Memorial de Aires
Nove horas da noite
Rita jantou comigo; disse-lhe que estou são como um pêro, e com forças para ir às bodas de prata. Ela, depois de me aconselhar prudência, concordou que, se não tiver mais nada, e for comedido ao jantar, posso ir; tanto mais que os meus olhos terão lá dieta absoluta.
— Creio que Fidélia não vai, explicou.
— Não vai?
— Estive hoje com o Desembargador Campos, que me disse haver deixado a sobrinha com a nevralgia do costume. Padece de nevralgias. Quando elas lhe aparecem é por dias, e não vão sem muito remédio e muita paciência. Talvez vá visitá-la amanhã ou depois.
Rita acrescentou que para o casal Aguiar é meio desastre; contavam com ela, como um dos encantos da festa. Querem-se muito, eles a ela, e ela a eles, e todos se merecem, é o parecer de Rita e pode vir a ser o meu.
— Creio. Já agora, se me não sentir impedido, irei sempre. Também a mim parece boa gente a gente Aguiar. Nunca tiveram filhos?
— Nunca. São muito afetuosos, D. Carmo ainda mais que o marido. Você não imagina como são amigos um do outro. Eu não os freqüento muito, porque vivo metida comigo, mas o pouco que os visito basta para saber o que valem, ela principalmente. O Desembargador Campos, que os conhece desde muitos anos, pode dizer-lhe o que eles são.
— Haverá muita gente ao jantar?
— Não; creio que pouca. A maior parte dos amigos irá de noite. Eles são modestos, o jantar é só dos mais íntimos, e por isso o convite que fizeram a você mostra grande simpatia pessoal.
— Já senti isso, quando me apresentaram a eles, há sete anos, mas então supus que era mais por causa do ministro que do homem. Agora, quando me receberam, foi com muito gosto. Pois lá vou no dia 24 [...].
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Memorial de Aires. In: ______. Obras Completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 7. Fragmento. Mantida a ortografia original do texto. Fragmento.
Questão 1. Nesse texto, Rita aconselhou que o narrador tivesse
A) costume.
B) paciência.
C) parecer.
D) prudência.
E) simpatia.
Gabarito comentado:
Análise do Texto
O texto é um fragmento do livro "Memorial de Aires", de Machado de Assis. O narrador, Aires, relata uma conversa com Rita sobre a possibilidade de ir às bodas de prata do casal Aguiar. Rita o aconselha a ter prudência, principalmente em relação à comida, já que ele pretende ir ao jantar.
Análise da Questão
A questão nos pergunta qual foi o conselho de Rita ao narrador. Vamos analisar as alternativas:
- A) costume: Rita não aconselha o narrador a ter costume, mas sim prudência.
- B) paciência: Embora Rita mencione a paciência ao falar sobre a nevralgia da sobrinha do Desembargador Campos, esse não é o conselho dado ao narrador.
- C) parecer: Rita não aconselha o narrador a ter parecer, mas sim prudência.
- D) prudência: Rita aconselha o narrador a ter prudência, principalmente em relação à comida no jantar das bodas de prata.
- E) simpatia: Embora Rita fale sobre a simpatia do casal Aguiar, esse não é o conselho dado ao narrador.
Gabarito Comentado
A alternativa correta é a D) prudência, pois Rita aconselha o narrador a ter prudência, especialmente em relação à comida, para que ele possa ir às bodas de prata sem problemas de saúde.