanto, que.
Vamos analisar cada item e a conjunção correta:
- Correu demais, ... caiu.
- Conjunção: por isso. A oração expressa a consequência de ter corrido demais.
- Sentido: Conclusão ou consequência.
- Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
- Conjunção: porque. A oração expressa a causa de não ter dormido bem.
- Sentido: Causa ou explicação.
- A matéria perece, ... a alma é imortal.
- Conjunção: mas. As orações apresentam ideias opostas.
- Sentido: Oposição ou contraste.
- Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
- Conjunção: portanto. A oração expressa a conclusão lógica de ter lido o livro.
- Sentido: Conclusão.
- Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.
- Conjunção: que. A oração expressa a finalidade de guardar os pertences.
- Sentido: Finalidade.
Análise das Outras Alternativas:
- a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto: "Todavia" não se encaixa no item 2, que pede uma explicação.
- c) logo, porém, pois, porque, mas: "Logo" não se encaixa no item 1, que pede uma consequência. "Pois" (após a vírgula) poderia ser usado no item 4, mas não é a única opção.
- d) porém, pois, logo, todavia, porque: "Porém" não se encaixa no item 1, que pede uma consequência.
- e) entretanto, que, porque, pois, portanto: "Entretanto" não se encaixa no item 1, que pede uma consequência. "Que" não se encaixa no item 5, que pede uma finalidade.